Sustentabilidade na díade cliente-fornecedor: uma análise sob a ótica de compras

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Ferreira, Adriana de Padua
Orientador(a): Biazzin, Cristiane
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/10438/28855
Resumo: O objetivo deste trabalho1 é analisar as relações entre uma indústria alimentícia e seus fornecedores no cumprimento de normas e exigências de sustentabilidade ambiental, social e financeira, que atendam aos objetivos compreendidos sob o conceito de Triple Bottom Line (TBL). O método utilizado é um estudo de caso que tem como unidade de análise a díade cliente-fornecedor. A partir do modelo proposto por Beske e Seuring (2014), esse estudo descritivo busca identificar como a sustentabilidade foi incorporada a essa relação. Para tanto, os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas com representantes de oito empresas pertencentes ao elo da cadeia (fornecedores de matérias-primas e de embalagens) para compreender se as práticas mencionadas por esses autores são consideradas no relacionamento entre a indústria alimentícia com seus fornecedores e como essa cadeia tem evoluído em relação à agenda sustentável. As informações sobre a indústria foram obtidas por meio de observação e de dados disponibilizados na internet.
id FGV_e51102182af2d7f9f830d3412bb63237
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.fgv.br:10438/28855
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str
spelling Ferreira, Adriana de PaduaEscolas::EAESPCarvalho, André Pereira deScarpin, Márcia Regina SantiagoBiazzin, Cristiane2020-03-05T12:39:28Z2020-03-05T12:39:28Z2020-02-07https://hdl.handle.net/10438/28855O objetivo deste trabalho1 é analisar as relações entre uma indústria alimentícia e seus fornecedores no cumprimento de normas e exigências de sustentabilidade ambiental, social e financeira, que atendam aos objetivos compreendidos sob o conceito de Triple Bottom Line (TBL). O método utilizado é um estudo de caso que tem como unidade de análise a díade cliente-fornecedor. A partir do modelo proposto por Beske e Seuring (2014), esse estudo descritivo busca identificar como a sustentabilidade foi incorporada a essa relação. Para tanto, os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas com representantes de oito empresas pertencentes ao elo da cadeia (fornecedores de matérias-primas e de embalagens) para compreender se as práticas mencionadas por esses autores são consideradas no relacionamento entre a indústria alimentícia com seus fornecedores e como essa cadeia tem evoluído em relação à agenda sustentável. As informações sobre a indústria foram obtidas por meio de observação e de dados disponibilizados na internet.This paper aims to understand how companies manage and extend sustainability practices with suppliers. Given the importance of the food sector in economies, the definition of sustainability analysis across the purchasing area is explained by its share of corporate spending, which can reach from 60% or 80% of the total. This fact reinforces the importance of purchasing engagement in complying with corporate sustainability strategies, even to avoid exposure to unfavorable situations arising from inappropriate actions of its suppliers from a sustainability point of view (GOEBEL et al., 2018). In the pursuit of better financial and operational performance, organizations balance short and long-term actions, enabling socio-environmental issues not only when they are under pressure from society but in advance to reconcile these actions. The lack of synergy of sustainability objectives and corporate strategy ends up hiding business opportunities that can better integrate the organization and society, by defining which initiatives are most valued by its stakeholders. (PORTER, KRAMER, 2006; KRAUSE et al., 2009). Sustainability attributes are defined as a set of practices performed by companies that lead them to positive behavior concerning the theme. Beske e Seuring (2014) approach comprises: i. Supply chain and sustainability orientation; ii. Continuity of processes; iii. Collaboration (sustainable information sharing and collaborative behavior); iv. Risk management; v. Proactivity (learning process, innovation and material lifecycle assessment). The sustainable supply chain has as its central construct the responsibility of the focal company for the social and environmental performance of its suppliers, based on the pressure generated by interest groups, such as government, NGOs and consumers. The pressure from stakeholders is what triggers the focus firm on two strategies: charging its suppliers for adopting sustainable practices throughout the chain and supply chain management for sustainable products (SCMSP). Big and well-established organizations incorporated sustainability practices, but the literature minimally explores this approach to smaller organizations.porSustainable Supply Chain Management (SSCM)DyadPerformanceRisk managementSustainabilityDíadePerformanceGerenciamento de riscoSustentabilidadeAdministração de empresasLogística empresarialSustentabilidadeAdministração de riscoDesempenhoAlimentos - IndústriaSustentabilidade na díade cliente-fornecedor: uma análise sob a ótica de comprasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVTHUMBNAILSustentabilidade da diade cliente fornecedor_Uma analise sob a otica de compras.pdf.jpgSustentabilidade da diade cliente fornecedor_Uma analise sob a otica de compras.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1386http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/28855/4/Sustentabilidade%20da%20diade%20cliente%20fornecedor_Uma%20analise%20sob%20a%20otica%20de%20compras.pdf.jpga833ca6e00518a88854717fc2ba55f6cMD54TEXTSustentabilidade da diade cliente fornecedor_Uma analise sob a otica de compras.pdf.txtSustentabilidade da diade cliente fornecedor_Uma analise sob a otica de compras.pdf.txtExtracted texttext/plain143579http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/28855/3/Sustentabilidade%20da%20diade%20cliente%20fornecedor_Uma%20analise%20sob%20a%20otica%20de%20compras.pdf.txt8e32ab2fec79885c239295b4e22f5df1MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-84707http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/28855/2/license.txtdfb340242cced38a6cca06c627998fa1MD52ORIGINALSustentabilidade da diade cliente fornecedor_Uma analise sob a otica de compras.pdfSustentabilidade da diade cliente fornecedor_Uma analise sob a otica de compras.pdfPDFapplication/pdf768063http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/28855/1/Sustentabilidade%20da%20diade%20cliente%20fornecedor_Uma%20analise%20sob%20a%20otica%20de%20compras.pdf51d9925bce99e91a7eb5e16c10d4c3bdMD5110438/288552021-08-19 09:53:02.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ório InstitucionalPRI
dc.title.por.fl_str_mv Sustentabilidade na díade cliente-fornecedor: uma análise sob a ótica de compras
title Sustentabilidade na díade cliente-fornecedor: uma análise sob a ótica de compras
spellingShingle Sustentabilidade na díade cliente-fornecedor: uma análise sob a ótica de compras
Ferreira, Adriana de Padua
Sustainable Supply Chain Management (SSCM)
Dyad
Performance
Risk management
Sustainability
Díade
Performance
Gerenciamento de risco
Sustentabilidade
Administração de empresas
Logística empresarial
Sustentabilidade
Administração de risco
Desempenho
Alimentos - Indústria
title_short Sustentabilidade na díade cliente-fornecedor: uma análise sob a ótica de compras
title_full Sustentabilidade na díade cliente-fornecedor: uma análise sob a ótica de compras
title_fullStr Sustentabilidade na díade cliente-fornecedor: uma análise sob a ótica de compras
title_full_unstemmed Sustentabilidade na díade cliente-fornecedor: uma análise sob a ótica de compras
title_sort Sustentabilidade na díade cliente-fornecedor: uma análise sob a ótica de compras
author Ferreira, Adriana de Padua
author_facet Ferreira, Adriana de Padua
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EAESP
dc.contributor.member.none.fl_str_mv Carvalho, André Pereira de
Scarpin, Márcia Regina Santiago
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Adriana de Padua
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Biazzin, Cristiane
contributor_str_mv Biazzin, Cristiane
dc.subject.eng.fl_str_mv Sustainable Supply Chain Management (SSCM)
Dyad
Performance
Risk management
Sustainability
topic Sustainable Supply Chain Management (SSCM)
Dyad
Performance
Risk management
Sustainability
Díade
Performance
Gerenciamento de risco
Sustentabilidade
Administração de empresas
Logística empresarial
Sustentabilidade
Administração de risco
Desempenho
Alimentos - Indústria
dc.subject.por.fl_str_mv Díade
Performance
Gerenciamento de risco
Sustentabilidade
dc.subject.area.por.fl_str_mv Administração de empresas
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Logística empresarial
Sustentabilidade
Administração de risco
Desempenho
Alimentos - Indústria
description O objetivo deste trabalho1 é analisar as relações entre uma indústria alimentícia e seus fornecedores no cumprimento de normas e exigências de sustentabilidade ambiental, social e financeira, que atendam aos objetivos compreendidos sob o conceito de Triple Bottom Line (TBL). O método utilizado é um estudo de caso que tem como unidade de análise a díade cliente-fornecedor. A partir do modelo proposto por Beske e Seuring (2014), esse estudo descritivo busca identificar como a sustentabilidade foi incorporada a essa relação. Para tanto, os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas com representantes de oito empresas pertencentes ao elo da cadeia (fornecedores de matérias-primas e de embalagens) para compreender se as práticas mencionadas por esses autores são consideradas no relacionamento entre a indústria alimentícia com seus fornecedores e como essa cadeia tem evoluído em relação à agenda sustentável. As informações sobre a indústria foram obtidas por meio de observação e de dados disponibilizados na internet.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-05T12:39:28Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-03-05T12:39:28Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-02-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/10438/28855
url https://hdl.handle.net/10438/28855
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/28855/4/Sustentabilidade%20da%20diade%20cliente%20fornecedor_Uma%20analise%20sob%20a%20otica%20de%20compras.pdf.jpg
http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/28855/3/Sustentabilidade%20da%20diade%20cliente%20fornecedor_Uma%20analise%20sob%20a%20otica%20de%20compras.pdf.txt
http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/28855/2/license.txt
http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/28855/1/Sustentabilidade%20da%20diade%20cliente%20fornecedor_Uma%20analise%20sob%20a%20otica%20de%20compras.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a833ca6e00518a88854717fc2ba55f6c
8e32ab2fec79885c239295b4e22f5df1
dfb340242cced38a6cca06c627998fa1
51d9925bce99e91a7eb5e16c10d4c3bd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1742146201326714880