Modelo matemático de câmaras de combustão bipropelentes

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2004
Autor(a) principal: César Addis Valverde Salvador
Orientador(a): Fernando de Souza Costa
Banca de defesa: João Andrade de Carvalho Júnior, Carlos Alberto Gurgel Veras, Jerônimo dos Santos Travelho, Jerzy Tadeusz Sielawa
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação do INPE em Combustão e Propulsão
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Resumo em Inglês: A mathematical model of the combustion chamber of a liquid propellant rocket was developed. The combustion process is assumed to be one-dimensional and controlled by the vaporization of the droplets, since the rates of mixture and reaction in the gaseous phase are fast in comparison to the vaporization rates of the propellants. It was considered a non uniform distribution of droplets at the entrance, the preheating and thermal expansion of the droplets, the heat losses by convection and radiation from the hot gases to the walls and to the droplets, the gas-droplet relative velocity and the effects of droplet deformation on drag. The effects of pressure, temperature, equivalence ratio, number of groups of drops at the entrance and of the Rosin-Rammler parameters on the distance for complete vaporization were analysed. It was found that the radiation heat losses to the droplets are not significant compared to the convection losses, while the radiation losses to the chamber walls are significant. The vaporization distance and external wall temperature close to the injector were calculated and compared to experimental data from a 200 N thruster. The performance of bipropellant systems N2H4/N2O4, MMH/N2O4 and UDMH/N2O4 and multipropellant systems N2H4-MMH/N2O4 and N2H4-UDMH/N2O4 were analysed and compared.
Link de acesso: http://urlib.net/sid.inpe.br/jeferson/2004/05.06.13.56
Resumo: Desenvolveu-se um modelo matemático unidimensional de uma câmara de combustão de foguete utilizando propelentes líquidos. O processo de combustão é controlado pela vaporização das gotas, uma vez que as taxas de mistura e de reação na fase gasosa são consideradas rápidas em comparação às taxas de vaporização dos propelentes. Considerou-se uma distribuição de gotas não uniforme na entrada, pré-aquecimento das gotas, perdas de calor por convecção e por radiação do gás para as paredes e para as gotas, gotas e gás com diferentes velocidades e o efeito da deformação sobre o arrasto das gotas. Analisou-se a influência da pressão, da temperatura, da razão de equivalência, do número de parcelas de gotas na entrada e dos parâmetros de Rosin-Rammler sobre a distância de vaporização completa. Verificou-se que a troca de calor por radiação para as gotas é muito pequena comparada com a troca por convecção, enquanto as perdas de calor por radiação dos gases quentes para as paredes são significativas. A distância de vaporização e a temperatura da parede externa próxima ao injetor foram calculadas e comparadas aos dados experimentais obtidos de um propulsor de 200 N utilizando MMH e N2O4. Foram analisados e comparados os desempenhos dos sistemas bipropelentes N2H4/N2O4, MMH/N2O4 e UDMH/N2O4 e dos sistemas multipropelentes N2H4-MMH/N2O4 e N2H4-UDMH/N2O4.
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