Efeito da usinagem de concretos asfálticos na vida de fadiga de pavimentos flexíveis.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Paulo Fernando Araujo da Silva
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=776
Resumo: Nesta pesquisa foi avaliado o efeito que diferentes tipos de usina podem ter na resistência à fadiga de concretos asfálticos. Para tanto foram escolhidas, aleatoriamente, três usinas gravimétricas e três usinas volumétricas. A mistura asfáltica foi produzida seguindo os procedimentos usuais empregados pelas usinas, sem qualquer orientação externa, que mudasse a rotina de produção. Logo, buscou-se elucidar o efeito da oxidação devido à usinagem na vida de fadiga e foi avaliado se o "check - list" usualmente empregado para liberação de usina é suficiente para garantir a produção de mistura de boa qualidade. Os resultados dos ensaios de resistência à fadiga indicam que as misturas asfálticas produzidas em usinas volumétricas, exceto as de fluxo paralelo, podem apresentar comportamento semelhante ao das usinas gravimétricas, desde que o método de trabalho empregado siga as orientações técnicas operacionais adequadas, com equipe motivada e treinada. Foi observado também que o tipo de ligante tem influência, com o asfalto borracha mostrando maior resistência à oxidação de usinagem. As usinas volumétricas com misturador externo oxidam muito pouco o ligante, mesmo para o cimento asfáltico de petróleo comum.
id ITA_bbbc5c1f4cafc5a517c5c270e0a9e3d9
oai_identifier_str oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:776
network_acronym_str ITA
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
spelling Efeito da usinagem de concretos asfálticos na vida de fadiga de pavimentos flexíveis.Pavimentos flexíveisFadiga (materiais)Propriedades mecânicasUsinagemConcretosAsfaltosVida em fadigaEnsaios de materiaisEngenharia civilNesta pesquisa foi avaliado o efeito que diferentes tipos de usina podem ter na resistência à fadiga de concretos asfálticos. Para tanto foram escolhidas, aleatoriamente, três usinas gravimétricas e três usinas volumétricas. A mistura asfáltica foi produzida seguindo os procedimentos usuais empregados pelas usinas, sem qualquer orientação externa, que mudasse a rotina de produção. Logo, buscou-se elucidar o efeito da oxidação devido à usinagem na vida de fadiga e foi avaliado se o "check - list" usualmente empregado para liberação de usina é suficiente para garantir a produção de mistura de boa qualidade. Os resultados dos ensaios de resistência à fadiga indicam que as misturas asfálticas produzidas em usinas volumétricas, exceto as de fluxo paralelo, podem apresentar comportamento semelhante ao das usinas gravimétricas, desde que o método de trabalho empregado siga as orientações técnicas operacionais adequadas, com equipe motivada e treinada. Foi observado também que o tipo de ligante tem influência, com o asfalto borracha mostrando maior resistência à oxidação de usinagem. As usinas volumétricas com misturador externo oxidam muito pouco o ligante, mesmo para o cimento asfáltico de petróleo comum.Instituto Tecnológico de AeronáuticaRégis Martins RodriguesPaulo Fernando Araujo da Silva2008-05-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=776reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:01:55Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:776http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:34:10.608Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue
dc.title.none.fl_str_mv Efeito da usinagem de concretos asfálticos na vida de fadiga de pavimentos flexíveis.
title Efeito da usinagem de concretos asfálticos na vida de fadiga de pavimentos flexíveis.
spellingShingle Efeito da usinagem de concretos asfálticos na vida de fadiga de pavimentos flexíveis.
Paulo Fernando Araujo da Silva
Pavimentos flexíveis
Fadiga (materiais)
Propriedades mecânicas
Usinagem
Concretos
Asfaltos
Vida em fadiga
Ensaios de materiais
Engenharia civil
title_short Efeito da usinagem de concretos asfálticos na vida de fadiga de pavimentos flexíveis.
title_full Efeito da usinagem de concretos asfálticos na vida de fadiga de pavimentos flexíveis.
title_fullStr Efeito da usinagem de concretos asfálticos na vida de fadiga de pavimentos flexíveis.
title_full_unstemmed Efeito da usinagem de concretos asfálticos na vida de fadiga de pavimentos flexíveis.
title_sort Efeito da usinagem de concretos asfálticos na vida de fadiga de pavimentos flexíveis.
author Paulo Fernando Araujo da Silva
author_facet Paulo Fernando Araujo da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Régis Martins Rodrigues
dc.contributor.author.fl_str_mv Paulo Fernando Araujo da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Pavimentos flexíveis
Fadiga (materiais)
Propriedades mecânicas
Usinagem
Concretos
Asfaltos
Vida em fadiga
Ensaios de materiais
Engenharia civil
topic Pavimentos flexíveis
Fadiga (materiais)
Propriedades mecânicas
Usinagem
Concretos
Asfaltos
Vida em fadiga
Ensaios de materiais
Engenharia civil
dc.description.none.fl_txt_mv Nesta pesquisa foi avaliado o efeito que diferentes tipos de usina podem ter na resistência à fadiga de concretos asfálticos. Para tanto foram escolhidas, aleatoriamente, três usinas gravimétricas e três usinas volumétricas. A mistura asfáltica foi produzida seguindo os procedimentos usuais empregados pelas usinas, sem qualquer orientação externa, que mudasse a rotina de produção. Logo, buscou-se elucidar o efeito da oxidação devido à usinagem na vida de fadiga e foi avaliado se o "check - list" usualmente empregado para liberação de usina é suficiente para garantir a produção de mistura de boa qualidade. Os resultados dos ensaios de resistência à fadiga indicam que as misturas asfálticas produzidas em usinas volumétricas, exceto as de fluxo paralelo, podem apresentar comportamento semelhante ao das usinas gravimétricas, desde que o método de trabalho empregado siga as orientações técnicas operacionais adequadas, com equipe motivada e treinada. Foi observado também que o tipo de ligante tem influência, com o asfalto borracha mostrando maior resistência à oxidação de usinagem. As usinas volumétricas com misturador externo oxidam muito pouco o ligante, mesmo para o cimento asfáltico de petróleo comum.
description Nesta pesquisa foi avaliado o efeito que diferentes tipos de usina podem ter na resistência à fadiga de concretos asfálticos. Para tanto foram escolhidas, aleatoriamente, três usinas gravimétricas e três usinas volumétricas. A mistura asfáltica foi produzida seguindo os procedimentos usuais empregados pelas usinas, sem qualquer orientação externa, que mudasse a rotina de produção. Logo, buscou-se elucidar o efeito da oxidação devido à usinagem na vida de fadiga e foi avaliado se o "check - list" usualmente empregado para liberação de usina é suficiente para garantir a produção de mistura de boa qualidade. Os resultados dos ensaios de resistência à fadiga indicam que as misturas asfálticas produzidas em usinas volumétricas, exceto as de fluxo paralelo, podem apresentar comportamento semelhante ao das usinas gravimétricas, desde que o método de trabalho empregado siga as orientações técnicas operacionais adequadas, com equipe motivada e treinada. Foi observado também que o tipo de ligante tem influência, com o asfalto borracha mostrando maior resistência à oxidação de usinagem. As usinas volumétricas com misturador externo oxidam muito pouco o ligante, mesmo para o cimento asfáltico de petróleo comum.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-05-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=776
url http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=776
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron:ITA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname_str Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron_str ITA
institution ITA
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Pavimentos flexíveis
Fadiga (materiais)
Propriedades mecânicas
Usinagem
Concretos
Asfaltos
Vida em fadiga
Ensaios de materiais
Engenharia civil
_version_ 1706804989467295744