Desenvolvimento de um votador de quatro sinais para sensores redundantes em aeronaves

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Lívia Camargos Rodrigues de Oliveira
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1335
Resumo: Aeronaves são equipadas com múltiplos sensores que medem grandezas como a velocidade e o ângulo de ataque, além dos comandos dos pilotos. Em geral, cada grandeza é medida por vários sensores redundantes, devido à possibilidade de falha dos sensores e à criticidade da perda da medida ou da sua medição errônea. Os diversos valores medidos para uma mesma variável devem ser consolidados em um único valor por uma lógica de votação. Esta informação pode ser usada para indicação aos pilotos no cockpit e/ou para cálculo dos comandos de deflexão das superfícies de controle da aeronave. Sendo assim, se o votador fornecer um valor errôneo de uma grandeza para o sistema aviônico e para o sistema de controle, os pilotos poderão ser induzidos a tomar decisões equivocadas e os comandos calculados e aplicados às superfícies de controle estarão incorretos, o que pode provocar acidentes catastróficos. Portanto, o votador deve ser capaz de detectar falhas nos sensores e consolidar um valor único e confiável de cada grandeza, evitando a propagação de falhas para os sistemas de controle e de indicação. O objetivo deste trabalho é desenvolver um algoritmo de votação de quatro sinais orientado para aplicação em sensores redundantes de aeronaves. O trabalho também inclui a apresentação dos conceitos básicos sobre votação no meio aeronáutico, simulações de casos de falhas e verificação da resposta do algoritmo proposto nestas situações, bem como uma análise sobre a configuração dos parâmetros.
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description Aeronaves são equipadas com múltiplos sensores que medem grandezas como a velocidade e o ângulo de ataque, além dos comandos dos pilotos. Em geral, cada grandeza é medida por vários sensores redundantes, devido à possibilidade de falha dos sensores e à criticidade da perda da medida ou da sua medição errônea. Os diversos valores medidos para uma mesma variável devem ser consolidados em um único valor por uma lógica de votação. Esta informação pode ser usada para indicação aos pilotos no cockpit e/ou para cálculo dos comandos de deflexão das superfícies de controle da aeronave. Sendo assim, se o votador fornecer um valor errôneo de uma grandeza para o sistema aviônico e para o sistema de controle, os pilotos poderão ser induzidos a tomar decisões equivocadas e os comandos calculados e aplicados às superfícies de controle estarão incorretos, o que pode provocar acidentes catastróficos. Portanto, o votador deve ser capaz de detectar falhas nos sensores e consolidar um valor único e confiável de cada grandeza, evitando a propagação de falhas para os sistemas de controle e de indicação. O objetivo deste trabalho é desenvolver um algoritmo de votação de quatro sinais orientado para aplicação em sensores redundantes de aeronaves. O trabalho também inclui a apresentação dos conceitos básicos sobre votação no meio aeronáutico, simulações de casos de falhas e verificação da resposta do algoritmo proposto nestas situações, bem como uma análise sobre a configuração dos parâmetros.
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