Modalidades de cursos técnicos e desempenho educacional: um estudo comparativo do perfil sócio econômico e resultados escolares de alunos e egressos de modalidades diversas de cursos técnicos do CEFET-MG

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Campos, Rubens Martins
Orientador(a): Costa, Bruno Lazzarotti Diniz lattes
Banca de defesa: Carneiro, Carla Bronzo Ladeira lattes, Rocha, Carlos Alberto Vasconcelos lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Fundação João Pinheiro
Programa de Pós-Graduação: Curso de Mestrado em Administração Pública
Departamento: Administração Pública
País: BR
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/tede/179
Resumo: O ciclo de reformas educacionais iniciado no Brasil com a promulgação da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LOB), em 1996, desencadeou profundas mudanças estruturais no ensino profissional. Dentre as mudanças mais polemicas, por meio do decreto 2.208/97, promoveu-se a dissociação entre o ensino médio e o curso técnico gerando três novas modalidades destes cursos profissionalizantes; a concomitância interna (Cl), a concomitância externa (CE) e o pós-médio (PM). Em 2004, já no governo Lula, restabeleceu-se a possibilidade de oferta do curso técnico integrado ao ensino médio (INT), mantendo-se as demais modalidades geradas por ocasião da reforma. Atualmente, a opção pela oferta de uma modalidade de curso técnico dentre as 4 (quatro) possíveis, especialmente por parte das instituições públicas, passa por uma escolha política que diz respeito a dois problemas básicos: o perfil dos candidatos que se quer ter e o perfil dos profissionais que se deseja formar. Tais decisões podem ter implicações importantes sobre situações correlacionadas a equidade, eficácia e eficiência do sistema educacional, tais como o perfil socioeconômico familiar dos candidatos, resultados escolares internos dos alunos e resultados escolares externos dos egressos destes cursos. Este trabalho busca contribuir na elucidação destas questões. Para tal propõe-se um estudo comparativo de caso envolvendo egressos e alunos de três modalidades de cursos técnicos oferecidas pelo Centro Federal de Educação Tecnol6gica de Minas Gerais (CEFET-MG): integrado (lNT), em concomitância externa (CE) e em concomitância interna (CI).
id FJP-2_870fa997388febee8fea8aa57b76a206
oai_identifier_str oai:repositorio.fjp.mg.gov.br:tede/179
network_acronym_str FJP-2
network_name_str Repositório Institucional da Fundação João Pinheiro
repository_id_str
spelling 2016-01-25T14:50:55Z2023-10-25T12:59:01Z2010-09-222023-10-25T12:59:01Z2007CAMPOS, Rubens Martins. Modalidades de cursos técnicos e desempenho educacional: um estudo comparativo do perfil sócio econômico e resultados escolares de alunos e egressos de modalidades diversas de cursos técnicos do CEFET-MG. 2007. 268 f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Fundação João Pinheiro, Belo Horizonte, 2007.http://repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/tede/179O ciclo de reformas educacionais iniciado no Brasil com a promulgação da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LOB), em 1996, desencadeou profundas mudanças estruturais no ensino profissional. Dentre as mudanças mais polemicas, por meio do decreto 2.208/97, promoveu-se a dissociação entre o ensino médio e o curso técnico gerando três novas modalidades destes cursos profissionalizantes; a concomitância interna (Cl), a concomitância externa (CE) e o pós-médio (PM). Em 2004, já no governo Lula, restabeleceu-se a possibilidade de oferta do curso técnico integrado ao ensino médio (INT), mantendo-se as demais modalidades geradas por ocasião da reforma. Atualmente, a opção pela oferta de uma modalidade de curso técnico dentre as 4 (quatro) possíveis, especialmente por parte das instituições públicas, passa por uma escolha política que diz respeito a dois problemas básicos: o perfil dos candidatos que se quer ter e o perfil dos profissionais que se deseja formar. Tais decisões podem ter implicações importantes sobre situações correlacionadas a equidade, eficácia e eficiência do sistema educacional, tais como o perfil socioeconômico familiar dos candidatos, resultados escolares internos dos alunos e resultados escolares externos dos egressos destes cursos. Este trabalho busca contribuir na elucidação destas questões. Para tal propõe-se um estudo comparativo de caso envolvendo egressos e alunos de três modalidades de cursos técnicos oferecidas pelo Centro Federal de Educação Tecnol6gica de Minas Gerais (CEFET-MG): integrado (lNT), em concomitância externa (CE) e em concomitância interna (CI).The cycle of educational reforms initiated in Brazil in 1996, with the promulgation of the ncw Law of Lines of direction and Bases of Education (LOB), promoted dccp structural changes in professional education. Amongst the changes more controversies, by means of decree 2.208l97 it was promoted dissociation between average education and the course technician, who camc being given of integrated form to exactly, generating three new modalities of courses. [n 2004, in Lnla government, recovered it possibility of offers of the course technician integrated to average education ([NT), remaining the too much modalities of course generated by occasion of the reform. Currently the option for what of four modalities of cour,e technician to offer, especially on the part of the public institutions, implies in an order decision politics on the profile of the pupils that if wants to have and of the professionals that if wants to form in these programs. These decisions, in turn, can have important implications on the profile familiar economic partner, resulted pertaining to school interns of the pupils and external pertaining to school results of the egresses of these cour~e~, correlated to the subject of the equity, effectiveness and efficiency of the educational system. This work scares to contribute in the construction of the knowledge the respect of these questions. For such a case study is considered involving egresses and pupils of three modalities of courses teclUlician offered by the Federal Center ofTalmologica Education of Minas Gerais (CEFET-MG): integrated (INn, in extemal concurrence (CE) and internal concurrence (el).application/pdfporFundação João PinheiroCurso de Mestrado em Administração PúblicaFJPBRAdministração PúblicaModalidades de cursos técnicos e desempenho educacional: um estudo comparativo do perfil sócio econômico e resultados escolares de alunos e egressos de modalidades diversas de cursos técnicos do CEFET-MGinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEducaçãoEnsino TécnicoEnsino ProfissionalEstudanteDesempenho EscolarCefetMinas GeraisCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOCosta, Bruno Lazzarotti DinizCarneiro, Carla Bronzo LadeiraRocha, Carlos Alberto Vasconceloshttp://lattes.cnpq.br/2040877413046909http://lattes.cnpq.br/4416425760508538http://lattes.cnpq.br/2084604177044476Campos, Rubens Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Fundação João Pinheiroinstname:Fundação João Pinheiro (FJP)instacron:FJPORIGINALRubens Martins.pdfapplication/pdf12361721http://repositorio.fjp.mg.gov.br/bitstreams/4d45d6c8-6b24-4c37-90fe-17afe3ec0799/download34b75b9d175adbf231adef49b95c11bbMD51tede/1792024-02-22 09:21:56.436open.accessoai:repositorio.fjp.mg.gov.br:tede/179http://repositorio.fjp.mg.gov.brRepositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.fjp.mg.gov.br/oai/requestopendoar:2024-02-22T12:21:56Repositório Institucional da Fundação João Pinheiro - Fundação João Pinheiro (FJP)false
dc.title.por.fl_str_mv Modalidades de cursos técnicos e desempenho educacional: um estudo comparativo do perfil sócio econômico e resultados escolares de alunos e egressos de modalidades diversas de cursos técnicos do CEFET-MG
title Modalidades de cursos técnicos e desempenho educacional: um estudo comparativo do perfil sócio econômico e resultados escolares de alunos e egressos de modalidades diversas de cursos técnicos do CEFET-MG
spellingShingle Modalidades de cursos técnicos e desempenho educacional: um estudo comparativo do perfil sócio econômico e resultados escolares de alunos e egressos de modalidades diversas de cursos técnicos do CEFET-MG
Campos, Rubens Martins
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Educação
Ensino Técnico
Ensino Profissional
Estudante
Desempenho Escolar
Cefet
Minas Gerais
title_short Modalidades de cursos técnicos e desempenho educacional: um estudo comparativo do perfil sócio econômico e resultados escolares de alunos e egressos de modalidades diversas de cursos técnicos do CEFET-MG
title_full Modalidades de cursos técnicos e desempenho educacional: um estudo comparativo do perfil sócio econômico e resultados escolares de alunos e egressos de modalidades diversas de cursos técnicos do CEFET-MG
title_fullStr Modalidades de cursos técnicos e desempenho educacional: um estudo comparativo do perfil sócio econômico e resultados escolares de alunos e egressos de modalidades diversas de cursos técnicos do CEFET-MG
title_full_unstemmed Modalidades de cursos técnicos e desempenho educacional: um estudo comparativo do perfil sócio econômico e resultados escolares de alunos e egressos de modalidades diversas de cursos técnicos do CEFET-MG
title_sort Modalidades de cursos técnicos e desempenho educacional: um estudo comparativo do perfil sócio econômico e resultados escolares de alunos e egressos de modalidades diversas de cursos técnicos do CEFET-MG
author Campos, Rubens Martins
author_facet Campos, Rubens Martins
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costa, Bruno Lazzarotti Diniz
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Carneiro, Carla Bronzo Ladeira
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Rocha, Carlos Alberto Vasconcelos
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2040877413046909
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4416425760508538
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2084604177044476
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Rubens Martins
contributor_str_mv Costa, Bruno Lazzarotti Diniz
Carneiro, Carla Bronzo Ladeira
Rocha, Carlos Alberto Vasconcelos
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Educação
Ensino Técnico
Ensino Profissional
Estudante
Desempenho Escolar
Cefet
Minas Gerais
dc.subject.thesaurus.pt_BR.fl_str_mv Educação
Ensino Técnico
Ensino Profissional
Estudante
Desempenho Escolar
Cefet
Minas Gerais
description O ciclo de reformas educacionais iniciado no Brasil com a promulgação da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LOB), em 1996, desencadeou profundas mudanças estruturais no ensino profissional. Dentre as mudanças mais polemicas, por meio do decreto 2.208/97, promoveu-se a dissociação entre o ensino médio e o curso técnico gerando três novas modalidades destes cursos profissionalizantes; a concomitância interna (Cl), a concomitância externa (CE) e o pós-médio (PM). Em 2004, já no governo Lula, restabeleceu-se a possibilidade de oferta do curso técnico integrado ao ensino médio (INT), mantendo-se as demais modalidades geradas por ocasião da reforma. Atualmente, a opção pela oferta de uma modalidade de curso técnico dentre as 4 (quatro) possíveis, especialmente por parte das instituições públicas, passa por uma escolha política que diz respeito a dois problemas básicos: o perfil dos candidatos que se quer ter e o perfil dos profissionais que se deseja formar. Tais decisões podem ter implicações importantes sobre situações correlacionadas a equidade, eficácia e eficiência do sistema educacional, tais como o perfil socioeconômico familiar dos candidatos, resultados escolares internos dos alunos e resultados escolares externos dos egressos destes cursos. Este trabalho busca contribuir na elucidação destas questões. Para tal propõe-se um estudo comparativo de caso envolvendo egressos e alunos de três modalidades de cursos técnicos oferecidas pelo Centro Federal de Educação Tecnol6gica de Minas Gerais (CEFET-MG): integrado (lNT), em concomitância externa (CE) e em concomitância interna (CI).
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.available.fl_str_mv 2010-09-22
2023-10-25T12:59:01Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-01-25T14:50:55Z
2023-10-25T12:59:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CAMPOS, Rubens Martins. Modalidades de cursos técnicos e desempenho educacional: um estudo comparativo do perfil sócio econômico e resultados escolares de alunos e egressos de modalidades diversas de cursos técnicos do CEFET-MG. 2007. 268 f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Fundação João Pinheiro, Belo Horizonte, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/tede/179
identifier_str_mv CAMPOS, Rubens Martins. Modalidades de cursos técnicos e desempenho educacional: um estudo comparativo do perfil sócio econômico e resultados escolares de alunos e egressos de modalidades diversas de cursos técnicos do CEFET-MG. 2007. 268 f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Fundação João Pinheiro, Belo Horizonte, 2007.
url http://repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/tede/179
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação João Pinheiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Curso de Mestrado em Administração Pública
dc.publisher.initials.fl_str_mv FJP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Administração Pública
publisher.none.fl_str_mv Fundação João Pinheiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Fundação João Pinheiro
instname:Fundação João Pinheiro (FJP)
instacron:FJP
instname_str Fundação João Pinheiro (FJP)
instacron_str FJP
institution FJP
reponame_str Repositório Institucional da Fundação João Pinheiro
collection Repositório Institucional da Fundação João Pinheiro
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.fjp.mg.gov.br/bitstreams/4d45d6c8-6b24-4c37-90fe-17afe3ec0799/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 34b75b9d175adbf231adef49b95c11bb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Fundação João Pinheiro - Fundação João Pinheiro (FJP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1794071063490985984