Governança metropolitana do transporte coletivo na região metropolitana de Goiânia (RMG)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Passos, José Otavio D'Acosta
Outros Autores: Garcia, Moreno Zaidan, Guimarães, Tamiris Carvalho Veiga
Orientador(a): Pacheco, Regina Silvia Viotto Monteiro
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10438/27281
Resumo: A Região Metropolitana de Goiânia (RMG) é uma das poucas RMs no Brasil que possuem um sistema de governança do transporte público coletivo exercido de forma interfederativa. As instituições que coordenam, regulam e planejam o transporte coletivo – particularmente a Câmara Deliberativa de Transportes Coletivos (CDTC) e a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) – são entidades de fato metropolitanas, como o próprio sistema o é. Um arranjo conhecido como Sistema Integrado de Transportes Coletivos Urbanos da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (SIT-RMTC) atende todo o território metropolitano por meio de uma rede unificada, que não conta com concorrência de serviços exclusivamente municipais, como na maioria das metrópoles brasileiras. Contudo, como ocorre com outras Funções Públicas de Interesse Comum (FPICs), em especial quando há um descasamento entre as dimensões urbana e administrativa, como é comum nas metrópoles, a governança dos Transportes Coletivos na RMG apresenta dificuldades, que em última instância, podem acarretar na fragmentação do sistema e na consequente municipalização da gestão e operação do mesmo. Tendo a CDTC e a CMTC como pontos de partida para analisar essa situação, e tomando como base a literatura multidisciplinar, discutimos as implicações e as dificuldades da governança metropolitana dos transportes coletivos no Brasil. A partir dessa leitura, e do aprendizado com o estudo das boas práticas de gestão metropolitana nacionais e estrangeiras (benchmarking), propomos medidas para aprimorar o arranjo de governança vigente, visando melhorar a qualidade e a eficiência do SIT-RMTC, bem como potencializar a atuação da CMTC.
id FGV_61c23fbfe15c3613b19bda4f63ffbda9
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.fgv.br:10438/27281
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str
spelling Passos, José Otavio D'AcostaGarcia, Moreno ZaidanGuimarães, Tamiris Carvalho VeigaEscolas::EAESPFranzese, CibeleCosta, Benjamin Kennedy Machado daBresciani, Luís PauloPacheco, Regina Silvia Viotto Monteiro2019-03-26T17:04:53Z2019-03-26T17:04:53Z2019-02-26http://hdl.handle.net/10438/27281A Região Metropolitana de Goiânia (RMG) é uma das poucas RMs no Brasil que possuem um sistema de governança do transporte público coletivo exercido de forma interfederativa. As instituições que coordenam, regulam e planejam o transporte coletivo – particularmente a Câmara Deliberativa de Transportes Coletivos (CDTC) e a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) – são entidades de fato metropolitanas, como o próprio sistema o é. Um arranjo conhecido como Sistema Integrado de Transportes Coletivos Urbanos da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (SIT-RMTC) atende todo o território metropolitano por meio de uma rede unificada, que não conta com concorrência de serviços exclusivamente municipais, como na maioria das metrópoles brasileiras. Contudo, como ocorre com outras Funções Públicas de Interesse Comum (FPICs), em especial quando há um descasamento entre as dimensões urbana e administrativa, como é comum nas metrópoles, a governança dos Transportes Coletivos na RMG apresenta dificuldades, que em última instância, podem acarretar na fragmentação do sistema e na consequente municipalização da gestão e operação do mesmo. Tendo a CDTC e a CMTC como pontos de partida para analisar essa situação, e tomando como base a literatura multidisciplinar, discutimos as implicações e as dificuldades da governança metropolitana dos transportes coletivos no Brasil. A partir dessa leitura, e do aprendizado com o estudo das boas práticas de gestão metropolitana nacionais e estrangeiras (benchmarking), propomos medidas para aprimorar o arranjo de governança vigente, visando melhorar a qualidade e a eficiência do SIT-RMTC, bem como potencializar a atuação da CMTC.The Transit in the Metropolitan Region of Goiânia (RMG) is one of the single experiences in Brazil with a formal metropolitan governance structure in place. Not only the entities that coordinate, regulate and plan Transit are metropolitan (supra municipal), namely Câmara Deliberativa de Transportes Coletivos (CDTC) and Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), but also the transport network itself is fully integrated. The so-called Transit Integrated System of the Metropolitan Region of Goiânia (SIT-RMTC) serves the entire metropolitan area through a unified transit network that does not compete with municipal local networks as we see in most metropolis in Brazil. Despite the above, metropolitan governance of transport in RMG faces challenges similar to those verified in other metropolis (and with other metropolitan services), where urban and political structures and dynamics are not aligned. That creates tensions that could ultimately result in the fragmentation of SIT-RMTC and in the take-over by municipal governments over services management and performance. In light of a multidisciplinary theory and based on the assessment of the current picture of CDTC and CMTC, this research discusses the consequences and challenges of metropolitan governance of public transport in Brazil. Based on that and on the analysis of national and international benchmarks, we suggest measures to improve the current metropolitan governance framework, with the purpose to enhance quality and efficiency of SIT-RMTC and to strengthen CMTC.porMetropolitan regionMetropolitan governancePublic managementPublic transportTransitUrban mobilityGoiânia metropolitan regionFederalismIntergovernmental relationsConcessionsMetrópoleGovernança metropolitanaGestão públicaTransporte coletivoMobilidade urbanaRegião metropolitana de Goiânia (RMG)FederalismoRelações intergovernamentaisConcessõesAdministração públicaTransportes coletivosPolítica de transporte urbano - Goiânia (GO)Transporte e Estado - Goiânia (GO)Governança metropolitana do transporte coletivo na região metropolitana de Goiânia (RMG)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVTEXTDissertacao_consolidada_2019.03.26_vf.pdf.txtDissertacao_consolidada_2019.03.26_vf.pdf.txtExtracted texttext/plain590264http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/27281/7/Dissertacao_consolidada_2019.03.26_vf.pdf.txt3eae024133330220a6956bd5254f63c5MD57ORIGINALDissertacao_consolidada_2019.03.26_vf.pdfDissertacao_consolidada_2019.03.26_vf.pdfPDFapplication/pdf2917683http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/27281/5/Dissertacao_consolidada_2019.03.26_vf.pdf85e35b4ec7f6606aa53f3be635bfaee4MD55LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-84707http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/27281/4/license.txtdfb340242cced38a6cca06c627998fa1MD54THUMBNAILDissertacao_consolidada_2019.03.26_vf.pdf.jpgDissertacao_consolidada_2019.03.26_vf.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg814http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/27281/6/Dissertacao_consolidada_2019.03.26_vf.pdf.jpg866479af0c4ce3d4e03275f5be4ef7cfMD5610438/272812019-08-30 16:34:43.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ório InstitucionalPRI
dc.title.por.fl_str_mv Governança metropolitana do transporte coletivo na região metropolitana de Goiânia (RMG)
title Governança metropolitana do transporte coletivo na região metropolitana de Goiânia (RMG)
spellingShingle Governança metropolitana do transporte coletivo na região metropolitana de Goiânia (RMG)
Passos, José Otavio D'Acosta
Metropolitan region
Metropolitan governance
Public management
Public transport
Transit
Urban mobility
Goiânia metropolitan region
Federalism
Intergovernmental relations
Concessions
Metrópole
Governança metropolitana
Gestão pública
Transporte coletivo
Mobilidade urbana
Região metropolitana de Goiânia (RMG)
Federalismo
Relações intergovernamentais
Concessões
Administração pública
Transportes coletivos
Política de transporte urbano - Goiânia (GO)
Transporte e Estado - Goiânia (GO)
title_short Governança metropolitana do transporte coletivo na região metropolitana de Goiânia (RMG)
title_full Governança metropolitana do transporte coletivo na região metropolitana de Goiânia (RMG)
title_fullStr Governança metropolitana do transporte coletivo na região metropolitana de Goiânia (RMG)
title_full_unstemmed Governança metropolitana do transporte coletivo na região metropolitana de Goiânia (RMG)
title_sort Governança metropolitana do transporte coletivo na região metropolitana de Goiânia (RMG)
author Passos, José Otavio D'Acosta
author_facet Passos, José Otavio D'Acosta
Garcia, Moreno Zaidan
Guimarães, Tamiris Carvalho Veiga
author_role author
author2 Garcia, Moreno Zaidan
Guimarães, Tamiris Carvalho Veiga
author2_role author
author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EAESP
dc.contributor.member.none.fl_str_mv Franzese, Cibele
Costa, Benjamin Kennedy Machado da
Bresciani, Luís Paulo
dc.contributor.author.fl_str_mv Passos, José Otavio D'Acosta
Garcia, Moreno Zaidan
Guimarães, Tamiris Carvalho Veiga
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pacheco, Regina Silvia Viotto Monteiro
contributor_str_mv Pacheco, Regina Silvia Viotto Monteiro
dc.subject.eng.fl_str_mv Metropolitan region
Metropolitan governance
Public management
Public transport
Transit
Urban mobility
Goiânia metropolitan region
Federalism
Intergovernmental relations
Concessions
topic Metropolitan region
Metropolitan governance
Public management
Public transport
Transit
Urban mobility
Goiânia metropolitan region
Federalism
Intergovernmental relations
Concessions
Metrópole
Governança metropolitana
Gestão pública
Transporte coletivo
Mobilidade urbana
Região metropolitana de Goiânia (RMG)
Federalismo
Relações intergovernamentais
Concessões
Administração pública
Transportes coletivos
Política de transporte urbano - Goiânia (GO)
Transporte e Estado - Goiânia (GO)
dc.subject.por.fl_str_mv Metrópole
Governança metropolitana
Gestão pública
Transporte coletivo
Mobilidade urbana
Região metropolitana de Goiânia (RMG)
Federalismo
Relações intergovernamentais
Concessões
dc.subject.area.por.fl_str_mv Administração pública
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Transportes coletivos
Política de transporte urbano - Goiânia (GO)
Transporte e Estado - Goiânia (GO)
description A Região Metropolitana de Goiânia (RMG) é uma das poucas RMs no Brasil que possuem um sistema de governança do transporte público coletivo exercido de forma interfederativa. As instituições que coordenam, regulam e planejam o transporte coletivo – particularmente a Câmara Deliberativa de Transportes Coletivos (CDTC) e a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) – são entidades de fato metropolitanas, como o próprio sistema o é. Um arranjo conhecido como Sistema Integrado de Transportes Coletivos Urbanos da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (SIT-RMTC) atende todo o território metropolitano por meio de uma rede unificada, que não conta com concorrência de serviços exclusivamente municipais, como na maioria das metrópoles brasileiras. Contudo, como ocorre com outras Funções Públicas de Interesse Comum (FPICs), em especial quando há um descasamento entre as dimensões urbana e administrativa, como é comum nas metrópoles, a governança dos Transportes Coletivos na RMG apresenta dificuldades, que em última instância, podem acarretar na fragmentação do sistema e na consequente municipalização da gestão e operação do mesmo. Tendo a CDTC e a CMTC como pontos de partida para analisar essa situação, e tomando como base a literatura multidisciplinar, discutimos as implicações e as dificuldades da governança metropolitana dos transportes coletivos no Brasil. A partir dessa leitura, e do aprendizado com o estudo das boas práticas de gestão metropolitana nacionais e estrangeiras (benchmarking), propomos medidas para aprimorar o arranjo de governança vigente, visando melhorar a qualidade e a eficiência do SIT-RMTC, bem como potencializar a atuação da CMTC.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-03-26T17:04:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-03-26T17:04:53Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-02-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10438/27281
url http://hdl.handle.net/10438/27281
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/27281/7/Dissertacao_consolidada_2019.03.26_vf.pdf.txt
http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/27281/5/Dissertacao_consolidada_2019.03.26_vf.pdf
http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/27281/4/license.txt
http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/27281/6/Dissertacao_consolidada_2019.03.26_vf.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3eae024133330220a6956bd5254f63c5
85e35b4ec7f6606aa53f3be635bfaee4
dfb340242cced38a6cca06c627998fa1
866479af0c4ce3d4e03275f5be4ef7cf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1742146232813355008