Um sistema computadorizado de baixo custo para treinar controladores em radar de aproximação de precisão (SIPAR)
Ano de defesa: | 1992 |
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Orientador(a): | |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Instituto Tecnológico de Aeronáutica
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1757 |
Resumo: | Esta dissertação tem por objetivo descrever o trabalho de pesquisa realizado que consistiu no desenvolvimento de um sistema computadorizado de baixo custo para permitir a simulação do controle de trafego aéreo em Zona de Aproximação de Aeródromos, denominado SIPAR. Este sistema tem por objetivo auxiliar os órgãos de controle de tráfego aéreo brasileiros, na tarefa de treinar controladores em operação de Radar de Aproximação de Precisão "Precision Approach Radar (PAR)", a fim de prevenir colisões de aeronaves e acelerar e manter o fluxo de Tráfego Aéreo no espaço aéreo em que for utilizado. O hardware para o qual foi desenvolvido constitui-se de dois microcomputadores, compatíveis com IBM PC/AT, equipados com placas controladoras de vídeo e monitores padrão VGA, interligados via interface serial RS-232C. Os recursos de software básico utilizados no desenvolvimento do SIPAR compreendem MODULA-2 Top Speed JPI, PC Paintbrush IV Plus e PCX Programmer';s Toolkit e o código fonte correspondente a um módulo de software de aplicação desenvolvido durante o trabalho de pesquisa encontra-se no apêndice C. A metodologia de desenvolvimento utilizada na pesquisa baseou-se nos conceitos de prototipação. |
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Um sistema computadorizado de baixo custo para treinar controladores em radar de aproximação de precisão (SIPAR)RadarControle de tráfego aéreoTráfego aéreoRadiocomunicaçãoTelecomunicaçõesEngenharia eletrônicaComputaçãoEsta dissertação tem por objetivo descrever o trabalho de pesquisa realizado que consistiu no desenvolvimento de um sistema computadorizado de baixo custo para permitir a simulação do controle de trafego aéreo em Zona de Aproximação de Aeródromos, denominado SIPAR. Este sistema tem por objetivo auxiliar os órgãos de controle de tráfego aéreo brasileiros, na tarefa de treinar controladores em operação de Radar de Aproximação de Precisão "Precision Approach Radar (PAR)", a fim de prevenir colisões de aeronaves e acelerar e manter o fluxo de Tráfego Aéreo no espaço aéreo em que for utilizado. O hardware para o qual foi desenvolvido constitui-se de dois microcomputadores, compatíveis com IBM PC/AT, equipados com placas controladoras de vídeo e monitores padrão VGA, interligados via interface serial RS-232C. Os recursos de software básico utilizados no desenvolvimento do SIPAR compreendem MODULA-2 Top Speed JPI, PC Paintbrush IV Plus e PCX Programmer';s Toolkit e o código fonte correspondente a um módulo de software de aplicação desenvolvido durante o trabalho de pesquisa encontra-se no apêndice C. A metodologia de desenvolvimento utilizada na pesquisa baseou-se nos conceitos de prototipação.Instituto Tecnológico de AeronáuticaCelso de Renna e SouzaAntônio Wellington Sales Rios1992-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1757reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:02:49Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:1757http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:37:13.435Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue |
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Esta dissertação tem por objetivo descrever o trabalho de pesquisa realizado que consistiu no desenvolvimento de um sistema computadorizado de baixo custo para permitir a simulação do controle de trafego aéreo em Zona de Aproximação de Aeródromos, denominado SIPAR. Este sistema tem por objetivo auxiliar os órgãos de controle de tráfego aéreo brasileiros, na tarefa de treinar controladores em operação de Radar de Aproximação de Precisão "Precision Approach Radar (PAR)", a fim de prevenir colisões de aeronaves e acelerar e manter o fluxo de Tráfego Aéreo no espaço aéreo em que for utilizado. O hardware para o qual foi desenvolvido constitui-se de dois microcomputadores, compatíveis com IBM PC/AT, equipados com placas controladoras de vídeo e monitores padrão VGA, interligados via interface serial RS-232C. Os recursos de software básico utilizados no desenvolvimento do SIPAR compreendem MODULA-2 Top Speed JPI, PC Paintbrush IV Plus e PCX Programmer';s Toolkit e o código fonte correspondente a um módulo de software de aplicação desenvolvido durante o trabalho de pesquisa encontra-se no apêndice C. A metodologia de desenvolvimento utilizada na pesquisa baseou-se nos conceitos de prototipação. |
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