Estudo de escoamentos turbulentos sob o efeito de gradientes de pressão adversos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Luiz Augusto Camargo Aranha Schiavo
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2976
Resumo: Simulações de grandes escalas (LES) atualmente têm desempenhado um papel importante no estudo de turbulência, aeroacústica e combustão. Em LES, as maiores escalas são resolvidas e as escalas menores são modeladas por um modelo de submalha. A grande vantagem deste tipo de simulação para o estudo de turbulência está no fato de que a produção de turbulência acontece primordialmente nas grandes escalas. Além disso, o comportamento das grandes escalas é extremamente afetado pela topologia do escoamento analisado. Neste contexto, o objetivo primordial deste trabalho é estudar escoamentos próximos a paredes, em regiões com curvatura, para avaliar o efeito de gradientes de pressão adversos nas estatísticas do escoamento, analisando as consequências destes gradientes de pressão na produção, transporte e dissipação de energia turbulenta. A formulação empregada nas simulações é uma formulação LES, e estão sendo analisados números de Reynolds moderados, para os quais, em geral, não se têm dados de simulações diretas na literatura. Desta forma, pretende-se entender um pouco mais sobre as estruturas turbulentas geradas nas regiões de gradiente de pressão adverso e os mecanismos de produção de turbulência em tais regiões.
id ITA_a9c88afd8b9f80c918be10bca363390a
oai_identifier_str oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:2976
network_acronym_str ITA
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
spelling Estudo de escoamentos turbulentos sob o efeito de gradientes de pressão adversosSimulação do escoamentoTurbulênciaSimulação computadorizadaMétodos computacionaisMecânica dos fluidosAerodinâmicaEngenharia mecânicaSimulações de grandes escalas (LES) atualmente têm desempenhado um papel importante no estudo de turbulência, aeroacústica e combustão. Em LES, as maiores escalas são resolvidas e as escalas menores são modeladas por um modelo de submalha. A grande vantagem deste tipo de simulação para o estudo de turbulência está no fato de que a produção de turbulência acontece primordialmente nas grandes escalas. Além disso, o comportamento das grandes escalas é extremamente afetado pela topologia do escoamento analisado. Neste contexto, o objetivo primordial deste trabalho é estudar escoamentos próximos a paredes, em regiões com curvatura, para avaliar o efeito de gradientes de pressão adversos nas estatísticas do escoamento, analisando as consequências destes gradientes de pressão na produção, transporte e dissipação de energia turbulenta. A formulação empregada nas simulações é uma formulação LES, e estão sendo analisados números de Reynolds moderados, para os quais, em geral, não se têm dados de simulações diretas na literatura. Desta forma, pretende-se entender um pouco mais sobre as estruturas turbulentas geradas nas regiões de gradiente de pressão adverso e os mecanismos de produção de turbulência em tais regiões.Instituto Tecnológico de AeronáuticaWilliam Roberto WolfJoão Luiz Filgueiras de AzevedoLuiz Augusto Camargo Aranha Schiavo2014-07-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2976reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:05:01Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:2976http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:40:33.413Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue
dc.title.none.fl_str_mv Estudo de escoamentos turbulentos sob o efeito de gradientes de pressão adversos
title Estudo de escoamentos turbulentos sob o efeito de gradientes de pressão adversos
spellingShingle Estudo de escoamentos turbulentos sob o efeito de gradientes de pressão adversos
Luiz Augusto Camargo Aranha Schiavo
Simulação do escoamento
Turbulência
Simulação computadorizada
Métodos computacionais
Mecânica dos fluidos
Aerodinâmica
Engenharia mecânica
title_short Estudo de escoamentos turbulentos sob o efeito de gradientes de pressão adversos
title_full Estudo de escoamentos turbulentos sob o efeito de gradientes de pressão adversos
title_fullStr Estudo de escoamentos turbulentos sob o efeito de gradientes de pressão adversos
title_full_unstemmed Estudo de escoamentos turbulentos sob o efeito de gradientes de pressão adversos
title_sort Estudo de escoamentos turbulentos sob o efeito de gradientes de pressão adversos
author Luiz Augusto Camargo Aranha Schiavo
author_facet Luiz Augusto Camargo Aranha Schiavo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv William Roberto Wolf
João Luiz Filgueiras de Azevedo
dc.contributor.author.fl_str_mv Luiz Augusto Camargo Aranha Schiavo
dc.subject.por.fl_str_mv Simulação do escoamento
Turbulência
Simulação computadorizada
Métodos computacionais
Mecânica dos fluidos
Aerodinâmica
Engenharia mecânica
topic Simulação do escoamento
Turbulência
Simulação computadorizada
Métodos computacionais
Mecânica dos fluidos
Aerodinâmica
Engenharia mecânica
dc.description.none.fl_txt_mv Simulações de grandes escalas (LES) atualmente têm desempenhado um papel importante no estudo de turbulência, aeroacústica e combustão. Em LES, as maiores escalas são resolvidas e as escalas menores são modeladas por um modelo de submalha. A grande vantagem deste tipo de simulação para o estudo de turbulência está no fato de que a produção de turbulência acontece primordialmente nas grandes escalas. Além disso, o comportamento das grandes escalas é extremamente afetado pela topologia do escoamento analisado. Neste contexto, o objetivo primordial deste trabalho é estudar escoamentos próximos a paredes, em regiões com curvatura, para avaliar o efeito de gradientes de pressão adversos nas estatísticas do escoamento, analisando as consequências destes gradientes de pressão na produção, transporte e dissipação de energia turbulenta. A formulação empregada nas simulações é uma formulação LES, e estão sendo analisados números de Reynolds moderados, para os quais, em geral, não se têm dados de simulações diretas na literatura. Desta forma, pretende-se entender um pouco mais sobre as estruturas turbulentas geradas nas regiões de gradiente de pressão adverso e os mecanismos de produção de turbulência em tais regiões.
description Simulações de grandes escalas (LES) atualmente têm desempenhado um papel importante no estudo de turbulência, aeroacústica e combustão. Em LES, as maiores escalas são resolvidas e as escalas menores são modeladas por um modelo de submalha. A grande vantagem deste tipo de simulação para o estudo de turbulência está no fato de que a produção de turbulência acontece primordialmente nas grandes escalas. Além disso, o comportamento das grandes escalas é extremamente afetado pela topologia do escoamento analisado. Neste contexto, o objetivo primordial deste trabalho é estudar escoamentos próximos a paredes, em regiões com curvatura, para avaliar o efeito de gradientes de pressão adversos nas estatísticas do escoamento, analisando as consequências destes gradientes de pressão na produção, transporte e dissipação de energia turbulenta. A formulação empregada nas simulações é uma formulação LES, e estão sendo analisados números de Reynolds moderados, para os quais, em geral, não se têm dados de simulações diretas na literatura. Desta forma, pretende-se entender um pouco mais sobre as estruturas turbulentas geradas nas regiões de gradiente de pressão adverso e os mecanismos de produção de turbulência em tais regiões.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2976
url http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2976
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron:ITA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname_str Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron_str ITA
institution ITA
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Simulação do escoamento
Turbulência
Simulação computadorizada
Métodos computacionais
Mecânica dos fluidos
Aerodinâmica
Engenharia mecânica
_version_ 1706805006731051008