Abordagem de situa??es-problema como alternativa para constru??o de uma aprendizagem significativa no ensino da matem?tica para turmas do 6? ano

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: LIMA, Amanda Alves de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2053
Resumo: Em se tratando do ensino de Matem?tica, ainda h? muitas barreiras a serem rompidas, uma vez que os alunos visualizam a Matem?tica como a disciplina que mais reprova, que serve apenas para dificultar e que pouco agrega em suas vidas. Essa realidade precisa ser ressignificada e para que isso aconte?a, um caminho vi?vel ? ado??o de novas abordagens para o ensino de Matem?tica, no intuito de mudar essa vis?o negativa em rela??o ? Matem?tica, tendo como foco a utiliza??o de situa??es-problema com ?nfase na aprendizagem significativa. A presente pesquisa tem como objetivo propor a utiliza??o de situa??es-problema como subs?dio para a constru??o de uma aprendizagem significativa no ensino de Matem?tica. Numa abordagem qualitativa, de base explorat?ria, a metodologia escolhida para fornecer os elementos para a realiza??o do estudo foi a realiza??o de uma pesquisa bibliogr?fica, com ?nfase na aprendizagem significativa, de acordo com a teoria de David Ausubel (1968) e a busca por autores/trabalhos que enfatizam a abordagem de situa??es-problema como subs?dios para o ensino da Matem?tica. Por meio da revis?o da literatura, foi poss?vel comprovar que o ensino de Matem?tica necessita de mudan?as h? bastante tempo e que ? preciso ensinar Matem?tica por meio de uma nova abordagem, a qual desperte no aluno o interesse por aprender, na qual participe ativamente do processo de constru??o do conhecimento. Dessa forma, a pesquisa se apresenta como um caminho de reflex?o para outros professores que ensinam Matem?tica no ensino Fundamental, possibilitando novos olhares diante das pr?ticas, especialmente no que se refere ? utiliza??o de situa??es-problema como recursos importantes no processo de aprendizagem. Nessa perspectiva, o professor poder? analisar a sua pr?tica docente e abrir caminhos para possibilitar a constru??o de uma aprendizagem significativa, com foco no processo percorrido pelo aluno, dando espa?os para que ele seja protagonista do seu conhecimento.
id IFPB_2f4512133d29b5567cd41263c961ec69
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2053
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling LIMA, Amanda Alves de2022-05-20T13:51:56Z2022-05-20T13:51:56Z2021-11-29http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2053Em se tratando do ensino de Matem?tica, ainda h? muitas barreiras a serem rompidas, uma vez que os alunos visualizam a Matem?tica como a disciplina que mais reprova, que serve apenas para dificultar e que pouco agrega em suas vidas. Essa realidade precisa ser ressignificada e para que isso aconte?a, um caminho vi?vel ? ado??o de novas abordagens para o ensino de Matem?tica, no intuito de mudar essa vis?o negativa em rela??o ? Matem?tica, tendo como foco a utiliza??o de situa??es-problema com ?nfase na aprendizagem significativa. A presente pesquisa tem como objetivo propor a utiliza??o de situa??es-problema como subs?dio para a constru??o de uma aprendizagem significativa no ensino de Matem?tica. Numa abordagem qualitativa, de base explorat?ria, a metodologia escolhida para fornecer os elementos para a realiza??o do estudo foi a realiza??o de uma pesquisa bibliogr?fica, com ?nfase na aprendizagem significativa, de acordo com a teoria de David Ausubel (1968) e a busca por autores/trabalhos que enfatizam a abordagem de situa??es-problema como subs?dios para o ensino da Matem?tica. Por meio da revis?o da literatura, foi poss?vel comprovar que o ensino de Matem?tica necessita de mudan?as h? bastante tempo e que ? preciso ensinar Matem?tica por meio de uma nova abordagem, a qual desperte no aluno o interesse por aprender, na qual participe ativamente do processo de constru??o do conhecimento. Dessa forma, a pesquisa se apresenta como um caminho de reflex?o para outros professores que ensinam Matem?tica no ensino Fundamental, possibilitando novos olhares diante das pr?ticas, especialmente no que se refere ? utiliza??o de situa??es-problema como recursos importantes no processo de aprendizagem. Nessa perspectiva, o professor poder? analisar a sua pr?tica docente e abrir caminhos para possibilitar a constru??o de uma aprendizagem significativa, com foco no processo percorrido pelo aluno, dando espa?os para que ele seja protagonista do seu conhecimento.Submitted by Stanley Oliveira (stanley.oliveira@ifpb.edu.br) on 2022-05-20T00:58:12Z No. of bitstreams: 1 TCC AMANDA ALVES DE LIMA.pdf: 932665 bytes, checksum: 8e191449cdc4df45aaa8ad8b391b8dfb (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2022-05-20T13:51:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC AMANDA ALVES DE LIMA.pdf: 932665 bytes, checksum: 8e191449cdc4df45aaa8ad8b391b8dfb (MD5)Made available in DSpace on 2022-05-20T13:51:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC AMANDA ALVES DE LIMA.pdf: 932665 bytes, checksum: 8e191449cdc4df45aaa8ad8b391b8dfb (MD5) Previous issue date: 2021-11-29Aprendizagem significativaEnsino de Matem?ticaSitua??es problemaAbordagem de situa??es-problema como alternativa para constru??o de uma aprendizagem significativa no ensino da matem?tica para turmas do 6? anoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessMONOGRAFIAIFPBORIGINALTCC AMANDA ALVES DE LIMA.pdfTCC AMANDA ALVES DE LIMA.pdfapplication/pdf932665http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2053/1/TCC+AMANDA+ALVES+DE+LIMA.pdf8e191449cdc4df45aaa8ad8b391b8dfbMD51177683/20532022-05-20 10:51:56.31oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2053Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-05-20T13:51:56Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Abordagem de situa??es-problema como alternativa para constru??o de uma aprendizagem significativa no ensino da matem?tica para turmas do 6? ano
title Abordagem de situa??es-problema como alternativa para constru??o de uma aprendizagem significativa no ensino da matem?tica para turmas do 6? ano
spellingShingle Abordagem de situa??es-problema como alternativa para constru??o de uma aprendizagem significativa no ensino da matem?tica para turmas do 6? ano
LIMA, Amanda Alves de
Aprendizagem significativa
Ensino de Matem?tica
Situa??es problema
title_short Abordagem de situa??es-problema como alternativa para constru??o de uma aprendizagem significativa no ensino da matem?tica para turmas do 6? ano
title_full Abordagem de situa??es-problema como alternativa para constru??o de uma aprendizagem significativa no ensino da matem?tica para turmas do 6? ano
title_fullStr Abordagem de situa??es-problema como alternativa para constru??o de uma aprendizagem significativa no ensino da matem?tica para turmas do 6? ano
title_full_unstemmed Abordagem de situa??es-problema como alternativa para constru??o de uma aprendizagem significativa no ensino da matem?tica para turmas do 6? ano
title_sort Abordagem de situa??es-problema como alternativa para constru??o de uma aprendizagem significativa no ensino da matem?tica para turmas do 6? ano
author LIMA, Amanda Alves de
author_facet LIMA, Amanda Alves de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv LIMA, Amanda Alves de
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem significativa
Ensino de Matem?tica
Situa??es problema
topic Aprendizagem significativa
Ensino de Matem?tica
Situa??es problema
description Em se tratando do ensino de Matem?tica, ainda h? muitas barreiras a serem rompidas, uma vez que os alunos visualizam a Matem?tica como a disciplina que mais reprova, que serve apenas para dificultar e que pouco agrega em suas vidas. Essa realidade precisa ser ressignificada e para que isso aconte?a, um caminho vi?vel ? ado??o de novas abordagens para o ensino de Matem?tica, no intuito de mudar essa vis?o negativa em rela??o ? Matem?tica, tendo como foco a utiliza??o de situa??es-problema com ?nfase na aprendizagem significativa. A presente pesquisa tem como objetivo propor a utiliza??o de situa??es-problema como subs?dio para a constru??o de uma aprendizagem significativa no ensino de Matem?tica. Numa abordagem qualitativa, de base explorat?ria, a metodologia escolhida para fornecer os elementos para a realiza??o do estudo foi a realiza??o de uma pesquisa bibliogr?fica, com ?nfase na aprendizagem significativa, de acordo com a teoria de David Ausubel (1968) e a busca por autores/trabalhos que enfatizam a abordagem de situa??es-problema como subs?dios para o ensino da Matem?tica. Por meio da revis?o da literatura, foi poss?vel comprovar que o ensino de Matem?tica necessita de mudan?as h? bastante tempo e que ? preciso ensinar Matem?tica por meio de uma nova abordagem, a qual desperte no aluno o interesse por aprender, na qual participe ativamente do processo de constru??o do conhecimento. Dessa forma, a pesquisa se apresenta como um caminho de reflex?o para outros professores que ensinam Matem?tica no ensino Fundamental, possibilitando novos olhares diante das pr?ticas, especialmente no que se refere ? utiliza??o de situa??es-problema como recursos importantes no processo de aprendizagem. Nessa perspectiva, o professor poder? analisar a sua pr?tica docente e abrir caminhos para possibilitar a constru??o de uma aprendizagem significativa, com foco no processo percorrido pelo aluno, dando espa?os para que ele seja protagonista do seu conhecimento.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-11-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-20T13:51:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-20T13:51:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2053
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2053
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2053/1/TCC+AMANDA+ALVES+DE+LIMA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8e191449cdc4df45aaa8ad8b391b8dfb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1795788319145066496