Conceitos e modelos de execução de exercícios de comunicação estrutural.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Robinson Vida Noronha
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=424
Resumo: A integração da técnica instrucional chamada Comunicação Estrutural ou Structural Communication-SC e um típico Sistema Tutor Inteligente é o objeto desta pesquisa. Desenvolvida na década de 60, essa técnica baseia-se no emprego de um mecanismo de casamento de padrão juntamente com um conjunto de regras de produção. Identificar quais mensagens textuais deveriam ser apresentadas como retorno da solução apresentada por um aprendiz a um problema pouco estruturado é o cerne dessa técnica. Diante da grande quantidade de soluções possíveis que poderiam ser apresentadas a esse problema, o sistema de casamento de padrão apresenta-se como mecanismo inapropriado para selecionar essas mensagens. Logo, investigou-se a possibilidade de substituição do sistema de casamento de padrões por um sistema de cálculo da distância entre dois vetores binários. Nesse contexto, busca-se identificar a regra mais próxima de qualquer solução apresentada. Investigou-se, também, como representar de forma estruturada o domínio pouco estruturado em atividades instrucionais que utilizam essa técnica. Os resultados obtidos nesta pesquisa poderão servir de auxílio aos desenvolvedores de Sistemas Tutores Inteligentes baseados na solução de problemas mal estruturados.
id ITA_21e03594827a27b9d8b81a4dadd32423
oai_identifier_str oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:424
network_acronym_str ITA
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
spelling Conceitos e modelos de execução de exercícios de comunicação estrutural.Instrução assistida por computadorSolução de problemasInteligência artificialSistemas especialistasEngenharia de softwareA integração da técnica instrucional chamada Comunicação Estrutural ou Structural Communication-SC e um típico Sistema Tutor Inteligente é o objeto desta pesquisa. Desenvolvida na década de 60, essa técnica baseia-se no emprego de um mecanismo de casamento de padrão juntamente com um conjunto de regras de produção. Identificar quais mensagens textuais deveriam ser apresentadas como retorno da solução apresentada por um aprendiz a um problema pouco estruturado é o cerne dessa técnica. Diante da grande quantidade de soluções possíveis que poderiam ser apresentadas a esse problema, o sistema de casamento de padrão apresenta-se como mecanismo inapropriado para selecionar essas mensagens. Logo, investigou-se a possibilidade de substituição do sistema de casamento de padrões por um sistema de cálculo da distância entre dois vetores binários. Nesse contexto, busca-se identificar a regra mais próxima de qualquer solução apresentada. Investigou-se, também, como representar de forma estruturada o domínio pouco estruturado em atividades instrucionais que utilizam essa técnica. Os resultados obtidos nesta pesquisa poderão servir de auxílio aos desenvolvedores de Sistemas Tutores Inteligentes baseados na solução de problemas mal estruturados.Instituto Tecnológico de AeronáuticaClovis Torres FernandesRobinson Vida Noronha2007-10-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=424reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:01:48Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:424http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:33:16.862Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue
dc.title.none.fl_str_mv Conceitos e modelos de execução de exercícios de comunicação estrutural.
title Conceitos e modelos de execução de exercícios de comunicação estrutural.
spellingShingle Conceitos e modelos de execução de exercícios de comunicação estrutural.
Robinson Vida Noronha
Instrução assistida por computador
Solução de problemas
Inteligência artificial
Sistemas especialistas
Engenharia de software
title_short Conceitos e modelos de execução de exercícios de comunicação estrutural.
title_full Conceitos e modelos de execução de exercícios de comunicação estrutural.
title_fullStr Conceitos e modelos de execução de exercícios de comunicação estrutural.
title_full_unstemmed Conceitos e modelos de execução de exercícios de comunicação estrutural.
title_sort Conceitos e modelos de execução de exercícios de comunicação estrutural.
author Robinson Vida Noronha
author_facet Robinson Vida Noronha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Clovis Torres Fernandes
dc.contributor.author.fl_str_mv Robinson Vida Noronha
dc.subject.por.fl_str_mv Instrução assistida por computador
Solução de problemas
Inteligência artificial
Sistemas especialistas
Engenharia de software
topic Instrução assistida por computador
Solução de problemas
Inteligência artificial
Sistemas especialistas
Engenharia de software
dc.description.none.fl_txt_mv A integração da técnica instrucional chamada Comunicação Estrutural ou Structural Communication-SC e um típico Sistema Tutor Inteligente é o objeto desta pesquisa. Desenvolvida na década de 60, essa técnica baseia-se no emprego de um mecanismo de casamento de padrão juntamente com um conjunto de regras de produção. Identificar quais mensagens textuais deveriam ser apresentadas como retorno da solução apresentada por um aprendiz a um problema pouco estruturado é o cerne dessa técnica. Diante da grande quantidade de soluções possíveis que poderiam ser apresentadas a esse problema, o sistema de casamento de padrão apresenta-se como mecanismo inapropriado para selecionar essas mensagens. Logo, investigou-se a possibilidade de substituição do sistema de casamento de padrões por um sistema de cálculo da distância entre dois vetores binários. Nesse contexto, busca-se identificar a regra mais próxima de qualquer solução apresentada. Investigou-se, também, como representar de forma estruturada o domínio pouco estruturado em atividades instrucionais que utilizam essa técnica. Os resultados obtidos nesta pesquisa poderão servir de auxílio aos desenvolvedores de Sistemas Tutores Inteligentes baseados na solução de problemas mal estruturados.
description A integração da técnica instrucional chamada Comunicação Estrutural ou Structural Communication-SC e um típico Sistema Tutor Inteligente é o objeto desta pesquisa. Desenvolvida na década de 60, essa técnica baseia-se no emprego de um mecanismo de casamento de padrão juntamente com um conjunto de regras de produção. Identificar quais mensagens textuais deveriam ser apresentadas como retorno da solução apresentada por um aprendiz a um problema pouco estruturado é o cerne dessa técnica. Diante da grande quantidade de soluções possíveis que poderiam ser apresentadas a esse problema, o sistema de casamento de padrão apresenta-se como mecanismo inapropriado para selecionar essas mensagens. Logo, investigou-se a possibilidade de substituição do sistema de casamento de padrões por um sistema de cálculo da distância entre dois vetores binários. Nesse contexto, busca-se identificar a regra mais próxima de qualquer solução apresentada. Investigou-se, também, como representar de forma estruturada o domínio pouco estruturado em atividades instrucionais que utilizam essa técnica. Os resultados obtidos nesta pesquisa poderão servir de auxílio aos desenvolvedores de Sistemas Tutores Inteligentes baseados na solução de problemas mal estruturados.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-10-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=424
url http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=424
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron:ITA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname_str Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron_str ITA
institution ITA
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Instrução assistida por computador
Solução de problemas
Inteligência artificial
Sistemas especialistas
Engenharia de software
_version_ 1706804987320860672