MENSURAÇÃO DE RESULTADOS EM REVISTAS CUSTOMIZADAS Uma análise de métricas e metodologias

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: MORO, ROSIANE SIMONE
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Metodista de Sao Paulo
Comunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao Social
Brasil
IMS
Comunicacao Social
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1838
Resumo: O aumento da produção de conteúdo pelas empresas e a crescente busca dos profissionais de comunicação pela comprovação de resultados fez surgir no mercado a necessidade de maior conhecimento sobre técnicas de mensuração. Esta dissertação se propõe a analisar o processo de mensuração e avaliação em revistas customizadas com o objetivo de reunir métricas e metodologias que possam ser usadas no dia a dia pelas editoras. O percurso metodológico utilizado foi dividido em três partes. A primeira apresenta a revisão de literatura por meio de pesquisa bibliográfica com o intuito de reunir os métodos de mensuração propostos por pesquisadores das áreas de marketing, comunicação e relações públicas. A segunda parte traz uma pesquisa de campo de natureza qualitativa, por meio de estudo exploratório e entrevistas semiestruturadas realizadas com seis editoras brasileiras. Na terceira parte foi realizado um estudo documental para averiguar o processo de mensuração de 35 revistas customizadas produzidas na Inglaterra. Os resultados demonstram que as editoras brasileiras ainda não incorporaram a mensuração de resultados em suas atividades, desconhecem as métricas e não possuem profissionais especializados no assunto. Já as editoras inglesas encontram-se em um estágio mais avançado: realizam a mensuração com regularidade, porém utilizando pouca variedade de métricas.
id METODISTA_9f17dc48dfd8da630f577db44ecce9ae
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1838
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling MENSURAÇÃO DE RESULTADOS EM REVISTAS CUSTOMIZADAS Uma análise de métricas e metodologiasMEASUREMENT OF RESULTS IN CUSTOMIR MAGAZINES An analysis of metrics and methodologiesRevistas customizadas. Métricas; Mensuração e avaliação de resultados; Conteúdo de marca; Comunicação empresarialCustom publishing; Metrics; Measurement and evaluation of results; Branded content; Business communicationCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOO aumento da produção de conteúdo pelas empresas e a crescente busca dos profissionais de comunicação pela comprovação de resultados fez surgir no mercado a necessidade de maior conhecimento sobre técnicas de mensuração. Esta dissertação se propõe a analisar o processo de mensuração e avaliação em revistas customizadas com o objetivo de reunir métricas e metodologias que possam ser usadas no dia a dia pelas editoras. O percurso metodológico utilizado foi dividido em três partes. A primeira apresenta a revisão de literatura por meio de pesquisa bibliográfica com o intuito de reunir os métodos de mensuração propostos por pesquisadores das áreas de marketing, comunicação e relações públicas. A segunda parte traz uma pesquisa de campo de natureza qualitativa, por meio de estudo exploratório e entrevistas semiestruturadas realizadas com seis editoras brasileiras. Na terceira parte foi realizado um estudo documental para averiguar o processo de mensuração de 35 revistas customizadas produzidas na Inglaterra. Os resultados demonstram que as editoras brasileiras ainda não incorporaram a mensuração de resultados em suas atividades, desconhecem as métricas e não possuem profissionais especializados no assunto. Já as editoras inglesas encontram-se em um estágio mais avançado: realizam a mensuração com regularidade, porém utilizando pouca variedade de métricas.The increase in content marketing production by companies and the increasing search of communication professionals for the proof of results have raised the need for more knowledge regarding measurement techniques. This dissertation proposes to analyze the process of measurement and evaluation in custom publishing with the objective of gathering metrics and methodologies that can be used day by day by publishers. The methodology used was divided in three parts. The first one presents literature review through a bibliographical research with the purpose of gathering the methods of measurement proposed by researchers in marketing, communication and public relations areas. The second part presents a field research of qualitative nature, through a exploratory study and semi-structured interviews with six Brazilian publishing houses. In the third part, a documentary study was carried out to investigate the measurement process of 35 custom magazines produced in England. The results show that the Brazilian publishers haven’t incorporated the measurement of results in their activities, aren’t aware of the metrics and don’t have professionals specialized in the subject. The English publishers are in a more advanced stage: they carry out the measurement regularly, but using little variety of metrics.Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqUniversidade Metodista de Sao PauloComunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao SocialBrasilIMSComunicacao SocialFarias, Luiz Alberto deLopes, Valéria de Siqueira CastroChiachiri, RobertoMORO, ROSIANE SIMONE2019-02-25T16:24:30Z2018-10-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMORO, ROSIANE SIMONE. MENSURAÇÃO DE RESULTADOS EM REVISTAS CUSTOMIZADAS Uma análise de métricas e metodologias. 2018. 145folhas. Dissertação( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, São Bernardo do Campo, 2018.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1838porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2019-02-25T16:24:30Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1838Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2019-02-25T16:24:30Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv MENSURAÇÃO DE RESULTADOS EM REVISTAS CUSTOMIZADAS Uma análise de métricas e metodologias
MEASUREMENT OF RESULTS IN CUSTOMIR MAGAZINES An analysis of metrics and methodologies
title MENSURAÇÃO DE RESULTADOS EM REVISTAS CUSTOMIZADAS Uma análise de métricas e metodologias
spellingShingle MENSURAÇÃO DE RESULTADOS EM REVISTAS CUSTOMIZADAS Uma análise de métricas e metodologias
MORO, ROSIANE SIMONE
Revistas customizadas. Métricas; Mensuração e avaliação de resultados; Conteúdo de marca; Comunicação empresarial
Custom publishing; Metrics; Measurement and evaluation of results; Branded content; Business communication
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short MENSURAÇÃO DE RESULTADOS EM REVISTAS CUSTOMIZADAS Uma análise de métricas e metodologias
title_full MENSURAÇÃO DE RESULTADOS EM REVISTAS CUSTOMIZADAS Uma análise de métricas e metodologias
title_fullStr MENSURAÇÃO DE RESULTADOS EM REVISTAS CUSTOMIZADAS Uma análise de métricas e metodologias
title_full_unstemmed MENSURAÇÃO DE RESULTADOS EM REVISTAS CUSTOMIZADAS Uma análise de métricas e metodologias
title_sort MENSURAÇÃO DE RESULTADOS EM REVISTAS CUSTOMIZADAS Uma análise de métricas e metodologias
author MORO, ROSIANE SIMONE
author_facet MORO, ROSIANE SIMONE
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Farias, Luiz Alberto de
Lopes, Valéria de Siqueira Castro
Chiachiri, Roberto
dc.contributor.author.fl_str_mv MORO, ROSIANE SIMONE
dc.subject.por.fl_str_mv Revistas customizadas. Métricas; Mensuração e avaliação de resultados; Conteúdo de marca; Comunicação empresarial
Custom publishing; Metrics; Measurement and evaluation of results; Branded content; Business communication
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic Revistas customizadas. Métricas; Mensuração e avaliação de resultados; Conteúdo de marca; Comunicação empresarial
Custom publishing; Metrics; Measurement and evaluation of results; Branded content; Business communication
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description O aumento da produção de conteúdo pelas empresas e a crescente busca dos profissionais de comunicação pela comprovação de resultados fez surgir no mercado a necessidade de maior conhecimento sobre técnicas de mensuração. Esta dissertação se propõe a analisar o processo de mensuração e avaliação em revistas customizadas com o objetivo de reunir métricas e metodologias que possam ser usadas no dia a dia pelas editoras. O percurso metodológico utilizado foi dividido em três partes. A primeira apresenta a revisão de literatura por meio de pesquisa bibliográfica com o intuito de reunir os métodos de mensuração propostos por pesquisadores das áreas de marketing, comunicação e relações públicas. A segunda parte traz uma pesquisa de campo de natureza qualitativa, por meio de estudo exploratório e entrevistas semiestruturadas realizadas com seis editoras brasileiras. Na terceira parte foi realizado um estudo documental para averiguar o processo de mensuração de 35 revistas customizadas produzidas na Inglaterra. Os resultados demonstram que as editoras brasileiras ainda não incorporaram a mensuração de resultados em suas atividades, desconhecem as métricas e não possuem profissionais especializados no assunto. Já as editoras inglesas encontram-se em um estágio mais avançado: realizam a mensuração com regularidade, porém utilizando pouca variedade de métricas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-30
2019-02-25T16:24:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MORO, ROSIANE SIMONE. MENSURAÇÃO DE RESULTADOS EM REVISTAS CUSTOMIZADAS Uma análise de métricas e metodologias. 2018. 145folhas. Dissertação( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, São Bernardo do Campo, 2018.
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1838
identifier_str_mv MORO, ROSIANE SIMONE. MENSURAÇÃO DE RESULTADOS EM REVISTAS CUSTOMIZADAS Uma análise de métricas e metodologias. 2018. 145folhas. Dissertação( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, São Bernardo do Campo, 2018.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1838
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
Comunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao Social
Brasil
IMS
Comunicacao Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
Comunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao Social
Brasil
IMS
Comunicacao Social
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792601927853277184