Pr?ticas Docentes na EPT: perspectivas no processo de inclus?o e uso de materiais did?ticos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: SANTOS, LEONARDO DE SOUSA
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3482
Resumo: Este artigo etm por objetivo trazer di?logos de forma reflexiva a educa??o inclusiva na Educa??o Profissional e Tecnol?gica tendo me vista os obst?culos e os desafios existentes nesse cen?rio de forma??o. Tamb?m o presente artigo ? refletir sobre os alunos com necessidades especiais que t?m os seus direitos estabelecidos por lei. A Lei n? 9394/ 96 garanti os direitos sobre educa??o especial. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliogr?fica, que contou com autores como PAULA (2006). Contribuiram sobremaneira com essa pesquisa, autores como: MAZZOTA (2005). MACHADO (2008), OLIVEIRA (2003. Para a an?lise do conte?do dessas obras, contou-se com a teoria de an?lise de conte?do de FERREIRA (1996), particularizando elementos como: finalidade, conceitua??o e organiza??o de cada mecanismo de participa??o. Como principais resultados obtidos tem-se a compreens?o da educa??o inclusiva na educa??o profissional e tecnol?gica e seus materiais que s?o utilizados pelos professores da ?rea. Os estudos demostram, que ? necess?rio acreditar e realimentar o pensamento de uma escola aberta ? diferencia??o, ? diversidade e ? inclus?o, em que todos os estudantes possam construir, apropriar-se e compartilhar saberes sem reservas. Enfim, as pesquisas indicaram que, os desafios em rela??o a educa??o inclusiva na Educa??o Profissional e Tecnol?gica est?o juntos a uma rede de ressignifica??o no pensar e no agir, compreendendo a educa??o das diferen?as em que as limita??es, n?o sejam acompanhadas de eventuais estigmas a elas associadas. Mas, que seja percebida como possibilidades de melhorias e a??es, em que a escola se configure como espa?o de ensino e aprendizagem a todos os envolvidos.
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