A motivação para o trabalho de professores de pós-graduação lato sensu: contrastando a mobilidade e o contexto da pandemia de COVID-19
Ano de defesa: | 2021 |
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Resumo: | Objetivo – O objetivo do presente estudo foi investigar a motivação para o trabalho de docentes da pós-graduação lato sensu, à luz da teoria da autodeterminação. Além disso, buscou-se compreender como se deu a escolha ou a transição para a carreira docente, as razões e motivações para o exercício de atividades paralelas à docência, e os desafios relacionados a esse tipo de trabalho flexível-móvel, antes e depois da pandemia de Covid-19. Metodologia – Para o alcance dos objetivos propostos, optou-se por uma pesquisa qualitativa e exploratória, que contou com a participação de 17 docentes de uma mesma instituição de ensino superior, de diversas localidades do país, sendo nove mulheres e oito homens. Resultados – Os resultados validam os princípios da teoria da autodeterminação, evidenciando o continuum da motivação para a profissão docente, com destaque para a motivação intrínseca e a introjetada. Identificou-se a grande valorização do relacionamento com os alunos e do conhecimento obtido por meio da experiência. Por fim, verificou-se que a pandemia de Covid19 provocou uma mudança significativa na rotina desses professores, que passaram da intensa rotina de viagens e encontros presenciais para aulas em casa mediadas por tecnologia. Limitações – Por ter sido conduzida com docentes de uma única instituição de ensino, algumas perspectivas podem não ter sido identificadas. Também cumpre apontar que o contexto de pandemia pode ter influenciado visões e perspectivas dos participantes. Aplicabilidade do trabalho – Espera-se que os resultados deste estudo contribuam para chamar a atenção para os múltiplos desafios enfrentados por docentes de cursos de educação executiva e para o desenvolvimento de políticas e práticas que promovam sua motivação, beneficiando, direta e indiretamente, todos os envolvidos no processo educacional. Originalidade – Esta pesquisa inova ao discutir os reflexos da pandemia de Covid-19 sobre docentes de cursos de pós-graduação. |
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Resultados – Os resultados validam os princípios da teoria da autodeterminação, evidenciando o continuum da motivação para a profissão docente, com destaque para a motivação intrínseca e a introjetada. Identificou-se a grande valorização do relacionamento com os alunos e do conhecimento obtido por meio da experiência. Por fim, verificou-se que a pandemia de Covid19 provocou uma mudança significativa na rotina desses professores, que passaram da intensa rotina de viagens e encontros presenciais para aulas em casa mediadas por tecnologia. Limitações – Por ter sido conduzida com docentes de uma única instituição de ensino, algumas perspectivas podem não ter sido identificadas. Também cumpre apontar que o contexto de pandemia pode ter influenciado visões e perspectivas dos participantes. Aplicabilidade do trabalho – Espera-se que os resultados deste estudo contribuam para chamar a atenção para os múltiplos desafios enfrentados por docentes de cursos de educação executiva e para o desenvolvimento de políticas e práticas que promovam sua motivação, beneficiando, direta e indiretamente, todos os envolvidos no processo educacional. Originalidade – Esta pesquisa inova ao discutir os reflexos da pandemia de Covid-19 sobre docentes de cursos de pós-graduação.Objective – The purpose of the present study was to investigate the work motivation of lato sensu graduate professors, in the light of self-determination theory. In addition, we sought to understand their choice or transition to teaching career, the reasons and motivations for exercising activities parallel to teaching, and the challenges related to this type of flexiblemobile work, before and after the Covid-19 pandemic. Methodology – In order to achieve the proposed objectives, a qualitative and exploratory research was chosen, with the participation of 17 professors from the same higher education institution, from different locations in the country, nine women and eight men. Results – The results validate the principles of the theory of self-determination, showing the continuum of motivation for the teaching profession, especially intrinsic and introjected motivation. The participants express the great appreciation for the relationship with the students, and the knowledge obtained through experience. Finally, the Covid-19 pandemic caused a significant change in the routine of these teachers, who moved from the intense travel routine and face-to-face interactions to classes taught from home mediated by technology. Limitations – Since the research was conducted with teachers from one educational institution, some perspectives may not have been identified. It should also be noted that the current context of the pandemic may have influenced the views and perspectives of the participants. Applicability – The results of this study are expected to draw attention to the multiple challenges faced by executive education professors and to the development of policies and practices that promote their motivation, benefiting, directly and indirectly, all involved in the educational process. Originality – This research innovates by discussing the effects of the Covid-19 pandemic on graduate professors.porMotivaçãoTeoria da autodeterminaçãoTrabalho docentePós-graduação lato sensuMBATrabalho flexívelTrabalho móvelCovid-19MotivationSelf-determination theoryTeachingGraduate educationFlexible workProfessores de pós-graduação - Motivação no trabalhoProfessores de pós-graduação - FormaçãoHorário flexível de trabalhoCOVID-19 (Doença) - Aspectos educacionaisA motivação para o trabalho de professores de pós-graduação lato sensu: contrastando a mobilidade e o contexto da pandemia de COVID-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTDissertação-Daniel pos defesa Vs2.pdf.txtDissertação-Daniel pos defesa Vs2.pdf.txtExtracted 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A motivação para o trabalho de professores de pós-graduação lato sensu: contrastando a mobilidade e o contexto da pandemia de COVID-19 Ferronatto, Daniel Costa Rossetti Motivação Teoria da autodeterminação Trabalho docente Pós-graduação lato sensu MBA Trabalho flexível Trabalho móvel Covid-19 Motivation Self-determination theory Teaching Graduate education Flexible work Professores de pós-graduação - Motivação no trabalho Professores de pós-graduação - Formação Horário flexível de trabalho COVID-19 (Doença) - Aspectos educacionais |
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Objetivo – O objetivo do presente estudo foi investigar a motivação para o trabalho de docentes da pós-graduação lato sensu, à luz da teoria da autodeterminação. Além disso, buscou-se compreender como se deu a escolha ou a transição para a carreira docente, as razões e motivações para o exercício de atividades paralelas à docência, e os desafios relacionados a esse tipo de trabalho flexível-móvel, antes e depois da pandemia de Covid-19. Metodologia – Para o alcance dos objetivos propostos, optou-se por uma pesquisa qualitativa e exploratória, que contou com a participação de 17 docentes de uma mesma instituição de ensino superior, de diversas localidades do país, sendo nove mulheres e oito homens. Resultados – Os resultados validam os princípios da teoria da autodeterminação, evidenciando o continuum da motivação para a profissão docente, com destaque para a motivação intrínseca e a introjetada. Identificou-se a grande valorização do relacionamento com os alunos e do conhecimento obtido por meio da experiência. Por fim, verificou-se que a pandemia de Covid19 provocou uma mudança significativa na rotina desses professores, que passaram da intensa rotina de viagens e encontros presenciais para aulas em casa mediadas por tecnologia. Limitações – Por ter sido conduzida com docentes de uma única instituição de ensino, algumas perspectivas podem não ter sido identificadas. Também cumpre apontar que o contexto de pandemia pode ter influenciado visões e perspectivas dos participantes. Aplicabilidade do trabalho – Espera-se que os resultados deste estudo contribuam para chamar a atenção para os múltiplos desafios enfrentados por docentes de cursos de educação executiva e para o desenvolvimento de políticas e práticas que promovam sua motivação, beneficiando, direta e indiretamente, todos os envolvidos no processo educacional. Originalidade – Esta pesquisa inova ao discutir os reflexos da pandemia de Covid-19 sobre docentes de cursos de pós-graduação. |
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Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV) |
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