Inclus?o escolar: a media??o do acompanhante terap?utico/mediador escolar na aprendizagem do aluno TEA

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2024
Autor(a) principal: Barbosa, Erika Aranha Fernandes
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3515
Resumo: A inclus?o escolar atualmente ? fomentada pela legisla??o em vigor, e constitui fator determinante das pol?ticas p?blicas educacionais em todos os n?veis. Quando falamos nas pessoas do Transtorno do Espectro Autista (TEA), n?o estamos falando s? de inclus?o, mas da compreens?o do autismo como uma defici?ncia que marca os debates em torno das formas poss?veis dessa popula??o, serem contempladas no rol de a??es e servi?os para um atendimento integral. Objetivamos desenvolver como Produto Educacional, um prot?tipo de prontu?rio eletr?nico e uma cartilha informativa e digital de media??o aos Acompanhantes Terap?uticos/Mediadores escolares para aprendizagem dos alunos com Transtorno do Espectro Autista, do Ensino T?cnico Integrado ao M?dio do Instituto Federal da Para?ba, campus Jo?o Pessoa, fundamentada na Educa??o Profissional e Tecnol?gica - EPT, no ?mbito da educa??o inclusiva, nos espa?os formais de aprendizagem. O estudo foi realizado por meio de uma pesquisa de natureza aplicada, inicialmente por levantamento de campo, quanto a sua tipologia foi uma pesquisa explorat?ria e descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa. Participaram da pesquisa os Acompanhantes Terap?uticas / Mediadores escolares e gestores dos setores respons?veis por implementar os produtos educacionais do IFPB campus Jo?o Pessoa, selecionados por meio da t?cnica n?o probabil?stica por conveni?ncia. Como inclus?o os profissionais precisavam trabalhar, ou j? terem acompanhado alunos com TEA. Os instrumentos utilizados na pesquisa foram, um question?rio s?cio demogr?fico e um question?rio semiestruturado com quest?es abertas e fechadas referentes aos trabalhos exercidos pelos profissionais mencionados acima, frente ? demanda do aluno autista. J? com aprova??o do Comit? de ?tica, a pesquisa foi respondida por uma plataforma virtual de modo individual. A an?lise dos dados foi executada atrav?s do programa SPSS com uso da estat?stica descritiva e a An?lise de Conte?do Bardin (2011) e escala Likert (1932). O resultado dessa pesquisa gerou uma maior compreens?o do processo de apoio, registro e fluxo no atendimento aos alunos com TEA, favorecendo o ensino-aprendizagem e a inclus?o entre os p?blicos-alvo dessa pesquisa. Consideramos que no vi?s da sondagem at? a avalia??o dos produtos educacionais, obtemos relev?ncia significativa da proposta para a EPT.
id IFPB_98eec904555ba2181793f0cd613d9737
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3515
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Barbosa, Erika Aranha Fernandes2024-01-26T12:12:05Z2024-01-26T12:12:05Z2024-01-26http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3515A inclus?o escolar atualmente ? fomentada pela legisla??o em vigor, e constitui fator determinante das pol?ticas p?blicas educacionais em todos os n?veis. Quando falamos nas pessoas do Transtorno do Espectro Autista (TEA), n?o estamos falando s? de inclus?o, mas da compreens?o do autismo como uma defici?ncia que marca os debates em torno das formas poss?veis dessa popula??o, serem contempladas no rol de a??es e servi?os para um atendimento integral. Objetivamos desenvolver como Produto Educacional, um prot?tipo de prontu?rio eletr?nico e uma cartilha informativa e digital de media??o aos Acompanhantes Terap?uticos/Mediadores escolares para aprendizagem dos alunos com Transtorno do Espectro Autista, do Ensino T?cnico Integrado ao M?dio do Instituto Federal da Para?ba, campus Jo?o Pessoa, fundamentada na Educa??o Profissional e Tecnol?gica - EPT, no ?mbito da educa??o inclusiva, nos espa?os formais de aprendizagem. O estudo foi realizado por meio de uma pesquisa de natureza aplicada, inicialmente por levantamento de campo, quanto a sua tipologia foi uma pesquisa explorat?ria e descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa. Participaram da pesquisa os Acompanhantes Terap?uticas / Mediadores escolares e gestores dos setores respons?veis por implementar os produtos educacionais do IFPB campus Jo?o Pessoa, selecionados por meio da t?cnica n?o probabil?stica por conveni?ncia. Como inclus?o os profissionais precisavam trabalhar, ou j? terem acompanhado alunos com TEA. Os instrumentos utilizados na pesquisa foram, um question?rio s?cio demogr?fico e um question?rio semiestruturado com quest?es abertas e fechadas referentes aos trabalhos exercidos pelos profissionais mencionados acima, frente ? demanda do aluno autista. J? com aprova??o do Comit? de ?tica, a pesquisa foi respondida por uma plataforma virtual de modo individual. A an?lise dos dados foi executada atrav?s do programa SPSS com uso da estat?stica descritiva e a An?lise de Conte?do Bardin (2011) e escala Likert (1932). O resultado dessa pesquisa gerou uma maior compreens?o do processo de apoio, registro e fluxo no atendimento aos alunos com TEA, favorecendo o ensino-aprendizagem e a inclus?o entre os p?blicos-alvo dessa pesquisa. Consideramos que no vi?s da sondagem at? a avalia??o dos produtos educacionais, obtemos relev?ncia significativa da proposta para a EPT.Submitted by Allysson Caldas (allysson.caldas@ifpb.edu.br) on 2024-01-24T21:50:04Z No. of bitstreams: 2 Dissertac?a?o_Erika Aranha Fernandes Barbosa.pdf: 4415806 bytes, checksum: e38958f6d8926e1995102808cbe8ae4e (MD5) Erika_termo-de-autorizacao-de-postagem-no-repositorio (1).pdf: 94124 bytes, checksum: b5fbe9b186c22c71529773190731e557 (MD5)Rejected by Josinete Nobrega Araujo (josinete@ifpb.edu.br), reason: Bom dia! Conforme as novas normas do reposit?rio, o arquivo do termo de autoriza??o n?o deve ser inserido, apenas a Disserta??o. on 2024-01-25T13:07:59Z (GMT)Submitted by Allysson Caldas (allysson.caldas@ifpb.edu.br) on 2024-01-25T15:15:11Z No. of bitstreams: 1 Dissertac?a?o_Erika Aranha Fernandes Barbosa.pdf: 4415806 bytes, checksum: e38958f6d8926e1995102808cbe8ae4e (MD5)Approved for entry into archive by Josinete Nobrega Araujo (josinete@ifpb.edu.br) on 2024-01-26T12:12:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertac?a?o_Erika Aranha Fernandes Barbosa.pdf: 4415806 bytes, checksum: e38958f6d8926e1995102808cbe8ae4e (MD5)Made available in DSpace on 2024-01-26T12:12:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertac?a?o_Erika Aranha Fernandes Barbosa.pdf: 4415806 bytes, checksum: e38958f6d8926e1995102808cbe8ae4e (MD5) Previous issue date: 2024-01-26Transtorno do Espectro AutistaAcompanhante Terap?uticoEnsino-aprendizagemEduca??o InclusivaInclus?o escolar: a media??o do acompanhante terap?utico/mediador escolar na aprendizagem do aluno TEAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessDisserta??oinstituto Federal da Para?baORIGINALDissertac?a?o_Erika Aranha Fernandes Barbosa.pdfDissertac?a?o_Erika Aranha Fernandes Barbosa.pdfapplication/pdf4415806http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3515/1/Dissertac%CC%A7a%CC%83o_Erika+Aranha+Fernandes+Barbosa.pdfe38958f6d8926e1995102808cbe8ae4eMD51177683/35152024-01-26 09:12:05.109oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3515Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2024-01-26T12:12:05Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Inclus?o escolar: a media??o do acompanhante terap?utico/mediador escolar na aprendizagem do aluno TEA
title Inclus?o escolar: a media??o do acompanhante terap?utico/mediador escolar na aprendizagem do aluno TEA
spellingShingle Inclus?o escolar: a media??o do acompanhante terap?utico/mediador escolar na aprendizagem do aluno TEA
Barbosa, Erika Aranha Fernandes
Transtorno do Espectro Autista
Acompanhante Terap?utico
Ensino-aprendizagem
Educa??o Inclusiva
title_short Inclus?o escolar: a media??o do acompanhante terap?utico/mediador escolar na aprendizagem do aluno TEA
title_full Inclus?o escolar: a media??o do acompanhante terap?utico/mediador escolar na aprendizagem do aluno TEA
title_fullStr Inclus?o escolar: a media??o do acompanhante terap?utico/mediador escolar na aprendizagem do aluno TEA
title_full_unstemmed Inclus?o escolar: a media??o do acompanhante terap?utico/mediador escolar na aprendizagem do aluno TEA
title_sort Inclus?o escolar: a media??o do acompanhante terap?utico/mediador escolar na aprendizagem do aluno TEA
author Barbosa, Erika Aranha Fernandes
author_facet Barbosa, Erika Aranha Fernandes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Erika Aranha Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Transtorno do Espectro Autista
Acompanhante Terap?utico
Ensino-aprendizagem
Educa??o Inclusiva
topic Transtorno do Espectro Autista
Acompanhante Terap?utico
Ensino-aprendizagem
Educa??o Inclusiva
description A inclus?o escolar atualmente ? fomentada pela legisla??o em vigor, e constitui fator determinante das pol?ticas p?blicas educacionais em todos os n?veis. Quando falamos nas pessoas do Transtorno do Espectro Autista (TEA), n?o estamos falando s? de inclus?o, mas da compreens?o do autismo como uma defici?ncia que marca os debates em torno das formas poss?veis dessa popula??o, serem contempladas no rol de a??es e servi?os para um atendimento integral. Objetivamos desenvolver como Produto Educacional, um prot?tipo de prontu?rio eletr?nico e uma cartilha informativa e digital de media??o aos Acompanhantes Terap?uticos/Mediadores escolares para aprendizagem dos alunos com Transtorno do Espectro Autista, do Ensino T?cnico Integrado ao M?dio do Instituto Federal da Para?ba, campus Jo?o Pessoa, fundamentada na Educa??o Profissional e Tecnol?gica - EPT, no ?mbito da educa??o inclusiva, nos espa?os formais de aprendizagem. O estudo foi realizado por meio de uma pesquisa de natureza aplicada, inicialmente por levantamento de campo, quanto a sua tipologia foi uma pesquisa explorat?ria e descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa. Participaram da pesquisa os Acompanhantes Terap?uticas / Mediadores escolares e gestores dos setores respons?veis por implementar os produtos educacionais do IFPB campus Jo?o Pessoa, selecionados por meio da t?cnica n?o probabil?stica por conveni?ncia. Como inclus?o os profissionais precisavam trabalhar, ou j? terem acompanhado alunos com TEA. Os instrumentos utilizados na pesquisa foram, um question?rio s?cio demogr?fico e um question?rio semiestruturado com quest?es abertas e fechadas referentes aos trabalhos exercidos pelos profissionais mencionados acima, frente ? demanda do aluno autista. J? com aprova??o do Comit? de ?tica, a pesquisa foi respondida por uma plataforma virtual de modo individual. A an?lise dos dados foi executada atrav?s do programa SPSS com uso da estat?stica descritiva e a An?lise de Conte?do Bardin (2011) e escala Likert (1932). O resultado dessa pesquisa gerou uma maior compreens?o do processo de apoio, registro e fluxo no atendimento aos alunos com TEA, favorecendo o ensino-aprendizagem e a inclus?o entre os p?blicos-alvo dessa pesquisa. Consideramos que no vi?s da sondagem at? a avalia??o dos produtos educacionais, obtemos relev?ncia significativa da proposta para a EPT.
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-01-26T12:12:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-01-26T12:12:05Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024-01-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3515
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3515
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3515/1/Dissertac%CC%A7a%CC%83o_Erika+Aranha+Fernandes+Barbosa.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e38958f6d8926e1995102808cbe8ae4e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1795788323410673664