O DIRETOR ESCOLAR E A IDÉIA DE DEMOCRACIA: UM OLHAR A PARTIR DA FORMAÇÃO
Ano de defesa: | 2006 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Metodista de São Paulo
Educação BR UMESP PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1059 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta uma reflexão e uma discussão em torno dos modelos de democracia, presentes nos gestores e em suas práticas pedagógicas. Essa leitura é feita a partir de processos de formação que incluem toda a trajetória das pessoas envolvidas na busca das formas de apropriação dos ideais de democracia presentes em cada um e em suas etapas de formação para a vida e para a profissão. O suporte teórico pauta-se no ouvir contar , ou seja, nos relatos orais das histórias de vida de cada um dos envolvidos. Infância, dolescência, juventude e maturidade permeiam-se na busca de respostas para os referenciais que cada um dos agentes possui. Dialoguei com as memórias dos entrevistados na busca da descoberta da idéia que cada um dos entrevistados carrega a respeito da gestão democrática. Olhei para as subjetividades e descobri um universo muito mais complexo do que aquele abordado pelas bibliografias a respeito do assunto. Descobri que as pessoas constroem suas concepções ao longo da vida e se relacionam com estas através das situações mais formais, tais como a profissão. O trabalho está estruturado em três capítulos, seguidos de anexos. |
id |
METODISTA_3ba5f0c6491f0951c4084d4d2e8d7229 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1059 |
network_acronym_str |
METODISTA |
network_name_str |
Repositório Institucional da Metodista |
repository_id_str |
|
spelling |
O DIRETOR ESCOLAR E A IDÉIA DE DEMOCRACIA: UM OLHAR A PARTIR DA FORMAÇÃOFormaçãoDemocraciaGestãoEducaçãoFormationDemocracyManagementEducationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO presente trabalho apresenta uma reflexão e uma discussão em torno dos modelos de democracia, presentes nos gestores e em suas práticas pedagógicas. Essa leitura é feita a partir de processos de formação que incluem toda a trajetória das pessoas envolvidas na busca das formas de apropriação dos ideais de democracia presentes em cada um e em suas etapas de formação para a vida e para a profissão. O suporte teórico pauta-se no ouvir contar , ou seja, nos relatos orais das histórias de vida de cada um dos envolvidos. Infância, dolescência, juventude e maturidade permeiam-se na busca de respostas para os referenciais que cada um dos agentes possui. Dialoguei com as memórias dos entrevistados na busca da descoberta da idéia que cada um dos entrevistados carrega a respeito da gestão democrática. Olhei para as subjetividades e descobri um universo muito mais complexo do que aquele abordado pelas bibliografias a respeito do assunto. Descobri que as pessoas constroem suas concepções ao longo da vida e se relacionam com estas através das situações mais formais, tais como a profissão. O trabalho está estruturado em três capítulos, seguidos de anexos.This assignment presents a reflection and a discussion about democracy models present in the managers and in their educational practices. This reading is done from the formation process that include all the trajectory of involved people to search the ways of appropriation of democracy ideals present in each one and in their formation stages to life and profession. The theoretical support basis on to hear/to tell , that means, in the oral narrative of stories life from each one envolved. Childhood, youth and maturity permeate the search of answers to the agents references that each one have. I talked to the interviewed memories to discover the idea that each one have about democratic management. I looked to their own personal thoughts and I discovered a complex universe more different than I found in bibliographies about this subject. I discovered that people build their conceptions during their lifes and link with them through formal situations, as the profession. This assignment is structured in three chapters and annexes.Universidade Metodista de São PauloEducaçãoBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃODemartini, Zeila de Brito FabriCPF:13265477995http://lattes.cnpq.br/8059807589945744Palma Filho, João CardosoCPF:36949645899http://lattes.cnpq.br/6871865854491549Duran, Marilia Claret GeraesCPF:48965000230http://lattes.cnpq.br/9173949843431504Lima, Reinaldo Inácio de2016-08-03T16:15:52Z2007-04-182006-11-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLIMA, Reinaldo Inácio de. O DIRETOR ESCOLAR E A IDÉIA DE DEMOCRACIA: UM OLHAR A PARTIR DA FORMAÇÃO. 2006. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2006.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1059porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:11:07Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1059Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:11:07Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O DIRETOR ESCOLAR E A IDÉIA DE DEMOCRACIA: UM OLHAR A PARTIR DA FORMAÇÃO |
title |
O DIRETOR ESCOLAR E A IDÉIA DE DEMOCRACIA: UM OLHAR A PARTIR DA FORMAÇÃO |
spellingShingle |
O DIRETOR ESCOLAR E A IDÉIA DE DEMOCRACIA: UM OLHAR A PARTIR DA FORMAÇÃO Lima, Reinaldo Inácio de Formação Democracia Gestão Educação Formation Democracy Management Education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
O DIRETOR ESCOLAR E A IDÉIA DE DEMOCRACIA: UM OLHAR A PARTIR DA FORMAÇÃO |
title_full |
O DIRETOR ESCOLAR E A IDÉIA DE DEMOCRACIA: UM OLHAR A PARTIR DA FORMAÇÃO |
title_fullStr |
O DIRETOR ESCOLAR E A IDÉIA DE DEMOCRACIA: UM OLHAR A PARTIR DA FORMAÇÃO |
title_full_unstemmed |
O DIRETOR ESCOLAR E A IDÉIA DE DEMOCRACIA: UM OLHAR A PARTIR DA FORMAÇÃO |
title_sort |
O DIRETOR ESCOLAR E A IDÉIA DE DEMOCRACIA: UM OLHAR A PARTIR DA FORMAÇÃO |
author |
Lima, Reinaldo Inácio de |
author_facet |
Lima, Reinaldo Inácio de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Demartini, Zeila de Brito Fabri CPF:13265477995 http://lattes.cnpq.br/8059807589945744 Palma Filho, João Cardoso CPF:36949645899 http://lattes.cnpq.br/6871865854491549 Duran, Marilia Claret Geraes CPF:48965000230 http://lattes.cnpq.br/9173949843431504 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Reinaldo Inácio de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Democracia Gestão Educação Formation Democracy Management Education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Formação Democracia Gestão Educação Formation Democracy Management Education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
O presente trabalho apresenta uma reflexão e uma discussão em torno dos modelos de democracia, presentes nos gestores e em suas práticas pedagógicas. Essa leitura é feita a partir de processos de formação que incluem toda a trajetória das pessoas envolvidas na busca das formas de apropriação dos ideais de democracia presentes em cada um e em suas etapas de formação para a vida e para a profissão. O suporte teórico pauta-se no ouvir contar , ou seja, nos relatos orais das histórias de vida de cada um dos envolvidos. Infância, dolescência, juventude e maturidade permeiam-se na busca de respostas para os referenciais que cada um dos agentes possui. Dialoguei com as memórias dos entrevistados na busca da descoberta da idéia que cada um dos entrevistados carrega a respeito da gestão democrática. Olhei para as subjetividades e descobri um universo muito mais complexo do que aquele abordado pelas bibliografias a respeito do assunto. Descobri que as pessoas constroem suas concepções ao longo da vida e se relacionam com estas através das situações mais formais, tais como a profissão. O trabalho está estruturado em três capítulos, seguidos de anexos. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-11-23 2007-04-18 2016-08-03T16:15:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LIMA, Reinaldo Inácio de. O DIRETOR ESCOLAR E A IDÉIA DE DEMOCRACIA: UM OLHAR A PARTIR DA FORMAÇÃO. 2006. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2006. http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1059 |
identifier_str_mv |
LIMA, Reinaldo Inácio de. O DIRETOR ESCOLAR E A IDÉIA DE DEMOCRACIA: UM OLHAR A PARTIR DA FORMAÇÃO. 2006. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2006. |
url |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1059 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo Educação BR UMESP PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo Educação BR UMESP PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Metodista instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Repositório Institucional da Metodista |
collection |
Repositório Institucional da Metodista |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@metodista.br |
_version_ |
1792601921582792704 |