Projeto, construção e validação de um simulador híbrido do sistema cardiovascular
Ano de defesa: | 2013 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
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Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Instituto Tecnológico de Aeronáutica
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2871 |
Resumo: | Durante o desenvolvimento de dispositivos de assistência circulatória, vários estudos e testes "In Vitro" e "In Vivo" devem ser realizados antes do início das avaliações clínicas com o dispositivo. Embora a experimentação com animais ainda seja insubstituível, alguns ensaios poderiam ser realizados com uma ferramenta que possibilite o estudo simulado do sistema cardiovascular. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é apresentar o projeto, a construção e a validação de uma ferramenta híbrida (parte física, parte numérica) de simulação do sistema cardiovascular humano que permita estudar a interação entre o sistema circulatório e um dispositivo assistente, desde o pós-operatório imediato até o longo prazo. Para validar esta nova ferramenta, foram realizados dois tipos de ensaios: avaliação da capacidade do Simulador Híbrido em seguir a lei de Frank-Starling por meio da variação da pré-carga, pós-carga e contratilidade do ventrículo simulado; avaliação da assistência circulatória realizada por bomba centrífuga de fluxo contínuo e por bomba pulsátil, ambas conectadas ao ventrículo nas configurações átrio-aórtica e ápico-aórtica. Os resultados observados nos ensaios foram validados pela aderência a um modelo computacional do sistema cardiovascular e a dados de experimentos obtidos na literatura. Os ensaios realizados para avaliação da assistência circulatória possibilitaram analisar situações específicas como o descarregamento volumétrico do ventrículo esquerdo e o crítico ajuste da velocidade da bomba centrífuga na aplicação ápico-aórtica. Adicionalmente, este trabalho contribui com o desenvolvimento da assistência circulatória por permitir estudar mecanismos que criem um ambiente favorável ao remodelamento do sistema cardiovascular, auxiliando o médico na tomada de decisão pelo melhor instante para a retirada do dispositivo de assistência. |
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Projeto, construção e validação de um simulador híbrido do sistema cardiovascularSistema cardiovascularSimulação computadorizadaPressão sanguíneaMedicinaEngenhariaBioengenhariaDurante o desenvolvimento de dispositivos de assistência circulatória, vários estudos e testes "In Vitro" e "In Vivo" devem ser realizados antes do início das avaliações clínicas com o dispositivo. Embora a experimentação com animais ainda seja insubstituível, alguns ensaios poderiam ser realizados com uma ferramenta que possibilite o estudo simulado do sistema cardiovascular. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é apresentar o projeto, a construção e a validação de uma ferramenta híbrida (parte física, parte numérica) de simulação do sistema cardiovascular humano que permita estudar a interação entre o sistema circulatório e um dispositivo assistente, desde o pós-operatório imediato até o longo prazo. Para validar esta nova ferramenta, foram realizados dois tipos de ensaios: avaliação da capacidade do Simulador Híbrido em seguir a lei de Frank-Starling por meio da variação da pré-carga, pós-carga e contratilidade do ventrículo simulado; avaliação da assistência circulatória realizada por bomba centrífuga de fluxo contínuo e por bomba pulsátil, ambas conectadas ao ventrículo nas configurações átrio-aórtica e ápico-aórtica. Os resultados observados nos ensaios foram validados pela aderência a um modelo computacional do sistema cardiovascular e a dados de experimentos obtidos na literatura. Os ensaios realizados para avaliação da assistência circulatória possibilitaram analisar situações específicas como o descarregamento volumétrico do ventrículo esquerdo e o crítico ajuste da velocidade da bomba centrífuga na aplicação ápico-aórtica. Adicionalmente, este trabalho contribui com o desenvolvimento da assistência circulatória por permitir estudar mecanismos que criem um ambiente favorável ao remodelamento do sistema cardiovascular, auxiliando o médico na tomada de decisão pelo melhor instante para a retirada do dispositivo de assistência.Instituto Tecnológico de AeronáuticaJúlio César LucchiJeison Willian Gomes da Fonseca2013-12-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2871reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:04:59Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:2871http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:40:14.851Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue |
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Durante o desenvolvimento de dispositivos de assistência circulatória, vários estudos e testes "In Vitro" e "In Vivo" devem ser realizados antes do início das avaliações clínicas com o dispositivo. Embora a experimentação com animais ainda seja insubstituível, alguns ensaios poderiam ser realizados com uma ferramenta que possibilite o estudo simulado do sistema cardiovascular. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é apresentar o projeto, a construção e a validação de uma ferramenta híbrida (parte física, parte numérica) de simulação do sistema cardiovascular humano que permita estudar a interação entre o sistema circulatório e um dispositivo assistente, desde o pós-operatório imediato até o longo prazo. Para validar esta nova ferramenta, foram realizados dois tipos de ensaios: avaliação da capacidade do Simulador Híbrido em seguir a lei de Frank-Starling por meio da variação da pré-carga, pós-carga e contratilidade do ventrículo simulado; avaliação da assistência circulatória realizada por bomba centrífuga de fluxo contínuo e por bomba pulsátil, ambas conectadas ao ventrículo nas configurações átrio-aórtica e ápico-aórtica. Os resultados observados nos ensaios foram validados pela aderência a um modelo computacional do sistema cardiovascular e a dados de experimentos obtidos na literatura. Os ensaios realizados para avaliação da assistência circulatória possibilitaram analisar situações específicas como o descarregamento volumétrico do ventrículo esquerdo e o crítico ajuste da velocidade da bomba centrífuga na aplicação ápico-aórtica. Adicionalmente, este trabalho contribui com o desenvolvimento da assistência circulatória por permitir estudar mecanismos que criem um ambiente favorável ao remodelamento do sistema cardiovascular, auxiliando o médico na tomada de decisão pelo melhor instante para a retirada do dispositivo de assistência. |
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