User-perceived value and network effects: a study about environment-oriented business platforms
Ano de defesa: | 2020 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | eng |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Link de acesso: | https://hdl.handle.net/10438/28864 |
Resumo: | O surgimento das plataformas de negócio vem sendo estimulado pela redução de custo do processamento de dados, assim como pela difusão da internet e do uso da tecnologia móvel. Tal progresso tecnológico, associado com objetivos socioambientais e o potencial escalável via efeitos de rede, se tornaram fontes relevantes para inovação de modelos de negócios. Enquanto a literatura sobre efeito de rede discute superficialmente o conceito de valor, os estudos sobre valor percebido pelo cliente são inconclusivos no que concerne à sua aplicação em economias digitais. De maneira geral, como ambos os campos de pesquisa se relacionam ainda permanece pouco claro. Por esse motivo, o presente estudo foca na relação entre as literaturas de plataformas de negócio, efeitos de rede, e valor percebido pelo cliente, em um cenário de sustentabilidade ambiental, com particular atenção aos impactos do desperdício de alimentos. A pesquisa busca responder a seguinte pergunta: Como usuários corporativos percebem valor na presença de efeitos de rede em plataformas ambientais? Baseado em múltiplos estudos de caso de plataformas brasileiras, os resultados demonstram que usuários de plataformas ambientais percebem valor por meio de nove dimensões de orientação econômica e cinco dimensões de orientação estratégica. De maneira geral, a orientação econômica oferece benefícios/sacrifícios pontuais durante cada transação, enquanto a orientação estratégica pressupõe um relacionamento de longo prazo entre o dono da plataforma e seus usuários. Em ambos os aspectos, benefícios precisam superar os sacrifícios para melhorar a qualidade de interação dentro das plataformas, resultando em efeitos de rede positivos. Os resultados fornecem evidências para donos de plataformas atraírem e reterem compradores e fornecedores por meio do estímulo a determinados benefícios e diminuição de sacrifícios. |
id |
FGV_ff17115136d0d924c3d34996658c24d7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.fgv.br:10438/28864 |
network_acronym_str |
FGV |
network_name_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
repository_id_str |
|
spelling |
Amaral, Diego GamaEscolas::EAESPSantos, Juliana BonomiMello, Adriana Marotti deBarakat, Simone R.Orsato, Renato J.2020-03-09T17:03:36Z2020-03-09T17:03:36Z2020-02-14https://hdl.handle.net/10438/28864O surgimento das plataformas de negócio vem sendo estimulado pela redução de custo do processamento de dados, assim como pela difusão da internet e do uso da tecnologia móvel. Tal progresso tecnológico, associado com objetivos socioambientais e o potencial escalável via efeitos de rede, se tornaram fontes relevantes para inovação de modelos de negócios. Enquanto a literatura sobre efeito de rede discute superficialmente o conceito de valor, os estudos sobre valor percebido pelo cliente são inconclusivos no que concerne à sua aplicação em economias digitais. De maneira geral, como ambos os campos de pesquisa se relacionam ainda permanece pouco claro. Por esse motivo, o presente estudo foca na relação entre as literaturas de plataformas de negócio, efeitos de rede, e valor percebido pelo cliente, em um cenário de sustentabilidade ambiental, com particular atenção aos impactos do desperdício de alimentos. A pesquisa busca responder a seguinte pergunta: Como usuários corporativos percebem valor na presença de efeitos de rede em plataformas ambientais? Baseado em múltiplos estudos de caso de plataformas brasileiras, os resultados demonstram que usuários de plataformas ambientais percebem valor por meio de nove dimensões de orientação econômica e cinco dimensões de orientação estratégica. De maneira geral, a orientação econômica oferece benefícios/sacrifícios pontuais durante cada transação, enquanto a orientação estratégica pressupõe um relacionamento de longo prazo entre o dono da plataforma e seus usuários. Em ambos os aspectos, benefícios precisam superar os sacrifícios para melhorar a qualidade de interação dentro das plataformas, resultando em efeitos de rede positivos. Os resultados fornecem evidências para donos de plataformas atraírem e reterem compradores e fornecedores por meio do estímulo a determinados benefícios e diminuição de sacrifícios.The emergence of business platforms has been motivated by cost reduction of data processing combined with the diffusion of the internet and mobile technology. Due to the potential to generate network effects, this technological improvement associated with sustainability goals became a key driver for business model innovation. While the literature about network effects addresses the concept of value only superficially, studies about customer-perceived value in digital economies are inconclusive. Overall, how these research fields relate to each other remains unclear. Therefore, this study focused on the interface of the literature about business platforms, network effects, and customer-perceived value, in an environmental sustainability scenario, with particular attention to the impacts of food waste. The research addressed the following question: How do business users perceive value in the presence of network effects on environment-oriented business platforms? Based on multiple case studies of Brazilian platforms, the results demonstrate that users of environment-oriented business platforms (called eco-platforms) perceive value through nine dimensions of economic orientation and five dimensions of strategic orientation. Overall, economic orientation offers one-off benefits/sacrifices during each transaction, while the strategic orientation presupposes a longterm relationship between platform owners and their users. In both aspects, benefits must outweigh the sacrifices to improve the quality of interactions within platforms (BPs and ecoBPs), which results in positive network effects. The findings provide evidence for platform owners to attract and retain buyers and suppliers due to the stimulus of certain benefits and minimization of sacrifices.engBusiness modelsBusiness platformsCustomer-perceived valueDigital economyNetwork effectsSustainabilityEconomia digitalEfeitos de redeModelo de negóciosPlataformas de negócioSustentabilidadeAdministração de empresasRedes de negóciosTecnologia da informaçãoInternet - NegóciosPlanejamento empresarialUser-perceived value and network effects: a study about environment-oriented business platformsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINALTese - Diego Gama Amaral.pdfTese - Diego Gama Amaral.pdfPDFapplication/pdf1515925https://repositorio.fgv.br/bitstreams/fc4abd15-14d8-4f31-8176-4960f7bc8849/downloadbb0619d426a58dd361aedf6faa60abf0MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-84707https://repositorio.fgv.br/bitstreams/5e28ebd7-fe20-446a-9888-f532837ac520/downloaddfb340242cced38a6cca06c627998fa1MD52TEXTTese - Diego Gama Amaral.pdf.txtTese - Diego Gama Amaral.pdf.txtExtracted texttext/plain100449https://repositorio.fgv.br/bitstreams/468f3413-f663-4cb9-befe-2cf68f572f04/download2a40270cd09ead30934a6e57c16b3b3aMD55THUMBNAILTese - Diego Gama Amaral.pdf.jpgTese - Diego Gama Amaral.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2573https://repositorio.fgv.br/bitstreams/af9c90fd-b63f-4faa-9642-68e1aec3f2fa/downloadb4a9d49586ce812b31ac007ec6cb1623MD5610438/288642023-11-25 08:48:13.994open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/28864https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-25T08:48:13Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)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 |
dc.title.eng.fl_str_mv |
User-perceived value and network effects: a study about environment-oriented business platforms |
title |
User-perceived value and network effects: a study about environment-oriented business platforms |
spellingShingle |
User-perceived value and network effects: a study about environment-oriented business platforms Amaral, Diego Gama Business models Business platforms Customer-perceived value Digital economy Network effects Sustainability Economia digital Efeitos de rede Modelo de negócios Plataformas de negócio Sustentabilidade Administração de empresas Redes de negócios Tecnologia da informação Internet - Negócios Planejamento empresarial |
title_short |
User-perceived value and network effects: a study about environment-oriented business platforms |
title_full |
User-perceived value and network effects: a study about environment-oriented business platforms |
title_fullStr |
User-perceived value and network effects: a study about environment-oriented business platforms |
title_full_unstemmed |
User-perceived value and network effects: a study about environment-oriented business platforms |
title_sort |
User-perceived value and network effects: a study about environment-oriented business platforms |
author |
Amaral, Diego Gama |
author_facet |
Amaral, Diego Gama |
author_role |
author |
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv |
Escolas::EAESP |
dc.contributor.member.none.fl_str_mv |
Santos, Juliana Bonomi Mello, Adriana Marotti de Barakat, Simone R. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amaral, Diego Gama |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Orsato, Renato J. |
contributor_str_mv |
Orsato, Renato J. |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Business models Business platforms Customer-perceived value Digital economy Network effects Sustainability |
topic |
Business models Business platforms Customer-perceived value Digital economy Network effects Sustainability Economia digital Efeitos de rede Modelo de negócios Plataformas de negócio Sustentabilidade Administração de empresas Redes de negócios Tecnologia da informação Internet - Negócios Planejamento empresarial |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Economia digital Efeitos de rede Modelo de negócios Plataformas de negócio Sustentabilidade |
dc.subject.area.por.fl_str_mv |
Administração de empresas |
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv |
Redes de negócios Tecnologia da informação Internet - Negócios Planejamento empresarial |
description |
O surgimento das plataformas de negócio vem sendo estimulado pela redução de custo do processamento de dados, assim como pela difusão da internet e do uso da tecnologia móvel. Tal progresso tecnológico, associado com objetivos socioambientais e o potencial escalável via efeitos de rede, se tornaram fontes relevantes para inovação de modelos de negócios. Enquanto a literatura sobre efeito de rede discute superficialmente o conceito de valor, os estudos sobre valor percebido pelo cliente são inconclusivos no que concerne à sua aplicação em economias digitais. De maneira geral, como ambos os campos de pesquisa se relacionam ainda permanece pouco claro. Por esse motivo, o presente estudo foca na relação entre as literaturas de plataformas de negócio, efeitos de rede, e valor percebido pelo cliente, em um cenário de sustentabilidade ambiental, com particular atenção aos impactos do desperdício de alimentos. A pesquisa busca responder a seguinte pergunta: Como usuários corporativos percebem valor na presença de efeitos de rede em plataformas ambientais? Baseado em múltiplos estudos de caso de plataformas brasileiras, os resultados demonstram que usuários de plataformas ambientais percebem valor por meio de nove dimensões de orientação econômica e cinco dimensões de orientação estratégica. De maneira geral, a orientação econômica oferece benefícios/sacrifícios pontuais durante cada transação, enquanto a orientação estratégica pressupõe um relacionamento de longo prazo entre o dono da plataforma e seus usuários. Em ambos os aspectos, benefícios precisam superar os sacrifícios para melhorar a qualidade de interação dentro das plataformas, resultando em efeitos de rede positivos. Os resultados fornecem evidências para donos de plataformas atraírem e reterem compradores e fornecedores por meio do estímulo a determinados benefícios e diminuição de sacrifícios. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-03-09T17:03:36Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-03-09T17:03:36Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-02-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/10438/28864 |
url |
https://hdl.handle.net/10438/28864 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) instname:Fundação Getulio Vargas (FGV) instacron:FGV |
instname_str |
Fundação Getulio Vargas (FGV) |
instacron_str |
FGV |
institution |
FGV |
reponame_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
collection |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/fc4abd15-14d8-4f31-8176-4960f7bc8849/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/5e28ebd7-fe20-446a-9888-f532837ac520/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/468f3413-f663-4cb9-befe-2cf68f572f04/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/af9c90fd-b63f-4faa-9642-68e1aec3f2fa/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bb0619d426a58dd361aedf6faa60abf0 dfb340242cced38a6cca06c627998fa1 2a40270cd09ead30934a6e57c16b3b3a b4a9d49586ce812b31ac007ec6cb1623 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799582927360622592 |