Impactos financeiros e mercadológicos causados pela implantação de uma unidade ambulatorial de um hospital de grande porte: estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2004
Autor(a) principal: Sato, Fábio Ricardo Loureiro
Orientador(a): Malik, Ana Maria
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10438/2239
Resumo: Umas das importantes mais importantes decisões estratégicas que está sendo colocada para os hospitais brasileiros diz respeito à decisão de como expandir sua atuação para outros mercados-alvos no qual o mesmo ainda não tem uma boa cobertura. Diversas estratégias estão sendo adotadas, sendo que a abertura de Unidades Satélites é uma delas e que foi adotada por um hospital privado de grande porte do Estado de São Paulo. Sendo assim, o objetivo do trabalho foi realizar um estudo de caso sobre uma dessas unidades, procurando verificar os impactos financeiros e mercadológicos causados pela implantação da mesma. Para isso, foram levantadas informações internas da unidade e entrevistas foram realizadas com alguns gestores ou pessoas que de algumas forma estiveram relacionadas com o processo de implantação e gerenciamento. Além disso, também foram entrevistados usuários, procurando detectar a percepção dos mesmos sobre a Unidade. Os resultados mostraram que os usuários de modo geral estão muito satisfeitos com a Unidade em termos de atendimento. Entretanto, existe uma clara insatisfação com relação à cobertura do setor de assistência supletiva na Unidade. Em virtude desse fato, há uma restrição importante quanto ao acesso à mesma, o que é uma das mais fortes explicações para os resultados financeiros negativos que a Unidade vêm obtendo desde a sua implantação. Dessa forma, fazem-se necessárias melhorias no relacionamento hospital-operadoras a fim de reverter tal situação.
id FGV_64dfe1a2ddc296a932fef1e078e955e1
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.fgv.br:10438/2239
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str
spelling Sato, Fábio Ricardo LoureiroEscolas::EAESPLopes, Luiz Tadeu ArraesFerreira, José Henrique GermannMalik, Ana Maria2010-04-20T20:51:12Z2010-04-20T20:51:12Z2004-09-01SATO, Fábio Ricardo Loureiro. Impactos financeiros e mercadológicos causados pela implantação de uma unidade ambulatorial de um hospital de grande porte: estudo de caso. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2004.http://hdl.handle.net/10438/2239Umas das importantes mais importantes decisões estratégicas que está sendo colocada para os hospitais brasileiros diz respeito à decisão de como expandir sua atuação para outros mercados-alvos no qual o mesmo ainda não tem uma boa cobertura. Diversas estratégias estão sendo adotadas, sendo que a abertura de Unidades Satélites é uma delas e que foi adotada por um hospital privado de grande porte do Estado de São Paulo. Sendo assim, o objetivo do trabalho foi realizar um estudo de caso sobre uma dessas unidades, procurando verificar os impactos financeiros e mercadológicos causados pela implantação da mesma. Para isso, foram levantadas informações internas da unidade e entrevistas foram realizadas com alguns gestores ou pessoas que de algumas forma estiveram relacionadas com o processo de implantação e gerenciamento. Além disso, também foram entrevistados usuários, procurando detectar a percepção dos mesmos sobre a Unidade. Os resultados mostraram que os usuários de modo geral estão muito satisfeitos com a Unidade em termos de atendimento. Entretanto, existe uma clara insatisfação com relação à cobertura do setor de assistência supletiva na Unidade. Em virtude desse fato, há uma restrição importante quanto ao acesso à mesma, o que é uma das mais fortes explicações para os resultados financeiros negativos que a Unidade vêm obtendo desde a sua implantação. Dessa forma, fazem-se necessárias melhorias no relacionamento hospital-operadoras a fim de reverter tal situação.Ones of most important strategical decision that are placed for the Brazilian hospitals is how expand its activities for other markets which the same still not been covering. Several strategies are being adopted, and the opening of Satellites Units is one of them and has been adopted by a private hospital in São Paulo. Considering this fact, the objective of this study was to carry through a case study on one of these units, analysing the financial and marketing impacts caused by the implantation of the satellite unit. For this analysis, internal information of the unit had been raised and interviews had been carried through with some managers or people who had relationship with the process of implantation and management of the unit. Futhermore, usuaries had been also interviewed, with the aim to detect theirs perceptions of the unit. The results showed that the users are very satisfied with the Unit. However, there is a clear dissatisfaction in relation to the covering of the supplementary assistance sector. By this fact, it has an important restriction in the access to the unit, that is the main explanation for the negative financial results that the Unit is presenting since its implantation. Due to this results, the unit needs to improve the relationship between the hospital adminsitration and the supplementary health assistance companies in order to revert such situation.porHospital administrationEconomic-financial analysis in hospitalsHospital marketingSupplementary healthcare assistanceAdministração hospitalarAnálise econômico-financeira em hospitaisAssistência médico-hospitalar supletivaAdministração de empresasHospital Israelita Albert EinsteinHospitais - AdministraçãoHospitais - Administração - São Paulo (SP)Marketing hospitalarImpactos financeiros e mercadológicos causados pela implantação de uma unidade ambulatorial de um hospital de grande porte: estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAIL127144.pdf.jpg127144.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1489http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/2239/4/127144.pdf.jpg0d810980c16453f23c962a48965e572dMD54ORIGINAL127144.pdfPDFapplication/pdf1287076http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/2239/2/127144.pdf7e0f27092b752813a38b17f36c8acaebMD52TEXT127144.pdf.txtExtracted Texttext/plain218017http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/2239/3/127144.pdf.txta230d57f4715dacbd3f269641e43f092MD5310438/22392019-08-30 15:45:38.201Repositório InstitucionalPRI
dc.title.por.fl_str_mv Impactos financeiros e mercadológicos causados pela implantação de uma unidade ambulatorial de um hospital de grande porte: estudo de caso
title Impactos financeiros e mercadológicos causados pela implantação de uma unidade ambulatorial de um hospital de grande porte: estudo de caso
spellingShingle Impactos financeiros e mercadológicos causados pela implantação de uma unidade ambulatorial de um hospital de grande porte: estudo de caso
Sato, Fábio Ricardo Loureiro
Hospital administration
Economic-financial analysis in hospitals
Hospital marketing
Supplementary healthcare assistance
Administração hospitalar
Análise econômico-financeira em hospitais
Assistência médico-hospitalar supletiva
Administração de empresas
Hospital Israelita Albert Einstein
Hospitais - Administração
Hospitais - Administração - São Paulo (SP)
Marketing hospitalar
title_short Impactos financeiros e mercadológicos causados pela implantação de uma unidade ambulatorial de um hospital de grande porte: estudo de caso
title_full Impactos financeiros e mercadológicos causados pela implantação de uma unidade ambulatorial de um hospital de grande porte: estudo de caso
title_fullStr Impactos financeiros e mercadológicos causados pela implantação de uma unidade ambulatorial de um hospital de grande porte: estudo de caso
title_full_unstemmed Impactos financeiros e mercadológicos causados pela implantação de uma unidade ambulatorial de um hospital de grande porte: estudo de caso
title_sort Impactos financeiros e mercadológicos causados pela implantação de uma unidade ambulatorial de um hospital de grande porte: estudo de caso
author Sato, Fábio Ricardo Loureiro
author_facet Sato, Fábio Ricardo Loureiro
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EAESP
dc.contributor.member.none.fl_str_mv Lopes, Luiz Tadeu Arraes
Ferreira, José Henrique Germann
dc.contributor.author.fl_str_mv Sato, Fábio Ricardo Loureiro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Malik, Ana Maria
contributor_str_mv Malik, Ana Maria
dc.subject.eng.fl_str_mv Hospital administration
Economic-financial analysis in hospitals
Hospital marketing
Supplementary healthcare assistance
topic Hospital administration
Economic-financial analysis in hospitals
Hospital marketing
Supplementary healthcare assistance
Administração hospitalar
Análise econômico-financeira em hospitais
Assistência médico-hospitalar supletiva
Administração de empresas
Hospital Israelita Albert Einstein
Hospitais - Administração
Hospitais - Administração - São Paulo (SP)
Marketing hospitalar
dc.subject.por.fl_str_mv Administração hospitalar
Análise econômico-financeira em hospitais
Assistência médico-hospitalar supletiva
dc.subject.area.por.fl_str_mv Administração de empresas
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Hospital Israelita Albert Einstein
Hospitais - Administração
Hospitais - Administração - São Paulo (SP)
Marketing hospitalar
description Umas das importantes mais importantes decisões estratégicas que está sendo colocada para os hospitais brasileiros diz respeito à decisão de como expandir sua atuação para outros mercados-alvos no qual o mesmo ainda não tem uma boa cobertura. Diversas estratégias estão sendo adotadas, sendo que a abertura de Unidades Satélites é uma delas e que foi adotada por um hospital privado de grande porte do Estado de São Paulo. Sendo assim, o objetivo do trabalho foi realizar um estudo de caso sobre uma dessas unidades, procurando verificar os impactos financeiros e mercadológicos causados pela implantação da mesma. Para isso, foram levantadas informações internas da unidade e entrevistas foram realizadas com alguns gestores ou pessoas que de algumas forma estiveram relacionadas com o processo de implantação e gerenciamento. Além disso, também foram entrevistados usuários, procurando detectar a percepção dos mesmos sobre a Unidade. Os resultados mostraram que os usuários de modo geral estão muito satisfeitos com a Unidade em termos de atendimento. Entretanto, existe uma clara insatisfação com relação à cobertura do setor de assistência supletiva na Unidade. Em virtude desse fato, há uma restrição importante quanto ao acesso à mesma, o que é uma das mais fortes explicações para os resultados financeiros negativos que a Unidade vêm obtendo desde a sua implantação. Dessa forma, fazem-se necessárias melhorias no relacionamento hospital-operadoras a fim de reverter tal situação.
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004-09-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-04-20T20:51:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2010-04-20T20:51:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SATO, Fábio Ricardo Loureiro. Impactos financeiros e mercadológicos causados pela implantação de uma unidade ambulatorial de um hospital de grande porte: estudo de caso. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2004.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10438/2239
identifier_str_mv SATO, Fábio Ricardo Loureiro. Impactos financeiros e mercadológicos causados pela implantação de uma unidade ambulatorial de um hospital de grande porte: estudo de caso. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2004.
url http://hdl.handle.net/10438/2239
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/2239/4/127144.pdf.jpg
http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/2239/2/127144.pdf
http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/2239/3/127144.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 0d810980c16453f23c962a48965e572d
7e0f27092b752813a38b17f36c8acaeb
a230d57f4715dacbd3f269641e43f092
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1742146213606588416