Competitividade nos canais de distribuição de insumos de precisão e tecnológicos para agricultura no Brasil

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Freitas, Gustavo Quaresma
Orientador(a): Miguel, Priscila Laczynski de Souza
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/10438/27322
Resumo: Este estudo busca avaliar as alternativas de maximização de competitividade de uma comercializadora de ativador biológico atuante na agricultura brasileira por meio das estratégias de canais de distribuição. O sucesso da escalabilidade do ativador biológico — utilização de física quântica em prol de uma agricultura de alta precisão — depende da rede de parcerias estratégicas, de colaboração na cadeia e do mapeamento e pesquisa de dados, informações e conhecimento desenvolvidos dentro e fora da empresa com a rede de revenda de insumos agrícolas e os consumidores finais, no caso: os agricultores brasileiros. Para responder à questão central deste estudo o método de pesquisa utilizado foi um estudo qualitativo de caráter exploratório através da intervenção em uma organização via análise de campo, observação direta e entrevistas semiestruturadas com os principais atores no processo. Os resultados do estudo apontam para as vantagens da utilização do canal de vendas diretas aos agricultores em função das características de alto valor agregado do produto, margem de contribuição expressiva e complexidade técnica do processo de vendas e aplicação no solo, e por fim, pela estratégia de canal de distribuição por venda direta aos agricultores apresentar maior equity value para a empresa objeto deste estudo. Ressalva-se que a migração do canal de vendas é complexo e requer avaliação e mitigação de riscos, portanto, recomenda-se um modelo híbrido (vendas diretas para agricultores classificados como de grande porte e vendas através das revendas para agricultores de menor porte) ou um projeto piloto de vendas diretas aos agricultores em uma região no Brasil.
id FGV_8ab3edb68b2aa07e40a0f1972580ab3c
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.fgv.br:10438/27322
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str
spelling Freitas, Gustavo QuaresmaEscolas::EAESPTescari, Fábio Viard de Campos da SilvaPereira, Susana Carla FariasMiguel, Priscila Laczynski de Souza2019-04-04T13:30:28Z2019-04-04T13:30:28Z2019-04-01https://hdl.handle.net/10438/27322Este estudo busca avaliar as alternativas de maximização de competitividade de uma comercializadora de ativador biológico atuante na agricultura brasileira por meio das estratégias de canais de distribuição. O sucesso da escalabilidade do ativador biológico — utilização de física quântica em prol de uma agricultura de alta precisão — depende da rede de parcerias estratégicas, de colaboração na cadeia e do mapeamento e pesquisa de dados, informações e conhecimento desenvolvidos dentro e fora da empresa com a rede de revenda de insumos agrícolas e os consumidores finais, no caso: os agricultores brasileiros. Para responder à questão central deste estudo o método de pesquisa utilizado foi um estudo qualitativo de caráter exploratório através da intervenção em uma organização via análise de campo, observação direta e entrevistas semiestruturadas com os principais atores no processo. Os resultados do estudo apontam para as vantagens da utilização do canal de vendas diretas aos agricultores em função das características de alto valor agregado do produto, margem de contribuição expressiva e complexidade técnica do processo de vendas e aplicação no solo, e por fim, pela estratégia de canal de distribuição por venda direta aos agricultores apresentar maior equity value para a empresa objeto deste estudo. Ressalva-se que a migração do canal de vendas é complexo e requer avaliação e mitigação de riscos, portanto, recomenda-se um modelo híbrido (vendas diretas para agricultores classificados como de grande porte e vendas através das revendas para agricultores de menor porte) ou um projeto piloto de vendas diretas aos agricultores em uma região no Brasil.This study seeks to evaluate the alternatives for maximizing the competitiveness of a biological activator marketer working in the Brazilian agriculture sector through distribution channel strategies. The success of the product scalability (biological activator, use of quantum physics for high precision agriculture) depends on the network of strategic partnerships, collaboration in the supply chain, and the mapping and research of data, information and knowledge developed inside and outside the company with the resale network of agricultural inputs and final consumers, in this case, Brazilian farmers. To answer the central question of this study the research method used was a qualitative exploratory study through intervention in an organization using field analysis, direct observation and semi-structured interviews with the main actors in the process. The results of the study point to the advantages of using the direct sales channel to farmers due to the high added value of the product, significant contribution margin and technical complexity of the sales process and application in soil, and, finally, because the direct sales to farmers as distribution channel strategy presents higher equity value for the company object of this study. It should be noted that the sales channel migration is complex and requires risk assessment and mitigation. Therefore, a hybrid model (direct sales to farmers classified as large farmers and sales through resales to smaller farmers) or a pilot project for direct sales to farmers in some region in Brazil is recommended.porEquity valueDistribution channelsPrecision agricultureAgricultural inputsCompetitivenessBusiness planRisk managementCanais de distribuiçãoAgricultura de precisãoInsumos agrícolasCompetitividadePlano de negóciosGestão de riscosAdministração de empresasCanais de distribuiçãoLogística empresarialConcorrênciaAgricultura de precisãoInsumos agrícolasCompetitividade nos canais de distribuição de insumos de precisão e tecnológicos para agricultura no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVTEXTTA FGV MPGC - COMPETITIVIDADE NOS CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO DE INSUMOS DE PRECISÃO E TECNOLÓGICOS.pdf.txtTA FGV MPGC - COMPETITIVIDADE NOS CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO DE INSUMOS DE PRECISÃO E TECNOLÓGICOS.pdf.txtExtracted texttext/plain207717http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/27322/6/TA%20FGV%20MPGC%20-%20COMPETITIVIDADE%20NOS%20CANAIS%20DE%20DISTRIBUI%c3%87%c3%83O%20DE%20INSUMOS%20DE%20PRECIS%c3%83O%20E%20TECNOL%c3%93GICOS.pdf.txtdf9717daca735d676bb9ed575098f550MD56ORIGINALTA FGV MPGC - COMPETITIVIDADE NOS CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO DE INSUMOS DE PRECISÃO E TECNOLÓGICOS.pdfTA FGV MPGC - COMPETITIVIDADE NOS CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO DE INSUMOS DE PRECISÃO E TECNOLÓGICOS.pdfPDFapplication/pdf3342944http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/27322/3/TA%20FGV%20MPGC%20-%20COMPETITIVIDADE%20NOS%20CANAIS%20DE%20DISTRIBUI%c3%87%c3%83O%20DE%20INSUMOS%20DE%20PRECIS%c3%83O%20E%20TECNOL%c3%93GICOS.pdf4adca3d13fb0b013eaecf70cb58e584cMD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-84707http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/27322/4/license.txtdfb340242cced38a6cca06c627998fa1MD54THUMBNAILTA FGV MPGC - COMPETITIVIDADE NOS CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO DE INSUMOS DE PRECISÃO E TECNOLÓGICOS.pdf.jpgTA FGV MPGC - COMPETITIVIDADE NOS CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO DE INSUMOS DE PRECISÃO E TECNOLÓGICOS.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg677http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/27322/5/TA%20FGV%20MPGC%20-%20COMPETITIVIDADE%20NOS%20CANAIS%20DE%20DISTRIBUI%c3%87%c3%83O%20DE%20INSUMOS%20DE%20PRECIS%c3%83O%20E%20TECNOL%c3%93GICOS.pdf.jpgdaee561cacbdcb2c2e7720f7de28d1fdMD5510438/273222021-08-19 09:53:05.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ório InstitucionalPRI
dc.title.por.fl_str_mv Competitividade nos canais de distribuição de insumos de precisão e tecnológicos para agricultura no Brasil
title Competitividade nos canais de distribuição de insumos de precisão e tecnológicos para agricultura no Brasil
spellingShingle Competitividade nos canais de distribuição de insumos de precisão e tecnológicos para agricultura no Brasil
Freitas, Gustavo Quaresma
Equity value
Distribution channels
Precision agriculture
Agricultural inputs
Competitiveness
Business plan
Risk management
Canais de distribuição
Agricultura de precisão
Insumos agrícolas
Competitividade
Plano de negócios
Gestão de riscos
Administração de empresas
Canais de distribuição
Logística empresarial
Concorrência
Agricultura de precisão
Insumos agrícolas
title_short Competitividade nos canais de distribuição de insumos de precisão e tecnológicos para agricultura no Brasil
title_full Competitividade nos canais de distribuição de insumos de precisão e tecnológicos para agricultura no Brasil
title_fullStr Competitividade nos canais de distribuição de insumos de precisão e tecnológicos para agricultura no Brasil
title_full_unstemmed Competitividade nos canais de distribuição de insumos de precisão e tecnológicos para agricultura no Brasil
title_sort Competitividade nos canais de distribuição de insumos de precisão e tecnológicos para agricultura no Brasil
author Freitas, Gustavo Quaresma
author_facet Freitas, Gustavo Quaresma
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EAESP
dc.contributor.member.none.fl_str_mv Tescari, Fábio Viard de Campos da Silva
Pereira, Susana Carla Farias
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Gustavo Quaresma
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Miguel, Priscila Laczynski de Souza
contributor_str_mv Miguel, Priscila Laczynski de Souza
dc.subject.eng.fl_str_mv Equity value
Distribution channels
Precision agriculture
Agricultural inputs
Competitiveness
Business plan
Risk management
topic Equity value
Distribution channels
Precision agriculture
Agricultural inputs
Competitiveness
Business plan
Risk management
Canais de distribuição
Agricultura de precisão
Insumos agrícolas
Competitividade
Plano de negócios
Gestão de riscos
Administração de empresas
Canais de distribuição
Logística empresarial
Concorrência
Agricultura de precisão
Insumos agrícolas
dc.subject.por.fl_str_mv Canais de distribuição
Agricultura de precisão
Insumos agrícolas
Competitividade
Plano de negócios
Gestão de riscos
dc.subject.area.por.fl_str_mv Administração de empresas
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Canais de distribuição
Logística empresarial
Concorrência
Agricultura de precisão
Insumos agrícolas
description Este estudo busca avaliar as alternativas de maximização de competitividade de uma comercializadora de ativador biológico atuante na agricultura brasileira por meio das estratégias de canais de distribuição. O sucesso da escalabilidade do ativador biológico — utilização de física quântica em prol de uma agricultura de alta precisão — depende da rede de parcerias estratégicas, de colaboração na cadeia e do mapeamento e pesquisa de dados, informações e conhecimento desenvolvidos dentro e fora da empresa com a rede de revenda de insumos agrícolas e os consumidores finais, no caso: os agricultores brasileiros. Para responder à questão central deste estudo o método de pesquisa utilizado foi um estudo qualitativo de caráter exploratório através da intervenção em uma organização via análise de campo, observação direta e entrevistas semiestruturadas com os principais atores no processo. Os resultados do estudo apontam para as vantagens da utilização do canal de vendas diretas aos agricultores em função das características de alto valor agregado do produto, margem de contribuição expressiva e complexidade técnica do processo de vendas e aplicação no solo, e por fim, pela estratégia de canal de distribuição por venda direta aos agricultores apresentar maior equity value para a empresa objeto deste estudo. Ressalva-se que a migração do canal de vendas é complexo e requer avaliação e mitigação de riscos, portanto, recomenda-se um modelo híbrido (vendas diretas para agricultores classificados como de grande porte e vendas através das revendas para agricultores de menor porte) ou um projeto piloto de vendas diretas aos agricultores em uma região no Brasil.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-04-04T13:30:28Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-04-04T13:30:28Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-04-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/10438/27322
url https://hdl.handle.net/10438/27322
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/27322/6/TA%20FGV%20MPGC%20-%20COMPETITIVIDADE%20NOS%20CANAIS%20DE%20DISTRIBUI%c3%87%c3%83O%20DE%20INSUMOS%20DE%20PRECIS%c3%83O%20E%20TECNOL%c3%93GICOS.pdf.txt
http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/27322/3/TA%20FGV%20MPGC%20-%20COMPETITIVIDADE%20NOS%20CANAIS%20DE%20DISTRIBUI%c3%87%c3%83O%20DE%20INSUMOS%20DE%20PRECIS%c3%83O%20E%20TECNOL%c3%93GICOS.pdf
http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/27322/4/license.txt
http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/27322/5/TA%20FGV%20MPGC%20-%20COMPETITIVIDADE%20NOS%20CANAIS%20DE%20DISTRIBUI%c3%87%c3%83O%20DE%20INSUMOS%20DE%20PRECIS%c3%83O%20E%20TECNOL%c3%93GICOS.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv df9717daca735d676bb9ed575098f550
4adca3d13fb0b013eaecf70cb58e584c
dfb340242cced38a6cca06c627998fa1
daee561cacbdcb2c2e7720f7de28d1fd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1742146212376608768