Fatores do clima interno a serem gerenciados para fomentar a cultura de segurança do paciente em hospitais públicos administrados por uma Organização Social de Saúde

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Pulzi Júnior, Sérgio Antônio
Orientador(a): Araujo, Claudia Affonso Silva
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/10438/31760
Resumo: Introdução: Gestores de serviços de saúde devem conhecer e gerenciar o clima interno e a cultura de segurança de suas instituições. Isto é uma importante estratégia para se alcançar uma entrega de serviços melhores aos pacientes, promover a satisfação dos colaboradores e otimizar recursos. Acrescenta-se que um clima interno positivo influencia a construção da cultura de segurança, sendo importante desenvolver estes construtos simultaneamente. Organizações de saúde preocupadas com o clima interno e com a cultura de segurança podem ser mais eficientes e eficazes, gerando benefícios para a sociedade e sistema de saúde. Pergunta de pesquisa: Quais elementos do clima interno fomentam a cultura de segurança do paciente de hospitais públicos geridos por um Organização Social de Saúde? Metodologia: Trata-se de uma pesquisa exploratória, aplicada e de natureza quantitativa. As instituições participantes foram escolhidas por conveniência. Questionários de investigação do clima interno e da cultura de segurança foram aplicados em colaboradores assistenciais. Análise fatorial foi aplicada nos atributos dos questionários para determinar as dimensões de ambos os constructos. Posteriormente, regressão linear múltipla foi utilizada para determinar como o clima interno pode influenciar a cultura de segurança. Resultados: O questionário de clima interno atingiu 1.013 respondedores e as quatro dimensões encontradas foram: confiança, orgulho, valorização do trabalho e não discriminação. O questionário de cultura de segurança alcançou 1.302 participantes, sendo seis dimensões delimitadas: priorização da segurança, comunicação aberta, liderança, trabalho em equipe e colaboração, coordenação do cuidado e cultura não punitiva. A análise de regressão demonstrou que as dimensões confiança e orgulho se destacaram, sendo que foram as dimensões do clima interno que mais fortemente se correlacionaram com as dimensões da cultura de segurança. Possivelmente, a dimensão confiança é a mais importante e ela deve ser desenvolvida pelas organizações para que se fomente a satisfação no trabalho e uma melhor prestação de serviços. Conclusão: Esta pesquisa revela aos gestores em saúde que as dimensões confiança e orgulho são as que podem mais fortemente influenciar a construção de uma cultura positiva de segurança do paciente, sendo este um possível direcionamento para ações de governança na construção da liderança e do planejamento estratégico organizacional em saúde.
id FGV_c47fb7ba49ad1eee5c179079927fc4df
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/31760
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str
spelling Pulzi Júnior, Sérgio AntônioEscolas::EAESPSchiesari, Laura Maria CesarGirardin, Liliane MagalhãesAraujo, Claudia Affonso Silva2022-03-21T20:27:26Z2022-03-21T20:27:26Z2022-02-14https://hdl.handle.net/10438/31760Introdução: Gestores de serviços de saúde devem conhecer e gerenciar o clima interno e a cultura de segurança de suas instituições. Isto é uma importante estratégia para se alcançar uma entrega de serviços melhores aos pacientes, promover a satisfação dos colaboradores e otimizar recursos. Acrescenta-se que um clima interno positivo influencia a construção da cultura de segurança, sendo importante desenvolver estes construtos simultaneamente. Organizações de saúde preocupadas com o clima interno e com a cultura de segurança podem ser mais eficientes e eficazes, gerando benefícios para a sociedade e sistema de saúde. Pergunta de pesquisa: Quais elementos do clima interno fomentam a cultura de segurança do paciente de hospitais públicos geridos por um Organização Social de Saúde? Metodologia: Trata-se de uma pesquisa exploratória, aplicada e de natureza quantitativa. As instituições participantes foram escolhidas por conveniência. Questionários de investigação do clima interno e da cultura de segurança foram aplicados em colaboradores assistenciais. Análise fatorial foi aplicada nos atributos dos questionários para determinar as dimensões de ambos os constructos. Posteriormente, regressão linear múltipla foi utilizada para determinar como o clima interno pode influenciar a cultura de segurança. Resultados: O questionário de clima interno atingiu 1.013 respondedores e as quatro dimensões encontradas foram: confiança, orgulho, valorização do trabalho e não discriminação. O questionário de cultura de segurança alcançou 1.302 participantes, sendo seis dimensões delimitadas: priorização da segurança, comunicação aberta, liderança, trabalho em equipe e colaboração, coordenação do cuidado e cultura não punitiva. A análise de regressão demonstrou que as dimensões confiança e orgulho se destacaram, sendo que foram as dimensões do clima interno que mais fortemente se correlacionaram com as dimensões da cultura de segurança. Possivelmente, a dimensão confiança é a mais importante e ela deve ser desenvolvida pelas organizações para que se fomente a satisfação no trabalho e uma melhor prestação de serviços. Conclusão: Esta pesquisa revela aos gestores em saúde que as dimensões confiança e orgulho são as que podem mais fortemente influenciar a construção de uma cultura positiva de segurança do paciente, sendo este um possível direcionamento para ações de governança na construção da liderança e do planejamento estratégico organizacional em saúde.Introduction: Health service managers must know and manage the internal climate and patient safety culture of their institutions. This is an important strategy to achieve better service delivery to patients, promote employee satisfaction, and optimize resources. Furthermore, a positive internal climate influences the construction of a patient safety culture, and it is important to develop these constructs simultaneously. Health organizations concerned with the internal climate and with the patient safety culture can be more efficient and effective, generating benefits for society and for the health system. Research question: Which elements of the internal climate promote the patient safety culture of public hospitals managed by a Social Health Organizations? Methodology: It is an exploratory, applied, and quantitative research. Participating institutions were chosen for convenience. Questionnaires to investigate the internal climate and the patient safety culture were applied to healthcare collaborators. Factor analysis was applied to the questionnaire attributes to determine the main dimensions of both constructs. Subsequently, multiple linear regression was used to determine how internal climate can influence patient safety culture. Results: The internal climate survey reached 1,013 respondents and the four dimensions found were: trust, pride, valuing work and non-discrimination. The patient safety culture survey reached 1,302 participants, with six dimensions delimited: safety prioritization, open communication, leadership, teamwork and collaboration, care coordination and non-punitive culture. Regression analysis showed that the dimensions of trust and pride stood out, and it was the dimensions of the internal climate that most strongly correlated with the dimensions of the patient safety culture. Possibly, the trust dimension is the most important and must be developed by healthcare organizations to promote job satisfaction and provide better services to patients. Conclusion: This research reveals for health managers that the trust and pride dimensions are the ones that can most strongly influence the construction of a positive patient safety culture, which is a possible direction for governance actions in the construction of leadership and organizational strategic planning in healthcare services.porCadeia serviço-lucroCultura de segurançaClima internoAdministração em saúdeGestão em saúdeService-profit chainSafety cultureInternal climateHealth administrationService-profit chainSafety cultureInternal climateHealth administrationHealth managementSaúdeClima organizacionalCultura organizacionalPacientes - Medidas de segurançaSaúde - AdministraçãoHospitais públicosFatores do clima interno a serem gerenciados para fomentar a cultura de segurança do paciente em hospitais públicos administrados por uma Organização Social de Saúdeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINALTA - FGV - Sergio Pulzi - Normatizado (final).pdfTA - FGV - Sergio Pulzi - Normatizado (final).pdfPDFapplication/pdf1879290https://repositorio.fgv.br/bitstreams/947228b1-17a2-4011-b434-83504d1ab6ba/downloade6e5aa4bd79fe5b4a119f8910539eb5aMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-84707https://repositorio.fgv.br/bitstreams/de7cd310-e203-4c06-bc9d-b9e97aa8452e/downloaddfb340242cced38a6cca06c627998fa1MD52TEXTTA - FGV - Sergio Pulzi - Normatizado (final).pdf.txtTA - FGV - Sergio Pulzi - Normatizado (final).pdf.txtExtracted texttext/plain102995https://repositorio.fgv.br/bitstreams/b07c5610-1c93-4f8d-998e-42a90c313f59/download0df3420d96267509f7df07ab49f46102MD55THUMBNAILTA - FGV - Sergio Pulzi - Normatizado (final).pdf.jpgTA - FGV - Sergio Pulzi - Normatizado (final).pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2642https://repositorio.fgv.br/bitstreams/41800e87-69aa-4067-8e89-a76a70487227/download4ca37a5ddb70aa35ff6b0d45e0896d9eMD5610438/317602023-11-26 00:51:47.865open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/31760https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-26T00:51:47Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)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
dc.title.por.fl_str_mv Fatores do clima interno a serem gerenciados para fomentar a cultura de segurança do paciente em hospitais públicos administrados por uma Organização Social de Saúde
title Fatores do clima interno a serem gerenciados para fomentar a cultura de segurança do paciente em hospitais públicos administrados por uma Organização Social de Saúde
spellingShingle Fatores do clima interno a serem gerenciados para fomentar a cultura de segurança do paciente em hospitais públicos administrados por uma Organização Social de Saúde
Pulzi Júnior, Sérgio Antônio
Cadeia serviço-lucro
Cultura de segurança
Clima interno
Administração em saúde
Gestão em saúde
Service-profit chain
Safety culture
Internal climate
Health administration
Service-profit chain
Safety culture
Internal climate
Health administration
Health management
Saúde
Clima organizacional
Cultura organizacional
Pacientes - Medidas de segurança
Saúde - Administração
Hospitais públicos
title_short Fatores do clima interno a serem gerenciados para fomentar a cultura de segurança do paciente em hospitais públicos administrados por uma Organização Social de Saúde
title_full Fatores do clima interno a serem gerenciados para fomentar a cultura de segurança do paciente em hospitais públicos administrados por uma Organização Social de Saúde
title_fullStr Fatores do clima interno a serem gerenciados para fomentar a cultura de segurança do paciente em hospitais públicos administrados por uma Organização Social de Saúde
title_full_unstemmed Fatores do clima interno a serem gerenciados para fomentar a cultura de segurança do paciente em hospitais públicos administrados por uma Organização Social de Saúde
title_sort Fatores do clima interno a serem gerenciados para fomentar a cultura de segurança do paciente em hospitais públicos administrados por uma Organização Social de Saúde
author Pulzi Júnior, Sérgio Antônio
author_facet Pulzi Júnior, Sérgio Antônio
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EAESP
dc.contributor.member.none.fl_str_mv Schiesari, Laura Maria Cesar
Girardin, Liliane Magalhães
dc.contributor.author.fl_str_mv Pulzi Júnior, Sérgio Antônio
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Araujo, Claudia Affonso Silva
contributor_str_mv Araujo, Claudia Affonso Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Cadeia serviço-lucro
Cultura de segurança
Clima interno
Administração em saúde
Gestão em saúde
topic Cadeia serviço-lucro
Cultura de segurança
Clima interno
Administração em saúde
Gestão em saúde
Service-profit chain
Safety culture
Internal climate
Health administration
Service-profit chain
Safety culture
Internal climate
Health administration
Health management
Saúde
Clima organizacional
Cultura organizacional
Pacientes - Medidas de segurança
Saúde - Administração
Hospitais públicos
dc.subject.eng.fl_str_mv Service-profit chain
Safety culture
Internal climate
Health administration
Service-profit chain
Safety culture
Internal climate
Health administration
Health management
dc.subject.area.por.fl_str_mv Saúde
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Clima organizacional
Cultura organizacional
Pacientes - Medidas de segurança
Saúde - Administração
Hospitais públicos
description Introdução: Gestores de serviços de saúde devem conhecer e gerenciar o clima interno e a cultura de segurança de suas instituições. Isto é uma importante estratégia para se alcançar uma entrega de serviços melhores aos pacientes, promover a satisfação dos colaboradores e otimizar recursos. Acrescenta-se que um clima interno positivo influencia a construção da cultura de segurança, sendo importante desenvolver estes construtos simultaneamente. Organizações de saúde preocupadas com o clima interno e com a cultura de segurança podem ser mais eficientes e eficazes, gerando benefícios para a sociedade e sistema de saúde. Pergunta de pesquisa: Quais elementos do clima interno fomentam a cultura de segurança do paciente de hospitais públicos geridos por um Organização Social de Saúde? Metodologia: Trata-se de uma pesquisa exploratória, aplicada e de natureza quantitativa. As instituições participantes foram escolhidas por conveniência. Questionários de investigação do clima interno e da cultura de segurança foram aplicados em colaboradores assistenciais. Análise fatorial foi aplicada nos atributos dos questionários para determinar as dimensões de ambos os constructos. Posteriormente, regressão linear múltipla foi utilizada para determinar como o clima interno pode influenciar a cultura de segurança. Resultados: O questionário de clima interno atingiu 1.013 respondedores e as quatro dimensões encontradas foram: confiança, orgulho, valorização do trabalho e não discriminação. O questionário de cultura de segurança alcançou 1.302 participantes, sendo seis dimensões delimitadas: priorização da segurança, comunicação aberta, liderança, trabalho em equipe e colaboração, coordenação do cuidado e cultura não punitiva. A análise de regressão demonstrou que as dimensões confiança e orgulho se destacaram, sendo que foram as dimensões do clima interno que mais fortemente se correlacionaram com as dimensões da cultura de segurança. Possivelmente, a dimensão confiança é a mais importante e ela deve ser desenvolvida pelas organizações para que se fomente a satisfação no trabalho e uma melhor prestação de serviços. Conclusão: Esta pesquisa revela aos gestores em saúde que as dimensões confiança e orgulho são as que podem mais fortemente influenciar a construção de uma cultura positiva de segurança do paciente, sendo este um possível direcionamento para ações de governança na construção da liderança e do planejamento estratégico organizacional em saúde.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-03-21T20:27:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-03-21T20:27:26Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-02-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/10438/31760
url https://hdl.handle.net/10438/31760
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/947228b1-17a2-4011-b434-83504d1ab6ba/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/de7cd310-e203-4c06-bc9d-b9e97aa8452e/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/b07c5610-1c93-4f8d-998e-42a90c313f59/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/41800e87-69aa-4067-8e89-a76a70487227/download
bitstream.checksum.fl_str_mv e6e5aa4bd79fe5b4a119f8910539eb5a
dfb340242cced38a6cca06c627998fa1
0df3420d96267509f7df07ab49f46102
4ca37a5ddb70aa35ff6b0d45e0896d9e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799582956598067200