MELHORIAS HABITACIONAIS SOB PROCESSOS COLABORATIVOS: UMA PROPOSTA DE INTERVEN??O PEDAG?GICA NA EDUCA??O PROFISSIONAL E TECNOL?GICA

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: BATISTA, DIOGO GOMES PEREIRA
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3471
Resumo: Um dos princ?pios norteadores da educa??o profissional e tecnol?gica ? a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extens?o. Ao munir as institui??es educacionais de pr?ticas pedag?gicas, visando o bem comum da sociedade, unindo saberes e fazeres, tem-se um panorama de rico aprendizado m?tuo. Deve-se atentar para a problem?tica existente em cada contexto, tais como a situa??o de vulnerabilidade habitacional e a necessidade de melhorias, sob aspectos de seguran?a, conforto e acessibilidade. Este artigo tem como objetivo geral apresentar uma proposta de interven??o pedag?gica na educa??o profissional, direcionada para o curso t?cnico em edifica??es, com ?nfase em projetos de melhoria para habita??es de interesse social. Os objetivos espec?ficos envolvem: (I) desenvolver uma atividade que contemple a reflex?o te?rica sobre a tem?tica de interesse social; (II) desenvolver uma atividade de fortalecimento das aptid?es t?cnico-projetuais. A metodologia possui uma abordagem descritiva e foi baseada em revis?o da literatura e na elabora??o de uma pr?tica pedag?gica colaborativa. A interven??o pedag?gica ? voltada para o curso t?cnico em edifica??es. ? proposta uma atividade colaborativa tratando do tema de interven??o projetual sobre habita??es de interesse social. A a??o proposta foi dividida em tr?s etapas: conhecimento e diagn?stico do local de estudo; projeto e apresenta??o das propostas de melhoria. Como resultados espera-se: desenvolver aptid?es t?cnico-cient?ficas e de representa??o, atender a demandas sociais emergentes, promover uma reflex?o cr?tica e conscientiza??o sobre a dimens?o social da profiss?o. Assim, contribui-se com uma forma??o emancipadora, atrav?s de um processo participativo, unindo a teoria e a pr?tica. Al?m disso, busca-se contribuir com uma forma??o emancipadora, atrav?s de um processo participativo, unindo a teoria e a pr?tica, entre docentes, discentes e sociedade.
id IFPB_7db382462c1a43c95ad865a756c9fa06
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3471
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling BATISTA, DIOGO GOMES PEREIRA2024-01-15T15:20:23Z2024-01-15T15:20:23Z2023-12-18http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3471Um dos princ?pios norteadores da educa??o profissional e tecnol?gica ? a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extens?o. Ao munir as institui??es educacionais de pr?ticas pedag?gicas, visando o bem comum da sociedade, unindo saberes e fazeres, tem-se um panorama de rico aprendizado m?tuo. Deve-se atentar para a problem?tica existente em cada contexto, tais como a situa??o de vulnerabilidade habitacional e a necessidade de melhorias, sob aspectos de seguran?a, conforto e acessibilidade. Este artigo tem como objetivo geral apresentar uma proposta de interven??o pedag?gica na educa??o profissional, direcionada para o curso t?cnico em edifica??es, com ?nfase em projetos de melhoria para habita??es de interesse social. Os objetivos espec?ficos envolvem: (I) desenvolver uma atividade que contemple a reflex?o te?rica sobre a tem?tica de interesse social; (II) desenvolver uma atividade de fortalecimento das aptid?es t?cnico-projetuais. A metodologia possui uma abordagem descritiva e foi baseada em revis?o da literatura e na elabora??o de uma pr?tica pedag?gica colaborativa. A interven??o pedag?gica ? voltada para o curso t?cnico em edifica??es. ? proposta uma atividade colaborativa tratando do tema de interven??o projetual sobre habita??es de interesse social. A a??o proposta foi dividida em tr?s etapas: conhecimento e diagn?stico do local de estudo; projeto e apresenta??o das propostas de melhoria. Como resultados espera-se: desenvolver aptid?es t?cnico-cient?ficas e de representa??o, atender a demandas sociais emergentes, promover uma reflex?o cr?tica e conscientiza??o sobre a dimens?o social da profiss?o. Assim, contribui-se com uma forma??o emancipadora, atrav?s de um processo participativo, unindo a teoria e a pr?tica. Al?m disso, busca-se contribuir com uma forma??o emancipadora, atrav?s de um processo participativo, unindo a teoria e a pr?tica, entre docentes, discentes e sociedade.Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2024-01-09T14:29:55Z No. of bitstreams: 1 DIOGO GOMES PEREIRA BATISTA.pdf: 488365 bytes, checksum: 1f8da03fe170912c87d167e2b3df5ea2 (MD5)Approved for entry into archive by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br) on 2024-01-15T15:20:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DIOGO GOMES PEREIRA BATISTA.pdf: 488365 bytes, checksum: 1f8da03fe170912c87d167e2b3df5ea2 (MD5)Made available in DSpace on 2024-01-15T15:20:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DIOGO GOMES PEREIRA BATISTA.pdf: 488365 bytes, checksum: 1f8da03fe170912c87d167e2b3df5ea2 (MD5) Previous issue date: 2023-12-18n?o h?interven??o pedag?gica;edifica??es;habita??o de interesse social;processo participativoMELHORIAS HABITACIONAIS SOB PROCESSOS COLABORATIVOS: UMA PROPOSTA DE INTERVEN??O PEDAG?GICA NA EDUCA??O PROFISSIONAL E TECNOL?GICAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessMONOGRAFIA CIENT?FICAIFPBORIGINALDIOGO GOMES PEREIRA BATISTA.pdfDIOGO GOMES PEREIRA BATISTA.pdfapplication/pdf488365http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3471/1/DIOGO+GOMES+PEREIRA+BATISTA.pdf1f8da03fe170912c87d167e2b3df5ea2MD51177683/34712024-01-15 12:20:23.261oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3471Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2024-01-15T15:20:23Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv MELHORIAS HABITACIONAIS SOB PROCESSOS COLABORATIVOS: UMA PROPOSTA DE INTERVEN??O PEDAG?GICA NA EDUCA??O PROFISSIONAL E TECNOL?GICA
title MELHORIAS HABITACIONAIS SOB PROCESSOS COLABORATIVOS: UMA PROPOSTA DE INTERVEN??O PEDAG?GICA NA EDUCA??O PROFISSIONAL E TECNOL?GICA
spellingShingle MELHORIAS HABITACIONAIS SOB PROCESSOS COLABORATIVOS: UMA PROPOSTA DE INTERVEN??O PEDAG?GICA NA EDUCA??O PROFISSIONAL E TECNOL?GICA
BATISTA, DIOGO GOMES PEREIRA
interven??o pedag?gica;edifica??es;habita??o de interesse social;processo participativo
title_short MELHORIAS HABITACIONAIS SOB PROCESSOS COLABORATIVOS: UMA PROPOSTA DE INTERVEN??O PEDAG?GICA NA EDUCA??O PROFISSIONAL E TECNOL?GICA
title_full MELHORIAS HABITACIONAIS SOB PROCESSOS COLABORATIVOS: UMA PROPOSTA DE INTERVEN??O PEDAG?GICA NA EDUCA??O PROFISSIONAL E TECNOL?GICA
title_fullStr MELHORIAS HABITACIONAIS SOB PROCESSOS COLABORATIVOS: UMA PROPOSTA DE INTERVEN??O PEDAG?GICA NA EDUCA??O PROFISSIONAL E TECNOL?GICA
title_full_unstemmed MELHORIAS HABITACIONAIS SOB PROCESSOS COLABORATIVOS: UMA PROPOSTA DE INTERVEN??O PEDAG?GICA NA EDUCA??O PROFISSIONAL E TECNOL?GICA
title_sort MELHORIAS HABITACIONAIS SOB PROCESSOS COLABORATIVOS: UMA PROPOSTA DE INTERVEN??O PEDAG?GICA NA EDUCA??O PROFISSIONAL E TECNOL?GICA
author BATISTA, DIOGO GOMES PEREIRA
author_facet BATISTA, DIOGO GOMES PEREIRA
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv BATISTA, DIOGO GOMES PEREIRA
dc.subject.por.fl_str_mv interven??o pedag?gica;edifica??es;habita??o de interesse social;processo participativo
topic interven??o pedag?gica;edifica??es;habita??o de interesse social;processo participativo
description Um dos princ?pios norteadores da educa??o profissional e tecnol?gica ? a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extens?o. Ao munir as institui??es educacionais de pr?ticas pedag?gicas, visando o bem comum da sociedade, unindo saberes e fazeres, tem-se um panorama de rico aprendizado m?tuo. Deve-se atentar para a problem?tica existente em cada contexto, tais como a situa??o de vulnerabilidade habitacional e a necessidade de melhorias, sob aspectos de seguran?a, conforto e acessibilidade. Este artigo tem como objetivo geral apresentar uma proposta de interven??o pedag?gica na educa??o profissional, direcionada para o curso t?cnico em edifica??es, com ?nfase em projetos de melhoria para habita??es de interesse social. Os objetivos espec?ficos envolvem: (I) desenvolver uma atividade que contemple a reflex?o te?rica sobre a tem?tica de interesse social; (II) desenvolver uma atividade de fortalecimento das aptid?es t?cnico-projetuais. A metodologia possui uma abordagem descritiva e foi baseada em revis?o da literatura e na elabora??o de uma pr?tica pedag?gica colaborativa. A interven??o pedag?gica ? voltada para o curso t?cnico em edifica??es. ? proposta uma atividade colaborativa tratando do tema de interven??o projetual sobre habita??es de interesse social. A a??o proposta foi dividida em tr?s etapas: conhecimento e diagn?stico do local de estudo; projeto e apresenta??o das propostas de melhoria. Como resultados espera-se: desenvolver aptid?es t?cnico-cient?ficas e de representa??o, atender a demandas sociais emergentes, promover uma reflex?o cr?tica e conscientiza??o sobre a dimens?o social da profiss?o. Assim, contribui-se com uma forma??o emancipadora, atrav?s de um processo participativo, unindo a teoria e a pr?tica. Al?m disso, busca-se contribuir com uma forma??o emancipadora, atrav?s de um processo participativo, unindo a teoria e a pr?tica, entre docentes, discentes e sociedade.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-12-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-01-15T15:20:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-01-15T15:20:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3471
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3471
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3471/1/DIOGO+GOMES+PEREIRA+BATISTA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1f8da03fe170912c87d167e2b3df5ea2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1795788323036332032