Os estudos dos aportes de capitais familiares e a trajetória educacional, Pós-Ensino Médio dos egressos da Escola Municipal Professora Maria Mazarello

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Pinto, Luiz Alberto de Souza Ferreira
Orientador(a): Costa, Bruno Lazzarotti Diniz lattes
Banca de defesa: Carneiro, Carla Bronzo Ladeira lattes, Ckagnazaroff, Ivan Beck lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Fundação João Pinheiro
Programa de Pós-Graduação: Curso de Mestrado em Administração Pública
Departamento: Administração Pública
País: BR
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/tede/233
Resumo: Este trabalho tem a intenção de estudar o acesso ao ensino superior dos egressos do ensino médio, dos anos de 2004 e 2005, da Escola Municipal Professora Maria Mazarello , identificando se os capitais familiares foram determinantes, na trajetória daqueles que obtiveram aprovação no vestibular, se comparados com os capitais familiares dos demais egressos. Para tal intento esta Dissertação foi dividida nas seguintes partes: introdução, metodologia, no referencial teórico e este subdividido em três subseções, na contextualização do campo de pesquisa, na análise da pesquisa, nas conclusões, nas referências bibliográficas e no apêndice. A introdução faz uma síntese apresentativa de toda a Dissertação. A Metodologia revela que este trabalho focou principalmente numa pesquisa de egressos utilizando-se de um survey para realizar um estudo de caso. Já na primeira subseção do referencial teórico, sobre os capitais familiares, é discutida a teorização e atuação de cada capital no meio familiar, suas particularidades e suas articulações, como favorecedores de sucesso e longevidade escolar. Na subseção seguinte é discutido porque, para as camadas populares, a trajetória educacional e a longevidade acadêmica podem ser percursos muito diferenciados. É discutido ainda o quanto faz diferença, a autodeterminação do próprio estudante, as estratégias familiares e o apoio externo ao lar. Na última subseção do referencial teórico o ensino superior no Brasil: histórico, problemas e desafios alguns dos principais aspectos do ensino superior no País serão problematizados, como o acesso e permanência ao ensino superior, políticas governamentais de ingresso a este nível de ensino. Na seção: A Contextualização do Campo de Pesquisa, além de se situar (O Campo de Pesquisa), é também colocado um breve esboço sobre o ensino médio no Brasil e sobre o ensino médio noturno, como também é analisado o perfil dos egressos do ensino médio noturno, da E. M. Profª. Maria Mazarello, nos anos de 2004 e 2005. Na seção empírica, as perguntas e a hipótese norteiam a análise da mesma. Nela a pesquisa foi realizada por um survey, dividido pelo levantamento de dados, pela aplicação de um questionário auto-aplicável de pesquisa, pela análise da pesquisa desdobrada pela confrontação dos capitais apurados, entre os três grupos pesquisados (todos os respondentes = amostra total - os ingressantes ao ensino superior e os aprovados no vestibular e não ingressantes ao ensino superior = as duas sub-amostras). Como principal instrumento de mensuração foram criadas tabelas de associação entre prestar vestibular, ser aprovado no vestibular e as variáveis mais recorrentes na literatura sobre capitais familiares. E também tabelas de comparação dos fatores quantitativos dos capitais. Nesta pesquisa também foram realizadas entrevistas, com os professores da escola pesquisada e foram confrontados os rendimentos escolares, dos três grupos pesquisados. Na conclusão o diálogo entre a teoria e a pesquisa é retomado. E é reafirmado o que a literatura sinaliza sobre os três capitais familiares analisados, detalhando como eles são determinantes, nas trajetórias educacionais e na longevidade acadêmica. O apêndice guarda informações complementares sobre: o questionário auto-aplicável de pesquisa de egressos com gráficos; o roteiro de entrevistas com os professores; o roteiro de entrevista com a coordenadora pedagógica; a descrição das entrevistas; as tabelas de comparação dos fatores quantitativos dos capitais; o rendimento escolar, quadro A: cursos pré-vestibular comunitários, renda per capita.
id FJP-2_0834260823892843d607da6334277b1e
oai_identifier_str oai:repositorio.fjp.mg.gov.br:tede/233
network_acronym_str FJP-2
network_name_str Repositório Institucional da Fundação João Pinheiro
repository_id_str
spelling 2016-01-25T14:51:27Z2023-10-25T12:58:30Z2009-10-162023-10-25T12:58:30Z2008PINTO, Luiz Alberto de Souza Ferreira. Os estudos dos aportes de capitais familiares e a trajetória educacional, Pós-Ensino Médio dos egressos da Escola Municipal Professora Maria Mazarello . 2008. 232 f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Fundação João Pinheiro, Belo Horizonte, 2008.http://repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/tede/233Este trabalho tem a intenção de estudar o acesso ao ensino superior dos egressos do ensino médio, dos anos de 2004 e 2005, da Escola Municipal Professora Maria Mazarello , identificando se os capitais familiares foram determinantes, na trajetória daqueles que obtiveram aprovação no vestibular, se comparados com os capitais familiares dos demais egressos. Para tal intento esta Dissertação foi dividida nas seguintes partes: introdução, metodologia, no referencial teórico e este subdividido em três subseções, na contextualização do campo de pesquisa, na análise da pesquisa, nas conclusões, nas referências bibliográficas e no apêndice. A introdução faz uma síntese apresentativa de toda a Dissertação. A Metodologia revela que este trabalho focou principalmente numa pesquisa de egressos utilizando-se de um survey para realizar um estudo de caso. Já na primeira subseção do referencial teórico, sobre os capitais familiares, é discutida a teorização e atuação de cada capital no meio familiar, suas particularidades e suas articulações, como favorecedores de sucesso e longevidade escolar. Na subseção seguinte é discutido porque, para as camadas populares, a trajetória educacional e a longevidade acadêmica podem ser percursos muito diferenciados. É discutido ainda o quanto faz diferença, a autodeterminação do próprio estudante, as estratégias familiares e o apoio externo ao lar. Na última subseção do referencial teórico o ensino superior no Brasil: histórico, problemas e desafios alguns dos principais aspectos do ensino superior no País serão problematizados, como o acesso e permanência ao ensino superior, políticas governamentais de ingresso a este nível de ensino. Na seção: A Contextualização do Campo de Pesquisa, além de se situar (O Campo de Pesquisa), é também colocado um breve esboço sobre o ensino médio no Brasil e sobre o ensino médio noturno, como também é analisado o perfil dos egressos do ensino médio noturno, da E. M. Profª. Maria Mazarello, nos anos de 2004 e 2005. Na seção empírica, as perguntas e a hipótese norteiam a análise da mesma. Nela a pesquisa foi realizada por um survey, dividido pelo levantamento de dados, pela aplicação de um questionário auto-aplicável de pesquisa, pela análise da pesquisa desdobrada pela confrontação dos capitais apurados, entre os três grupos pesquisados (todos os respondentes = amostra total - os ingressantes ao ensino superior e os aprovados no vestibular e não ingressantes ao ensino superior = as duas sub-amostras). Como principal instrumento de mensuração foram criadas tabelas de associação entre prestar vestibular, ser aprovado no vestibular e as variáveis mais recorrentes na literatura sobre capitais familiares. E também tabelas de comparação dos fatores quantitativos dos capitais. Nesta pesquisa também foram realizadas entrevistas, com os professores da escola pesquisada e foram confrontados os rendimentos escolares, dos três grupos pesquisados. Na conclusão o diálogo entre a teoria e a pesquisa é retomado. E é reafirmado o que a literatura sinaliza sobre os três capitais familiares analisados, detalhando como eles são determinantes, nas trajetórias educacionais e na longevidade acadêmica. O apêndice guarda informações complementares sobre: o questionário auto-aplicável de pesquisa de egressos com gráficos; o roteiro de entrevistas com os professores; o roteiro de entrevista com a coordenadora pedagógica; a descrição das entrevistas; as tabelas de comparação dos fatores quantitativos dos capitais; o rendimento escolar, quadro A: cursos pré-vestibular comunitários, renda per capita.This thesis set out to research, study and discuss the Teaching Work of Physical Education teacher, identifying what is the contribution that their Work adds to Teacher Education Process in school. This study/survey was based, on a qualitative- quantitative methodological approach, however, received no statistical treatment, only, a percentage analysis. Thus, data collection used both questionnaires (quantifying responses), for the systematic observations. Thus, the research set up, an Exploratory Study when it proposed methodological develop strategies to reach the goal of Work. The AXIS RESEARCH were made after an exhausting journey of confrontation and/or crossing issues between managers and teachers that by waging a dialogue with the theory, configured the central chapters (2 and 3), allowing within each, walking for preparing the end conclusions. The main references are used Bracht (1992, 1997 and 2007), Mattos (1994), Mattos and Neira (2000), Daolio (2003, 2006 and 2007) and Pinto (2007), all cited authors are professors at area Physical Education. We tried to, too, several authors in Sociology explanations of the behaviors, attitudes, actions, reactions observable Physical Education teachers in the schools surveyed. Among other authors was with Esteve (1999) who caught up, important dialogue about "malaise" teacher. The introduction included the research proposal and explained the research method adopted and its particularities. The theoretical and empirical discussion was then divided into two parts by thesis analyzes: in chapter 2, first AXIS RESEARCH, the Pedagogical Practices of the Physical Education teacher were discussed in order to show that the teacher's commitment to quality regency lesson is that the main contribution in the Education Process. Chapter 3 begins, with a brief historical overview. Goes on to discuss the role of the teacher outside the classroom, but, also discusses some more physical education, as a school subject. As a second AXIS RESEARCH, that chapter 3, the Teaching Work of Physical Education teacher was subdivided into Working with Interactive Collective School, and Interactive Work with Members of the School Community. Also, this second AXIS RESEARCH relies sure that Education and jobs are school staff. The conclusions empties into, two sequences of Frames Syntheses, in which it is possible to visualize how the Teaching Work, is configured to forward data from both segments surveyed. Therefore, the conclusion points to an insufficient Teaching Work of Physical Education teacher, however, is something that can not be evaluated outside of the context of the various occurrences in the school environment, and not outside the historical fact of initial deficit of any teacher. References, appendices and glossary take place at the end of the Work.application/pdfporFundação João PinheiroCurso de Mestrado em Administração PúblicaFJPBRAdministração PúblicaEscolaProcesso EducacionalEducação FísicaTrabalho DocenteSchoolTeacher Education ProcessPhysical EducationTeaching WorkCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOOs estudos dos aportes de capitais familiares e a trajetória educacional, Pós-Ensino Médio dos egressos da Escola Municipal Professora Maria Mazarelloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCosta, Bruno Lazzarotti DinizCarneiro, Carla Bronzo LadeiraCkagnazaroff, Ivan Beckhttp://lattes.cnpq.br/2040877413046909http://lattes.cnpq.br/6536172803067886http://lattes.cnpq.br/2084604177044476Pinto, Luiz Alberto de Souza Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Fundação João Pinheiroinstname:Fundação João Pinheiro (FJP)instacron:FJPORIGINALDissertação_2013_Luiz Alberto de Souza Ferreira Pinto.pdfFJP02-000269application/pdf21476181http://repositorio.fjp.mg.gov.br/bitstreams/986fc638-e457-4149-8559-3efb3a0655ab/download5634429cb56ee20e2a40cee03d4e83e1MD51TEXTDissertação_2013_Luiz Alberto de Souza Ferreira Pinto.pdf.txtDissertação_2013_Luiz Alberto de Souza Ferreira Pinto.pdf.txtExtracted texttext/plain102802http://repositorio.fjp.mg.gov.br/bitstreams/70bfc112-20af-4e50-8185-5cd6294ff464/download5f7570d52c794ef7a06b6147a4e86f29MD52THUMBNAILDissertação_2013_Luiz Alberto de Souza Ferreira Pinto.pdf.jpgDissertação_2013_Luiz Alberto de Souza Ferreira Pinto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2097http://repositorio.fjp.mg.gov.br/bitstreams/57b6eddb-a151-4ace-955b-faa2934faf25/downloadb37e77f120f624125bf27f354f1fe9f8MD53tede/2332024-02-23 03:00:30.58open.accessoai:repositorio.fjp.mg.gov.br:tede/233http://repositorio.fjp.mg.gov.brRepositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.fjp.mg.gov.br/oai/requestopendoar:2024-02-23T06:00:30Repositório Institucional da Fundação João Pinheiro - Fundação João Pinheiro (FJP)false
dc.title.por.fl_str_mv Os estudos dos aportes de capitais familiares e a trajetória educacional, Pós-Ensino Médio dos egressos da Escola Municipal Professora Maria Mazarello
title Os estudos dos aportes de capitais familiares e a trajetória educacional, Pós-Ensino Médio dos egressos da Escola Municipal Professora Maria Mazarello
spellingShingle Os estudos dos aportes de capitais familiares e a trajetória educacional, Pós-Ensino Médio dos egressos da Escola Municipal Professora Maria Mazarello
Pinto, Luiz Alberto de Souza Ferreira
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Escola
Processo Educacional
Educação Física
Trabalho Docente
School
Teacher Education Process
Physical Education
Teaching Work
title_short Os estudos dos aportes de capitais familiares e a trajetória educacional, Pós-Ensino Médio dos egressos da Escola Municipal Professora Maria Mazarello
title_full Os estudos dos aportes de capitais familiares e a trajetória educacional, Pós-Ensino Médio dos egressos da Escola Municipal Professora Maria Mazarello
title_fullStr Os estudos dos aportes de capitais familiares e a trajetória educacional, Pós-Ensino Médio dos egressos da Escola Municipal Professora Maria Mazarello
title_full_unstemmed Os estudos dos aportes de capitais familiares e a trajetória educacional, Pós-Ensino Médio dos egressos da Escola Municipal Professora Maria Mazarello
title_sort Os estudos dos aportes de capitais familiares e a trajetória educacional, Pós-Ensino Médio dos egressos da Escola Municipal Professora Maria Mazarello
author Pinto, Luiz Alberto de Souza Ferreira
author_facet Pinto, Luiz Alberto de Souza Ferreira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costa, Bruno Lazzarotti Diniz
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Carneiro, Carla Bronzo Ladeira
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ckagnazaroff, Ivan Beck
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2040877413046909
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6536172803067886
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2084604177044476
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Luiz Alberto de Souza Ferreira
contributor_str_mv Costa, Bruno Lazzarotti Diniz
Carneiro, Carla Bronzo Ladeira
Ckagnazaroff, Ivan Beck
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Escola
Processo Educacional
Educação Física
Trabalho Docente
School
Teacher Education Process
Physical Education
Teaching Work
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Escola
Processo Educacional
Educação Física
Trabalho Docente
dc.subject.en.en.fl_str_mv School
Teacher Education Process
Physical Education
Teaching Work
description Este trabalho tem a intenção de estudar o acesso ao ensino superior dos egressos do ensino médio, dos anos de 2004 e 2005, da Escola Municipal Professora Maria Mazarello , identificando se os capitais familiares foram determinantes, na trajetória daqueles que obtiveram aprovação no vestibular, se comparados com os capitais familiares dos demais egressos. Para tal intento esta Dissertação foi dividida nas seguintes partes: introdução, metodologia, no referencial teórico e este subdividido em três subseções, na contextualização do campo de pesquisa, na análise da pesquisa, nas conclusões, nas referências bibliográficas e no apêndice. A introdução faz uma síntese apresentativa de toda a Dissertação. A Metodologia revela que este trabalho focou principalmente numa pesquisa de egressos utilizando-se de um survey para realizar um estudo de caso. Já na primeira subseção do referencial teórico, sobre os capitais familiares, é discutida a teorização e atuação de cada capital no meio familiar, suas particularidades e suas articulações, como favorecedores de sucesso e longevidade escolar. Na subseção seguinte é discutido porque, para as camadas populares, a trajetória educacional e a longevidade acadêmica podem ser percursos muito diferenciados. É discutido ainda o quanto faz diferença, a autodeterminação do próprio estudante, as estratégias familiares e o apoio externo ao lar. Na última subseção do referencial teórico o ensino superior no Brasil: histórico, problemas e desafios alguns dos principais aspectos do ensino superior no País serão problematizados, como o acesso e permanência ao ensino superior, políticas governamentais de ingresso a este nível de ensino. Na seção: A Contextualização do Campo de Pesquisa, além de se situar (O Campo de Pesquisa), é também colocado um breve esboço sobre o ensino médio no Brasil e sobre o ensino médio noturno, como também é analisado o perfil dos egressos do ensino médio noturno, da E. M. Profª. Maria Mazarello, nos anos de 2004 e 2005. Na seção empírica, as perguntas e a hipótese norteiam a análise da mesma. Nela a pesquisa foi realizada por um survey, dividido pelo levantamento de dados, pela aplicação de um questionário auto-aplicável de pesquisa, pela análise da pesquisa desdobrada pela confrontação dos capitais apurados, entre os três grupos pesquisados (todos os respondentes = amostra total - os ingressantes ao ensino superior e os aprovados no vestibular e não ingressantes ao ensino superior = as duas sub-amostras). Como principal instrumento de mensuração foram criadas tabelas de associação entre prestar vestibular, ser aprovado no vestibular e as variáveis mais recorrentes na literatura sobre capitais familiares. E também tabelas de comparação dos fatores quantitativos dos capitais. Nesta pesquisa também foram realizadas entrevistas, com os professores da escola pesquisada e foram confrontados os rendimentos escolares, dos três grupos pesquisados. Na conclusão o diálogo entre a teoria e a pesquisa é retomado. E é reafirmado o que a literatura sinaliza sobre os três capitais familiares analisados, detalhando como eles são determinantes, nas trajetórias educacionais e na longevidade acadêmica. O apêndice guarda informações complementares sobre: o questionário auto-aplicável de pesquisa de egressos com gráficos; o roteiro de entrevistas com os professores; o roteiro de entrevista com a coordenadora pedagógica; a descrição das entrevistas; as tabelas de comparação dos fatores quantitativos dos capitais; o rendimento escolar, quadro A: cursos pré-vestibular comunitários, renda per capita.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.available.fl_str_mv 2009-10-16
2023-10-25T12:58:30Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-01-25T14:51:27Z
2023-10-25T12:58:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PINTO, Luiz Alberto de Souza Ferreira. Os estudos dos aportes de capitais familiares e a trajetória educacional, Pós-Ensino Médio dos egressos da Escola Municipal Professora Maria Mazarello . 2008. 232 f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Fundação João Pinheiro, Belo Horizonte, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/tede/233
identifier_str_mv PINTO, Luiz Alberto de Souza Ferreira. Os estudos dos aportes de capitais familiares e a trajetória educacional, Pós-Ensino Médio dos egressos da Escola Municipal Professora Maria Mazarello . 2008. 232 f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Fundação João Pinheiro, Belo Horizonte, 2008.
url http://repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/tede/233
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação João Pinheiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Curso de Mestrado em Administração Pública
dc.publisher.initials.fl_str_mv FJP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Administração Pública
publisher.none.fl_str_mv Fundação João Pinheiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Fundação João Pinheiro
instname:Fundação João Pinheiro (FJP)
instacron:FJP
instname_str Fundação João Pinheiro (FJP)
instacron_str FJP
institution FJP
reponame_str Repositório Institucional da Fundação João Pinheiro
collection Repositório Institucional da Fundação João Pinheiro
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.fjp.mg.gov.br/bitstreams/986fc638-e457-4149-8559-3efb3a0655ab/download
http://repositorio.fjp.mg.gov.br/bitstreams/70bfc112-20af-4e50-8185-5cd6294ff464/download
http://repositorio.fjp.mg.gov.br/bitstreams/57b6eddb-a151-4ace-955b-faa2934faf25/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 5634429cb56ee20e2a40cee03d4e83e1
5f7570d52c794ef7a06b6147a4e86f29
b37e77f120f624125bf27f354f1fe9f8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Fundação João Pinheiro - Fundação João Pinheiro (FJP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1794071065940459520