Palavras e efeitos de sentido : registros da repressão contra professores da UFRGS na ditatura militar.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Leo Alves Schmidt, Fabrício
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de Santa Cruz do Sul
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/472
Resumo: Neste estudo, analisamos discursos que se textualizam em documentos, inquéritos e registros, relativos a professores do Ensino Superior no Estado do Rio Grande do Sul, nos anos iniciais da ditadura militar imposta pelo Golpe de 1964. Buscamos problematizar como esses discursos produzem efeitos de sentidos referentes à militância desses professores e como foram discursivados pelo aparelho repressor do Estado autoritário. Observamos o modo como foi documentado o movimento do sujeito-professor sob o julgamento do aparato persecutório, colocando em jogo a língua em seu funcionamento discursivo, marcada pelo simbólico, uma vez que carrega no percurso do dizer algo que já faz sentido, pelo que já existe em um imaginário social pré-construído e socialmente materializado (PÊCHEUX, 1997). Interessa-nos avaliar como esses discursos se textualizam e circulam nos documentos produzidos pelo sistema. Nossa pesquisa se inscreve nos estudos da Análise de Discurso francesa, desenvolvida por Michel Pêcheux (1997) e seus entrecruzamentos com Foucault e Althusser, bem como nos estudos de Eni Orlandi (2005) entre outros pesquisadores. Para o nosso gesto de leitura, elegemos como corpus alguns documentos relativos aos expurgos de professores na UFRGS e encontrados em registros no Arquivo Nacional no acervo digitalizado e disponível para consulta pública. Em nossa análise, compreendemos que as palavras se movimentam e produzem efeitos de sentidos a partir dos processos de constituição, formulação e circulação nos discursos presentes nesses documentos e remetem a uma memória do tempo da ditadura militar, aliada a uma postura ideológica pautada pelo combate ao comunismo e aos opositores do sistema que se mantinha pelo controle do que podia ser dito, tendo imposto limitações a direitos constitucionais. Essa memória e esse discurso justificavam a repressão a qual servia de mecanismo de controle e sustentação do regime imposto à sociedade e, ao mesmo tempo, era a base para a modalização das investigações policiais e dos efeitos de sentidos do discurso a respeito os professores envolvidos.
id IBICT-1_8018b82dc23d9ac616bf439798b1f4e6
oai_identifier_str oai:https://deposita.ibict.br:deposita/472
network_acronym_str IBICT-1
network_name_str Repositório Comum do Brasil - Deposita
repository_id_str
spelling Palavras e efeitos de sentido : registros da repressão contra professores da UFRGS na ditatura militar.Ditadura MilitarDiscursoRepressãoSujeito-professorComunistaEfeitos de sentidoEstudos Linguísticos, literários e midiáticosNeste estudo, analisamos discursos que se textualizam em documentos, inquéritos e registros, relativos a professores do Ensino Superior no Estado do Rio Grande do Sul, nos anos iniciais da ditadura militar imposta pelo Golpe de 1964. Buscamos problematizar como esses discursos produzem efeitos de sentidos referentes à militância desses professores e como foram discursivados pelo aparelho repressor do Estado autoritário. Observamos o modo como foi documentado o movimento do sujeito-professor sob o julgamento do aparato persecutório, colocando em jogo a língua em seu funcionamento discursivo, marcada pelo simbólico, uma vez que carrega no percurso do dizer algo que já faz sentido, pelo que já existe em um imaginário social pré-construído e socialmente materializado (PÊCHEUX, 1997). Interessa-nos avaliar como esses discursos se textualizam e circulam nos documentos produzidos pelo sistema. Nossa pesquisa se inscreve nos estudos da Análise de Discurso francesa, desenvolvida por Michel Pêcheux (1997) e seus entrecruzamentos com Foucault e Althusser, bem como nos estudos de Eni Orlandi (2005) entre outros pesquisadores. Para o nosso gesto de leitura, elegemos como corpus alguns documentos relativos aos expurgos de professores na UFRGS e encontrados em registros no Arquivo Nacional no acervo digitalizado e disponível para consulta pública. Em nossa análise, compreendemos que as palavras se movimentam e produzem efeitos de sentidos a partir dos processos de constituição, formulação e circulação nos discursos presentes nesses documentos e remetem a uma memória do tempo da ditadura militar, aliada a uma postura ideológica pautada pelo combate ao comunismo e aos opositores do sistema que se mantinha pelo controle do que podia ser dito, tendo imposto limitações a direitos constitucionais. Essa memória e esse discurso justificavam a repressão a qual servia de mecanismo de controle e sustentação do regime imposto à sociedade e, ao mesmo tempo, era a base para a modalização das investigações policiais e dos efeitos de sentidos do discurso a respeito os professores envolvidos.In this study, we analyze discourses that are textualized in documents, surveys and records, related to Higher Education teachers in the state of Rio Grande do Sul, in the early years of the military dictatorship imposed by the 1964 Coup. We seek to problematize how these discourses produce meaning effects related to the militancy of these teachers and how they were discoursed by the repressive apparatus of the authoritarian State. We observed the way in which the movement of the subject-teacher was documented under the judgment of the persecutory apparatus, putting language into play in its discursive functioning, marked by the symbolic, since it carries in the flow of saying something that already makes sense, for what already exists in a pre-constructed social memory that is socially produced (PÊCHEUX, 1997). We are interested in evaluating how these discourses are textualized and circulated in the documents produced by the system. We are interested in evaluating how these discourses are textualized and how they circulate in the documents produced by the system. Our research is inscribed in the studies of French Discourse Analysis, developed by Michel Pêcheux (1997) and its intersections with Foucault and Althusser, as well as in the studies of Eni Orlandi (2005) among other researchers. For our reading gesture, we chose as corpus some documents related to the purges of professors at UFRGS and found in records in the National Archive in the digitalized collection and available for public consultation. In our analysis, we understand that words move and produce meaning effects from the processes of constitution, formulation and circulation in the discourses present in these documents and refer to a memory of the time of the military dictatorship, allied to an ideological posture guided by the fight against communism and the opponents of the system that was maintained by the control of what could be said, having imposed limitations on constitutional rights. This memory and this discourse justified the repression that served as a control and support mechanism for the regime imposed on society and, at the same time, was the basis for the modalization of police investigations and the effects of the discourse's meanings regarding the teachers involved.CAPESUniversidade de Santa Cruz do SulUniversidade de Santa Cruz do SulBrasilPrograma de Pós-graduação em Letras -Mestrado e Doutoradohttps://lattes.cnpq.br/896529223776326901088841040Renê Ayres, Carloshttp://lattes.cnpq.br/1639853030067696Renê Ayres, CarlosCleci Venturini, MariaCristina Trevisan Felippi, ÂngelaLeo Alves Schmidt, Fabrício2024-01-10T17:54:45Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDitadura Militar. Discurso. Repressão. Sujeito-professor. Comunista. Efeitos de sentidohttps://deposita.ibict.br/handle/deposita/472porADUFRGS. Universidade e Repressão: Os expurgos na UFRGS. Porto Alegre: L&PM, 1979. ALTHUSSER, L. Ideologia e aparelhos ideológicos do Estado. Editora: Martins Fontes, 1980. ALTHUSSER, L. Ideologia e aparelhos ideológicos de estado. Lisboa: Presença-Martins Fontes, 1974. ALTHUSSER, L. Posições I. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1978. ALVES, Maria Helena Moreira. Estado e oposição no Brasil (1964-1984). 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1989. p. BRETON, D. L. Do Silêncio. 1ªed. Editora: Piagente - Portugal, 1999. BRASIL. Sistema de Informações do Arquivo Nacional. Registro BR_DFANBSB_V8_MIC_GNC_AAA_70020428_d0002de0002. 1970. Disponível em <www.sian.an.gov.br>. Acesso em 02 de fevereiro de 2021. BRASIL. Sistema de Informações do Arquivo Nacional. Registro BR_DFANBSB_V8_MIC_GNC_AAA_70020428_d0001de0002. 1970. Disponível em <www.sian.an.gov.br>. Acesso em 02 de fevereiro de 2021. BRASIL. Sistema de Informações do Arquivo Nacional. Registro BR_DFANBSB_N8_0_PRO_CSS_0220_d0001de0001, sem data exata. Disponível em <www.sian.an.gov.br>. Acesso em 10 de fevereiro de 2021. BRASIL. Sistema de Informações do Arquivo Nacional. Registro BR_DFANBSB_V8_MIC_GNC_AAA_69018648_d0001de0002, sem data exata. Disponível em <www.sian.an.gov.br>. Acesso em 10 de fevereiro de 2021 BRASIL. Sistema de Informações do Arquivo Nacional. Registro BR_DFANBSB_V8_MIC_GNC_AAA_69018646_d0002de0002. 1968. Disponível em <www.sian.an.gov.br>. Acesso em 15 de fevereiro de 2021. CÂMARA DOS DEPUTADOS. [Site Institucional]. Brasília. Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/legin/fed/atoins/1960-1969/atoinstitucional-1-9-abril-1964-364977-publicacaooriginal-1-csr.html>. Acessado em: 10 de março de 2022. CHARAUDEAU, MAINGUENEAU, D. Dicionário de Análise do Discurso. 3ª. ed. São Paulo: Contexto, 2004. BUARQUE, Chico de Holanda. A voz do dono e o dono da voz. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=050xNbpGeOU>. Acesso em: 19 de dezembro de 2021. COSTA. Eduardo Alves da. No Caminho, com Maiakovski. Disponível em: <https://sempreumpapo.com.br/eduardo-e-maiakovski-40-anos-de-um-mal-entendido/>. Acesso em: 15 de janeiro de 2022. FERREIRA, M. C. L. Glossário de Termos do Discurso. Porto Alegre: UFRGS, 2001. FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Brasília, Editora Universidade de Brasília, 2008. FOUCAULT, M. Arqueologia do saber. 7ª. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008. FOUCAULT, M. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. 24ª. ed. São Paulo: Loyola, 2014. GARCIA-ROZA, L. A. Freud e o inconsciente. 2ª. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2020. GASPARI, Elio. A ditadura envergonhada. São Paulo. Companhia das Letras, 2002. GRIGOLETTO, M. A resistência das palavras: discurso e colonização britânica na índia. São Paulo: Unicamp, 2002. GODOY, Marcelo. A casa da vovó: uma biografia do DOI-CODI (1969-1991), o centro de sequestro, tortura e morte da ditadura militar: histórias, documentos e depoimentos dos agentes do regime. 2ª. ed. São Paulo: Alameda, 2014. HARTMANN, Fernando. Ideologia e desejo. In: INDURSKY, Freda. FERREIRA, Maria Cristina Leandro (organizadores). Michel Pêcheux e a análise do discurso: uma relação de nunca acabar. São Carlos: Claraluz, 2005. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ait/ait-01-64.htm. Acessado no dia 20 de dezembro de 2021 às 19h. INDURSKY, F. A fala dos quartéis. 1ª. ed. São Paulo: Unicamp, 2013. LEANDRO FERREIRA, M. C. Glossário de termos do discurso. Porto Alegre: UFRGS, 2001. 28p. MAZIÉRE, F. A análise do discurso: história e práticas. São Paulo: Parábola, 2007. Memorial Globo. Julgamento da Revolução. Disponível em: <http://memoriaglobo.globo.com/Memoriaglobo/upload/concessoes_foto1.html>. Acessado em: 17 de novembro de 2021. MORAES, Angélica de. Um tribunal de professores expurgou na UFRGS. Coojornal, Porto Alegre, p. 9, Mar/1979. MUSSALIM, F. Análise do discurso. In: MUSSALIM, F; BENTES, A. C. (Orgs). Introdução à linguística: domínios e fronteiras. v. 2., 4 ed. São Paulo: Cortez, 2004 ORLANDI, E. Michel de Pêcheux e a Análise do Discurso. Revista Estudos de Linguagem, Vitória da Conquista, n° 1, p. 9 -13, 2005. ORLANDI, E. D. L. P. Estrutura ou Acontecimento. 7ª. ed. São Paulo: Pontes, 2015. ORLANDI, E. D. L. P. O discurso: estrutura ou acontecimento. 7ª. ed. São Paulo: Pontes Editora, 2015. ORLANDI, E. P. Terra à vista. Discurso do confronto: velho e novo mundo. São Paulo: Cortez, v. 5, 1990. ORLANDI, E. P. Interpretação, autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Rio de Janeiro: Vozes, 1996. ORLANDI, E. P. As formas do silêncio. 6ª. ed. São Paulo: Unicamp, 2007. ______. Análise de Discurso: Michel Pêcheux - textos selecionados: Eni P. Orlandi. Campinas, SP: Pontes Editores, 2011. ORLANDI, E. P. Discurso em análise: sujeito, sentido e ideologia. 3ª. ed. São Paulo: Pontes, 2017. ORLANDI, E. P. Análise do discurso: princípios e procedimentos. 13ª. ed. São Paulo: Pontes, 2020. PÊCHEUX, M. Semântica e Discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. 2ª. ed. São Paulo: Unicamp, 1997. PÊCHEUX, M. A análise do discurso: três épocas (1983). In: GADET, F.; HAK, T. Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. 5. ed. São Paulo: Unicamp, 2014. Cap. 307, p. 320. POSSENTI, Sírio. Questões para analistas do discurso. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. _______. Discurso, estilo e subjetividade. São Paulo: Martins Fontes, 2008. PÊCHEUX, M. Análise de Discurso. Textos escolhidos por Eni Puccinellli Orlandi. 3. ed. Campinas: Pontes, 2012. PÊCHEUX, M. O discurso. 7ª. ed. Campinas: Pontes, 2015. SCIACCA, M. F. Silêncio e Palavra. Porto Alegre: UFRGS, 1995. SILVA. José Wilson da. O tenente vermelho. 1ª. ed. Campinas: AGE Editora, 2011. SCHWARCZ, Lilia Moritz; STARLING, Heloisa Maria Murgel. Brasil: uma biografia. 1ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. UNÇÃO 23. Motivação. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=1gtqUyE8YdI>. Acessado em: 25 de maio de 2022. VANDRÉ, Geraldo. Pra não dizer que não falei de flores. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=KdvsXn8oVPY>. Acessado em 20 de fevereiro de 2022.  info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Comum do Brasil - Depositainstname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)instacron:IBICT2024-01-10T17:54:45Zoai:https://deposita.ibict.br:deposita/472Repositório ComumPUBhttp://deposita.ibict.br/oai/requestdeposita@ibict.bropendoar:46582024-01-10T17:54:45Repositório Comum do Brasil - Deposita - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)false
dc.title.none.fl_str_mv Palavras e efeitos de sentido : registros da repressão contra professores da UFRGS na ditatura militar.
title Palavras e efeitos de sentido : registros da repressão contra professores da UFRGS na ditatura militar.
spellingShingle Palavras e efeitos de sentido : registros da repressão contra professores da UFRGS na ditatura militar.
Leo Alves Schmidt, Fabrício
Ditadura Militar
Discurso
Repressão
Sujeito-professor
Comunista
Efeitos de sentido
Estudos Linguísticos, literários e midiáticos
title_short Palavras e efeitos de sentido : registros da repressão contra professores da UFRGS na ditatura militar.
title_full Palavras e efeitos de sentido : registros da repressão contra professores da UFRGS na ditatura militar.
title_fullStr Palavras e efeitos de sentido : registros da repressão contra professores da UFRGS na ditatura militar.
title_full_unstemmed Palavras e efeitos de sentido : registros da repressão contra professores da UFRGS na ditatura militar.
title_sort Palavras e efeitos de sentido : registros da repressão contra professores da UFRGS na ditatura militar.
author Leo Alves Schmidt, Fabrício
author_facet Leo Alves Schmidt, Fabrício
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv https://lattes.cnpq.br/8965292237763269
01088841040
Renê Ayres, Carlos
http://lattes.cnpq.br/1639853030067696
Renê Ayres, Carlos
Cleci Venturini, Maria
Cristina Trevisan Felippi, Ângela
dc.contributor.author.fl_str_mv Leo Alves Schmidt, Fabrício
dc.subject.por.fl_str_mv Ditadura Militar
Discurso
Repressão
Sujeito-professor
Comunista
Efeitos de sentido
Estudos Linguísticos, literários e midiáticos
topic Ditadura Militar
Discurso
Repressão
Sujeito-professor
Comunista
Efeitos de sentido
Estudos Linguísticos, literários e midiáticos
description Neste estudo, analisamos discursos que se textualizam em documentos, inquéritos e registros, relativos a professores do Ensino Superior no Estado do Rio Grande do Sul, nos anos iniciais da ditadura militar imposta pelo Golpe de 1964. Buscamos problematizar como esses discursos produzem efeitos de sentidos referentes à militância desses professores e como foram discursivados pelo aparelho repressor do Estado autoritário. Observamos o modo como foi documentado o movimento do sujeito-professor sob o julgamento do aparato persecutório, colocando em jogo a língua em seu funcionamento discursivo, marcada pelo simbólico, uma vez que carrega no percurso do dizer algo que já faz sentido, pelo que já existe em um imaginário social pré-construído e socialmente materializado (PÊCHEUX, 1997). Interessa-nos avaliar como esses discursos se textualizam e circulam nos documentos produzidos pelo sistema. Nossa pesquisa se inscreve nos estudos da Análise de Discurso francesa, desenvolvida por Michel Pêcheux (1997) e seus entrecruzamentos com Foucault e Althusser, bem como nos estudos de Eni Orlandi (2005) entre outros pesquisadores. Para o nosso gesto de leitura, elegemos como corpus alguns documentos relativos aos expurgos de professores na UFRGS e encontrados em registros no Arquivo Nacional no acervo digitalizado e disponível para consulta pública. Em nossa análise, compreendemos que as palavras se movimentam e produzem efeitos de sentidos a partir dos processos de constituição, formulação e circulação nos discursos presentes nesses documentos e remetem a uma memória do tempo da ditadura militar, aliada a uma postura ideológica pautada pelo combate ao comunismo e aos opositores do sistema que se mantinha pelo controle do que podia ser dito, tendo imposto limitações a direitos constitucionais. Essa memória e esse discurso justificavam a repressão a qual servia de mecanismo de controle e sustentação do regime imposto à sociedade e, ao mesmo tempo, era a base para a modalização das investigações policiais e dos efeitos de sentidos do discurso a respeito os professores envolvidos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2024-01-10T17:54:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Ditadura Militar. Discurso. Repressão. Sujeito-professor. Comunista. Efeitos de sentido
https://deposita.ibict.br/handle/deposita/472
identifier_str_mv Ditadura Militar. Discurso. Repressão. Sujeito-professor. Comunista. Efeitos de sentido
url https://deposita.ibict.br/handle/deposita/472
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv ADUFRGS. Universidade e Repressão: Os expurgos na UFRGS. Porto Alegre: L&PM, 1979. ALTHUSSER, L. Ideologia e aparelhos ideológicos do Estado. Editora: Martins Fontes, 1980. ALTHUSSER, L. Ideologia e aparelhos ideológicos de estado. Lisboa: Presença-Martins Fontes, 1974. ALTHUSSER, L. Posições I. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1978. ALVES, Maria Helena Moreira. Estado e oposição no Brasil (1964-1984). 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1989. p. BRETON, D. L. Do Silêncio. 1ªed. Editora: Piagente - Portugal, 1999. BRASIL. Sistema de Informações do Arquivo Nacional. Registro BR_DFANBSB_V8_MIC_GNC_AAA_70020428_d0002de0002. 1970. Disponível em <www.sian.an.gov.br>. Acesso em 02 de fevereiro de 2021. BRASIL. Sistema de Informações do Arquivo Nacional. Registro BR_DFANBSB_V8_MIC_GNC_AAA_70020428_d0001de0002. 1970. Disponível em <www.sian.an.gov.br>. Acesso em 02 de fevereiro de 2021. BRASIL. Sistema de Informações do Arquivo Nacional. Registro BR_DFANBSB_N8_0_PRO_CSS_0220_d0001de0001, sem data exata. Disponível em <www.sian.an.gov.br>. Acesso em 10 de fevereiro de 2021. BRASIL. Sistema de Informações do Arquivo Nacional. Registro BR_DFANBSB_V8_MIC_GNC_AAA_69018648_d0001de0002, sem data exata. Disponível em <www.sian.an.gov.br>. Acesso em 10 de fevereiro de 2021 BRASIL. Sistema de Informações do Arquivo Nacional. Registro BR_DFANBSB_V8_MIC_GNC_AAA_69018646_d0002de0002. 1968. Disponível em <www.sian.an.gov.br>. Acesso em 15 de fevereiro de 2021. CÂMARA DOS DEPUTADOS. [Site Institucional]. Brasília. Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/legin/fed/atoins/1960-1969/atoinstitucional-1-9-abril-1964-364977-publicacaooriginal-1-csr.html>. Acessado em: 10 de março de 2022. CHARAUDEAU, MAINGUENEAU, D. Dicionário de Análise do Discurso. 3ª. ed. São Paulo: Contexto, 2004. BUARQUE, Chico de Holanda. A voz do dono e o dono da voz. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=050xNbpGeOU>. Acesso em: 19 de dezembro de 2021. COSTA. Eduardo Alves da. No Caminho, com Maiakovski. Disponível em: <https://sempreumpapo.com.br/eduardo-e-maiakovski-40-anos-de-um-mal-entendido/>. Acesso em: 15 de janeiro de 2022. FERREIRA, M. C. L. Glossário de Termos do Discurso. Porto Alegre: UFRGS, 2001. FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Brasília, Editora Universidade de Brasília, 2008. FOUCAULT, M. Arqueologia do saber. 7ª. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008. FOUCAULT, M. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. 24ª. ed. São Paulo: Loyola, 2014. GARCIA-ROZA, L. A. Freud e o inconsciente. 2ª. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2020. GASPARI, Elio. A ditadura envergonhada. São Paulo. Companhia das Letras, 2002. GRIGOLETTO, M. A resistência das palavras: discurso e colonização britânica na índia. São Paulo: Unicamp, 2002. GODOY, Marcelo. A casa da vovó: uma biografia do DOI-CODI (1969-1991), o centro de sequestro, tortura e morte da ditadura militar: histórias, documentos e depoimentos dos agentes do regime. 2ª. ed. São Paulo: Alameda, 2014. HARTMANN, Fernando. Ideologia e desejo. In: INDURSKY, Freda. FERREIRA, Maria Cristina Leandro (organizadores). Michel Pêcheux e a análise do discurso: uma relação de nunca acabar. São Carlos: Claraluz, 2005. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ait/ait-01-64.htm. Acessado no dia 20 de dezembro de 2021 às 19h. INDURSKY, F. A fala dos quartéis. 1ª. ed. São Paulo: Unicamp, 2013. LEANDRO FERREIRA, M. C. Glossário de termos do discurso. Porto Alegre: UFRGS, 2001. 28p. MAZIÉRE, F. A análise do discurso: história e práticas. São Paulo: Parábola, 2007. Memorial Globo. Julgamento da Revolução. Disponível em: <http://memoriaglobo.globo.com/Memoriaglobo/upload/concessoes_foto1.html>. Acessado em: 17 de novembro de 2021. MORAES, Angélica de. Um tribunal de professores expurgou na UFRGS. Coojornal, Porto Alegre, p. 9, Mar/1979. MUSSALIM, F. Análise do discurso. In: MUSSALIM, F; BENTES, A. C. (Orgs). Introdução à linguística: domínios e fronteiras. v. 2., 4 ed. São Paulo: Cortez, 2004 ORLANDI, E. Michel de Pêcheux e a Análise do Discurso. Revista Estudos de Linguagem, Vitória da Conquista, n° 1, p. 9 -13, 2005. ORLANDI, E. D. L. P. Estrutura ou Acontecimento. 7ª. ed. São Paulo: Pontes, 2015. ORLANDI, E. D. L. P. O discurso: estrutura ou acontecimento. 7ª. ed. São Paulo: Pontes Editora, 2015. ORLANDI, E. P. Terra à vista. Discurso do confronto: velho e novo mundo. São Paulo: Cortez, v. 5, 1990. ORLANDI, E. P. Interpretação, autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Rio de Janeiro: Vozes, 1996. ORLANDI, E. P. As formas do silêncio. 6ª. ed. São Paulo: Unicamp, 2007. ______. Análise de Discurso: Michel Pêcheux - textos selecionados: Eni P. Orlandi. Campinas, SP: Pontes Editores, 2011. ORLANDI, E. P. Discurso em análise: sujeito, sentido e ideologia. 3ª. ed. São Paulo: Pontes, 2017. ORLANDI, E. P. Análise do discurso: princípios e procedimentos. 13ª. ed. São Paulo: Pontes, 2020. PÊCHEUX, M. Semântica e Discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. 2ª. ed. São Paulo: Unicamp, 1997. PÊCHEUX, M. A análise do discurso: três épocas (1983). In: GADET, F.; HAK, T. Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. 5. ed. São Paulo: Unicamp, 2014. Cap. 307, p. 320. POSSENTI, Sírio. Questões para analistas do discurso. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. _______. Discurso, estilo e subjetividade. São Paulo: Martins Fontes, 2008. PÊCHEUX, M. Análise de Discurso. Textos escolhidos por Eni Puccinellli Orlandi. 3. ed. Campinas: Pontes, 2012. PÊCHEUX, M. O discurso. 7ª. ed. Campinas: Pontes, 2015. SCIACCA, M. F. Silêncio e Palavra. Porto Alegre: UFRGS, 1995. SILVA. José Wilson da. O tenente vermelho. 1ª. ed. Campinas: AGE Editora, 2011. SCHWARCZ, Lilia Moritz; STARLING, Heloisa Maria Murgel. Brasil: uma biografia. 1ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. UNÇÃO 23. Motivação. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=1gtqUyE8YdI>. Acessado em: 25 de maio de 2022. VANDRÉ, Geraldo. Pra não dizer que não falei de flores. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=KdvsXn8oVPY>. Acessado em 20 de fevereiro de 2022.  
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Santa Cruz do Sul
Universidade de Santa Cruz do Sul
Brasil
Programa de Pós-graduação em Letras -Mestrado e Doutorado
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Santa Cruz do Sul
Universidade de Santa Cruz do Sul
Brasil
Programa de Pós-graduação em Letras -Mestrado e Doutorado
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Comum do Brasil - Deposita
instname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)
instacron:IBICT
instname_str Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)
instacron_str IBICT
institution IBICT
reponame_str Repositório Comum do Brasil - Deposita
collection Repositório Comum do Brasil - Deposita
repository.name.fl_str_mv Repositório Comum do Brasil - Deposita - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)
repository.mail.fl_str_mv deposita@ibict.br
_version_ 1794519798834528256