Estratégia de operações de redes: uma proposta de abordagem metodológica de investigação para o estudo da relação entre o projeto de rede de negócios, as prioridades competitivas e o valor para o cliente

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2004
Autor(a) principal: Gobbo Júnior, José Alcides
Orientador(a): Vasconcellos, Marcos Augusto de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10438/2516
Resumo: In last years the world competition significantly increased, putting more pressure by flexibility in production and management. That caused to change of the vertical bureaucratic structures for the horizontal company, modifying the previous paradigm, of that, the competition gave between business units. The traditional bureaucratic model of organization has shown exhausted, in this way the networks formation has enabled more flexible new organizational models. The operations strategy, historically focused in business units, became an emergent field for a new analysis of the practices and existing models. As value creation and delivering are indispensable for the networks survival, it is supposed that the costumer perceived value should be connected to the business network project. This thesis propose to categorize the concurrent networks in which firms are include and present a methodological approach of investigation between the business network project and the customer perceived value. With this purpose is conducted an exploratory and qualitative study of the simultaneous nets inside the operations strategy field. The conclusions suggest that the researched business network project reflects the customer value perception.
id FGV_576ebfd3e536756be46a5fb8b3ae1e3b
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.fgv.br:10438/2516
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str
spelling Gobbo Júnior, José AlcidesEscolas::EAESPVasconcellos, Marcos Augusto de2010-04-20T20:47:55Z2010-04-20T20:47:55Z2004-09-01GOBBO JÚNIOR, José Alcides. Estratégia de operações de redes: uma proposta de abordagem metodológica de investigação para o estudo da relação entre o projeto de rede de negócios, as prioridades competitivas e o valor para o cliente. Tese (Doutorado em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2004.http://hdl.handle.net/10438/2516In last years the world competition significantly increased, putting more pressure by flexibility in production and management. That caused to change of the vertical bureaucratic structures for the horizontal company, modifying the previous paradigm, of that, the competition gave between business units. The traditional bureaucratic model of organization has shown exhausted, in this way the networks formation has enabled more flexible new organizational models. The operations strategy, historically focused in business units, became an emergent field for a new analysis of the practices and existing models. As value creation and delivering are indispensable for the networks survival, it is supposed that the costumer perceived value should be connected to the business network project. This thesis propose to categorize the concurrent networks in which firms are include and present a methodological approach of investigation between the business network project and the customer perceived value. With this purpose is conducted an exploratory and qualitative study of the simultaneous nets inside the operations strategy field. The conclusions suggest that the researched business network project reflects the customer value perception.Nos últimos anos a competição mundial aumentou significativamente o que tem levado a uma maior pressão por flexibilidade nas operações das empresas. Isso causou a mudança das estruturas burocráticas verticais para a organização horizontal, modificando o paradigma prévio, de que a competição se dava entre unidades de negócios. O modelo burocrático tradicional de organização tem se mostrado esgotado, assim a formação de redes de empresas tem possibilitado a emergência de novos modelos organizacionais mais flexíveis. A estratégia de operações, historicamente focada em unidades de negócios, se tornou um campo profícuo para uma nova análise das práticas e modelos existentes. Como a criação e entrega de valor são imprescindíveis para a sobrevivência das redes interfirmas, supõe-se que o valor percebido pelo cliente está conectado com o projeto das organizações em rede. Essa tese propõe, portanto, categorizar as redes simultâneas nas quais as firmas estão inseridas e apresentar uma abordagem metodológica para a investigação da relação entre o valor percebido pelo cliente e o projeto da rede de negócios. Com esse objetivo é conduzido um estudo qualitativo e explanatório das redes simultâneas dentro do campo da estratégia de operações. As conclusões sugerem que o projeto da rede de negócios pesquisada reflete a percepção de valor pelo clienteporAdministração da produçãoEstratégia de OperaçõesProjeto da Rede de NegóciosPrioridades CompetitivasAdministração de empresasRedes de negóciosDesenvolvimento organizacionalAdministração de empresasEstratégia de operações de redes: uma proposta de abordagem metodológica de investigação para o estudo da relação entre o projeto de rede de negócios, as prioridades competitivas e o valor para o clienteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAIL98350.pdf.jpg98350.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1628http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/2516/4/98350.pdf.jpg14f697139ae3443ca0eb41bdc8ebbd2eMD54ORIGINAL98350.pdfapplication/pdf1490525http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/2516/2/98350.pdf30ca7dea7da36eb2a563f534031fc2afMD52TEXT98350.pdf.txtExtracted Texttext/plain528133http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/2516/3/98350.pdf.txt97eceee9ad8de91c9f829e925c69ac20MD5310438/25162019-08-30 13:04:57.758Repositório InstitucionalPRI
dc.title.por.fl_str_mv Estratégia de operações de redes: uma proposta de abordagem metodológica de investigação para o estudo da relação entre o projeto de rede de negócios, as prioridades competitivas e o valor para o cliente
title Estratégia de operações de redes: uma proposta de abordagem metodológica de investigação para o estudo da relação entre o projeto de rede de negócios, as prioridades competitivas e o valor para o cliente
spellingShingle Estratégia de operações de redes: uma proposta de abordagem metodológica de investigação para o estudo da relação entre o projeto de rede de negócios, as prioridades competitivas e o valor para o cliente
Gobbo Júnior, José Alcides
Administração da produção
Estratégia de Operações
Projeto da Rede de Negócios
Prioridades Competitivas
Administração de empresas
Redes de negócios
Desenvolvimento organizacional
Administração de empresas
title_short Estratégia de operações de redes: uma proposta de abordagem metodológica de investigação para o estudo da relação entre o projeto de rede de negócios, as prioridades competitivas e o valor para o cliente
title_full Estratégia de operações de redes: uma proposta de abordagem metodológica de investigação para o estudo da relação entre o projeto de rede de negócios, as prioridades competitivas e o valor para o cliente
title_fullStr Estratégia de operações de redes: uma proposta de abordagem metodológica de investigação para o estudo da relação entre o projeto de rede de negócios, as prioridades competitivas e o valor para o cliente
title_full_unstemmed Estratégia de operações de redes: uma proposta de abordagem metodológica de investigação para o estudo da relação entre o projeto de rede de negócios, as prioridades competitivas e o valor para o cliente
title_sort Estratégia de operações de redes: uma proposta de abordagem metodológica de investigação para o estudo da relação entre o projeto de rede de negócios, as prioridades competitivas e o valor para o cliente
author Gobbo Júnior, José Alcides
author_facet Gobbo Júnior, José Alcides
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EAESP
dc.contributor.author.fl_str_mv Gobbo Júnior, José Alcides
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vasconcellos, Marcos Augusto de
contributor_str_mv Vasconcellos, Marcos Augusto de
dc.subject.por.fl_str_mv Administração da produção
Estratégia de Operações
Projeto da Rede de Negócios
Prioridades Competitivas
topic Administração da produção
Estratégia de Operações
Projeto da Rede de Negócios
Prioridades Competitivas
Administração de empresas
Redes de negócios
Desenvolvimento organizacional
Administração de empresas
dc.subject.area.por.fl_str_mv Administração de empresas
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Redes de negócios
Desenvolvimento organizacional
Administração de empresas
description In last years the world competition significantly increased, putting more pressure by flexibility in production and management. That caused to change of the vertical bureaucratic structures for the horizontal company, modifying the previous paradigm, of that, the competition gave between business units. The traditional bureaucratic model of organization has shown exhausted, in this way the networks formation has enabled more flexible new organizational models. The operations strategy, historically focused in business units, became an emergent field for a new analysis of the practices and existing models. As value creation and delivering are indispensable for the networks survival, it is supposed that the costumer perceived value should be connected to the business network project. This thesis propose to categorize the concurrent networks in which firms are include and present a methodological approach of investigation between the business network project and the customer perceived value. With this purpose is conducted an exploratory and qualitative study of the simultaneous nets inside the operations strategy field. The conclusions suggest that the researched business network project reflects the customer value perception.
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004-09-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-04-20T20:47:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2010-04-20T20:47:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GOBBO JÚNIOR, José Alcides. Estratégia de operações de redes: uma proposta de abordagem metodológica de investigação para o estudo da relação entre o projeto de rede de negócios, as prioridades competitivas e o valor para o cliente. Tese (Doutorado em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2004.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10438/2516
identifier_str_mv GOBBO JÚNIOR, José Alcides. Estratégia de operações de redes: uma proposta de abordagem metodológica de investigação para o estudo da relação entre o projeto de rede de negócios, as prioridades competitivas e o valor para o cliente. Tese (Doutorado em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2004.
url http://hdl.handle.net/10438/2516
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/2516/4/98350.pdf.jpg
http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/2516/2/98350.pdf
http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/2516/3/98350.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 14f697139ae3443ca0eb41bdc8ebbd2e
30ca7dea7da36eb2a563f534031fc2af
97eceee9ad8de91c9f829e925c69ac20
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1742146245121540096