Motor dois tempos com válvulas no cabeçote : um estudo termodinâmico

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2001
Autor(a) principal: Marcos Langeani
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1604
Resumo: Foi desenvolvido um modelo termodinâmico do motor, implementado em um computador PC, para se avaliar, via simulação numérica, o potencial básico do motor dois tempos com válvulas somente no cabeçote, superalimentado por um turboalimentador com turbina de geometria variável e com assistência do cárter. O motor analisado exibiu excelente desempenho em cargas altas. Em cargas baixas, possivelmente, pequenas alterações nas configurações propostas poderão produzir os resultados positivos desejados.
id ITA_9d75324ba4d6ce47dddd42a526ebfec1
oai_identifier_str oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:1604
network_acronym_str ITA
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
spelling Motor dois tempos com válvulas no cabeçote : um estudo termodinâmicoMotores de dois temposTermodinâmicaSimulação computadorizadaEngenharia mecânicaFoi desenvolvido um modelo termodinâmico do motor, implementado em um computador PC, para se avaliar, via simulação numérica, o potencial básico do motor dois tempos com válvulas somente no cabeçote, superalimentado por um turboalimentador com turbina de geometria variável e com assistência do cárter. O motor analisado exibiu excelente desempenho em cargas altas. Em cargas baixas, possivelmente, pequenas alterações nas configurações propostas poderão produzir os resultados positivos desejados.Instituto Tecnológico de AeronáuticaJoão Roberto BarbosaMarcos Langeani2001-00-00info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1604reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:02:46Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:1604http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:36:51.602Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue
dc.title.none.fl_str_mv Motor dois tempos com válvulas no cabeçote : um estudo termodinâmico
title Motor dois tempos com válvulas no cabeçote : um estudo termodinâmico
spellingShingle Motor dois tempos com válvulas no cabeçote : um estudo termodinâmico
Marcos Langeani
Motores de dois tempos
Termodinâmica
Simulação computadorizada
Engenharia mecânica
title_short Motor dois tempos com válvulas no cabeçote : um estudo termodinâmico
title_full Motor dois tempos com válvulas no cabeçote : um estudo termodinâmico
title_fullStr Motor dois tempos com válvulas no cabeçote : um estudo termodinâmico
title_full_unstemmed Motor dois tempos com válvulas no cabeçote : um estudo termodinâmico
title_sort Motor dois tempos com válvulas no cabeçote : um estudo termodinâmico
author Marcos Langeani
author_facet Marcos Langeani
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv João Roberto Barbosa
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcos Langeani
dc.subject.por.fl_str_mv Motores de dois tempos
Termodinâmica
Simulação computadorizada
Engenharia mecânica
topic Motores de dois tempos
Termodinâmica
Simulação computadorizada
Engenharia mecânica
dc.description.none.fl_txt_mv Foi desenvolvido um modelo termodinâmico do motor, implementado em um computador PC, para se avaliar, via simulação numérica, o potencial básico do motor dois tempos com válvulas somente no cabeçote, superalimentado por um turboalimentador com turbina de geometria variável e com assistência do cárter. O motor analisado exibiu excelente desempenho em cargas altas. Em cargas baixas, possivelmente, pequenas alterações nas configurações propostas poderão produzir os resultados positivos desejados.
description Foi desenvolvido um modelo termodinâmico do motor, implementado em um computador PC, para se avaliar, via simulação numérica, o potencial básico do motor dois tempos com válvulas somente no cabeçote, superalimentado por um turboalimentador com turbina de geometria variável e com assistência do cárter. O motor analisado exibiu excelente desempenho em cargas altas. Em cargas baixas, possivelmente, pequenas alterações nas configurações propostas poderão produzir os resultados positivos desejados.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-00-00
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1604
url http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1604
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron:ITA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname_str Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron_str ITA
institution ITA
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Motores de dois tempos
Termodinâmica
Simulação computadorizada
Engenharia mecânica
_version_ 1706804995124363264