Dos dilemas à esperança : os desafios para a formação e atuação dos professores de Timor-Leste

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Silva, Suzi Alves da
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Metodista de Sao Paulo
Educacao:Programa de Pos Graduacao em Educacao
Brasil
IMS
Educacao
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2229
Resumo: Esta pesquisa de mestrado analisa a educação de Timor-Leste, tendo como principal foco os professores, procurando identificar os principais desafios por eles enfrentados para a sua formação e atuação e suas implicações para o futuro educacional do país. Timor-Leste é um país do sudoeste asiático, que se tornou independente em 1999; deste então tem procurado se estabelecer como um país livre e democrático. Sua história pregressa é marcada por dominações, tendo sido colônia portuguesa por mais de quatro séculos e posteriormente invadido pela Indonésia. Esses distintos períodos históricos marcaram profundamente todas as instâncias da nação, sobretudo a educação, que sempre foi produto dos povos dominantes. Esta pesquisa, portanto, traz um panorama histórico, considerando sua importância para compreensão dos desdobramentos do sistema educacional hodierno, especialmente no que se refere à formação de professores diante dos dilemas herdados, tais como: evasão dos professores, que eram na sua maioria do país invasor, infra-estrutura precária, limitações linguísticas, entre outros. O método utilizado para a realização da pesquisa foi uma aproximação da etnografia, tendo uma abordagem qualitativa e quantitativa. As fontes foram diversificadas; utilizei documentos escritos, orais e iconográficos, alguns já existentes e outros produzidos no processo de pesquisa. Paulo Freire e António Nóvoa são as principais referências teóricas neste estudo, na reflexão sobre a formação de professores. Pude constatar que o caminho para a autonomia e para que haja uma boa qualidade no sistema educacional de Timor, dentro de uma visão realista e plausível, pode ser longo, há muito trabalho a fazer, e isto depende de muitos aspectos para que possa se concretizar. Ações conjuntas do governo, sociedade e organismos internacionais são extremamente necessárias, principalmente para o planejamento de uma política séria, significativa e contextualizada que servirá de base para o que se tornará a educação do país (AU)
id METODISTA_94cbec26118267c81252152ac637e196
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/2229
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling Dos dilemas à esperança : os desafios para a formação e atuação dos professores de Timor-LesteFrom dilemmas to hope: the challenges for the training and performance of teachers in Timor-LesteTimor Leste; Historia; Educação; Formação de professoresEast Timor; History; Education; Teacher trainingCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEsta pesquisa de mestrado analisa a educação de Timor-Leste, tendo como principal foco os professores, procurando identificar os principais desafios por eles enfrentados para a sua formação e atuação e suas implicações para o futuro educacional do país. Timor-Leste é um país do sudoeste asiático, que se tornou independente em 1999; deste então tem procurado se estabelecer como um país livre e democrático. Sua história pregressa é marcada por dominações, tendo sido colônia portuguesa por mais de quatro séculos e posteriormente invadido pela Indonésia. Esses distintos períodos históricos marcaram profundamente todas as instâncias da nação, sobretudo a educação, que sempre foi produto dos povos dominantes. Esta pesquisa, portanto, traz um panorama histórico, considerando sua importância para compreensão dos desdobramentos do sistema educacional hodierno, especialmente no que se refere à formação de professores diante dos dilemas herdados, tais como: evasão dos professores, que eram na sua maioria do país invasor, infra-estrutura precária, limitações linguísticas, entre outros. O método utilizado para a realização da pesquisa foi uma aproximação da etnografia, tendo uma abordagem qualitativa e quantitativa. As fontes foram diversificadas; utilizei documentos escritos, orais e iconográficos, alguns já existentes e outros produzidos no processo de pesquisa. Paulo Freire e António Nóvoa são as principais referências teóricas neste estudo, na reflexão sobre a formação de professores. Pude constatar que o caminho para a autonomia e para que haja uma boa qualidade no sistema educacional de Timor, dentro de uma visão realista e plausível, pode ser longo, há muito trabalho a fazer, e isto depende de muitos aspectos para que possa se concretizar. Ações conjuntas do governo, sociedade e organismos internacionais são extremamente necessárias, principalmente para o planejamento de uma política séria, significativa e contextualizada que servirá de base para o que se tornará a educação do país (AU)This master's research analyzes the education of Timor-Leste, having as main focus the teachers, seeking to identify the main challenges faced by them for their training and performance and their implications for the educational future of the country. Timor-Leste is a Southeast Asian country that gained independence in 1999; since then it has sought to establish itself as a free and democratic country. Its previous history is marked by domination, having been a Portuguese colony for more than four centuries and later invaded by Indonesia. These different historical periods profoundly marked all instances of the nation, especially education, which has always been a product of the dominant peoples. This research, therefore, brings a historical overview, considering its importance for understanding the developments of the current educational system, especially with regard to teacher training in the face of inherited dilemmas, such as: evasion of teachers, who were mostly from the country invader, poor infrastructure, language limitations, among others. The method used to carry out the research was an approach to ethnography, having a qualitative and quantitative approach. The sources were diversified; I used written, oral and iconographic documents, some already existing and others produced in the research process. Paulo Freire and António Nóvoa are the main theoretical references in this study, in the reflection on teacher training. I could see that the path to autonomy and for there to be a good quality in the educational system in Timor, within a realistic and plausible vision, can be long, there is a lot of work to be done, and this depends on many aspects for it to materialize. . Joint actions by the government, society and international organizations are extremely necessary, especially for the planning of a serious, meaningful and contextualized policy that will serve as the basis for what will become the country's education.(AU)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Metodista de Sao PauloEducacao:Programa de Pos Graduacao em EducacaoBrasilIMSEducacaoDemartini, Zelia de Brito FabriAlves, Maria LeilaSeverino, Antonio JoaquimSilva, Suzi Alves da2022-09-01T18:34:49Z2011-03-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSilva, Suzi Alves da. Dos dilemas à esperança : os desafios para a formação e atuação dos professores de Timor-Leste. 2011. 174 folhas. Dissertação( Educacao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo, 2011.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2229porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2022-09-01T18:34:49Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/2229Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2022-09-01T18:34:49Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Dos dilemas à esperança : os desafios para a formação e atuação dos professores de Timor-Leste
From dilemmas to hope: the challenges for the training and performance of teachers in Timor-Leste
title Dos dilemas à esperança : os desafios para a formação e atuação dos professores de Timor-Leste
spellingShingle Dos dilemas à esperança : os desafios para a formação e atuação dos professores de Timor-Leste
Silva, Suzi Alves da
Timor Leste; Historia; Educação; Formação de professores
East Timor; History; Education; Teacher training
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Dos dilemas à esperança : os desafios para a formação e atuação dos professores de Timor-Leste
title_full Dos dilemas à esperança : os desafios para a formação e atuação dos professores de Timor-Leste
title_fullStr Dos dilemas à esperança : os desafios para a formação e atuação dos professores de Timor-Leste
title_full_unstemmed Dos dilemas à esperança : os desafios para a formação e atuação dos professores de Timor-Leste
title_sort Dos dilemas à esperança : os desafios para a formação e atuação dos professores de Timor-Leste
author Silva, Suzi Alves da
author_facet Silva, Suzi Alves da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Demartini, Zelia de Brito Fabri
Alves, Maria Leila
Severino, Antonio Joaquim
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Suzi Alves da
dc.subject.por.fl_str_mv Timor Leste; Historia; Educação; Formação de professores
East Timor; History; Education; Teacher training
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Timor Leste; Historia; Educação; Formação de professores
East Timor; History; Education; Teacher training
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Esta pesquisa de mestrado analisa a educação de Timor-Leste, tendo como principal foco os professores, procurando identificar os principais desafios por eles enfrentados para a sua formação e atuação e suas implicações para o futuro educacional do país. Timor-Leste é um país do sudoeste asiático, que se tornou independente em 1999; deste então tem procurado se estabelecer como um país livre e democrático. Sua história pregressa é marcada por dominações, tendo sido colônia portuguesa por mais de quatro séculos e posteriormente invadido pela Indonésia. Esses distintos períodos históricos marcaram profundamente todas as instâncias da nação, sobretudo a educação, que sempre foi produto dos povos dominantes. Esta pesquisa, portanto, traz um panorama histórico, considerando sua importância para compreensão dos desdobramentos do sistema educacional hodierno, especialmente no que se refere à formação de professores diante dos dilemas herdados, tais como: evasão dos professores, que eram na sua maioria do país invasor, infra-estrutura precária, limitações linguísticas, entre outros. O método utilizado para a realização da pesquisa foi uma aproximação da etnografia, tendo uma abordagem qualitativa e quantitativa. As fontes foram diversificadas; utilizei documentos escritos, orais e iconográficos, alguns já existentes e outros produzidos no processo de pesquisa. Paulo Freire e António Nóvoa são as principais referências teóricas neste estudo, na reflexão sobre a formação de professores. Pude constatar que o caminho para a autonomia e para que haja uma boa qualidade no sistema educacional de Timor, dentro de uma visão realista e plausível, pode ser longo, há muito trabalho a fazer, e isto depende de muitos aspectos para que possa se concretizar. Ações conjuntas do governo, sociedade e organismos internacionais são extremamente necessárias, principalmente para o planejamento de uma política séria, significativa e contextualizada que servirá de base para o que se tornará a educação do país (AU)
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-03-18
2022-09-01T18:34:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Silva, Suzi Alves da. Dos dilemas à esperança : os desafios para a formação e atuação dos professores de Timor-Leste. 2011. 174 folhas. Dissertação( Educacao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo, 2011.
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2229
identifier_str_mv Silva, Suzi Alves da. Dos dilemas à esperança : os desafios para a formação e atuação dos professores de Timor-Leste. 2011. 174 folhas. Dissertação( Educacao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo, 2011.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2229
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
Educacao:Programa de Pos Graduacao em Educacao
Brasil
IMS
Educacao
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
Educacao:Programa de Pos Graduacao em Educacao
Brasil
IMS
Educacao
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792601930290167808