User-perceived value and network effects: a study about environment-oriented business platforms

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Amaral, Diego Gama
Orientador(a): Orsato, Renato J.
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: eng
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/10438/28864
Resumo: O surgimento das plataformas de negócio vem sendo estimulado pela redução de custo do processamento de dados, assim como pela difusão da internet e do uso da tecnologia móvel. Tal progresso tecnológico, associado com objetivos socioambientais e o potencial escalável via efeitos de rede, se tornaram fontes relevantes para inovação de modelos de negócios. Enquanto a literatura sobre efeito de rede discute superficialmente o conceito de valor, os estudos sobre valor percebido pelo cliente são inconclusivos no que concerne à sua aplicação em economias digitais. De maneira geral, como ambos os campos de pesquisa se relacionam ainda permanece pouco claro. Por esse motivo, o presente estudo foca na relação entre as literaturas de plataformas de negócio, efeitos de rede, e valor percebido pelo cliente, em um cenário de sustentabilidade ambiental, com particular atenção aos impactos do desperdício de alimentos. A pesquisa busca responder a seguinte pergunta: Como usuários corporativos percebem valor na presença de efeitos de rede em plataformas ambientais? Baseado em múltiplos estudos de caso de plataformas brasileiras, os resultados demonstram que usuários de plataformas ambientais percebem valor por meio de nove dimensões de orientação econômica e cinco dimensões de orientação estratégica. De maneira geral, a orientação econômica oferece benefícios/sacrifícios pontuais durante cada transação, enquanto a orientação estratégica pressupõe um relacionamento de longo prazo entre o dono da plataforma e seus usuários. Em ambos os aspectos, benefícios precisam superar os sacrifícios para melhorar a qualidade de interação dentro das plataformas, resultando em efeitos de rede positivos. Os resultados fornecem evidências para donos de plataformas atraírem e reterem compradores e fornecedores por meio do estímulo a determinados benefícios e diminuição de sacrifícios.
id FGV_ff17115136d0d924c3d34996658c24d7
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/28864
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str
spelling Amaral, Diego GamaEscolas::EAESPSantos, Juliana BonomiMello, Adriana Marotti deBarakat, Simone R.Orsato, Renato J.2020-03-09T17:03:36Z2020-03-09T17:03:36Z2020-02-14https://hdl.handle.net/10438/28864O surgimento das plataformas de negócio vem sendo estimulado pela redução de custo do processamento de dados, assim como pela difusão da internet e do uso da tecnologia móvel. Tal progresso tecnológico, associado com objetivos socioambientais e o potencial escalável via efeitos de rede, se tornaram fontes relevantes para inovação de modelos de negócios. Enquanto a literatura sobre efeito de rede discute superficialmente o conceito de valor, os estudos sobre valor percebido pelo cliente são inconclusivos no que concerne à sua aplicação em economias digitais. De maneira geral, como ambos os campos de pesquisa se relacionam ainda permanece pouco claro. Por esse motivo, o presente estudo foca na relação entre as literaturas de plataformas de negócio, efeitos de rede, e valor percebido pelo cliente, em um cenário de sustentabilidade ambiental, com particular atenção aos impactos do desperdício de alimentos. A pesquisa busca responder a seguinte pergunta: Como usuários corporativos percebem valor na presença de efeitos de rede em plataformas ambientais? Baseado em múltiplos estudos de caso de plataformas brasileiras, os resultados demonstram que usuários de plataformas ambientais percebem valor por meio de nove dimensões de orientação econômica e cinco dimensões de orientação estratégica. De maneira geral, a orientação econômica oferece benefícios/sacrifícios pontuais durante cada transação, enquanto a orientação estratégica pressupõe um relacionamento de longo prazo entre o dono da plataforma e seus usuários. Em ambos os aspectos, benefícios precisam superar os sacrifícios para melhorar a qualidade de interação dentro das plataformas, resultando em efeitos de rede positivos. Os resultados fornecem evidências para donos de plataformas atraírem e reterem compradores e fornecedores por meio do estímulo a determinados benefícios e diminuição de sacrifícios.The emergence of business platforms has been motivated by cost reduction of data processing combined with the diffusion of the internet and mobile technology. Due to the potential to generate network effects, this technological improvement associated with sustainability goals became a key driver for business model innovation. While the literature about network effects addresses the concept of value only superficially, studies about customer-perceived value in digital economies are inconclusive. Overall, how these research fields relate to each other remains unclear. Therefore, this study focused on the interface of the literature about business platforms, network effects, and customer-perceived value, in an environmental sustainability scenario, with particular attention to the impacts of food waste. The research addressed the following question: How do business users perceive value in the presence of network effects on environment-oriented business platforms? Based on multiple case studies of Brazilian platforms, the results demonstrate that users of environment-oriented business platforms (called eco-platforms) perceive value through nine dimensions of economic orientation and five dimensions of strategic orientation. Overall, economic orientation offers one-off benefits/sacrifices during each transaction, while the strategic orientation presupposes a longterm relationship between platform owners and their users. In both aspects, benefits must outweigh the sacrifices to improve the quality of interactions within platforms (BPs and ecoBPs), which results in positive network effects. The findings provide evidence for platform owners to attract and retain buyers and suppliers due to the stimulus of certain benefits and minimization of sacrifices.engBusiness modelsBusiness platformsCustomer-perceived valueDigital economyNetwork effectsSustainabilityEconomia digitalEfeitos de redeModelo de negóciosPlataformas de negócioSustentabilidadeAdministração de empresasRedes de negóciosTecnologia da informaçãoInternet - NegóciosPlanejamento empresarialUser-perceived value and network effects: a study about environment-oriented business platformsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINALTese - Diego Gama Amaral.pdfTese - Diego Gama Amaral.pdfPDFapplication/pdf1515925https://repositorio.fgv.br/bitstreams/fc4abd15-14d8-4f31-8176-4960f7bc8849/downloadbb0619d426a58dd361aedf6faa60abf0MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-84707https://repositorio.fgv.br/bitstreams/5e28ebd7-fe20-446a-9888-f532837ac520/downloaddfb340242cced38a6cca06c627998fa1MD52TEXTTese - Diego Gama Amaral.pdf.txtTese - Diego Gama Amaral.pdf.txtExtracted texttext/plain100449https://repositorio.fgv.br/bitstreams/468f3413-f663-4cb9-befe-2cf68f572f04/download2a40270cd09ead30934a6e57c16b3b3aMD55THUMBNAILTese - Diego Gama Amaral.pdf.jpgTese - Diego Gama Amaral.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2573https://repositorio.fgv.br/bitstreams/af9c90fd-b63f-4faa-9642-68e1aec3f2fa/downloadb4a9d49586ce812b31ac007ec6cb1623MD5610438/288642023-11-25 08:48:13.994open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/28864https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-25T08:48:13Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)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
dc.title.eng.fl_str_mv User-perceived value and network effects: a study about environment-oriented business platforms
title User-perceived value and network effects: a study about environment-oriented business platforms
spellingShingle User-perceived value and network effects: a study about environment-oriented business platforms
Amaral, Diego Gama
Business models
Business platforms
Customer-perceived value
Digital economy
Network effects
Sustainability
Economia digital
Efeitos de rede
Modelo de negócios
Plataformas de negócio
Sustentabilidade
Administração de empresas
Redes de negócios
Tecnologia da informação
Internet - Negócios
Planejamento empresarial
title_short User-perceived value and network effects: a study about environment-oriented business platforms
title_full User-perceived value and network effects: a study about environment-oriented business platforms
title_fullStr User-perceived value and network effects: a study about environment-oriented business platforms
title_full_unstemmed User-perceived value and network effects: a study about environment-oriented business platforms
title_sort User-perceived value and network effects: a study about environment-oriented business platforms
author Amaral, Diego Gama
author_facet Amaral, Diego Gama
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EAESP
dc.contributor.member.none.fl_str_mv Santos, Juliana Bonomi
Mello, Adriana Marotti de
Barakat, Simone R.
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral, Diego Gama
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Orsato, Renato J.
contributor_str_mv Orsato, Renato J.
dc.subject.eng.fl_str_mv Business models
Business platforms
Customer-perceived value
Digital economy
Network effects
Sustainability
topic Business models
Business platforms
Customer-perceived value
Digital economy
Network effects
Sustainability
Economia digital
Efeitos de rede
Modelo de negócios
Plataformas de negócio
Sustentabilidade
Administração de empresas
Redes de negócios
Tecnologia da informação
Internet - Negócios
Planejamento empresarial
dc.subject.por.fl_str_mv Economia digital
Efeitos de rede
Modelo de negócios
Plataformas de negócio
Sustentabilidade
dc.subject.area.por.fl_str_mv Administração de empresas
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Redes de negócios
Tecnologia da informação
Internet - Negócios
Planejamento empresarial
description O surgimento das plataformas de negócio vem sendo estimulado pela redução de custo do processamento de dados, assim como pela difusão da internet e do uso da tecnologia móvel. Tal progresso tecnológico, associado com objetivos socioambientais e o potencial escalável via efeitos de rede, se tornaram fontes relevantes para inovação de modelos de negócios. Enquanto a literatura sobre efeito de rede discute superficialmente o conceito de valor, os estudos sobre valor percebido pelo cliente são inconclusivos no que concerne à sua aplicação em economias digitais. De maneira geral, como ambos os campos de pesquisa se relacionam ainda permanece pouco claro. Por esse motivo, o presente estudo foca na relação entre as literaturas de plataformas de negócio, efeitos de rede, e valor percebido pelo cliente, em um cenário de sustentabilidade ambiental, com particular atenção aos impactos do desperdício de alimentos. A pesquisa busca responder a seguinte pergunta: Como usuários corporativos percebem valor na presença de efeitos de rede em plataformas ambientais? Baseado em múltiplos estudos de caso de plataformas brasileiras, os resultados demonstram que usuários de plataformas ambientais percebem valor por meio de nove dimensões de orientação econômica e cinco dimensões de orientação estratégica. De maneira geral, a orientação econômica oferece benefícios/sacrifícios pontuais durante cada transação, enquanto a orientação estratégica pressupõe um relacionamento de longo prazo entre o dono da plataforma e seus usuários. Em ambos os aspectos, benefícios precisam superar os sacrifícios para melhorar a qualidade de interação dentro das plataformas, resultando em efeitos de rede positivos. Os resultados fornecem evidências para donos de plataformas atraírem e reterem compradores e fornecedores por meio do estímulo a determinados benefícios e diminuição de sacrifícios.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-09T17:03:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-03-09T17:03:36Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-02-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/10438/28864
url https://hdl.handle.net/10438/28864
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/fc4abd15-14d8-4f31-8176-4960f7bc8849/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/5e28ebd7-fe20-446a-9888-f532837ac520/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/468f3413-f663-4cb9-befe-2cf68f572f04/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/af9c90fd-b63f-4faa-9642-68e1aec3f2fa/download
bitstream.checksum.fl_str_mv bb0619d426a58dd361aedf6faa60abf0
dfb340242cced38a6cca06c627998fa1
2a40270cd09ead30934a6e57c16b3b3a
b4a9d49586ce812b31ac007ec6cb1623
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799582927360622592