Gamificação na produção colaborativa de conhecimento e informação

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Brazil, André Luiz lattes
Orientador(a): Albagli, Sarita lattes
Banca de defesa: Cocco, Giuseppe Mario lattes, Schneider, Marco André Feldman lattes, Vilarim, Gilvan de Oliveira lattes, Parra, Henrique Zoqui Martins lattes
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Departamento: Escola de Comunicação
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/948
Resumo: Essa pesquisa investiga os usos da gamificação no contexto do capitalismo contemporâneo, observando aspectos relacionados à mobilização da subjetividade para a produção colaborativa de informação e conhecimento em experiências corporativas, universitárias e da ciência cidadã. O trabalho conceitua e diferencia a gamificação do jogo, a partir da observação dos ambientes de uso e da sua sincronia, da comunicação através das regras, do registro das interações dos participantes e de diversos fatores motivacionais envolvidos. Aborda a questão do uso da gamificação como forma de trabalho, onde observa, nas iniciativas de gamificação investigadas, questões associadas à centralidade do trabalho vivo, ao investimento do tempo de vida dos participantes e ao modo de produção existente nos ambientes gamificados, comparando-o com outras modalidades existentes, a partir dos aspectos da mais-valia 2.0, do uso de táticas tayloristas, do controle e captura da produção, das tensões, monitoração, influência, manipulação, alienação e exploração dos participantes, dos diferenciais de produtividade, e da mensuração quantitativa e qualitativa dos resultados. São observados a incorporação da estética e do design na gamificação, a sua influência na subjetividade e na expressividade dos participantes, a reconfiguração dos signos e os perfis de contribuição. Identifica-se também a presença de um meta-jogo nas gamificações, que redefine o seu conceito sob a ótica de um agenciamento que atua na regulação dos fluxos colaborativos voluntários, onde a auto-capacitação e a participação massiva são observados como diferenciais. A gamificação é ainda comparada em relação às definições da ciência comum e aberta, sendo destacadas situações de uso nas quais foram identificadas uma resistência ou subversão ao sistema.
id IBICT_a02107f26b85eb5347497386819cbc1b
oai_identifier_str oai:ridi.ibict.br:123456789/948
network_acronym_str IBICT
network_name_str Repositório Institucional do IBICT - RIDI
repository_id_str
spelling 2017-08-28T19:24:32Z2017-08-282017-08-28T19:24:32Z2017-05-24http://ridi.ibict.br/handle/123456789/948Essa pesquisa investiga os usos da gamificação no contexto do capitalismo contemporâneo, observando aspectos relacionados à mobilização da subjetividade para a produção colaborativa de informação e conhecimento em experiências corporativas, universitárias e da ciência cidadã. O trabalho conceitua e diferencia a gamificação do jogo, a partir da observação dos ambientes de uso e da sua sincronia, da comunicação através das regras, do registro das interações dos participantes e de diversos fatores motivacionais envolvidos. Aborda a questão do uso da gamificação como forma de trabalho, onde observa, nas iniciativas de gamificação investigadas, questões associadas à centralidade do trabalho vivo, ao investimento do tempo de vida dos participantes e ao modo de produção existente nos ambientes gamificados, comparando-o com outras modalidades existentes, a partir dos aspectos da mais-valia 2.0, do uso de táticas tayloristas, do controle e captura da produção, das tensões, monitoração, influência, manipulação, alienação e exploração dos participantes, dos diferenciais de produtividade, e da mensuração quantitativa e qualitativa dos resultados. São observados a incorporação da estética e do design na gamificação, a sua influência na subjetividade e na expressividade dos participantes, a reconfiguração dos signos e os perfis de contribuição. Identifica-se também a presença de um meta-jogo nas gamificações, que redefine o seu conceito sob a ótica de um agenciamento que atua na regulação dos fluxos colaborativos voluntários, onde a auto-capacitação e a participação massiva são observados como diferenciais. A gamificação é ainda comparada em relação às definições da ciência comum e aberta, sendo destacadas situações de uso nas quais foram identificadas uma resistência ou subversão ao sistema.This research investigates the gamification uses under a cognitive capitalism's perspective. It highlighs features for the participation engagement through subjectivity, towards a colaborative production of information and knowledge in the corporative, academical and citizen science projects. The work distinguishes gamification from game definitions, considering the environments' use and synchrony, the communication through the rules, the registry of user interactions, and the associated motivational factors. It addresses the use of gamification as work and considers the following features in the investigated gamification initiatives: the living work centrality, the subsumption of volunteer's leisure time and the production mode in gamified environments, comparing it to other existing modes and the aspects of 2.0 surplus value, the use of taylorist tactics, the control and capture of production, the tensions, surveillance, influence, manipulation, alienation and exploration of volunteers, the productity differentials, and the measuring of their quantitative and qualitative results. The integration of aesthetics and design in gamification, its influence over the volunteers' subjectivity and expressivity, the ressignification of signs and the profiles for contribution are also investigated. A meta-game is found present inside the gamifications, one that redefines its original concept under an agency perspective of a regulation for the collaborative flux of volunteers, where the self-learning and the massive participation show up as differentials. The gamification is also compared to the open science and common science definitions, and examples of its uses as a tool for the resistance or the subversion of the system are highlighted.Submitted by Priscilla Araujo (priscilla@ibict.br) on 2017-08-28T19:24:32Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) TESE ANDRE BRAZIL PPGCI IBICT UFRJ 2017.pdf: 6609733 bytes, checksum: 1f7f9787f4ef6bff7a57d796c14e6a2c (MD5)Made available in DSpace on 2017-08-28T19:24:32Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) TESE ANDRE BRAZIL PPGCI IBICT UFRJ 2017.pdf: 6609733 bytes, checksum: 1f7f9787f4ef6bff7a57d796c14e6a2c (MD5) Previous issue date: 2017-05-24porInstituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/Universidade Federal do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Ciência da InformaçãoIBICT/UFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOGamificaçãoJogoCapitalismo cognitivoTrabalho vivoProdução colaborativaMais-valia 2.0Ciência da InformaçãoGamificationGameCognitive capitalismLiving workCollaborative production2.0 Surplus valueInformation ScienceGamificação na produção colaborativa de conhecimento e informaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisAlbagli, Saritahttp://lattes.cnpq.br/8946328562221916Cocco, Giuseppe Mariohttp://lattes.cnpq.br/5331547205905799Schneider, Marco André Feldmanhttp://lattes.cnpq.br/6589062304969432Vilarim, Gilvan de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/3537226826949396Parra, Henrique Zoqui Martinshttp://lattes.cnpq.br/8314245614310718http://lattes.cnpq.br/8168338742708236Brazil, André Luizinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IBICT - RIDIinstname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)instacron:IBICTORIGINALTESE ANDRE BRAZIL PPGCI IBICT UFRJ 2017.pdfTESE ANDRE BRAZIL PPGCI IBICT UFRJ 2017.pdfapplication/pdf6609733http://ridi.ibict.br/bitstream/123456789/948/1/TESE+ANDRE+BRAZIL+PPGCI+IBICT+UFRJ+2017.pdf1f7f9787f4ef6bff7a57d796c14e6a2cMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-846http://ridi.ibict.br/bitstream/123456789/948/2/license_url587cd8ffae15c8598ed3c46d248a3f38MD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://ridi.ibict.br/bitstream/123456789/948/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://ridi.ibict.br/bitstream/123456789/948/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866http://ridi.ibict.br/bitstream/123456789/948/5/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD55TEXTTESE ANDRE BRAZIL PPGCI IBICT UFRJ 2017.pdf.txtTESE ANDRE BRAZIL PPGCI IBICT UFRJ 2017.pdf.txtExtracted texttext/plain466075http://ridi.ibict.br/bitstream/123456789/948/6/TESE+ANDRE+BRAZIL+PPGCI+IBICT+UFRJ+2017.pdf.txt179d90dfb43ffdb3516c3bc063536858MD56123456789/9482017-09-06 03:00:42.975oai:ridi.ibict.br: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ório InstitucionalPUBhttps://ridi.ibict.br/oai/requestrd@ibict.bropendoar:24042017-09-06T06:00:42Repositório Institucional do IBICT - RIDI - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gamificação na produção colaborativa de conhecimento e informação
title Gamificação na produção colaborativa de conhecimento e informação
spellingShingle Gamificação na produção colaborativa de conhecimento e informação
Brazil, André Luiz
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Gamificação
Jogo
Capitalismo cognitivo
Trabalho vivo
Produção colaborativa
Mais-valia 2.0
Ciência da Informação
Gamification
Game
Cognitive capitalism
Living work
Collaborative production
2.0 Surplus value
Information Science
title_short Gamificação na produção colaborativa de conhecimento e informação
title_full Gamificação na produção colaborativa de conhecimento e informação
title_fullStr Gamificação na produção colaborativa de conhecimento e informação
title_full_unstemmed Gamificação na produção colaborativa de conhecimento e informação
title_sort Gamificação na produção colaborativa de conhecimento e informação
author Brazil, André Luiz
author_facet Brazil, André Luiz
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Albagli, Sarita
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8946328562221916
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Cocco, Giuseppe Mario
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5331547205905799
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Schneider, Marco André Feldman
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6589062304969432
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Vilarim, Gilvan de Oliveira
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3537226826949396
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Parra, Henrique Zoqui Martins
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8314245614310718
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8168338742708236
dc.contributor.author.fl_str_mv Brazil, André Luiz
contributor_str_mv Albagli, Sarita
Cocco, Giuseppe Mario
Schneider, Marco André Feldman
Vilarim, Gilvan de Oliveira
Parra, Henrique Zoqui Martins
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Gamificação
Jogo
Capitalismo cognitivo
Trabalho vivo
Produção colaborativa
Mais-valia 2.0
Ciência da Informação
Gamification
Game
Cognitive capitalism
Living work
Collaborative production
2.0 Surplus value
Information Science
dc.subject.por.fl_str_mv Gamificação
Jogo
Capitalismo cognitivo
Trabalho vivo
Produção colaborativa
Mais-valia 2.0
Ciência da Informação
Gamification
Game
Cognitive capitalism
Living work
Collaborative production
2.0 Surplus value
Information Science
description Essa pesquisa investiga os usos da gamificação no contexto do capitalismo contemporâneo, observando aspectos relacionados à mobilização da subjetividade para a produção colaborativa de informação e conhecimento em experiências corporativas, universitárias e da ciência cidadã. O trabalho conceitua e diferencia a gamificação do jogo, a partir da observação dos ambientes de uso e da sua sincronia, da comunicação através das regras, do registro das interações dos participantes e de diversos fatores motivacionais envolvidos. Aborda a questão do uso da gamificação como forma de trabalho, onde observa, nas iniciativas de gamificação investigadas, questões associadas à centralidade do trabalho vivo, ao investimento do tempo de vida dos participantes e ao modo de produção existente nos ambientes gamificados, comparando-o com outras modalidades existentes, a partir dos aspectos da mais-valia 2.0, do uso de táticas tayloristas, do controle e captura da produção, das tensões, monitoração, influência, manipulação, alienação e exploração dos participantes, dos diferenciais de produtividade, e da mensuração quantitativa e qualitativa dos resultados. São observados a incorporação da estética e do design na gamificação, a sua influência na subjetividade e na expressividade dos participantes, a reconfiguração dos signos e os perfis de contribuição. Identifica-se também a presença de um meta-jogo nas gamificações, que redefine o seu conceito sob a ótica de um agenciamento que atua na regulação dos fluxos colaborativos voluntários, onde a auto-capacitação e a participação massiva são observados como diferenciais. A gamificação é ainda comparada em relação às definições da ciência comum e aberta, sendo destacadas situações de uso nas quais foram identificadas uma resistência ou subversão ao sistema.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-08-28T19:24:32Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-08-28
2017-08-28T19:24:32Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-05-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://ridi.ibict.br/handle/123456789/948
url http://ridi.ibict.br/handle/123456789/948
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
dc.publisher.initials.fl_str_mv IBICT/UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IBICT - RIDI
instname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)
instacron:IBICT
instname_str Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)
instacron_str IBICT
institution IBICT
reponame_str Repositório Institucional do IBICT - RIDI
collection Repositório Institucional do IBICT - RIDI
bitstream.url.fl_str_mv http://ridi.ibict.br/bitstream/123456789/948/1/TESE+ANDRE+BRAZIL+PPGCI+IBICT+UFRJ+2017.pdf
http://ridi.ibict.br/bitstream/123456789/948/2/license_url
http://ridi.ibict.br/bitstream/123456789/948/3/license_text
http://ridi.ibict.br/bitstream/123456789/948/4/license_rdf
http://ridi.ibict.br/bitstream/123456789/948/5/license.txt
http://ridi.ibict.br/bitstream/123456789/948/6/TESE+ANDRE+BRAZIL+PPGCI+IBICT+UFRJ+2017.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 1f7f9787f4ef6bff7a57d796c14e6a2c
587cd8ffae15c8598ed3c46d248a3f38
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
179d90dfb43ffdb3516c3bc063536858
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IBICT - RIDI - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)
repository.mail.fl_str_mv rd@ibict.br
_version_ 1797056492146262016