Implementação de um controlador preditivo robusto empregando desigualdades matriciais lineares para um sistema de dinâmica rápida

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: José Roberto Colombo Junior
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2961
Resumo: Este trabalho trata da avaliação experimental de um controlador preditivo robusto projetado via desigualdades matriciais lineares para um sistema de dinâmica rápida largamente utilizado na literatura. Tal sistema consiste de dois carros conectados entre si através de uma mola, com apenas um atuador. Em particular, é considerado um problema de descasamento de modelo, relacionado com alterações na constante elástica da mola, que pudessem decorrer de uma falha. O objetivo do controle é conduzir o sistema para uma posição desejada, respeitando restrições impostas sobre tensão de entrada e compressão da mola. De modo a levar em conta o tempo computacional necessário para o cálculo do controle, foi incluído no modelo da planta um atraso de um período de amostragem, considerando que o controle calculado seja armazenado para aplicação no próximo instante de amostragem. Resultados obtidos por meio de simulação e ensaio em bancada comprovaram que tal providência é importante para evitar instabilidade da malha de controle. Tendo-se tratado o problema do atraso computacional, verificou-se que o controlador preditivo robusto foi capaz de conduzir o sistema para próximo da posição de referência (com erro em regime devido à presença de atrito seco), respeitando as restrições de entrada e saída, mesmo na presença de incerteza sobre a constante de mola.
id ITA_789c5878bdb4fbca24d30d2caa216feb
oai_identifier_str oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:2961
network_acronym_str ITA
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
spelling Implementação de um controlador preditivo robusto empregando desigualdades matriciais lineares para um sistema de dinâmica rápidaControle preditivoAlgoritmosIdentificação de parâmetrosControle robustoOperação em tempo realModelos matemáticosComputaçãoEste trabalho trata da avaliação experimental de um controlador preditivo robusto projetado via desigualdades matriciais lineares para um sistema de dinâmica rápida largamente utilizado na literatura. Tal sistema consiste de dois carros conectados entre si através de uma mola, com apenas um atuador. Em particular, é considerado um problema de descasamento de modelo, relacionado com alterações na constante elástica da mola, que pudessem decorrer de uma falha. O objetivo do controle é conduzir o sistema para uma posição desejada, respeitando restrições impostas sobre tensão de entrada e compressão da mola. De modo a levar em conta o tempo computacional necessário para o cálculo do controle, foi incluído no modelo da planta um atraso de um período de amostragem, considerando que o controle calculado seja armazenado para aplicação no próximo instante de amostragem. Resultados obtidos por meio de simulação e ensaio em bancada comprovaram que tal providência é importante para evitar instabilidade da malha de controle. Tendo-se tratado o problema do atraso computacional, verificou-se que o controlador preditivo robusto foi capaz de conduzir o sistema para próximo da posição de referência (com erro em regime devido à presença de atrito seco), respeitando as restrições de entrada e saída, mesmo na presença de incerteza sobre a constante de mola.Instituto Tecnológico de AeronáuticaRoberto Kawakami Harrop GalvãoEdvaldo AssunçãoJosé Roberto Colombo Junior2014-06-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2961reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:05:01Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:2961http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:40:31.16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue
dc.title.none.fl_str_mv Implementação de um controlador preditivo robusto empregando desigualdades matriciais lineares para um sistema de dinâmica rápida
title Implementação de um controlador preditivo robusto empregando desigualdades matriciais lineares para um sistema de dinâmica rápida
spellingShingle Implementação de um controlador preditivo robusto empregando desigualdades matriciais lineares para um sistema de dinâmica rápida
José Roberto Colombo Junior
Controle preditivo
Algoritmos
Identificação de parâmetros
Controle robusto
Operação em tempo real
Modelos matemáticos
Computação
title_short Implementação de um controlador preditivo robusto empregando desigualdades matriciais lineares para um sistema de dinâmica rápida
title_full Implementação de um controlador preditivo robusto empregando desigualdades matriciais lineares para um sistema de dinâmica rápida
title_fullStr Implementação de um controlador preditivo robusto empregando desigualdades matriciais lineares para um sistema de dinâmica rápida
title_full_unstemmed Implementação de um controlador preditivo robusto empregando desigualdades matriciais lineares para um sistema de dinâmica rápida
title_sort Implementação de um controlador preditivo robusto empregando desigualdades matriciais lineares para um sistema de dinâmica rápida
author José Roberto Colombo Junior
author_facet José Roberto Colombo Junior
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Roberto Kawakami Harrop Galvão
Edvaldo Assunção
dc.contributor.author.fl_str_mv José Roberto Colombo Junior
dc.subject.por.fl_str_mv Controle preditivo
Algoritmos
Identificação de parâmetros
Controle robusto
Operação em tempo real
Modelos matemáticos
Computação
topic Controle preditivo
Algoritmos
Identificação de parâmetros
Controle robusto
Operação em tempo real
Modelos matemáticos
Computação
dc.description.none.fl_txt_mv Este trabalho trata da avaliação experimental de um controlador preditivo robusto projetado via desigualdades matriciais lineares para um sistema de dinâmica rápida largamente utilizado na literatura. Tal sistema consiste de dois carros conectados entre si através de uma mola, com apenas um atuador. Em particular, é considerado um problema de descasamento de modelo, relacionado com alterações na constante elástica da mola, que pudessem decorrer de uma falha. O objetivo do controle é conduzir o sistema para uma posição desejada, respeitando restrições impostas sobre tensão de entrada e compressão da mola. De modo a levar em conta o tempo computacional necessário para o cálculo do controle, foi incluído no modelo da planta um atraso de um período de amostragem, considerando que o controle calculado seja armazenado para aplicação no próximo instante de amostragem. Resultados obtidos por meio de simulação e ensaio em bancada comprovaram que tal providência é importante para evitar instabilidade da malha de controle. Tendo-se tratado o problema do atraso computacional, verificou-se que o controlador preditivo robusto foi capaz de conduzir o sistema para próximo da posição de referência (com erro em regime devido à presença de atrito seco), respeitando as restrições de entrada e saída, mesmo na presença de incerteza sobre a constante de mola.
description Este trabalho trata da avaliação experimental de um controlador preditivo robusto projetado via desigualdades matriciais lineares para um sistema de dinâmica rápida largamente utilizado na literatura. Tal sistema consiste de dois carros conectados entre si através de uma mola, com apenas um atuador. Em particular, é considerado um problema de descasamento de modelo, relacionado com alterações na constante elástica da mola, que pudessem decorrer de uma falha. O objetivo do controle é conduzir o sistema para uma posição desejada, respeitando restrições impostas sobre tensão de entrada e compressão da mola. De modo a levar em conta o tempo computacional necessário para o cálculo do controle, foi incluído no modelo da planta um atraso de um período de amostragem, considerando que o controle calculado seja armazenado para aplicação no próximo instante de amostragem. Resultados obtidos por meio de simulação e ensaio em bancada comprovaram que tal providência é importante para evitar instabilidade da malha de controle. Tendo-se tratado o problema do atraso computacional, verificou-se que o controlador preditivo robusto foi capaz de conduzir o sistema para próximo da posição de referência (com erro em regime devido à presença de atrito seco), respeitando as restrições de entrada e saída, mesmo na presença de incerteza sobre a constante de mola.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2961
url http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2961
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron:ITA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname_str Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron_str ITA
institution ITA
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Controle preditivo
Algoritmos
Identificação de parâmetros
Controle robusto
Operação em tempo real
Modelos matemáticos
Computação
_version_ 1706805006355660800