“Não tem jeito melhor de realizar as atividades de espanhol”: a criação, implementação e análise de uma webquest (wq) para o ensino e a aprendizagem de língua espanhola no ensino médio.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Zilli, Bruno Ramires
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Santa Maria
Univerisidade Fedetral de Santa Maria
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/487
Resumo: A WebQuest (WQ) consiste em uma metodologia de cunho investigativo, em que o objetivo é transformar informações reunidas na internet em conhecimento, por meio de tarefas a serem realizadas. A metodologia surgiu em 1995, em um curso de capacitação ministrado pelo professor Bernie Dodge, da Universidade de San Diego, e, desde então, muitos estudos nas mais diversas áreas do conhecimento começaram a ganhar forças e, no ensino de Línguas, não foi diferente. Por isso, o presente trabalho teve como objetivo criar, implementar e analisar uma WQ para o ensino e a aprendizagem de Língua Espanhola como Língua Adicional no contexto da Educação Básica e apresenta os resultados da pesquisa desenvolvida no Programa de PósGraduação em Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER), linha de pesquisa de Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede (LP1), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Para isso, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo, com elementos quantitativos, em uma turma de 3º ano do Ensino Médio, em uma escola pública da periferia de Santana do Livramento – RS, a partir dos pressupostos teóricos da pesquisa-ação (TRIPP, 2015). Como instrumentos para a coletas dos dados, foram utilizados: a) questionário socioeconômico; b) notas de campo e; c) questionário Pós-WQ. Além disso, para embasar a presente pesquisa, foi utilizada a concepção de WQ de Dodge (1995) e Barato (2004), além de estudos sobre o ensino e a aprendizagem de Línguas mediadas pelas Novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (NTDICs) de Moran (2017), Paiva (2018) e Leffa (2020), bem como as ideias da Pedagogia de Projetos (PP) de Leite (2008) e a Teoria Sociointeracionista de Vygotsky (1970), para a criação da WQ. Para a análise dos resultados, optou-se pela Análise de Conteúdo de Bardin (1977) e, a partir dessa análise, pode-se observar que a metodologia contribuiu de maneira significativa nas aulas em que foi utilizada, não só promovendo o engajamento por parte dos alunos, mas também a aprendizagem da língua, bem como discussões pertinentes ao tema trabalhado. Além disso, com a criação da WQ Las profesiones como produto pedagógico, exigência de um mestrado profissional, espero poder contribuir com os demais colegas professores de Língua Espanhola na hora de realizar uma atividade utilizando a metodologia.
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Por isso, o presente trabalho teve como objetivo criar, implementar e analisar uma WQ para o ensino e a aprendizagem de Língua Espanhola como Língua Adicional no contexto da Educação Básica e apresenta os resultados da pesquisa desenvolvida no Programa de PósGraduação em Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER), linha de pesquisa de Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede (LP1), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Para isso, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo, com elementos quantitativos, em uma turma de 3º ano do Ensino Médio, em uma escola pública da periferia de Santana do Livramento – RS, a partir dos pressupostos teóricos da pesquisa-ação (TRIPP, 2015). Como instrumentos para a coletas dos dados, foram utilizados: a) questionário socioeconômico; b) notas de campo e; c) questionário Pós-WQ. Além disso, para embasar a presente pesquisa, foi utilizada a concepção de WQ de Dodge (1995) e Barato (2004), além de estudos sobre o ensino e a aprendizagem de Línguas mediadas pelas Novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (NTDICs) de Moran (2017), Paiva (2018) e Leffa (2020), bem como as ideias da Pedagogia de Projetos (PP) de Leite (2008) e a Teoria Sociointeracionista de Vygotsky (1970), para a criação da WQ. Para a análise dos resultados, optou-se pela Análise de Conteúdo de Bardin (1977) e, a partir dessa análise, pode-se observar que a metodologia contribuiu de maneira significativa nas aulas em que foi utilizada, não só promovendo o engajamento por parte dos alunos, mas também a aprendizagem da língua, bem como discussões pertinentes ao tema trabalhado. Além disso, com a criação da WQ Las profesiones como produto pedagógico, exigência de um mestrado profissional, espero poder contribuir com os demais colegas professores de Língua Espanhola na hora de realizar uma atividade utilizando a metodologia.The WebQuest (WQ) consists of an investigative methodology, in which the objective is to transform information gathered on the internet into knowledge, through tasks to be performed. The methodology emerged in 1995, in a training course given by Professor Bernie Dodge, from the University of San Diego, and, since then, many studies in the most diverse areas of knowledge began to gain strength and, in the teaching of Languages, it was not different. Therefore, the present work aimed to create, implement and analyze a WQ for the teaching and learning of Spanish as an Additional Language in the context of Basic Education and presents the results of the research developed in the Graduate Program in Educational Technologies in Network (PPGTER), research line for the Development of Educational Technologies in Network (LP1), at the Federal University of Santa Maria (UFSM). For this, a qualitative research was carried out, with quantitative elements, in a 3rd year high school class, in a public school on the outskirts of Santana do Livramento - RS, based on the theoretical assumptions of action research (TRIPP, 2015). As instruments for data collection, the following were used: a) socioeconomic questionnaire; b) field notes and; c) Post-WQ questionnaire. In addition, to support the present research, the WQ conception of Dodge (1995) and Barato (2004) was used, in addition to studies on the teaching and learning of Languages mediated by the New Digital Technologies of Information and Communication (NTDICs) of Moran (2017), Paiva (2018) and Leffa (2020), as well as the ideas of the Project Pedagogy (PP) of Leite (2008) and the Social Interactionist Theory of Vygotsky (1970), for the creation of the WQ. For the analysis of the results, Bardin's Content Analysis (1977) was chosen and, from this analysis, it can be observed that the methodology contributed significantly in the classes in which it was used, not only promoting engagement on the part of the students, but also the learning of the language, as well as discussions pertinent to the subject worked. In addition, with the creation of WQ Las profesiones as a pedagogical product, which requires a professional master's degree, I hope to be able to contribute with other Spanish Language teachers when carrying out an activity using the methodologyUniversidade Federal de Santa MariaUniverisidade Fedetral de Santa MariaBrasilPrograma de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Redelattes.cnpq.br/520773510214180600972957014Fontana, Marcus Vinicius LiessemZilli, Bruno Ramires2024-01-29T17:59:15Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://deposita.ibict.br/handle/deposita/487porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Comum do Brasil - Depositainstname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)instacron:IBICT2024-01-29T18:00:44Zoai:https://deposita.ibict.br:deposita/487Repositório ComumPUBhttp://deposita.ibict.br/oai/requestdeposita@ibict.bropendoar:46582024-01-29T18:00:44Repositório Comum do Brasil - Deposita - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)false
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