Adolescência, lazer, vulnerabilidade: um olhar sobre a projeto 2 "toque" na bola

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Soares, Raimundo Cezar Ansaloni
Orientador(a): Costa, Bruno Lazzarotti Diniz lattes
Banca de defesa: Carneiro, Ricardo lattes, Aranha, Antônia Vitória Soares lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Fundação João Pinheiro
Programa de Pós-Graduação: Curso de Mestrado em Administração Pública
Departamento: Administração Pública
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/tede/301
Resumo: Esta dissertação realiza um estudo exploratório sobre o projeto 2 Toque na Bola, com uma abordagem quantitativa e qualitativa. A análise realizada se baseou no conceito de vulnerabilidade social e suas dimensões, procurando formular e analisar possíveis efeitos do projeto sobre a vulnerabilidade. Foi produzido um estudo de caso que teve como fontes documentos do projeto, entrevistas com pais, organizadores e professores e um questionário auto-aplicável (survey). Inicialmente, a pesquisa investigou o Projeto 2 Toque na Bola, enfatizando sua criação. A seguir, apresentou suas características de estrutura e funcionamento. O objetivo deste trabalho foi analisar se e em que medida as ações implantadas pelo projeto influenciaram ou alteraram o comportamento das crianças e dos adolescentes participantes, se essas ações incidiram sobre o estado de vulnerabilidade desse grupo e se contribuíram para que eles se fortalecessem, criando melhores condições para enfrentar os riscos sociais a que estão expostos. A intenção deste estudo não foi responder de forma conclusiva às questões, mas explorar de forma empírica algumas evidências que poderiam indicar a eficácia do projeto, em relação principalmente a três dimensões: a família, a escola e a rede de amizades. Isso foi feito por meio da análise do perfil dos atendidos, da comparação entre o grupo de participantes mais antigos e o dos mais novatos e da comparação entre os participantes cuja única motivação é a recreação e aqueles que vêem outros valores no projeto. Os resultados mostraram que, em primeiro lugar, é importante ressaltar que, por motivos vários, o projeto não atendeu exatamente ao público-alvo pretendido. Com relação à dimensão familiar, constatou-se que o resultado produzido pode interferir na coesão familiar. Em relação à dimensão escolar, verificou-se que, apesar do acompanhamento exercido pelos professores, os resultados demonstraram o rendimento escolar ainda insatisfatório e que isso guarda pouca relação perceptível com o projeto. Com relação à rede de amizades estabelecida pelos atendidos, o que se constatou é que os principais amigos não são do projeto, mas os da escola. No entanto, as amizades construídas no projeto se mostram também importantes, principalmente para os participantes mais antigos.
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