Abordagem de situa??es-problema como alternativa para constru??o de uma aprendizagem significativa no ensino da matem?tica para turmas do 6? ano
Ano de defesa: | 2021 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2053 |
Resumo: | Em se tratando do ensino de Matem?tica, ainda h? muitas barreiras a serem rompidas, uma vez que os alunos visualizam a Matem?tica como a disciplina que mais reprova, que serve apenas para dificultar e que pouco agrega em suas vidas. Essa realidade precisa ser ressignificada e para que isso aconte?a, um caminho vi?vel ? ado??o de novas abordagens para o ensino de Matem?tica, no intuito de mudar essa vis?o negativa em rela??o ? Matem?tica, tendo como foco a utiliza??o de situa??es-problema com ?nfase na aprendizagem significativa. A presente pesquisa tem como objetivo propor a utiliza??o de situa??es-problema como subs?dio para a constru??o de uma aprendizagem significativa no ensino de Matem?tica. Numa abordagem qualitativa, de base explorat?ria, a metodologia escolhida para fornecer os elementos para a realiza??o do estudo foi a realiza??o de uma pesquisa bibliogr?fica, com ?nfase na aprendizagem significativa, de acordo com a teoria de David Ausubel (1968) e a busca por autores/trabalhos que enfatizam a abordagem de situa??es-problema como subs?dios para o ensino da Matem?tica. Por meio da revis?o da literatura, foi poss?vel comprovar que o ensino de Matem?tica necessita de mudan?as h? bastante tempo e que ? preciso ensinar Matem?tica por meio de uma nova abordagem, a qual desperte no aluno o interesse por aprender, na qual participe ativamente do processo de constru??o do conhecimento. Dessa forma, a pesquisa se apresenta como um caminho de reflex?o para outros professores que ensinam Matem?tica no ensino Fundamental, possibilitando novos olhares diante das pr?ticas, especialmente no que se refere ? utiliza??o de situa??es-problema como recursos importantes no processo de aprendizagem. Nessa perspectiva, o professor poder? analisar a sua pr?tica docente e abrir caminhos para possibilitar a constru??o de uma aprendizagem significativa, com foco no processo percorrido pelo aluno, dando espa?os para que ele seja protagonista do seu conhecimento. |
id |
IFPB_2f4512133d29b5567cd41263c961ec69 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2053 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
LIMA, Amanda Alves de2022-05-20T13:51:56Z2022-05-20T13:51:56Z2021-11-29http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2053Em se tratando do ensino de Matem?tica, ainda h? muitas barreiras a serem rompidas, uma vez que os alunos visualizam a Matem?tica como a disciplina que mais reprova, que serve apenas para dificultar e que pouco agrega em suas vidas. Essa realidade precisa ser ressignificada e para que isso aconte?a, um caminho vi?vel ? ado??o de novas abordagens para o ensino de Matem?tica, no intuito de mudar essa vis?o negativa em rela??o ? Matem?tica, tendo como foco a utiliza??o de situa??es-problema com ?nfase na aprendizagem significativa. A presente pesquisa tem como objetivo propor a utiliza??o de situa??es-problema como subs?dio para a constru??o de uma aprendizagem significativa no ensino de Matem?tica. Numa abordagem qualitativa, de base explorat?ria, a metodologia escolhida para fornecer os elementos para a realiza??o do estudo foi a realiza??o de uma pesquisa bibliogr?fica, com ?nfase na aprendizagem significativa, de acordo com a teoria de David Ausubel (1968) e a busca por autores/trabalhos que enfatizam a abordagem de situa??es-problema como subs?dios para o ensino da Matem?tica. Por meio da revis?o da literatura, foi poss?vel comprovar que o ensino de Matem?tica necessita de mudan?as h? bastante tempo e que ? preciso ensinar Matem?tica por meio de uma nova abordagem, a qual desperte no aluno o interesse por aprender, na qual participe ativamente do processo de constru??o do conhecimento. Dessa forma, a pesquisa se apresenta como um caminho de reflex?o para outros professores que ensinam Matem?tica no ensino Fundamental, possibilitando novos olhares diante das pr?ticas, especialmente no que se refere ? utiliza??o de situa??es-problema como recursos importantes no processo de aprendizagem. Nessa perspectiva, o professor poder? analisar a sua pr?tica docente e abrir caminhos para possibilitar a constru??o de uma aprendizagem significativa, com foco no processo percorrido pelo aluno, dando espa?os para que ele seja protagonista do seu conhecimento.Submitted by Stanley Oliveira (stanley.oliveira@ifpb.edu.br) on 2022-05-20T00:58:12Z No. of bitstreams: 1 TCC AMANDA ALVES DE LIMA.pdf: 932665 bytes, checksum: 8e191449cdc4df45aaa8ad8b391b8dfb (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2022-05-20T13:51:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC AMANDA ALVES DE LIMA.pdf: 932665 bytes, checksum: 8e191449cdc4df45aaa8ad8b391b8dfb (MD5)Made available in DSpace on 2022-05-20T13:51:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC AMANDA ALVES DE LIMA.pdf: 932665 bytes, checksum: 8e191449cdc4df45aaa8ad8b391b8dfb (MD5) Previous issue date: 2021-11-29Aprendizagem significativaEnsino de Matem?ticaSitua??es problemaAbordagem de situa??es-problema como alternativa para constru??o de uma aprendizagem significativa no ensino da matem?tica para turmas do 6? anoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessMONOGRAFIAIFPBORIGINALTCC AMANDA ALVES DE LIMA.pdfTCC AMANDA ALVES DE LIMA.pdfapplication/pdf932665http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2053/1/TCC+AMANDA+ALVES+DE+LIMA.pdf8e191449cdc4df45aaa8ad8b391b8dfbMD51177683/20532022-05-20 10:51:56.31oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2053Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-05-20T13:51:56Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Abordagem de situa??es-problema como alternativa para constru??o de uma aprendizagem significativa no ensino da matem?tica para turmas do 6? ano |
title |
Abordagem de situa??es-problema como alternativa para constru??o de uma aprendizagem significativa no ensino da matem?tica para turmas do 6? ano |
spellingShingle |
Abordagem de situa??es-problema como alternativa para constru??o de uma aprendizagem significativa no ensino da matem?tica para turmas do 6? ano LIMA, Amanda Alves de Aprendizagem significativa Ensino de Matem?tica Situa??es problema |
title_short |
Abordagem de situa??es-problema como alternativa para constru??o de uma aprendizagem significativa no ensino da matem?tica para turmas do 6? ano |
title_full |
Abordagem de situa??es-problema como alternativa para constru??o de uma aprendizagem significativa no ensino da matem?tica para turmas do 6? ano |
title_fullStr |
Abordagem de situa??es-problema como alternativa para constru??o de uma aprendizagem significativa no ensino da matem?tica para turmas do 6? ano |
title_full_unstemmed |
Abordagem de situa??es-problema como alternativa para constru??o de uma aprendizagem significativa no ensino da matem?tica para turmas do 6? ano |
title_sort |
Abordagem de situa??es-problema como alternativa para constru??o de uma aprendizagem significativa no ensino da matem?tica para turmas do 6? ano |
author |
LIMA, Amanda Alves de |
author_facet |
LIMA, Amanda Alves de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LIMA, Amanda Alves de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem significativa Ensino de Matem?tica Situa??es problema |
topic |
Aprendizagem significativa Ensino de Matem?tica Situa??es problema |
description |
Em se tratando do ensino de Matem?tica, ainda h? muitas barreiras a serem rompidas, uma vez que os alunos visualizam a Matem?tica como a disciplina que mais reprova, que serve apenas para dificultar e que pouco agrega em suas vidas. Essa realidade precisa ser ressignificada e para que isso aconte?a, um caminho vi?vel ? ado??o de novas abordagens para o ensino de Matem?tica, no intuito de mudar essa vis?o negativa em rela??o ? Matem?tica, tendo como foco a utiliza??o de situa??es-problema com ?nfase na aprendizagem significativa. A presente pesquisa tem como objetivo propor a utiliza??o de situa??es-problema como subs?dio para a constru??o de uma aprendizagem significativa no ensino de Matem?tica. Numa abordagem qualitativa, de base explorat?ria, a metodologia escolhida para fornecer os elementos para a realiza??o do estudo foi a realiza??o de uma pesquisa bibliogr?fica, com ?nfase na aprendizagem significativa, de acordo com a teoria de David Ausubel (1968) e a busca por autores/trabalhos que enfatizam a abordagem de situa??es-problema como subs?dios para o ensino da Matem?tica. Por meio da revis?o da literatura, foi poss?vel comprovar que o ensino de Matem?tica necessita de mudan?as h? bastante tempo e que ? preciso ensinar Matem?tica por meio de uma nova abordagem, a qual desperte no aluno o interesse por aprender, na qual participe ativamente do processo de constru??o do conhecimento. Dessa forma, a pesquisa se apresenta como um caminho de reflex?o para outros professores que ensinam Matem?tica no ensino Fundamental, possibilitando novos olhares diante das pr?ticas, especialmente no que se refere ? utiliza??o de situa??es-problema como recursos importantes no processo de aprendizagem. Nessa perspectiva, o professor poder? analisar a sua pr?tica docente e abrir caminhos para possibilitar a constru??o de uma aprendizagem significativa, com foco no processo percorrido pelo aluno, dando espa?os para que ele seja protagonista do seu conhecimento. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-11-29 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-05-20T13:51:56Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-05-20T13:51:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2053 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2053 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2053/1/TCC+AMANDA+ALVES+DE+LIMA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8e191449cdc4df45aaa8ad8b391b8dfb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1795788319145066496 |