MENSURAÇÃO DE RESULTADOS EM REVISTAS CUSTOMIZADAS Uma análise de métricas e metodologias
Ano de defesa: | 2018 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Metodista de Sao Paulo
Comunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao Social Brasil IMS Comunicacao Social |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1838 |
Resumo: | O aumento da produção de conteúdo pelas empresas e a crescente busca dos profissionais de comunicação pela comprovação de resultados fez surgir no mercado a necessidade de maior conhecimento sobre técnicas de mensuração. Esta dissertação se propõe a analisar o processo de mensuração e avaliação em revistas customizadas com o objetivo de reunir métricas e metodologias que possam ser usadas no dia a dia pelas editoras. O percurso metodológico utilizado foi dividido em três partes. A primeira apresenta a revisão de literatura por meio de pesquisa bibliográfica com o intuito de reunir os métodos de mensuração propostos por pesquisadores das áreas de marketing, comunicação e relações públicas. A segunda parte traz uma pesquisa de campo de natureza qualitativa, por meio de estudo exploratório e entrevistas semiestruturadas realizadas com seis editoras brasileiras. Na terceira parte foi realizado um estudo documental para averiguar o processo de mensuração de 35 revistas customizadas produzidas na Inglaterra. Os resultados demonstram que as editoras brasileiras ainda não incorporaram a mensuração de resultados em suas atividades, desconhecem as métricas e não possuem profissionais especializados no assunto. Já as editoras inglesas encontram-se em um estágio mais avançado: realizam a mensuração com regularidade, porém utilizando pouca variedade de métricas. |
id |
METODISTA_9f17dc48dfd8da630f577db44ecce9ae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1838 |
network_acronym_str |
METODISTA |
network_name_str |
Repositório Institucional da Metodista |
repository_id_str |
|
spelling |
MENSURAÇÃO DE RESULTADOS EM REVISTAS CUSTOMIZADAS Uma análise de métricas e metodologiasMEASUREMENT OF RESULTS IN CUSTOMIR MAGAZINES An analysis of metrics and methodologiesRevistas customizadas. Métricas; Mensuração e avaliação de resultados; Conteúdo de marca; Comunicação empresarialCustom publishing; Metrics; Measurement and evaluation of results; Branded content; Business communicationCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOO aumento da produção de conteúdo pelas empresas e a crescente busca dos profissionais de comunicação pela comprovação de resultados fez surgir no mercado a necessidade de maior conhecimento sobre técnicas de mensuração. Esta dissertação se propõe a analisar o processo de mensuração e avaliação em revistas customizadas com o objetivo de reunir métricas e metodologias que possam ser usadas no dia a dia pelas editoras. O percurso metodológico utilizado foi dividido em três partes. A primeira apresenta a revisão de literatura por meio de pesquisa bibliográfica com o intuito de reunir os métodos de mensuração propostos por pesquisadores das áreas de marketing, comunicação e relações públicas. A segunda parte traz uma pesquisa de campo de natureza qualitativa, por meio de estudo exploratório e entrevistas semiestruturadas realizadas com seis editoras brasileiras. Na terceira parte foi realizado um estudo documental para averiguar o processo de mensuração de 35 revistas customizadas produzidas na Inglaterra. Os resultados demonstram que as editoras brasileiras ainda não incorporaram a mensuração de resultados em suas atividades, desconhecem as métricas e não possuem profissionais especializados no assunto. Já as editoras inglesas encontram-se em um estágio mais avançado: realizam a mensuração com regularidade, porém utilizando pouca variedade de métricas.The increase in content marketing production by companies and the increasing search of communication professionals for the proof of results have raised the need for more knowledge regarding measurement techniques. This dissertation proposes to analyze the process of measurement and evaluation in custom publishing with the objective of gathering metrics and methodologies that can be used day by day by publishers. The methodology used was divided in three parts. The first one presents literature review through a bibliographical research with the purpose of gathering the methods of measurement proposed by researchers in marketing, communication and public relations areas. The second part presents a field research of qualitative nature, through a exploratory study and semi-structured interviews with six Brazilian publishing houses. In the third part, a documentary study was carried out to investigate the measurement process of 35 custom magazines produced in England. The results show that the Brazilian publishers haven’t incorporated the measurement of results in their activities, aren’t aware of the metrics and don’t have professionals specialized in the subject. The English publishers are in a more advanced stage: they carry out the measurement regularly, but using little variety of metrics.Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqUniversidade Metodista de Sao PauloComunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao SocialBrasilIMSComunicacao SocialFarias, Luiz Alberto deLopes, Valéria de Siqueira CastroChiachiri, RobertoMORO, ROSIANE SIMONE2019-02-25T16:24:30Z2018-10-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMORO, ROSIANE SIMONE. MENSURAÇÃO DE RESULTADOS EM REVISTAS CUSTOMIZADAS Uma análise de métricas e metodologias. 2018. 145folhas. Dissertação( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, São Bernardo do Campo, 2018.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1838porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2019-02-25T16:24:30Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1838Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2019-02-25T16:24:30Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MENSURAÇÃO DE RESULTADOS EM REVISTAS CUSTOMIZADAS Uma análise de métricas e metodologias MEASUREMENT OF RESULTS IN CUSTOMIR MAGAZINES An analysis of metrics and methodologies |
title |
MENSURAÇÃO DE RESULTADOS EM REVISTAS CUSTOMIZADAS Uma análise de métricas e metodologias |
spellingShingle |
MENSURAÇÃO DE RESULTADOS EM REVISTAS CUSTOMIZADAS Uma análise de métricas e metodologias MORO, ROSIANE SIMONE Revistas customizadas. Métricas; Mensuração e avaliação de resultados; Conteúdo de marca; Comunicação empresarial Custom publishing; Metrics; Measurement and evaluation of results; Branded content; Business communication CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
title_short |
MENSURAÇÃO DE RESULTADOS EM REVISTAS CUSTOMIZADAS Uma análise de métricas e metodologias |
title_full |
MENSURAÇÃO DE RESULTADOS EM REVISTAS CUSTOMIZADAS Uma análise de métricas e metodologias |
title_fullStr |
MENSURAÇÃO DE RESULTADOS EM REVISTAS CUSTOMIZADAS Uma análise de métricas e metodologias |
title_full_unstemmed |
MENSURAÇÃO DE RESULTADOS EM REVISTAS CUSTOMIZADAS Uma análise de métricas e metodologias |
title_sort |
MENSURAÇÃO DE RESULTADOS EM REVISTAS CUSTOMIZADAS Uma análise de métricas e metodologias |
author |
MORO, ROSIANE SIMONE |
author_facet |
MORO, ROSIANE SIMONE |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Farias, Luiz Alberto de Lopes, Valéria de Siqueira Castro Chiachiri, Roberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MORO, ROSIANE SIMONE |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Revistas customizadas. Métricas; Mensuração e avaliação de resultados; Conteúdo de marca; Comunicação empresarial Custom publishing; Metrics; Measurement and evaluation of results; Branded content; Business communication CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
topic |
Revistas customizadas. Métricas; Mensuração e avaliação de resultados; Conteúdo de marca; Comunicação empresarial Custom publishing; Metrics; Measurement and evaluation of results; Branded content; Business communication CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
description |
O aumento da produção de conteúdo pelas empresas e a crescente busca dos profissionais de comunicação pela comprovação de resultados fez surgir no mercado a necessidade de maior conhecimento sobre técnicas de mensuração. Esta dissertação se propõe a analisar o processo de mensuração e avaliação em revistas customizadas com o objetivo de reunir métricas e metodologias que possam ser usadas no dia a dia pelas editoras. O percurso metodológico utilizado foi dividido em três partes. A primeira apresenta a revisão de literatura por meio de pesquisa bibliográfica com o intuito de reunir os métodos de mensuração propostos por pesquisadores das áreas de marketing, comunicação e relações públicas. A segunda parte traz uma pesquisa de campo de natureza qualitativa, por meio de estudo exploratório e entrevistas semiestruturadas realizadas com seis editoras brasileiras. Na terceira parte foi realizado um estudo documental para averiguar o processo de mensuração de 35 revistas customizadas produzidas na Inglaterra. Os resultados demonstram que as editoras brasileiras ainda não incorporaram a mensuração de resultados em suas atividades, desconhecem as métricas e não possuem profissionais especializados no assunto. Já as editoras inglesas encontram-se em um estágio mais avançado: realizam a mensuração com regularidade, porém utilizando pouca variedade de métricas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-30 2019-02-25T16:24:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MORO, ROSIANE SIMONE. MENSURAÇÃO DE RESULTADOS EM REVISTAS CUSTOMIZADAS Uma análise de métricas e metodologias. 2018. 145folhas. Dissertação( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, São Bernardo do Campo, 2018. http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1838 |
identifier_str_mv |
MORO, ROSIANE SIMONE. MENSURAÇÃO DE RESULTADOS EM REVISTAS CUSTOMIZADAS Uma análise de métricas e metodologias. 2018. 145folhas. Dissertação( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, São Bernardo do Campo, 2018. |
url |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1838 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Sao Paulo Comunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao Social Brasil IMS Comunicacao Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Sao Paulo Comunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao Social Brasil IMS Comunicacao Social |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Metodista instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Repositório Institucional da Metodista |
collection |
Repositório Institucional da Metodista |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@metodista.br |
_version_ |
1792601927853277184 |