SiGA : um ambiente para criação, gerenciamento e execução de WebQuests orientadas ao padrão IMS learning design

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Juvenal Silva Neto
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3155
Resumo: A principal meta deste trabalho foi avaliar a utilidade da técnica educacional WebQuest adequada ao padrão IMS Learning Design (IMS LD), exemplificando seu uso no ensino de Ciências, no contexto do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias Espaciais do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (PG/CTE-ITA). A metodologia da pesquisa envolveu primeiramente a investigação sobre o modelo WebQuest e a especificação IMS LD, determinando como utilizá-los e então produzir um modelo de equivalência entre estas metodologias. Um Ambiente Virtual de Aprendizagem simplificado, chamado SiGA (Sistema Gerenciador de Aprendizagem) contendo um Editor e um Player foram desenvolvidos para construir WebQuests-LD e utilizá-las com professores e alunos do PG/CTE-ITA. Enquanto os resultados dos experimentos realizados nesta pesquisa mostraram vantagens no uso de WebQuests-LD em termos melhoria no desenvolvimento e distribuição de conteúdo, questões sobre o formato de construção de WebQuests-LD foram observados; especificamente problemas referentes à terminologia utilizada. Adicionalmente outros experimentos foram conduzidos nos cursos de graduação de Engenharia de Computação do ITA e Licenciatura em Computação da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT.
id ITA_4ff346d3ec76a29efac9202e23a2a9b1
oai_identifier_str oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:3155
network_acronym_str ITA
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
spelling SiGA : um ambiente para criação, gerenciamento e execução de WebQuests orientadas ao padrão IMS learning designMétodos educacionaisDesenvolvimento educacionalEnsinoDesenvolvimento de softwareAprendizagemEducaçãoEngenharia de softwareA principal meta deste trabalho foi avaliar a utilidade da técnica educacional WebQuest adequada ao padrão IMS Learning Design (IMS LD), exemplificando seu uso no ensino de Ciências, no contexto do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias Espaciais do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (PG/CTE-ITA). A metodologia da pesquisa envolveu primeiramente a investigação sobre o modelo WebQuest e a especificação IMS LD, determinando como utilizá-los e então produzir um modelo de equivalência entre estas metodologias. Um Ambiente Virtual de Aprendizagem simplificado, chamado SiGA (Sistema Gerenciador de Aprendizagem) contendo um Editor e um Player foram desenvolvidos para construir WebQuests-LD e utilizá-las com professores e alunos do PG/CTE-ITA. Enquanto os resultados dos experimentos realizados nesta pesquisa mostraram vantagens no uso de WebQuests-LD em termos melhoria no desenvolvimento e distribuição de conteúdo, questões sobre o formato de construção de WebQuests-LD foram observados; especificamente problemas referentes à terminologia utilizada. Adicionalmente outros experimentos foram conduzidos nos cursos de graduação de Engenharia de Computação do ITA e Licenciatura em Computação da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT.Instituto Tecnológico de AeronáuticaAngelo PássaroJuvenal Silva Neto2014-12-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3155reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:05:06Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:3155http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:41:16.156Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue
dc.title.none.fl_str_mv SiGA : um ambiente para criação, gerenciamento e execução de WebQuests orientadas ao padrão IMS learning design
title SiGA : um ambiente para criação, gerenciamento e execução de WebQuests orientadas ao padrão IMS learning design
spellingShingle SiGA : um ambiente para criação, gerenciamento e execução de WebQuests orientadas ao padrão IMS learning design
Juvenal Silva Neto
Métodos educacionais
Desenvolvimento educacional
Ensino
Desenvolvimento de software
Aprendizagem
Educação
Engenharia de software
title_short SiGA : um ambiente para criação, gerenciamento e execução de WebQuests orientadas ao padrão IMS learning design
title_full SiGA : um ambiente para criação, gerenciamento e execução de WebQuests orientadas ao padrão IMS learning design
title_fullStr SiGA : um ambiente para criação, gerenciamento e execução de WebQuests orientadas ao padrão IMS learning design
title_full_unstemmed SiGA : um ambiente para criação, gerenciamento e execução de WebQuests orientadas ao padrão IMS learning design
title_sort SiGA : um ambiente para criação, gerenciamento e execução de WebQuests orientadas ao padrão IMS learning design
author Juvenal Silva Neto
author_facet Juvenal Silva Neto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Angelo Pássaro
dc.contributor.author.fl_str_mv Juvenal Silva Neto
dc.subject.por.fl_str_mv Métodos educacionais
Desenvolvimento educacional
Ensino
Desenvolvimento de software
Aprendizagem
Educação
Engenharia de software
topic Métodos educacionais
Desenvolvimento educacional
Ensino
Desenvolvimento de software
Aprendizagem
Educação
Engenharia de software
dc.description.none.fl_txt_mv A principal meta deste trabalho foi avaliar a utilidade da técnica educacional WebQuest adequada ao padrão IMS Learning Design (IMS LD), exemplificando seu uso no ensino de Ciências, no contexto do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias Espaciais do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (PG/CTE-ITA). A metodologia da pesquisa envolveu primeiramente a investigação sobre o modelo WebQuest e a especificação IMS LD, determinando como utilizá-los e então produzir um modelo de equivalência entre estas metodologias. Um Ambiente Virtual de Aprendizagem simplificado, chamado SiGA (Sistema Gerenciador de Aprendizagem) contendo um Editor e um Player foram desenvolvidos para construir WebQuests-LD e utilizá-las com professores e alunos do PG/CTE-ITA. Enquanto os resultados dos experimentos realizados nesta pesquisa mostraram vantagens no uso de WebQuests-LD em termos melhoria no desenvolvimento e distribuição de conteúdo, questões sobre o formato de construção de WebQuests-LD foram observados; especificamente problemas referentes à terminologia utilizada. Adicionalmente outros experimentos foram conduzidos nos cursos de graduação de Engenharia de Computação do ITA e Licenciatura em Computação da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT.
description A principal meta deste trabalho foi avaliar a utilidade da técnica educacional WebQuest adequada ao padrão IMS Learning Design (IMS LD), exemplificando seu uso no ensino de Ciências, no contexto do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias Espaciais do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (PG/CTE-ITA). A metodologia da pesquisa envolveu primeiramente a investigação sobre o modelo WebQuest e a especificação IMS LD, determinando como utilizá-los e então produzir um modelo de equivalência entre estas metodologias. Um Ambiente Virtual de Aprendizagem simplificado, chamado SiGA (Sistema Gerenciador de Aprendizagem) contendo um Editor e um Player foram desenvolvidos para construir WebQuests-LD e utilizá-las com professores e alunos do PG/CTE-ITA. Enquanto os resultados dos experimentos realizados nesta pesquisa mostraram vantagens no uso de WebQuests-LD em termos melhoria no desenvolvimento e distribuição de conteúdo, questões sobre o formato de construção de WebQuests-LD foram observados; especificamente problemas referentes à terminologia utilizada. Adicionalmente outros experimentos foram conduzidos nos cursos de graduação de Engenharia de Computação do ITA e Licenciatura em Computação da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3155
url http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3155
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron:ITA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname_str Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron_str ITA
institution ITA
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Métodos educacionais
Desenvolvimento educacional
Ensino
Desenvolvimento de software
Aprendizagem
Educação
Engenharia de software
_version_ 1706805009780310016