Análise da distribuição de pressão em poltronas aeronáuticas utilizando um mecanismo de reclinação conjunta

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Alexandre David Campos Kasakewitch Souza
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1274
Resumo: Este trabalho tem por objetivo efetuar uma análise ergonômica de poltronas aeronáuticas, que utilizam um mecanismo de reclinação conjunta, onde assento e encosto são reclinados simultaneamente, em comparação com o mecanismo convencional adotado pela indústria. Inicialmente serão revisados alguns conceitos fundamentais de ergonomia e antropometria que foram a base deste projeto, bem como aspectos biomecânicos da postura sentada. Em seguida, será feita uma apresentação da tecnologia de mapeamento de pressão, principal ferramenta utilizada neste trabalho. Esta tecnologia permite a análise individual dos mapas de pressão do assento e encosto, indicando informações pertinentes como picos de pressão, pressão média e área efetiva de contato. O estudo também contará com avaliações antropométricas feitas em ambiente 3D, utilizando a ferramenta Human Builder (do software Catia V5) que permite a edição e posicionamento de modelos humanos em ambientes simulados, tendo como foco a aplicação da proposta de reclinação conjunta nas aviações comercial e executiva, apresentando seus prós e contras. Concluindo este trabalho, os resultados numéricos serão comparados e validados pela análise subjetiva, comprovando o aumento de conforto proporcionado pela implementação da solução apresentada.
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