Uma abordagem das relações métricas no triângulo retângulo para alunos do campo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: PONTES, Agnaldo Reis
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares
IFPA
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/402
Resumo: This present paper presents a research developed in the Program of Professional Masters in Rural Development and Management of Agri - food Developments of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Pará, class of Paragominas. This paper aims to discuss and suggest new approaches that enable improvements in the teaching of mathematics through the insertion of Information and Communication Technologies from the preparation of a didactic sequence for teaching and learning of metric relations in the right triangle using GeoGebra. From the data collected through questionnaires, it was possible to understand the perception of teachers and students regarding the uses of Information and Communication Technologies - ICTs in teaching and learning of mathematics. Mathematics teachers recognize the importance of technological resources for the teaching of mathematics, however, it is observed that the teaching of mathematics, practiced by them, continues to replicate the traditional method of teaching this discipline. With the information collected, after the validation of the didactic sequence, the benefits that ICT can bring to teaching and learning in mathematics are evident
id IFPA-1_39b7e9819a980a2bfd898cd9151f1599
oai_identifier_str oai:10.0.2.15:prefix/402
network_acronym_str IFPA-1
network_name_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
repository_id_str
spelling Uma abordagem das relações métricas no triângulo retângulo para alunos do campoGeogebraGeometriaEducação do campoGeometryCountryside educationCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::EXTENSAO RURALGestão de Empreendimentos AgroalimentaresThis present paper presents a research developed in the Program of Professional Masters in Rural Development and Management of Agri - food Developments of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Pará, class of Paragominas. This paper aims to discuss and suggest new approaches that enable improvements in the teaching of mathematics through the insertion of Information and Communication Technologies from the preparation of a didactic sequence for teaching and learning of metric relations in the right triangle using GeoGebra. From the data collected through questionnaires, it was possible to understand the perception of teachers and students regarding the uses of Information and Communication Technologies - ICTs in teaching and learning of mathematics. Mathematics teachers recognize the importance of technological resources for the teaching of mathematics, however, it is observed that the teaching of mathematics, practiced by them, continues to replicate the traditional method of teaching this discipline. With the information collected, after the validation of the didactic sequence, the benefits that ICT can bring to teaching and learning in mathematics are evidentO presente trabalho apresenta uma pesquisa desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, turma de Paragominas. Teve por objetivo discutir e sugerir novas abordagens que possibilitam melhorias no ensino de matemática por meio da inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação a partir da elaboração de uma sequência didática para o ensino e aprendizagem das relações métricas no triângulo retângulo utilizando o GeoGebra. A partir dos dados coletados, por meio dos questionários, foi possível compreender a percepção dos professores e alunos a respeito do uso de Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC no ensino e aprendizagem em matemática. Os professores de matemática entrevistados reconhecem a importância dos recursos tecnológicos para o ensino de matemática, entretanto, observa-se que o ensino de matemática, por eles praticado, continua replicando o método tradicional de ensinar essa disciplina. Com as informações coletadas, após a validação da sequência didática, ficaram evidente os benefícios que as TIC podem trazer para o ensino e aprendizagem em matemáticaInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ParáInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos AgroalimentaresIFPAPAIXÃO, Antônio Jorge Paraensehttp://lattes.cnpq.br/2722578812600132Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ParáPONTES, Agnaldo Reis2023-03-24T14:10:04Z2023-03-24T14:10:04Z2020-08-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPONTES, Agnaldo reis. Uma abordagem das relações métricas no triângulo retângulo para alunos do campo. 2020. 80 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Castanhal, 2020. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/402. Acesso em:https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/402porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:do Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)instacron:IFPA2023-06-26T22:52:27Zoai:10.0.2.15:prefix/402Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifpa.edu.br/oai/requestrepositorio@ifpa.edu.bropendoar:2023-06-26T22:52:27do Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma abordagem das relações métricas no triângulo retângulo para alunos do campo
title Uma abordagem das relações métricas no triângulo retângulo para alunos do campo
spellingShingle Uma abordagem das relações métricas no triângulo retângulo para alunos do campo
PONTES, Agnaldo Reis
Geogebra
Geometria
Educação do campo
Geometry
Countryside education
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::EXTENSAO RURAL
Gestão de Empreendimentos Agroalimentares
title_short Uma abordagem das relações métricas no triângulo retângulo para alunos do campo
title_full Uma abordagem das relações métricas no triângulo retângulo para alunos do campo
title_fullStr Uma abordagem das relações métricas no triângulo retângulo para alunos do campo
title_full_unstemmed Uma abordagem das relações métricas no triângulo retângulo para alunos do campo
title_sort Uma abordagem das relações métricas no triângulo retângulo para alunos do campo
author PONTES, Agnaldo Reis
author_facet PONTES, Agnaldo Reis
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PAIXÃO, Antônio Jorge Paraense
http://lattes.cnpq.br/2722578812600132
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
dc.contributor.author.fl_str_mv PONTES, Agnaldo Reis
dc.subject.por.fl_str_mv Geogebra
Geometria
Educação do campo
Geometry
Countryside education
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::EXTENSAO RURAL
Gestão de Empreendimentos Agroalimentares
topic Geogebra
Geometria
Educação do campo
Geometry
Countryside education
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::EXTENSAO RURAL
Gestão de Empreendimentos Agroalimentares
description This present paper presents a research developed in the Program of Professional Masters in Rural Development and Management of Agri - food Developments of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Pará, class of Paragominas. This paper aims to discuss and suggest new approaches that enable improvements in the teaching of mathematics through the insertion of Information and Communication Technologies from the preparation of a didactic sequence for teaching and learning of metric relations in the right triangle using GeoGebra. From the data collected through questionnaires, it was possible to understand the perception of teachers and students regarding the uses of Information and Communication Technologies - ICTs in teaching and learning of mathematics. Mathematics teachers recognize the importance of technological resources for the teaching of mathematics, however, it is observed that the teaching of mathematics, practiced by them, continues to replicate the traditional method of teaching this discipline. With the information collected, after the validation of the didactic sequence, the benefits that ICT can bring to teaching and learning in mathematics are evident
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-20
2023-03-24T14:10:04Z
2023-03-24T14:10:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PONTES, Agnaldo reis. Uma abordagem das relações métricas no triângulo retângulo para alunos do campo. 2020. 80 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Castanhal, 2020. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/402. Acesso em:
https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/402
identifier_str_mv PONTES, Agnaldo reis. Uma abordagem das relações métricas no triângulo retângulo para alunos do campo. 2020. 80 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Castanhal, 2020. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/402. Acesso em:
url https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/402
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares
IFPA
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares
IFPA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:do Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
instacron:IFPA
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
instacron_str IFPA
institution IFPA
reponame_str do Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
collection do Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
repository.name.fl_str_mv do Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ifpa.edu.br
_version_ 1790069403092516864