O ensino de libras no Brasil: um recorte historiogr?fico

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: SILVA, ABRA?O ALVES DA
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2537
Resumo: O presente artigo busca compreender, atrav?s de um recorte historiogr?fico, como se deu a inclus?o de pessoas surdas na educa??o brasileira, analisando o seu percurso hist?rico e os desafios de tornar a L?ngua Brasileira de Sinais (LIBRAS) uma l?ngua oficial e obrigat?ria no ambiente escolar. ? importante compreendermos o quanto o ensino da LIBRAS ? importante para toda a sociedade, principalmente para a inser??o da comunidade surda. A Libras ? o principal instrumento de comunica??o das pessoas com defici?ncia auditiva, sendo, deste modo, de suma import?ncia torn?-las ainda mais reconhecidas e respeitadas, gerando um impacto no processo de ensino e na aprendizagem no s?culo XXI. ? crescente a necessidade de refletirmos sobre as a??es de inclus?o, levando em considera??o a demanda atual de profissionais capacitados. Este artigo foi escrito por meio da metodologia de pesquisa bibliogr?fica, buscando melhorias na inser??o de indiv?duos surdos e ouvintes nos ambientes educacionais.
id IFPB_0edc1aa70431e57968b8382d347a46a4
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2537
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling SILVA, ABRA?O ALVES DA2022-10-26T21:47:33Z2022-10-26T21:47:33Z2022-06-14http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2537O presente artigo busca compreender, atrav?s de um recorte historiogr?fico, como se deu a inclus?o de pessoas surdas na educa??o brasileira, analisando o seu percurso hist?rico e os desafios de tornar a L?ngua Brasileira de Sinais (LIBRAS) uma l?ngua oficial e obrigat?ria no ambiente escolar. ? importante compreendermos o quanto o ensino da LIBRAS ? importante para toda a sociedade, principalmente para a inser??o da comunidade surda. A Libras ? o principal instrumento de comunica??o das pessoas com defici?ncia auditiva, sendo, deste modo, de suma import?ncia torn?-las ainda mais reconhecidas e respeitadas, gerando um impacto no processo de ensino e na aprendizagem no s?culo XXI. ? crescente a necessidade de refletirmos sobre as a??es de inclus?o, levando em considera??o a demanda atual de profissionais capacitados. Este artigo foi escrito por meio da metodologia de pesquisa bibliogr?fica, buscando melhorias na inser??o de indiv?duos surdos e ouvintes nos ambientes educacionais.Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2022-10-03T14:18:40Z No. of bitstreams: 2 RI Abra?o.pdf: 513048 bytes, checksum: 7daf8cbcaaf80c5255f33770ec017710 (MD5) TCC Abra?o.pdf: 317958 bytes, checksum: 5eea60a7fcc3d48442af8e8fcfc4167f (MD5)Approved for entry into archive by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br) on 2022-10-26T21:47:33Z (GMT) No. of bitstreams: 2 RI Abra?o.pdf: 513048 bytes, checksum: 7daf8cbcaaf80c5255f33770ec017710 (MD5) TCC Abra?o.pdf: 317958 bytes, checksum: 5eea60a7fcc3d48442af8e8fcfc4167f (MD5)Made available in DSpace on 2022-10-26T21:47:33Z (GMT). No. of bitstreams: 2 RI Abra?o.pdf: 513048 bytes, checksum: 7daf8cbcaaf80c5255f33770ec017710 (MD5) TCC Abra?o.pdf: 317958 bytes, checksum: 5eea60a7fcc3d48442af8e8fcfc4167f (MD5) Previous issue date: 2022-06-14n?o h?educa??o inclusiva; ensino bil?ngue; historiografia; inclus?o da libras.O ensino de libras no Brasil: um recorte historiogr?ficoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessArtigo Cient?ficoIFPBORIGINALTCC Abra?o.pdfTCC Abra?o.pdfapplication/pdf317958http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2537/2/TCC+Abra%C3%A3o.pdf5eea60a7fcc3d48442af8e8fcfc4167fMD52RI Abra?o.pdfRI Abra?o.pdfapplication/pdf513048http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2537/1/RI+Abra%C3%A3o.pdf7daf8cbcaaf80c5255f33770ec017710MD51177683/25372023-04-18 13:48:40.565oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2537Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-04-18T16:48:40Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino de libras no Brasil: um recorte historiogr?fico
title O ensino de libras no Brasil: um recorte historiogr?fico
spellingShingle O ensino de libras no Brasil: um recorte historiogr?fico
SILVA, ABRA?O ALVES DA
educa??o inclusiva; ensino bil?ngue; historiografia; inclus?o da libras.
title_short O ensino de libras no Brasil: um recorte historiogr?fico
title_full O ensino de libras no Brasil: um recorte historiogr?fico
title_fullStr O ensino de libras no Brasil: um recorte historiogr?fico
title_full_unstemmed O ensino de libras no Brasil: um recorte historiogr?fico
title_sort O ensino de libras no Brasil: um recorte historiogr?fico
author SILVA, ABRA?O ALVES DA
author_facet SILVA, ABRA?O ALVES DA
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, ABRA?O ALVES DA
dc.subject.por.fl_str_mv educa??o inclusiva; ensino bil?ngue; historiografia; inclus?o da libras.
topic educa??o inclusiva; ensino bil?ngue; historiografia; inclus?o da libras.
description O presente artigo busca compreender, atrav?s de um recorte historiogr?fico, como se deu a inclus?o de pessoas surdas na educa??o brasileira, analisando o seu percurso hist?rico e os desafios de tornar a L?ngua Brasileira de Sinais (LIBRAS) uma l?ngua oficial e obrigat?ria no ambiente escolar. ? importante compreendermos o quanto o ensino da LIBRAS ? importante para toda a sociedade, principalmente para a inser??o da comunidade surda. A Libras ? o principal instrumento de comunica??o das pessoas com defici?ncia auditiva, sendo, deste modo, de suma import?ncia torn?-las ainda mais reconhecidas e respeitadas, gerando um impacto no processo de ensino e na aprendizagem no s?culo XXI. ? crescente a necessidade de refletirmos sobre as a??es de inclus?o, levando em considera??o a demanda atual de profissionais capacitados. Este artigo foi escrito por meio da metodologia de pesquisa bibliogr?fica, buscando melhorias na inser??o de indiv?duos surdos e ouvintes nos ambientes educacionais.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-26T21:47:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-26T21:47:33Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-06-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2537
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2537
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2537/2/TCC+Abra%C3%A3o.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2537/1/RI+Abra%C3%A3o.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5eea60a7fcc3d48442af8e8fcfc4167f
7daf8cbcaaf80c5255f33770ec017710
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1795788320608878592