Um metamodelo de painel de cobertura aeronáutico, com reforçadores reticulados, resistente à compressão

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Alexandre Padula Novaes
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3252
Resumo: O presente trabalho aborda a concepção, o desenvolvimento e a otimização de um metamodelo de painel de cobertura aeronáutico, em alumínio, com reforçadores reticulados, resistente à compressão. O objetivo deste trabalho é mostrar que o conceito de painel reticulado apresenta melhores resultados do que um painel de cobertura aeronáutica tradicional, em termos de resistência à compressão e Eficiência Estrutural. Conclui-se que o painel com reforçadores reticulados apresenta resultados em termos de tensão compressiva de colapso de 20% a 30% melhor do que um painel tradicional, para diversas razões de aspecto, e de 10 a 15% em termos de Eficiência Estrutural. Dessa forma, existe um potencial de que a concepção de painéis de revestimento aeronáutico a partir desses metamodelos reticulados apresente um aumento do espaçamento entre os elementos longitudinais de suporte, i.e., nervuras de uma asa ou as cavernas de uma fuselagem, ou mesmo que tais elementos sejam desnecessários em algumas aplicações.
id ITA_0ebe847eed3e6373b3293dff8b8abda6
oai_identifier_str oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:3252
network_acronym_str ITA
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
spelling Um metamodelo de painel de cobertura aeronáutico, com reforçadores reticulados, resistente à compressãoLinguagens de simulaçãoPlacas reforçadasOtimização de formaResistência à compressãoFlambagemEstabilidade estruturalEngenharia estruturalEngenharia aeronáuticaO presente trabalho aborda a concepção, o desenvolvimento e a otimização de um metamodelo de painel de cobertura aeronáutico, em alumínio, com reforçadores reticulados, resistente à compressão. O objetivo deste trabalho é mostrar que o conceito de painel reticulado apresenta melhores resultados do que um painel de cobertura aeronáutica tradicional, em termos de resistência à compressão e Eficiência Estrutural. Conclui-se que o painel com reforçadores reticulados apresenta resultados em termos de tensão compressiva de colapso de 20% a 30% melhor do que um painel tradicional, para diversas razões de aspecto, e de 10 a 15% em termos de Eficiência Estrutural. Dessa forma, existe um potencial de que a concepção de painéis de revestimento aeronáutico a partir desses metamodelos reticulados apresente um aumento do espaçamento entre os elementos longitudinais de suporte, i.e., nervuras de uma asa ou as cavernas de uma fuselagem, ou mesmo que tais elementos sejam desnecessários em algumas aplicações.Instituto Tecnológico de AeronáuticaFlávio Luiz de Silva BussamraAlessandro Teixeira NetoAlexandre Padula Novaes2012-08-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3252reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:05:08Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:3252http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:41:31.032Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue
dc.title.none.fl_str_mv Um metamodelo de painel de cobertura aeronáutico, com reforçadores reticulados, resistente à compressão
title Um metamodelo de painel de cobertura aeronáutico, com reforçadores reticulados, resistente à compressão
spellingShingle Um metamodelo de painel de cobertura aeronáutico, com reforçadores reticulados, resistente à compressão
Alexandre Padula Novaes
Linguagens de simulação
Placas reforçadas
Otimização de forma
Resistência à compressão
Flambagem
Estabilidade estrutural
Engenharia estrutural
Engenharia aeronáutica
title_short Um metamodelo de painel de cobertura aeronáutico, com reforçadores reticulados, resistente à compressão
title_full Um metamodelo de painel de cobertura aeronáutico, com reforçadores reticulados, resistente à compressão
title_fullStr Um metamodelo de painel de cobertura aeronáutico, com reforçadores reticulados, resistente à compressão
title_full_unstemmed Um metamodelo de painel de cobertura aeronáutico, com reforçadores reticulados, resistente à compressão
title_sort Um metamodelo de painel de cobertura aeronáutico, com reforçadores reticulados, resistente à compressão
author Alexandre Padula Novaes
author_facet Alexandre Padula Novaes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Flávio Luiz de Silva Bussamra
Alessandro Teixeira Neto
dc.contributor.author.fl_str_mv Alexandre Padula Novaes
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagens de simulação
Placas reforçadas
Otimização de forma
Resistência à compressão
Flambagem
Estabilidade estrutural
Engenharia estrutural
Engenharia aeronáutica
topic Linguagens de simulação
Placas reforçadas
Otimização de forma
Resistência à compressão
Flambagem
Estabilidade estrutural
Engenharia estrutural
Engenharia aeronáutica
dc.description.none.fl_txt_mv O presente trabalho aborda a concepção, o desenvolvimento e a otimização de um metamodelo de painel de cobertura aeronáutico, em alumínio, com reforçadores reticulados, resistente à compressão. O objetivo deste trabalho é mostrar que o conceito de painel reticulado apresenta melhores resultados do que um painel de cobertura aeronáutica tradicional, em termos de resistência à compressão e Eficiência Estrutural. Conclui-se que o painel com reforçadores reticulados apresenta resultados em termos de tensão compressiva de colapso de 20% a 30% melhor do que um painel tradicional, para diversas razões de aspecto, e de 10 a 15% em termos de Eficiência Estrutural. Dessa forma, existe um potencial de que a concepção de painéis de revestimento aeronáutico a partir desses metamodelos reticulados apresente um aumento do espaçamento entre os elementos longitudinais de suporte, i.e., nervuras de uma asa ou as cavernas de uma fuselagem, ou mesmo que tais elementos sejam desnecessários em algumas aplicações.
description O presente trabalho aborda a concepção, o desenvolvimento e a otimização de um metamodelo de painel de cobertura aeronáutico, em alumínio, com reforçadores reticulados, resistente à compressão. O objetivo deste trabalho é mostrar que o conceito de painel reticulado apresenta melhores resultados do que um painel de cobertura aeronáutica tradicional, em termos de resistência à compressão e Eficiência Estrutural. Conclui-se que o painel com reforçadores reticulados apresenta resultados em termos de tensão compressiva de colapso de 20% a 30% melhor do que um painel tradicional, para diversas razões de aspecto, e de 10 a 15% em termos de Eficiência Estrutural. Dessa forma, existe um potencial de que a concepção de painéis de revestimento aeronáutico a partir desses metamodelos reticulados apresente um aumento do espaçamento entre os elementos longitudinais de suporte, i.e., nervuras de uma asa ou as cavernas de uma fuselagem, ou mesmo que tais elementos sejam desnecessários em algumas aplicações.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3252
url http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3252
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron:ITA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname_str Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron_str ITA
institution ITA
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Linguagens de simulação
Placas reforçadas
Otimização de forma
Resistência à compressão
Flambagem
Estabilidade estrutural
Engenharia estrutural
Engenharia aeronáutica
_version_ 1706805011199033344