O PROEJA como inquilino: impactos preliminares do processo de implementação do programa no IF Sertão PE Campus Petrolina 2006-2013

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: UCHOA, Antônio Marcos da Conceição
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://memoria.ifrn.edu.br/1044/346
Resumo: A presente pesquisa teve por objetivo avaliar os possíveis impactos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano - IF SERTÃO PE Campus Petrolina, compreendendo o período de (2006-2013), com enfoque nos princípios estabelecidos pelo Documento Base do Programa. Para a realização dos estudos observamos alguns procedimentos teórico-metodológicos, quais seja, a revisão bibliográfica, destacando autores como Moll (2010), Santos (2010), Saviani (2003), Marx (1996), Moura (2013), Poulantzas (1980), Höfling (2001), Carnoy (1988), Cohen e Franco (2013) e Kosik (1969). Desenvolvemos também a análise documental, a aplicação de entrevistas semiestruturadas e o preenchimento de quadro de referência metodológica, composto por questões objetivas, dentre as quais gerou, em parte, outro quadro denominado de Quadro de impactos. Por meio de abordagem qualitativa, com ênfase no método histórico-crítico, concluímos que o PROEJA gerou impactos no IF SERTÃO PE Campus Petrolina, cujos resultados refletiram nas práticas pedagógicas, como o fato de ampliarem-se as discussões relativas a conteúdos que auxiliem nas relações humanas e cidadãs, e na gestão administrativo-pedagógica, através do reconhecimento da especificidade do trabalho com o público jovem e adulto, fosse por meio da adequação dos editais de seleção ao público alvo, fosse por meio da constituição de uma política de acompanhamento e permanência dos estudantes. Constatamos ainda, que em sua maioria, os princípios norteadores do PROEJA não foram implementados segundo o desenho original, gerando ao Programa uma condição de inquilino dentro do IF SERTÃO PE.
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Desenvolvemos também a análise documental, a aplicação de entrevistas semiestruturadas e o preenchimento de quadro de referência metodológica, composto por questões objetivas, dentre as quais gerou, em parte, outro quadro denominado de Quadro de impactos. Por meio de abordagem qualitativa, com ênfase no método histórico-crítico, concluímos que o PROEJA gerou impactos no IF SERTÃO PE Campus Petrolina, cujos resultados refletiram nas práticas pedagógicas, como o fato de ampliarem-se as discussões relativas a conteúdos que auxiliem nas relações humanas e cidadãs, e na gestão administrativo-pedagógica, através do reconhecimento da especificidade do trabalho com o público jovem e adulto, fosse por meio da adequação dos editais de seleção ao público alvo, fosse por meio da constituição de uma política de acompanhamento e permanência dos estudantes. 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