Burocratas de linha de frente e pressão por resultados na educação: experiências brasileiras em governos estaduais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Formoso Júnior, Aurelio
Orientador(a): Pacheco, Regina Silvia Viotto Monteiro
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10438/5227
Resumo: A recente proliferação de políticas de contratualização em estados brasileiro revela o desejo por parte dos governos em modernizar a administração púbica brasileira, me-lhorando a qualidade da prestação dos serviços públicos, ao dotá-la de maior flexibi-lidade e agilidade, ao reorientá-la para os resultados desejados pela sociedade, con-forme premissas da Nova Gestão Pública. Na Educação, em específico, o desafio se mostra um pouco mais complexo, dado que a escola não pode ser considerada uma organização burocrática comum. Isto porque os professores são considerados como burocratas de linha de frente que apresentam como principal característica um alto poder discricionário. Portanto, o desafio posto para as políticas de responsabilização está em como garantir os resultados das escolas, sendo difícil o controle do trabalho dos professores. Esta dissertação procurou explorar qual o comportamento do buro-crata de linha de frente da Educação frente a políticas de responsabilização, em três experiências estaduais diferentes: no Rio de Janeiro, com o Programa Nova Escola, em São Paulo, com o Programa de Qualidade da Escola, e em Minas Gerais, com a 2ª Geração do Acordo de Resultados.
id FGV_bf780b4c240a878494512b8a9a3ad610
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.fgv.br:10438/5227
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str
spelling Formoso Júnior, AurelioEscolas::EAESPPacheco, Regina Silvia Viotto Monteiro2010-04-20T20:17:13Z2009-07-06FORMOSO JÚNIOR, Aurelio. Burocratas de linha de frente e pressão por resultados na educação: experiências brasileiras em governos estaduais. Dissertação (Mestrado em Administração Pública e Governo) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2009.http://hdl.handle.net/10438/5227A recente proliferação de políticas de contratualização em estados brasileiro revela o desejo por parte dos governos em modernizar a administração púbica brasileira, me-lhorando a qualidade da prestação dos serviços públicos, ao dotá-la de maior flexibi-lidade e agilidade, ao reorientá-la para os resultados desejados pela sociedade, con-forme premissas da Nova Gestão Pública. Na Educação, em específico, o desafio se mostra um pouco mais complexo, dado que a escola não pode ser considerada uma organização burocrática comum. Isto porque os professores são considerados como burocratas de linha de frente que apresentam como principal característica um alto poder discricionário. Portanto, o desafio posto para as políticas de responsabilização está em como garantir os resultados das escolas, sendo difícil o controle do trabalho dos professores. Esta dissertação procurou explorar qual o comportamento do buro-crata de linha de frente da Educação frente a políticas de responsabilização, em três experiências estaduais diferentes: no Rio de Janeiro, com o Programa Nova Escola, em São Paulo, com o Programa de Qualidade da Escola, e em Minas Gerais, com a 2ª Geração do Acordo de Resultados.porTransformações do Estado e políticas públicasBurocratas de linha de frenteNova gestão públicaContratualização de resultadosExperiências estaduaisAdministração públicaPolíticas públicas - BrasilAdministração pública - BrasilEducação e Estado - BrasilEducaçãoBurocratas de linha de frente e pressão por resultados na educação: experiências brasileiras em governos estaduaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisforever10000-01-01reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL62070100814.pdfapplication/pdf813812http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/5227/1/62070100814.pdf1bb5ba5e7a8f422986bf4d7a34a24b98MD51TEXT62070100814.pdf.txt62070100814.pdf.txtExtracted Texttext/plain264921http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/5227/2/62070100814.pdf.txtd5a251f0d201e0cd754efaa296ae52eaMD52THUMBNAIL62070100814.pdf.jpg62070100814.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1607http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/5227/3/62070100814.pdf.jpg20335dd0af963c315021d3dd2a3f3788MD5310438/52272019-08-30 16:02:12.627Repositório InstitucionalPRI
dc.title.por.fl_str_mv Burocratas de linha de frente e pressão por resultados na educação: experiências brasileiras em governos estaduais
title Burocratas de linha de frente e pressão por resultados na educação: experiências brasileiras em governos estaduais
spellingShingle Burocratas de linha de frente e pressão por resultados na educação: experiências brasileiras em governos estaduais
Formoso Júnior, Aurelio
Transformações do Estado e políticas públicas
Burocratas de linha de frente
Nova gestão pública
Contratualização de resultados
Experiências estaduais
Administração pública
Políticas públicas - Brasil
Administração pública - Brasil
Educação e Estado - Brasil
Educação
title_short Burocratas de linha de frente e pressão por resultados na educação: experiências brasileiras em governos estaduais
title_full Burocratas de linha de frente e pressão por resultados na educação: experiências brasileiras em governos estaduais
title_fullStr Burocratas de linha de frente e pressão por resultados na educação: experiências brasileiras em governos estaduais
title_full_unstemmed Burocratas de linha de frente e pressão por resultados na educação: experiências brasileiras em governos estaduais
title_sort Burocratas de linha de frente e pressão por resultados na educação: experiências brasileiras em governos estaduais
author Formoso Júnior, Aurelio
author_facet Formoso Júnior, Aurelio
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EAESP
dc.contributor.author.fl_str_mv Formoso Júnior, Aurelio
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pacheco, Regina Silvia Viotto Monteiro
contributor_str_mv Pacheco, Regina Silvia Viotto Monteiro
dc.subject.por.fl_str_mv Transformações do Estado e políticas públicas
Burocratas de linha de frente
Nova gestão pública
Contratualização de resultados
Experiências estaduais
topic Transformações do Estado e políticas públicas
Burocratas de linha de frente
Nova gestão pública
Contratualização de resultados
Experiências estaduais
Administração pública
Políticas públicas - Brasil
Administração pública - Brasil
Educação e Estado - Brasil
Educação
dc.subject.area.por.fl_str_mv Administração pública
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Políticas públicas - Brasil
Administração pública - Brasil
Educação e Estado - Brasil
Educação
description A recente proliferação de políticas de contratualização em estados brasileiro revela o desejo por parte dos governos em modernizar a administração púbica brasileira, me-lhorando a qualidade da prestação dos serviços públicos, ao dotá-la de maior flexibi-lidade e agilidade, ao reorientá-la para os resultados desejados pela sociedade, con-forme premissas da Nova Gestão Pública. Na Educação, em específico, o desafio se mostra um pouco mais complexo, dado que a escola não pode ser considerada uma organização burocrática comum. Isto porque os professores são considerados como burocratas de linha de frente que apresentam como principal característica um alto poder discricionário. Portanto, o desafio posto para as políticas de responsabilização está em como garantir os resultados das escolas, sendo difícil o controle do trabalho dos professores. Esta dissertação procurou explorar qual o comportamento do buro-crata de linha de frente da Educação frente a políticas de responsabilização, em três experiências estaduais diferentes: no Rio de Janeiro, com o Programa Nova Escola, em São Paulo, com o Programa de Qualidade da Escola, e em Minas Gerais, com a 2ª Geração do Acordo de Resultados.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-07-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-04-20T20:17:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FORMOSO JÚNIOR, Aurelio. Burocratas de linha de frente e pressão por resultados na educação: experiências brasileiras em governos estaduais. Dissertação (Mestrado em Administração Pública e Governo) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10438/5227
identifier_str_mv FORMOSO JÚNIOR, Aurelio. Burocratas de linha de frente e pressão por resultados na educação: experiências brasileiras em governos estaduais. Dissertação (Mestrado em Administração Pública e Governo) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2009.
url http://hdl.handle.net/10438/5227
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/5227/1/62070100814.pdf
http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/5227/2/62070100814.pdf.txt
http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/5227/3/62070100814.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1bb5ba5e7a8f422986bf4d7a34a24b98
d5a251f0d201e0cd754efaa296ae52ea
20335dd0af963c315021d3dd2a3f3788
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1742146264231837696