Usos do Big Data em campanhas eleitorais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Antoniutti, Cleide Luciane lattes
Orientador(a): Albagli, Sarita lattes
Banca de defesa: Schneider, Marco André Feldman lattes, Cavalcanti, Marcos do Couto Bezerra lattes, Veiga, Luciana Fernandes lattes, Cajazeira, Paulo Eduardo Silva Lins lattes
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Departamento: Escola de Comunicação
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/849
Resumo: Esta tese tem como foco os usos que campanhas eleitorais contemporâneas têm feito do big data, a partir do fenômeno da datificação da informação e da adoção de novas práticas para conquista de eleitores daí derivadas. O trabalho inicia-se discutindo a informação e a tecnologia a partir da Sociedade Informacional (Castells). Caracteriza em seguida o fenômeno da datificação a partir da disponibilidade e dos usos das mídias sociais digitais e dos dispositivos móveis. Conceitua e caracteriza o big data a partir de diferentes dimensões teóricas e práticas, apresentando os impactos do big data na vigilância, monitoramento e uso de informações pessoais de ambientes de mídias sociais digitais. Discute as características das campanhas eleitorais atuais e os conceitos de marketing eleitoral. Apresenta campanhas eleitorais centradas em dados, ilustrando com o exemplo da campanha eleitoral americana de Barack Obama de 2012. Na pesquisa empírica, investiga como empresas de dados brasileiras trabalham com o big data em campanhas eleitorais. Busca diferentes visões de especialistas sobre a temática. Observa-se diretamente uma campanha eleitoral brasileira no pleito de 2014, que foca suas estratégias no uso do big data. Considera-se o big data como um processo pouco usado, mas com grandes expectativas, contribuindo para as ações direcionadas e microsegmentadas de comunicação entre candidato e eleitores.
id IBICT_b18d611533a208fa6e32c881520547b7
oai_identifier_str oai:ridi.ibict.br:123456789/849
network_acronym_str IBICT
network_name_str Repositório Institucional do IBICT - RIDI
repository_id_str
spelling 2016-07-05T19:51:23Z2016-07-052016-07-05T19:51:23Z2015-08-07http://ridi.ibict.br/handle/123456789/849Esta tese tem como foco os usos que campanhas eleitorais contemporâneas têm feito do big data, a partir do fenômeno da datificação da informação e da adoção de novas práticas para conquista de eleitores daí derivadas. O trabalho inicia-se discutindo a informação e a tecnologia a partir da Sociedade Informacional (Castells). Caracteriza em seguida o fenômeno da datificação a partir da disponibilidade e dos usos das mídias sociais digitais e dos dispositivos móveis. Conceitua e caracteriza o big data a partir de diferentes dimensões teóricas e práticas, apresentando os impactos do big data na vigilância, monitoramento e uso de informações pessoais de ambientes de mídias sociais digitais. Discute as características das campanhas eleitorais atuais e os conceitos de marketing eleitoral. Apresenta campanhas eleitorais centradas em dados, ilustrando com o exemplo da campanha eleitoral americana de Barack Obama de 2012. Na pesquisa empírica, investiga como empresas de dados brasileiras trabalham com o big data em campanhas eleitorais. Busca diferentes visões de especialistas sobre a temática. Observa-se diretamente uma campanha eleitoral brasileira no pleito de 2014, que foca suas estratégias no uso do big data. Considera-se o big data como um processo pouco usado, mas com grandes expectativas, contribuindo para as ações direcionadas e microsegmentadas de comunicação entre candidato e eleitores.This thesis focuses on the uses that contemporary election campaigns have made of big data, from datificação of information phenomenon and adoption of new practices to achievement of voters derived therefrom. The work begins discussing the information and technology from the Informational Society (Castells).Features then the datificação phenomenon from the availability and use of digital social media and mobile devices. Conceptualizes and features the big data from different theoretical and practical dimensions, presenting the big data impacts on surveillance, monitoring and use of personal information of digital social media environments. Discusses the features of the current election campaigns and the concepts of electoral marketing. Presents election campaigns centered on data, illustrating the example of the American election campaign of Barack Obama 2012. In empirical research investigates how data Brazilian companies work with big data in election campaigns. Search different views of experts on the subject. It is observed directly a Brazilian election campaign in the 2014 election that focuses its strategies on the use of big data. It is considered the big data as a little-used process, but with great expectations, contributing to the targeted and microsegmentadas actions of communication between candidates and voters.Submitted by Priscilla Araujo (priscilla@ibict.br) on 2016-07-05T19:51:23Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) TESE DOUTORADO CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO - 2015 - CLEIDE LUCIANE ANTONIUTTI - IBICT-ECO-UFRJ (1).pdf: 4250615 bytes, checksum: 15d67eba953ab4abafcf6b01136a4710 (MD5)Made available in DSpace on 2016-07-05T19:51:23Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) TESE DOUTORADO CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO - 2015 - CLEIDE LUCIANE ANTONIUTTI - IBICT-ECO-UFRJ (1).pdf: 4250615 bytes, checksum: 15d67eba953ab4abafcf6b01136a4710 (MD5) Previous issue date: 2015-08-07Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporInstituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/Universidade Federal do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Ciência da InformaçãoIBICT/UFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOBig DataCampanhas EleitoraisDatificaçãoSociedade InformacionalInformaçãoElectoral campaignsDatificacionInformational societyInformationUsos do Big Data em campanhas eleitoraisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisAlbagli, Saritahttp://lattes.cnpq.br/8946328562221916Schneider, Marco André Feldmanhttp://lattes.cnpq.br/6589062304969432Cavalcanti, Marcos do Couto Bezerrahttp://lattes.cnpq.br/3565629573688410Veiga, Luciana Fernandeshttp://lattes.cnpq.br/6225554673074879Cajazeira, Paulo Eduardo Silva Linshttp://lattes.cnpq.br/1769678534430582http://lattes.cnpq.br/8008779234530321Antoniutti, Cleide Lucianeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IBICT - RIDIinstname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)instacron:IBICTORIGINALTESE DOUTORADO CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO - 2015 - CLEIDE LUCIANE ANTONIUTTI - IBICT-ECO-UFRJ (1).pdfTESE DOUTORADO CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO - 2015 - CLEIDE LUCIANE ANTONIUTTI - IBICT-ECO-UFRJ (1).pdfapplication/pdf4250615http://ridi.ibict.br/bitstream/123456789/849/1/TESE+DOUTORADO+CI%C3%8ANCIA+DA+INFORMA%C3%87%C3%83O+-+2015+-+CLEIDE+LUCIANE+ANTONIUTTI+-+IBICT-ECO-UFRJ+%281%29.pdf15d67eba953ab4abafcf6b01136a4710MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-846http://ridi.ibict.br/bitstream/123456789/849/2/license_url587cd8ffae15c8598ed3c46d248a3f38MD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://ridi.ibict.br/bitstream/123456789/849/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://ridi.ibict.br/bitstream/123456789/849/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866http://ridi.ibict.br/bitstream/123456789/849/5/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD55TEXTTESE DOUTORADO CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO - 2015 - CLEIDE LUCIANE ANTONIUTTI - IBICT-ECO-UFRJ (1).pdf.txtTESE DOUTORADO CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO - 2015 - CLEIDE LUCIANE ANTONIUTTI - IBICT-ECO-UFRJ (1).pdf.txtExtracted texttext/plain684229http://ridi.ibict.br/bitstream/123456789/849/6/TESE+DOUTORADO+CI%C3%8ANCIA+DA+INFORMA%C3%87%C3%83O+-+2015+-+CLEIDE+LUCIANE+ANTONIUTTI+-+IBICT-ECO-UFRJ+%281%29.pdf.txtd9c798cfa5d38b253fd7851da0628cc5MD56123456789/8492016-07-07 03:00:18.662oai:ridi.ibict.br: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ório InstitucionalPUBhttps://ridi.ibict.br/oai/requestrd@ibict.bropendoar:24042016-07-07T06:00:18Repositório Institucional do IBICT - RIDI - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Usos do Big Data em campanhas eleitorais
title Usos do Big Data em campanhas eleitorais
spellingShingle Usos do Big Data em campanhas eleitorais
Antoniutti, Cleide Luciane
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Big Data
Campanhas Eleitorais
Datificação
Sociedade Informacional
Informação
Electoral campaigns
Datificacion
Informational society
Information
title_short Usos do Big Data em campanhas eleitorais
title_full Usos do Big Data em campanhas eleitorais
title_fullStr Usos do Big Data em campanhas eleitorais
title_full_unstemmed Usos do Big Data em campanhas eleitorais
title_sort Usos do Big Data em campanhas eleitorais
author Antoniutti, Cleide Luciane
author_facet Antoniutti, Cleide Luciane
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Albagli, Sarita
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8946328562221916
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Schneider, Marco André Feldman
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6589062304969432
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Cavalcanti, Marcos do Couto Bezerra
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3565629573688410
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Veiga, Luciana Fernandes
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6225554673074879
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Cajazeira, Paulo Eduardo Silva Lins
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1769678534430582
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8008779234530321
dc.contributor.author.fl_str_mv Antoniutti, Cleide Luciane
contributor_str_mv Albagli, Sarita
Schneider, Marco André Feldman
Cavalcanti, Marcos do Couto Bezerra
Veiga, Luciana Fernandes
Cajazeira, Paulo Eduardo Silva Lins
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Big Data
Campanhas Eleitorais
Datificação
Sociedade Informacional
Informação
Electoral campaigns
Datificacion
Informational society
Information
dc.subject.por.fl_str_mv Big Data
Campanhas Eleitorais
Datificação
Sociedade Informacional
Informação
Electoral campaigns
Datificacion
Informational society
Information
description Esta tese tem como foco os usos que campanhas eleitorais contemporâneas têm feito do big data, a partir do fenômeno da datificação da informação e da adoção de novas práticas para conquista de eleitores daí derivadas. O trabalho inicia-se discutindo a informação e a tecnologia a partir da Sociedade Informacional (Castells). Caracteriza em seguida o fenômeno da datificação a partir da disponibilidade e dos usos das mídias sociais digitais e dos dispositivos móveis. Conceitua e caracteriza o big data a partir de diferentes dimensões teóricas e práticas, apresentando os impactos do big data na vigilância, monitoramento e uso de informações pessoais de ambientes de mídias sociais digitais. Discute as características das campanhas eleitorais atuais e os conceitos de marketing eleitoral. Apresenta campanhas eleitorais centradas em dados, ilustrando com o exemplo da campanha eleitoral americana de Barack Obama de 2012. Na pesquisa empírica, investiga como empresas de dados brasileiras trabalham com o big data em campanhas eleitorais. Busca diferentes visões de especialistas sobre a temática. Observa-se diretamente uma campanha eleitoral brasileira no pleito de 2014, que foca suas estratégias no uso do big data. Considera-se o big data como um processo pouco usado, mas com grandes expectativas, contribuindo para as ações direcionadas e microsegmentadas de comunicação entre candidato e eleitores.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-08-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-07-05T19:51:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-07-05
2016-07-05T19:51:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://ridi.ibict.br/handle/123456789/849
url http://ridi.ibict.br/handle/123456789/849
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
dc.publisher.initials.fl_str_mv IBICT/UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IBICT - RIDI
instname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)
instacron:IBICT
instname_str Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)
instacron_str IBICT
institution IBICT
reponame_str Repositório Institucional do IBICT - RIDI
collection Repositório Institucional do IBICT - RIDI
bitstream.url.fl_str_mv http://ridi.ibict.br/bitstream/123456789/849/1/TESE+DOUTORADO+CI%C3%8ANCIA+DA+INFORMA%C3%87%C3%83O+-+2015+-+CLEIDE+LUCIANE+ANTONIUTTI+-+IBICT-ECO-UFRJ+%281%29.pdf
http://ridi.ibict.br/bitstream/123456789/849/2/license_url
http://ridi.ibict.br/bitstream/123456789/849/3/license_text
http://ridi.ibict.br/bitstream/123456789/849/4/license_rdf
http://ridi.ibict.br/bitstream/123456789/849/5/license.txt
http://ridi.ibict.br/bitstream/123456789/849/6/TESE+DOUTORADO+CI%C3%8ANCIA+DA+INFORMA%C3%87%C3%83O+-+2015+-+CLEIDE+LUCIANE+ANTONIUTTI+-+IBICT-ECO-UFRJ+%281%29.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 15d67eba953ab4abafcf6b01136a4710
587cd8ffae15c8598ed3c46d248a3f38
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
d9c798cfa5d38b253fd7851da0628cc5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IBICT - RIDI - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)
repository.mail.fl_str_mv rd@ibict.br
_version_ 1797056491092443136