Formative accompaniment service in e-learning: integration between lms and ple (serviço de acompanhamento formativo no e-learning: integração entre lms e ple)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Melo Filho, Ivanildo José
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/486
Resumo: As dificuldades e as limitações dos Learning Management Systems (LMS) em interoperar com outras tecnologias tem sido um tema recorrente na literatura. É sabido que mesmo com todo o suporte oferecido por esses ambientes na condução das atividades de aprendizagem, existe uma lacuna relacionada à percepção dos professores e tutores sobre as atividades que são realizadas pelos aprendizes quando estes encontram-se fora deles. Diante desse cenário, o frequente uso de instrumentos ou ferramentas utilizadas por estes permitiram que um conceito emergente denominado Personal Learning Environments (PLE) surgisse e fosse caracterizado como um contexto educacional. Esse contexto permite aos aprendizes a executarem atividades de aprendizagem independente das planejadas nos ambientes formais de ensino fornecendo a eles autonomia para a execução e gerenciamento de suas atividades de aprendizagem. Professores e tutores de cursos baseados em LMS têm utilizado unicamente as ferramentas disponíveis nos LMS para o acompanhamento e avaliação dos aprendizes. Ademais, esses utilizam frequentemente o paradigma da avaliação formativa no intuito de averiguar o desempenho dos aprendizes baseado exclusivamente nas atividades realizadas dentro dos LMS. Sendo assim, esta tese tem como objetivo a concepção, desenvolvimento e avaliação de um serviço denominado de “Serviço de Acompanhamento Formativo”, cujo propósito é identificar atividades de aprendizagem informais que são realizadas fora dos ambientes LMS que podem ser integradas ao processo de avaliação ou de acompanhamento de atividades. A proposta metodológica foi delineada sob os princípios e recomendações do Design Thinking de Serviços formada por quatro fases a saber: exploração, criação, reflexão e implementação. Os participantes envolvidos no processo de concepção e desenvolvimento foram de 134 usuários, sendo 75 professores e tutores e 49 aprendizes, todos pertencentes a diferentes instituições e grupos de discussão especializados no Brasil. A avaliação do serviço foi dividida em três fases: a primeira avaliou a expectativa, na segunda foram propostas cinco tarefas a serem executadas por cada avaliador, e por fim, na terceira foi a avaliada a experiência do uso do serviço. Esse processo contou com 13 especialistas onde foram examinados 28 itens sobre o serviço proposto. Os resultados obtidos atestam que o serviço proposto apresentou um grau satisfatório de consistente em relação ao interesse de professores e tutores a fazerem uso em suas atividades. Além disso, permite que os mesmos possam, por meio do serviço, refletirem sobre suas ações docentes e de tutoria e, assim diligenciar ações assertivas na condução de uma disciplina ou curso, sejam estas do ponto de vista individual ou coletivo. As recomendações de melhoria resultantes da avaliação foram implementadas, permitindo a geração de uma nova versão do serviço alinhada as necessidades reais dos professores e tutores.
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Esse contexto permite aos aprendizes a executarem atividades de aprendizagem independente das planejadas nos ambientes formais de ensino fornecendo a eles autonomia para a execução e gerenciamento de suas atividades de aprendizagem. Professores e tutores de cursos baseados em LMS têm utilizado unicamente as ferramentas disponíveis nos LMS para o acompanhamento e avaliação dos aprendizes. Ademais, esses utilizam frequentemente o paradigma da avaliação formativa no intuito de averiguar o desempenho dos aprendizes baseado exclusivamente nas atividades realizadas dentro dos LMS. Sendo assim, esta tese tem como objetivo a concepção, desenvolvimento e avaliação de um serviço denominado de “Serviço de Acompanhamento Formativo”, cujo propósito é identificar atividades de aprendizagem informais que são realizadas fora dos ambientes LMS que podem ser integradas ao processo de avaliação ou de acompanhamento de atividades. A proposta metodológica foi delineada sob os princípios e recomendações do Design Thinking de Serviços formada por quatro fases a saber: exploração, criação, reflexão e implementação. Os participantes envolvidos no processo de concepção e desenvolvimento foram de 134 usuários, sendo 75 professores e tutores e 49 aprendizes, todos pertencentes a diferentes instituições e grupos de discussão especializados no Brasil. A avaliação do serviço foi dividida em três fases: a primeira avaliou a expectativa, na segunda foram propostas cinco tarefas a serem executadas por cada avaliador, e por fim, na terceira foi a avaliada a experiência do uso do serviço. Esse processo contou com 13 especialistas onde foram examinados 28 itens sobre o serviço proposto. Os resultados obtidos atestam que o serviço proposto apresentou um grau satisfatório de consistente em relação ao interesse de professores e tutores a fazerem uso em suas atividades. Além disso, permite que os mesmos possam, por meio do serviço, refletirem sobre suas ações docentes e de tutoria e, assim diligenciar ações assertivas na condução de uma disciplina ou curso, sejam estas do ponto de vista individual ou coletivo. As recomendações de melhoria resultantes da avaliação foram implementadas, permitindo a geração de uma nova versão do serviço alinhada as necessidades reais dos professores e tutores.The difficulties and limitations of the Learning Management Systems (LMS) in interoperating with other technologies have been a recurrent topic in the literature. It is known that even with all the support which is offered by these environments in conducting the learning activities, there is a gap related to the perception of teachers and tutors over activities done by the learners when They are out of the environments. Before this scenario, the regular use of instruments or tools used by them allowed that an emerging concept named Personal Learning Environments (PLE) to arise and to be characterised as an educational context. This context allows learners to execute learning activities independent from the ones planned in the formal learning environments; providing them autonomy to the execution and management of their own learning activities. Teachers and tutors of LMS based courses have only been using the available tools in the LMS to accompaniment and evaluation of their learners. Furthermore, they often use formative assessment paradigm in order to investigate the learners development based exclusively in the activities done in the LMS field. In that case, this thesis aimed the conception, development and evaluation of a service named “Formative Accompaniment Service”, which purpose is to identify informal learning activities that are done outside the LMS environments which are able to be integrated to the evaluation process or even activity accompaniment. The methodology proposed was designed under the principles and recommendations of the “Service Design Thinking” which are made of four phases, as it follows: exploration, creation, reflection and implementation. The participants involved in the process of conception and development added up to 134 users, 75 teachers and tutors and 49 learners, they belonged to different institutions and specialized discussion groups in Brazil. The evaluation of the service was divided into three phases: the first evaluated the expectation, in the second it was proposed five tasks to be executed by each evaluator, and eventually, in the third, it was evaluated the experience to use the service. This process counted with 13 experts that examined 28 items about the proposed service. The results got with it assure that the proposed service showed a satisfactory level of consistence related to the interest of teachers and tutors in doing it in their activities. Moreover, it allows that as using the service they are able to reflect over their actions as teachers and tutors and, in this way, strive for assertive actions in conducting a discipline or course, in an individual or collective point of view. The improving recommendations resulting of the evaluation were implemented, allowing the creation of a new version of service aligned with the real necessities of teachers and tutors.Universidade Federal de PernambucoUniversidade Federal de PernambucoBrasilCiências da Computação406285262166006864039587472Gomes, Alex Sandro7188784344595649Melo Filho, Ivanildo José2024-01-29T17:54:09Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfMelo Filho, Ivanildo José de Formative accompaniment service in e-learning: integration between LMS and PLE (Serviço de acompanhamento formativo no e-learning: integração entre LMS e PLE) / Ivanildo José de Melo Filho. – 2017.https://deposita.ibict.br/handle/deposita/486porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Comum do Brasil - Depositainstname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)instacron:IBICT2024-01-29T17:54:40Zoai:https://deposita.ibict.br:deposita/486Repositório ComumPUBhttp://deposita.ibict.br/oai/requestdeposita@ibict.bropendoar:46582024-01-29T17:54:40Repositório Comum do Brasil - Deposita - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)false
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