DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS INSTITUCIONALIZADAS E NÃO INSTITUCIONALIZADAS: UM ESTUDO COMPARATIVO
Ano de defesa: | 2019 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Metodista de Sao Paulo
Psicologia da Saude:Programa de Pos Graduacao em Psicologia da Saude Brasil IMS Psicologia da Saude |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1868 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo identificar, descrever e comparar o desenvolvimento cognitivo de crianças institucionalizadas e não institucionalizadas, a partir de uma perspectiva piagetiana. Para tanto, contou com a participação de 27 crianças (N=27), com idades compreendidas entre 6 e 11 anos, de ambos os sexos, sendo 14 crianças institucionalizadas (CI) e 13 crianças não institucionalizadas (CNI), alunas da rede pública de ensino de São Paulo – SP. Tratou-se de um estudo com desenho metodológico quase experimental do tipo quantitativo. Os instrumentos utilizados foram: Questionário como forma de obter informações essenciais e complementares para a pesquisa e o Teste do Desenho da Figura Humana – DFH III. Os resultados foram analisados e sistematizados em forma de frequência absoluta (fa) e frequência relativa (fr) e apontaram diferenças quanto o nível de desenvolvimento cognitivo, quando comparado os dois grupos, ou seja, o grupo de crianças não institucionalizadas apresentou classificação média no desempenho cognitivo (30,7%), enquanto o grupo das crianças institucionalizadas apresentou classificação de desempenho cognitivo fronteiriço e deficiente (28,6%). Esta diferença, de acordo com o estudo realizado, pode ter relação com o processo pelo qual ocorreu o desenvolvimento das crianças de cada grupo, bem como evidenciou a importância de contarem com condições facilitadoras e adequadas para promover o processo do desenvolvimento, resultando em uma adequação da criança ao meio. |
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DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS INSTITUCIONALIZADAS E NÃO INSTITUCIONALIZADAS: UM ESTUDO COMPARATIVODEVELOPMENT OF CHILDRENS INSTITUTIONALIZED AND NON-INSTITUTIONALIZED: ONE COMPARATIVE STUDYDesenvolvimento cognitivo; Crianças institucionalizadas; Desenho da Figura Humana – DFH IIICognitive development; Institutionalized children; Drawing of the Human Figure – DFH IIICIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAEste estudo teve como objetivo identificar, descrever e comparar o desenvolvimento cognitivo de crianças institucionalizadas e não institucionalizadas, a partir de uma perspectiva piagetiana. Para tanto, contou com a participação de 27 crianças (N=27), com idades compreendidas entre 6 e 11 anos, de ambos os sexos, sendo 14 crianças institucionalizadas (CI) e 13 crianças não institucionalizadas (CNI), alunas da rede pública de ensino de São Paulo – SP. Tratou-se de um estudo com desenho metodológico quase experimental do tipo quantitativo. Os instrumentos utilizados foram: Questionário como forma de obter informações essenciais e complementares para a pesquisa e o Teste do Desenho da Figura Humana – DFH III. Os resultados foram analisados e sistematizados em forma de frequência absoluta (fa) e frequência relativa (fr) e apontaram diferenças quanto o nível de desenvolvimento cognitivo, quando comparado os dois grupos, ou seja, o grupo de crianças não institucionalizadas apresentou classificação média no desempenho cognitivo (30,7%), enquanto o grupo das crianças institucionalizadas apresentou classificação de desempenho cognitivo fronteiriço e deficiente (28,6%). Esta diferença, de acordo com o estudo realizado, pode ter relação com o processo pelo qual ocorreu o desenvolvimento das crianças de cada grupo, bem como evidenciou a importância de contarem com condições facilitadoras e adequadas para promover o processo do desenvolvimento, resultando em uma adequação da criança ao meio.This study aimed to identify, describe and compare the cognitive development of institutionalized and non-institutionalized children, from a Piagetian perspective. To that end, 27 children (N = 27), aged between 6 and 11 years, of both sexes, were included: 14 institutionalized children (CI) and 13 non-institutionalized children (CNI), public school students of teaching in São Paulo – SP. It was a study with quantitative quasi-experimental methodological design. The instruments used were: Questionnaire as a way to obtain essential and complementary information for the research and the Human Figure Drawing Test – DFH III. The results were analyzed and systematized in the form of absolute frequency (f) and relative frequency (fr) and showed differences in the level of cognitive development, when the two groups were compared, that is, the group of non-institutionalized children presented a mean performance rating cognitive (30.7%), while the group of institutionalized children had a classification of border and poor cognitive performance (28.6%). This difference, according to the study, may be related to the process by which the development of the children in each group occurred, as well as the importance of facilitating and adequate conditions to promote the development process, resulting in an adequate from the child to the environmentUniversidade Metodista de Sao PauloPsicologia da Saude:Programa de Pos Graduacao em Psicologia da SaudeBrasilIMSPsicologia da SaudeAvoglia, Hilda Rosa CapelãoCustodio , Eda MarconiGomes , Miria BenincasaANTONIETTO, ELOISA APARECIDA BARROSO2019-06-25T19:43:15Z2019-04-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfANTONIETTO, ELOISA APARECIDA BARROSO. DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS INSTITUCIONALIZADAS E NÃO INSTITUCIONALIZADAS: UM ESTUDO COMPARATIVO. 2019. 167 folhas. Dissertação( Psicologia da Saude) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo .http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1868porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2020-03-02T15:13:02Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1868Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2020-03-02T15:13:02Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
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Este estudo teve como objetivo identificar, descrever e comparar o desenvolvimento cognitivo de crianças institucionalizadas e não institucionalizadas, a partir de uma perspectiva piagetiana. Para tanto, contou com a participação de 27 crianças (N=27), com idades compreendidas entre 6 e 11 anos, de ambos os sexos, sendo 14 crianças institucionalizadas (CI) e 13 crianças não institucionalizadas (CNI), alunas da rede pública de ensino de São Paulo – SP. Tratou-se de um estudo com desenho metodológico quase experimental do tipo quantitativo. Os instrumentos utilizados foram: Questionário como forma de obter informações essenciais e complementares para a pesquisa e o Teste do Desenho da Figura Humana – DFH III. Os resultados foram analisados e sistematizados em forma de frequência absoluta (fa) e frequência relativa (fr) e apontaram diferenças quanto o nível de desenvolvimento cognitivo, quando comparado os dois grupos, ou seja, o grupo de crianças não institucionalizadas apresentou classificação média no desempenho cognitivo (30,7%), enquanto o grupo das crianças institucionalizadas apresentou classificação de desempenho cognitivo fronteiriço e deficiente (28,6%). Esta diferença, de acordo com o estudo realizado, pode ter relação com o processo pelo qual ocorreu o desenvolvimento das crianças de cada grupo, bem como evidenciou a importância de contarem com condições facilitadoras e adequadas para promover o processo do desenvolvimento, resultando em uma adequação da criança ao meio. |
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