Extensão do método da colocação na otimização de trajetórias de aeronaves.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Maurício Andrés Varela Morales
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=976
Resumo: Este trabalho aplica o Método Indireto da Colocação para resolver numericamente Problemas de Valor de Contorno resultantes da aplicação da teoria controle ótimo ao problema de otimização de trajetórias de aeronaves. Uma extensão da implementação do método foi desenvolvida para incluir condições de contorno interiores, que surgem quando restrições são atingidas ao longo da trajetória, resultando num Problema de Valor de Contorno em Múltiplos Pontos (PVCMP). Quatro estudos de caso foram resolvidos numericamente para testar o método em questão e analisar as suas vantagens e limitações. Dois desses estudos de caso possuem documentados na literatura a solução numérica pelo Método Indireto dos Múltiplos Tiros, que é um dos métodos mais difundidos para resolver problemas de controle ótimo com restrições. Assim, também foi possível comparar as soluções de ambos os métodos e constatar na prática as vantagens e desvantagens de um em relação ao outro.
id ITA_2ee8cce8e33fe9964efb5a5ba88a191e
oai_identifier_str oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:976
network_acronym_str ITA
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
spelling Extensão do método da colocação na otimização de trajetórias de aeronaves.Otimização de trajetóriaControle ótimoControle com restriçõesPrincípio de PontryaginAnálise numéricaProblemas de valores no contornoDesempenho de aeronavesMecânica de vôoEngenharia aeronáuticaEste trabalho aplica o Método Indireto da Colocação para resolver numericamente Problemas de Valor de Contorno resultantes da aplicação da teoria controle ótimo ao problema de otimização de trajetórias de aeronaves. Uma extensão da implementação do método foi desenvolvida para incluir condições de contorno interiores, que surgem quando restrições são atingidas ao longo da trajetória, resultando num Problema de Valor de Contorno em Múltiplos Pontos (PVCMP). Quatro estudos de caso foram resolvidos numericamente para testar o método em questão e analisar as suas vantagens e limitações. Dois desses estudos de caso possuem documentados na literatura a solução numérica pelo Método Indireto dos Múltiplos Tiros, que é um dos métodos mais difundidos para resolver problemas de controle ótimo com restrições. Assim, também foi possível comparar as soluções de ambos os métodos e constatar na prática as vantagens e desvantagens de um em relação ao outro.Instituto Tecnológico de AeronáuticaPedro PaglioneMaurício Andrés Varela Morales2009-12-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=976reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:02:00Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:976http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:34:50.9Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue
dc.title.none.fl_str_mv Extensão do método da colocação na otimização de trajetórias de aeronaves.
title Extensão do método da colocação na otimização de trajetórias de aeronaves.
spellingShingle Extensão do método da colocação na otimização de trajetórias de aeronaves.
Maurício Andrés Varela Morales
Otimização de trajetória
Controle ótimo
Controle com restrições
Princípio de Pontryagin
Análise numérica
Problemas de valores no contorno
Desempenho de aeronaves
Mecânica de vôo
Engenharia aeronáutica
title_short Extensão do método da colocação na otimização de trajetórias de aeronaves.
title_full Extensão do método da colocação na otimização de trajetórias de aeronaves.
title_fullStr Extensão do método da colocação na otimização de trajetórias de aeronaves.
title_full_unstemmed Extensão do método da colocação na otimização de trajetórias de aeronaves.
title_sort Extensão do método da colocação na otimização de trajetórias de aeronaves.
author Maurício Andrés Varela Morales
author_facet Maurício Andrés Varela Morales
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pedro Paglione
dc.contributor.author.fl_str_mv Maurício Andrés Varela Morales
dc.subject.por.fl_str_mv Otimização de trajetória
Controle ótimo
Controle com restrições
Princípio de Pontryagin
Análise numérica
Problemas de valores no contorno
Desempenho de aeronaves
Mecânica de vôo
Engenharia aeronáutica
topic Otimização de trajetória
Controle ótimo
Controle com restrições
Princípio de Pontryagin
Análise numérica
Problemas de valores no contorno
Desempenho de aeronaves
Mecânica de vôo
Engenharia aeronáutica
dc.description.none.fl_txt_mv Este trabalho aplica o Método Indireto da Colocação para resolver numericamente Problemas de Valor de Contorno resultantes da aplicação da teoria controle ótimo ao problema de otimização de trajetórias de aeronaves. Uma extensão da implementação do método foi desenvolvida para incluir condições de contorno interiores, que surgem quando restrições são atingidas ao longo da trajetória, resultando num Problema de Valor de Contorno em Múltiplos Pontos (PVCMP). Quatro estudos de caso foram resolvidos numericamente para testar o método em questão e analisar as suas vantagens e limitações. Dois desses estudos de caso possuem documentados na literatura a solução numérica pelo Método Indireto dos Múltiplos Tiros, que é um dos métodos mais difundidos para resolver problemas de controle ótimo com restrições. Assim, também foi possível comparar as soluções de ambos os métodos e constatar na prática as vantagens e desvantagens de um em relação ao outro.
description Este trabalho aplica o Método Indireto da Colocação para resolver numericamente Problemas de Valor de Contorno resultantes da aplicação da teoria controle ótimo ao problema de otimização de trajetórias de aeronaves. Uma extensão da implementação do método foi desenvolvida para incluir condições de contorno interiores, que surgem quando restrições são atingidas ao longo da trajetória, resultando num Problema de Valor de Contorno em Múltiplos Pontos (PVCMP). Quatro estudos de caso foram resolvidos numericamente para testar o método em questão e analisar as suas vantagens e limitações. Dois desses estudos de caso possuem documentados na literatura a solução numérica pelo Método Indireto dos Múltiplos Tiros, que é um dos métodos mais difundidos para resolver problemas de controle ótimo com restrições. Assim, também foi possível comparar as soluções de ambos os métodos e constatar na prática as vantagens e desvantagens de um em relação ao outro.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=976
url http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=976
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron:ITA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname_str Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron_str ITA
institution ITA
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Otimização de trajetória
Controle ótimo
Controle com restrições
Princípio de Pontryagin
Análise numérica
Problemas de valores no contorno
Desempenho de aeronaves
Mecânica de vôo
Engenharia aeronáutica
_version_ 1706804990826250240