Dos dilemas à esperança : os desafios para a formação e atuação dos professores de Timor-Leste
Ano de defesa: | 2011 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Metodista de Sao Paulo
Educacao:Programa de Pos Graduacao em Educacao Brasil IMS Educacao |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2229 |
Resumo: | Esta pesquisa de mestrado analisa a educação de Timor-Leste, tendo como principal foco os professores, procurando identificar os principais desafios por eles enfrentados para a sua formação e atuação e suas implicações para o futuro educacional do país. Timor-Leste é um país do sudoeste asiático, que se tornou independente em 1999; deste então tem procurado se estabelecer como um país livre e democrático. Sua história pregressa é marcada por dominações, tendo sido colônia portuguesa por mais de quatro séculos e posteriormente invadido pela Indonésia. Esses distintos períodos históricos marcaram profundamente todas as instâncias da nação, sobretudo a educação, que sempre foi produto dos povos dominantes. Esta pesquisa, portanto, traz um panorama histórico, considerando sua importância para compreensão dos desdobramentos do sistema educacional hodierno, especialmente no que se refere à formação de professores diante dos dilemas herdados, tais como: evasão dos professores, que eram na sua maioria do país invasor, infra-estrutura precária, limitações linguísticas, entre outros. O método utilizado para a realização da pesquisa foi uma aproximação da etnografia, tendo uma abordagem qualitativa e quantitativa. As fontes foram diversificadas; utilizei documentos escritos, orais e iconográficos, alguns já existentes e outros produzidos no processo de pesquisa. Paulo Freire e António Nóvoa são as principais referências teóricas neste estudo, na reflexão sobre a formação de professores. Pude constatar que o caminho para a autonomia e para que haja uma boa qualidade no sistema educacional de Timor, dentro de uma visão realista e plausível, pode ser longo, há muito trabalho a fazer, e isto depende de muitos aspectos para que possa se concretizar. Ações conjuntas do governo, sociedade e organismos internacionais são extremamente necessárias, principalmente para o planejamento de uma política séria, significativa e contextualizada que servirá de base para o que se tornará a educação do país (AU) |
id |
METODISTA_94cbec26118267c81252152ac637e196 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/2229 |
network_acronym_str |
METODISTA |
network_name_str |
Repositório Institucional da Metodista |
repository_id_str |
|
spelling |
Dos dilemas à esperança : os desafios para a formação e atuação dos professores de Timor-LesteFrom dilemmas to hope: the challenges for the training and performance of teachers in Timor-LesteTimor Leste; Historia; Educação; Formação de professoresEast Timor; History; Education; Teacher trainingCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEsta pesquisa de mestrado analisa a educação de Timor-Leste, tendo como principal foco os professores, procurando identificar os principais desafios por eles enfrentados para a sua formação e atuação e suas implicações para o futuro educacional do país. Timor-Leste é um país do sudoeste asiático, que se tornou independente em 1999; deste então tem procurado se estabelecer como um país livre e democrático. Sua história pregressa é marcada por dominações, tendo sido colônia portuguesa por mais de quatro séculos e posteriormente invadido pela Indonésia. Esses distintos períodos históricos marcaram profundamente todas as instâncias da nação, sobretudo a educação, que sempre foi produto dos povos dominantes. Esta pesquisa, portanto, traz um panorama histórico, considerando sua importância para compreensão dos desdobramentos do sistema educacional hodierno, especialmente no que se refere à formação de professores diante dos dilemas herdados, tais como: evasão dos professores, que eram na sua maioria do país invasor, infra-estrutura precária, limitações linguísticas, entre outros. O método utilizado para a realização da pesquisa foi uma aproximação da etnografia, tendo uma abordagem qualitativa e quantitativa. As fontes foram diversificadas; utilizei documentos escritos, orais e iconográficos, alguns já existentes e outros produzidos no processo de pesquisa. Paulo Freire e António Nóvoa são as principais referências teóricas neste estudo, na reflexão sobre a formação de professores. Pude constatar que o caminho para a autonomia e para que haja uma boa qualidade no sistema educacional de Timor, dentro de uma visão realista e plausível, pode ser longo, há muito trabalho a fazer, e isto depende de muitos aspectos para que possa se concretizar. Ações conjuntas do governo, sociedade e organismos internacionais são extremamente necessárias, principalmente para o planejamento de uma política séria, significativa e contextualizada que servirá de base para o que se tornará a educação do país (AU)This master's research analyzes the education of Timor-Leste, having as main focus the teachers, seeking to identify the main challenges faced by them for their training and performance and their implications for the educational future of the country. Timor-Leste is a Southeast Asian country that gained independence in 1999; since then it has sought to establish itself as a free and democratic country. Its previous history is marked by domination, having been a Portuguese colony for more than four centuries and later invaded by Indonesia. These different historical periods profoundly marked all instances of the nation, especially education, which has always been a product of the dominant peoples. This research, therefore, brings a historical overview, considering its importance for understanding the developments of the current educational system, especially with regard to teacher training in the face of inherited dilemmas, such as: evasion of teachers, who were mostly from the country invader, poor infrastructure, language limitations, among others. The method used to carry out the research was an approach to ethnography, having a qualitative and quantitative approach. The sources were diversified; I used written, oral and iconographic documents, some already existing and others produced in the research process. Paulo Freire and António Nóvoa are the main theoretical references in this study, in the reflection on teacher training. I could see that the path to autonomy and for there to be a good quality in the educational system in Timor, within a realistic and plausible vision, can be long, there is a lot of work to be done, and this depends on many aspects for it to materialize. . Joint actions by the government, society and international organizations are extremely necessary, especially for the planning of a serious, meaningful and contextualized policy that will serve as the basis for what will become the country's education.(AU)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Metodista de Sao PauloEducacao:Programa de Pos Graduacao em EducacaoBrasilIMSEducacaoDemartini, Zelia de Brito FabriAlves, Maria LeilaSeverino, Antonio JoaquimSilva, Suzi Alves da2022-09-01T18:34:49Z2011-03-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSilva, Suzi Alves da. Dos dilemas à esperança : os desafios para a formação e atuação dos professores de Timor-Leste. 2011. 174 folhas. Dissertação( Educacao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo, 2011.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2229porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2022-09-01T18:34:49Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/2229Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2022-09-01T18:34:49Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dos dilemas à esperança : os desafios para a formação e atuação dos professores de Timor-Leste From dilemmas to hope: the challenges for the training and performance of teachers in Timor-Leste |
title |
Dos dilemas à esperança : os desafios para a formação e atuação dos professores de Timor-Leste |
spellingShingle |
Dos dilemas à esperança : os desafios para a formação e atuação dos professores de Timor-Leste Silva, Suzi Alves da Timor Leste; Historia; Educação; Formação de professores East Timor; History; Education; Teacher training CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Dos dilemas à esperança : os desafios para a formação e atuação dos professores de Timor-Leste |
title_full |
Dos dilemas à esperança : os desafios para a formação e atuação dos professores de Timor-Leste |
title_fullStr |
Dos dilemas à esperança : os desafios para a formação e atuação dos professores de Timor-Leste |
title_full_unstemmed |
Dos dilemas à esperança : os desafios para a formação e atuação dos professores de Timor-Leste |
title_sort |
Dos dilemas à esperança : os desafios para a formação e atuação dos professores de Timor-Leste |
author |
Silva, Suzi Alves da |
author_facet |
Silva, Suzi Alves da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Demartini, Zelia de Brito Fabri Alves, Maria Leila Severino, Antonio Joaquim |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Suzi Alves da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Timor Leste; Historia; Educação; Formação de professores East Timor; History; Education; Teacher training CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Timor Leste; Historia; Educação; Formação de professores East Timor; History; Education; Teacher training CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Esta pesquisa de mestrado analisa a educação de Timor-Leste, tendo como principal foco os professores, procurando identificar os principais desafios por eles enfrentados para a sua formação e atuação e suas implicações para o futuro educacional do país. Timor-Leste é um país do sudoeste asiático, que se tornou independente em 1999; deste então tem procurado se estabelecer como um país livre e democrático. Sua história pregressa é marcada por dominações, tendo sido colônia portuguesa por mais de quatro séculos e posteriormente invadido pela Indonésia. Esses distintos períodos históricos marcaram profundamente todas as instâncias da nação, sobretudo a educação, que sempre foi produto dos povos dominantes. Esta pesquisa, portanto, traz um panorama histórico, considerando sua importância para compreensão dos desdobramentos do sistema educacional hodierno, especialmente no que se refere à formação de professores diante dos dilemas herdados, tais como: evasão dos professores, que eram na sua maioria do país invasor, infra-estrutura precária, limitações linguísticas, entre outros. O método utilizado para a realização da pesquisa foi uma aproximação da etnografia, tendo uma abordagem qualitativa e quantitativa. As fontes foram diversificadas; utilizei documentos escritos, orais e iconográficos, alguns já existentes e outros produzidos no processo de pesquisa. Paulo Freire e António Nóvoa são as principais referências teóricas neste estudo, na reflexão sobre a formação de professores. Pude constatar que o caminho para a autonomia e para que haja uma boa qualidade no sistema educacional de Timor, dentro de uma visão realista e plausível, pode ser longo, há muito trabalho a fazer, e isto depende de muitos aspectos para que possa se concretizar. Ações conjuntas do governo, sociedade e organismos internacionais são extremamente necessárias, principalmente para o planejamento de uma política séria, significativa e contextualizada que servirá de base para o que se tornará a educação do país (AU) |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-03-18 2022-09-01T18:34:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Silva, Suzi Alves da. Dos dilemas à esperança : os desafios para a formação e atuação dos professores de Timor-Leste. 2011. 174 folhas. Dissertação( Educacao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo, 2011. http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2229 |
identifier_str_mv |
Silva, Suzi Alves da. Dos dilemas à esperança : os desafios para a formação e atuação dos professores de Timor-Leste. 2011. 174 folhas. Dissertação( Educacao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo, 2011. |
url |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2229 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Sao Paulo Educacao:Programa de Pos Graduacao em Educacao Brasil IMS Educacao |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Sao Paulo Educacao:Programa de Pos Graduacao em Educacao Brasil IMS Educacao |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Metodista instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Repositório Institucional da Metodista |
collection |
Repositório Institucional da Metodista |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@metodista.br |
_version_ |
1792601930290167808 |