Rede de cidades da aprendizagem - uma nova perspectiva de educação ambiental: estudo de caso do município de Jaboatão dos Guararapes - Pernambuco, Brasil

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Pereira, Amanda Christina Gomes Tabosa lattes
Orientador(a): Pereira, Amanda Christina Gomes Tabosa lattes
Banca de defesa: Rodrigues, Sofia Suely Ferreira Brandão lattes, Duvernoy, Doriele Andrade lattes, Valença, Marcos Moraes lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Mestrado Profissional em Gestão Ambiental
Departamento: Campus Recife
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/83
Resumo: Esta pesquisa apresenta discussões acerca da Política da Rede de Cidades da Aprendizagem e tem como objetivo analisar o processo de adesão e permanência do Município de Jaboatão dos Guararapes à Rede de Cidades de Aprendizagem, conforme determinam as Políticas Macroestruturadoras da UNESCO. Visa contribuir com a construção e consolidação do projeto do referido município para sua inserção e permanência a esta Rede. Este trabalho buscou apresentar um importante estudo de revisão de literatura, de análise documental, com relevante contribuição propriamente social, visto que poderá contribuir diretamente com o aprimoramento da gestão pública de Jaboatão dos Guararapes. Trata-se de um Estudo de Caso, na perspectiva de Minayo (2001), o qual se debruça sobre as particularidades e complexidade de uma política municipal contemporânea, compreendendo um caso singular, permitindo assim, um estudo mais concreto. Para tanto, foram realizadas entrevistas com gestores de educação, registros fotográficos do território e de escolas engajadas com a Política, além de levantamentos bibliográficos acerca da referida temática. Os dados coletados e analisados possibilitaram perceber que Jaboatão dos Guararapes já executa e implementa as Características-chaves da Política da Rede de Cidades da Aprendizagem, determinadas pela UNESCO. Entretanto, notou-se que não há uma sistematização e inexiste alguma política municipal que referenda essa vinculação à mencionada Rede, bem como há ineficiência na divulgação dessa política no território. Sendo assim, apresentamos, nas considerações deste trabalho, como produto final, uma Carta de Intencionalidade, com sugestões de estratégias a serem efetivadas pelo município, a fim de implementar essa política mundial no território, bem como auxiliar na sistematização de ações que já são executadas e/ou sugerir novas ações ao seu Plano de Metas para Rede de Cidades de Aprendizagem, com vistas a conceber esta política, de modo perene, independentemente do gestor que esteja a frente do município.
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spelling 2019-12-10T20:04:35Z2019-12-10T20:04:35Z2018-06-08PEREIRA, Amanda Christina Gomes Tabosa. Rede de cidades da aprendizagem - uma nova perspectiva de educação ambiental: estudo de caso do município de Jaboatão dos Guararapes - Pernambuco, Brasil. 2018. 96 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado Profissional em Gestão Ambiental, Dpp, Ifpe, Recife, 2018.https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/83Esta pesquisa apresenta discussões acerca da Política da Rede de Cidades da Aprendizagem e tem como objetivo analisar o processo de adesão e permanência do Município de Jaboatão dos Guararapes à Rede de Cidades de Aprendizagem, conforme determinam as Políticas Macroestruturadoras da UNESCO. Visa contribuir com a construção e consolidação do projeto do referido município para sua inserção e permanência a esta Rede. Este trabalho buscou apresentar um importante estudo de revisão de literatura, de análise documental, com relevante contribuição propriamente social, visto que poderá contribuir diretamente com o aprimoramento da gestão pública de Jaboatão dos Guararapes. Trata-se de um Estudo de Caso, na perspectiva de Minayo (2001), o qual se debruça sobre as particularidades e complexidade de uma política municipal contemporânea, compreendendo um caso singular, permitindo assim, um estudo mais concreto. Para tanto, foram realizadas entrevistas com gestores de educação, registros fotográficos do território e de escolas engajadas com a Política, além de levantamentos bibliográficos acerca da referida temática. Os dados coletados e analisados possibilitaram perceber que Jaboatão dos Guararapes já executa e implementa as Características-chaves da Política da Rede de Cidades da Aprendizagem, determinadas pela UNESCO. Entretanto, notou-se que não há uma sistematização e inexiste alguma política municipal que referenda essa vinculação à mencionada Rede, bem como há ineficiência na divulgação dessa política no território. Sendo assim, apresentamos, nas considerações deste trabalho, como produto final, uma Carta de Intencionalidade, com sugestões de estratégias a serem efetivadas pelo município, a fim de implementar essa política mundial no território, bem como auxiliar na sistematização de ações que já são executadas e/ou sugerir novas ações ao seu Plano de Metas para Rede de Cidades de Aprendizagem, com vistas a conceber esta política, de modo perene, independentemente do gestor que esteja a frente do município.This research presents discussions about the Policy of the Network of Learning Cities and aims to analyze the process of adherence and permanence of the Municipality of Jaboatão dos Guararapes to the Network of Learning Cities, as determined by the Macro-structuring Policies of UNESCO. It aims to contribute to the construction and consolidation of the project of said municipality for its insertion and permanence in this Network. This paper aimed to present an important literature review study, with a relevant social contribution, since it could directly contribute to the improvement of the public management of Jaboatão dos Guararapes. It is a Case Study from Minayo (2001), which focuses on the particularities and complexity of a contemporary municipal policy, comprising a singular case, allowing a more concrete study. For that, interviews were conducted with education managers, photographic records of the territory and schools engaged with the Policy, as well as bibliographical surveys about the subject. The data collected and analyzed made it possible to realize that Jaboatão dos Guararapes already executes and implements the Key Characteristics of the Policy of the Learning Cities Network, determined by UNESCO. However, it was noted that there is no systematization and there is no municipal policy that refers to this link to the mentioned Network, as well as inefficiency in the dissemination of this policy in the territory. Thus, we present in the considerations of this work, as final product, a Letter of Intent, with suggestions of strategies to be implemented by the municipality, in order to implement this global policy in the territory, as well as assist in the systematization of actions that are already performed and / or suggest new actions to its Learning Plan for Learning Cities Network, with a view to designing this policy, perennially, independently of the manager who is in front of the municipality.96 p.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoMestrado Profissional em Gestão AmbientalIFPEBrasilCampus RecifeOUTROSPolíticas macro estruturadoras da UNESCOEducação ambientalCidades de aprendizagemRede de cidades da aprendizagem - uma nova perspectiva de educação ambiental: estudo de caso do município de Jaboatão dos Guararapes - Pernambuco, Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPereira, Amanda Christina Gomes Tabosahttp://lattes.cnpq.br/0599974853654811Lyra, Marília Regina Costa Castrohttp://lattes.cnpq.br/8377604450079156Rodrigues, Sofia Suely Ferreira BrandãoDuvernoy, Doriele AndradeValença, Marcos Moraeshttp://lattes.cnpq.br/0334362738495768http://lattes.cnpq.br/2215164070006813http://lattes.cnpq.br/2633082538920292http://lattes.cnpq.br/1033842553558691Pereira, Amanda Christina Gomes Tabosamestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional do IFPEinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)instacron:IFPEORIGINALRede de cidades da aprendizagem - uma nova perspectiva de educação ambiental - estudo de caso do município de Jaboatão dos Guararapes - Pernambuco, Brasil.pdfRede de cidades da aprendizagem - uma nova perspectiva de educação ambiental - estudo de caso do município de Jaboatão dos Guararapes - Pernambuco, Brasil.pdfDissertaçãoapplication/pdf2902007https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/83/1/Rede%20de%20cidades%20da%20aprendizagem%20-%20uma%20nova%20perspectiva%20de%20educa%c3%a7%c3%a3o%20ambiental%20-%20estudo%20de%20caso%20do%20munic%c3%adpio%20de%20Jaboat%c3%a3o%20dos%20Guararapes%20-%20Pernambuco%2c%20Brasil.pdfcdf2805a396f492b04ec3888f6bcd0e4MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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