ESCUTA MUSICAL: um experimento de diferenças e territórios existenciais – hibridismo e Sul Global na música pop

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: CARVALHO, NILTON FARIA DE
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Metodista de Sao Paulo
Comunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao Social
Brasil
IMS
Comunicacao Social
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2091
Resumo: Este trabalho compreende a experiência comunicacional da música popular pela análise da escuta musical de obras de perfil híbrido e mais experimental. A frente empírica da pesquisa coletou dados em oficinas de escuta musical levadas a duas escolas do ensino médio como atividade de extensão. As músicas usadas (corpus) destoam dos regimes da música pop nas mídias, centrados em parâmetros mercadológicos do Ocidente, pois valorizam entremeios semióticos e culturais e estéticas do Sul Global. O caminho teórico-metodológico, portanto, irá: a) identificar os regimes de reconhecimento e os paradigmas da música pop; b) revisar noções sobre gêneros musicais para entendê-los em sua processualidade dialógica/enunciativa, intertextual e de fronteiras culturais; c) entender as hibridizações e os experimentalismos como momentos radicais desses processos semióticos; d) levantar o material empírico nas oficinas de escuta musical pelo método de pesquisa narrativa; e) e analisar a experiência comunicacional, ao final, com contribuições da semiótica da cultura, das teorias do afeto, de noções de materialidades da comunicação e de conceitos pós-estruturalistas e decoloniais. Trata-se de um embate epistemológico e ontológico, no âmbito sensorial midiático, mobilizado por um experimento estético que revisa a música nas mídias e seus territórios existenciais. O diálogo interdisciplinar Comunicação/Educação sugere o uso da música popular em atividades de aprendizagem, criação, reflexão e produção de conhecimento e defende a necessidade de repensar nossas relações com a memória e os ambientes midiáticos
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