A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO: UMA REFLEXÃO SOBRE OS OBSTÁCULOS DA DIFUSÃO DA EDUCAÇÃO MUSICAL NO ESPAÇO ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Pereira, Ivan Nunes
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Metodista de São Paulo
Educação
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1023
Resumo: Este trabalho investigou as interações a entre Música e Matemática, considerando experiências e reflexões de expoentes das ciências exatas, que com seus conceitos de intervalo musical, razões e proporções, consonância, harmonia, temperamento, série harmônica, contribuíram para a estruturação arte da música como ciência. Sob a luz dessa ciência da música, mediante análise descritiva de partitura, contou a história de um país que, segundo o P.I.S.A., se manteve no ranking da educação de 2000 a 2012, revelando interdisciplinaridade das ciências e interações dos conceitos de pensamento analógico, preconizados por Levy e Machado e da teoria das inteligências múltiplas de Gardner. E por fim, se propôs a refletir sobre a importância da educação musical na formação do indivíduo e sobre os obstáculos de sua difusão no espaço escolar.
id METODISTA_bd205ca6fee2dfdb730baa04aae3875c
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1023
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO: UMA REFLEXÃO SOBRE OS OBSTÁCULOS DA DIFUSÃO DA EDUCAÇÃO MUSICAL NO ESPAÇO ESCOLARThe importance of music in individual training: a reflection on the obstacles of dissemination of musical education in the schoolMúsicaFormaçãoObstáculosEducação e Espaço EscolarMusicTrainingBarriersEducation & School SpaceCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEste trabalho investigou as interações a entre Música e Matemática, considerando experiências e reflexões de expoentes das ciências exatas, que com seus conceitos de intervalo musical, razões e proporções, consonância, harmonia, temperamento, série harmônica, contribuíram para a estruturação arte da música como ciência. Sob a luz dessa ciência da música, mediante análise descritiva de partitura, contou a história de um país que, segundo o P.I.S.A., se manteve no ranking da educação de 2000 a 2012, revelando interdisciplinaridade das ciências e interações dos conceitos de pensamento analógico, preconizados por Levy e Machado e da teoria das inteligências múltiplas de Gardner. E por fim, se propôs a refletir sobre a importância da educação musical na formação do indivíduo e sobre os obstáculos de sua difusão no espaço escolar.This study investigated the interactions between music and mathematics, considering experiences and reflections of exponents of the exact sciences, with their range of musical concepts, ratios and proportions, consonance, harmony, temperament, harmonic series, which contributed to the structuring of the art of music as a science. In light of this science of music through descriptive analysis Music, told the story of a country that, according to PISA, remained in the rankings of education since 2010 to 2012, revealing interdisciplinary interactions of science and the concepts of analogical thinking, advocated by Levy and Machado and the theory of multiples intelligences by Gardner. Finally, it was proposed to reflect on the importance of music education in shaping the individual and on barriers to its diffusion within the school.Universidade Metodista de São PauloEducaçãoBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOSaes, Decio Azevedo Marques deCPF:25932501641http://lattes.cnpq.br/3094385393964468Nascimento, Rômulo PereiraCPF:85296323147Azevedo, Adriana Barroso deCPF:93026555562http://lattes.cnpq.br/7272976836026061Pereira, Ivan Nunes2016-08-03T16:15:46Z2014-08-272014-05-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPEREIRA, Ivan Nunes. The importance of music in individual training: a reflection on the obstacles of dissemination of musical education in the school. 2014. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2014.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1023porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:09:07Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1023Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:09:07Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO: UMA REFLEXÃO SOBRE OS OBSTÁCULOS DA DIFUSÃO DA EDUCAÇÃO MUSICAL NO ESPAÇO ESCOLAR
The importance of music in individual training: a reflection on the obstacles of dissemination of musical education in the school
title A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO: UMA REFLEXÃO SOBRE OS OBSTÁCULOS DA DIFUSÃO DA EDUCAÇÃO MUSICAL NO ESPAÇO ESCOLAR
spellingShingle A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO: UMA REFLEXÃO SOBRE OS OBSTÁCULOS DA DIFUSÃO DA EDUCAÇÃO MUSICAL NO ESPAÇO ESCOLAR
Pereira, Ivan Nunes
Música
Formação
Obstáculos
Educação e Espaço Escolar
Music
Training
Barriers
Education & School Space
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO: UMA REFLEXÃO SOBRE OS OBSTÁCULOS DA DIFUSÃO DA EDUCAÇÃO MUSICAL NO ESPAÇO ESCOLAR
title_full A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO: UMA REFLEXÃO SOBRE OS OBSTÁCULOS DA DIFUSÃO DA EDUCAÇÃO MUSICAL NO ESPAÇO ESCOLAR
title_fullStr A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO: UMA REFLEXÃO SOBRE OS OBSTÁCULOS DA DIFUSÃO DA EDUCAÇÃO MUSICAL NO ESPAÇO ESCOLAR
title_full_unstemmed A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO: UMA REFLEXÃO SOBRE OS OBSTÁCULOS DA DIFUSÃO DA EDUCAÇÃO MUSICAL NO ESPAÇO ESCOLAR
title_sort A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO: UMA REFLEXÃO SOBRE OS OBSTÁCULOS DA DIFUSÃO DA EDUCAÇÃO MUSICAL NO ESPAÇO ESCOLAR
author Pereira, Ivan Nunes
author_facet Pereira, Ivan Nunes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Saes, Decio Azevedo Marques de
CPF:25932501641
http://lattes.cnpq.br/3094385393964468
Nascimento, Rômulo Pereira
CPF:85296323147
Azevedo, Adriana Barroso de
CPF:93026555562
http://lattes.cnpq.br/7272976836026061
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Ivan Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Música
Formação
Obstáculos
Educação e Espaço Escolar
Music
Training
Barriers
Education & School Space
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Música
Formação
Obstáculos
Educação e Espaço Escolar
Music
Training
Barriers
Education & School Space
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Este trabalho investigou as interações a entre Música e Matemática, considerando experiências e reflexões de expoentes das ciências exatas, que com seus conceitos de intervalo musical, razões e proporções, consonância, harmonia, temperamento, série harmônica, contribuíram para a estruturação arte da música como ciência. Sob a luz dessa ciência da música, mediante análise descritiva de partitura, contou a história de um país que, segundo o P.I.S.A., se manteve no ranking da educação de 2000 a 2012, revelando interdisciplinaridade das ciências e interações dos conceitos de pensamento analógico, preconizados por Levy e Machado e da teoria das inteligências múltiplas de Gardner. E por fim, se propôs a refletir sobre a importância da educação musical na formação do indivíduo e sobre os obstáculos de sua difusão no espaço escolar.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-27
2014-05-30
2016-08-03T16:15:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PEREIRA, Ivan Nunes. The importance of music in individual training: a reflection on the obstacles of dissemination of musical education in the school. 2014. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2014.
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1023
identifier_str_mv PEREIRA, Ivan Nunes. The importance of music in individual training: a reflection on the obstacles of dissemination of musical education in the school. 2014. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2014.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1023
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Educação
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Educação
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792601921478983680