A PESQUISA DA PRÓPRIA PRÁTICA PEDAGÓGICA: UMA AÇÃO POSSÍVEL?

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Abreu, Roberta Melo de Andrade
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso embargado
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Metodista de São Paulo
Educação
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1099
Resumo: O presente trabalho investigar como os professores das séries iniciais do ensino fundamental entendem o ato de pesquisar a própria prática; e cotejar as visões dos professores sobre pesquisa com o referencial teórico específico. Para dar concretude a esses objetivos utilizamos a abordagem qualitativa. Temos como público alvo desse estudo cinco professores de uma escola pública situada no Município de Salvador Bahia. Inicialmente, descrevemos brevemente o contexto histórico da pesquisa, seus fundamentos, bem como os do professor pesquisador, elencando definições de pesquisa, com falas e posicionamentos de teóricos que discutem o tema. Consta também de explanação sobre as categorias e subcategorias elegidas no decorrer das atividades de pesquisa realizadas em campo. Tais categorias emergem nas observações e entrevistas realizadas com gestores e professores da instituição pesquisada e por serem recorrentes nas falas desses sujeitos. Obtemos, a partir das categorias construídas no processo da pesquisa, como principais resultados: a compreensão dos sujeitos pesquisados sobre a pesquisa da própria prática é limitada e equivocada; o universo considerado é totalmente avesso ao processo de pesquisa da prática, pois os professores estão imersos num emaranhado de sérias problemáticas explicitadas em nossos registros de observação. Concluímos afirmando que, apesar dos professores pesquisados não realizarem a pesquisa da prática, a nosso ver, essa é uma ação possível e que se concretiza também através da formação contínua e em serviço.(AU)
id METODISTA_f38e47b103fbadf41cf2b13b19494ac6
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1099
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling A PESQUISA DA PRÓPRIA PRÁTICA PEDAGÓGICA: UMA AÇÃO POSSÍVEL?PesquisaPesquisa da práticaFormaçãoProfessor pesquisadorResearchResearch from practiceFormationTeacher researcherCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO presente trabalho investigar como os professores das séries iniciais do ensino fundamental entendem o ato de pesquisar a própria prática; e cotejar as visões dos professores sobre pesquisa com o referencial teórico específico. Para dar concretude a esses objetivos utilizamos a abordagem qualitativa. Temos como público alvo desse estudo cinco professores de uma escola pública situada no Município de Salvador Bahia. Inicialmente, descrevemos brevemente o contexto histórico da pesquisa, seus fundamentos, bem como os do professor pesquisador, elencando definições de pesquisa, com falas e posicionamentos de teóricos que discutem o tema. Consta também de explanação sobre as categorias e subcategorias elegidas no decorrer das atividades de pesquisa realizadas em campo. Tais categorias emergem nas observações e entrevistas realizadas com gestores e professores da instituição pesquisada e por serem recorrentes nas falas desses sujeitos. Obtemos, a partir das categorias construídas no processo da pesquisa, como principais resultados: a compreensão dos sujeitos pesquisados sobre a pesquisa da própria prática é limitada e equivocada; o universo considerado é totalmente avesso ao processo de pesquisa da prática, pois os professores estão imersos num emaranhado de sérias problemáticas explicitadas em nossos registros de observação. Concluímos afirmando que, apesar dos professores pesquisados não realizarem a pesquisa da prática, a nosso ver, essa é uma ação possível e que se concretiza também através da formação contínua e em serviço.(AU)The aim of this work is to investigate how the teachers of early childhood education understand the act to research the practice of themselves; and to compare the views of the teachers with the specific theoretical frame. To reach these objectives, we use the qualitative approach. The data that serve as basis of this study were obtained from interviews with five teachers of a public school in the city of Salvador - Bahia. We start with the analysis of the historical context of the investigation, its concept, as well as the ones of the teacher-esearcher. in this way, we explore the different definitions of research on teaching, through the ideas of theoreticians who argue the subject. Besides, we examine the categories and subcategories treated during the practical activities of research. Such categories emerge naturally from interviews carried with managers and teachers of the searched institution and from the recurrence in their comments. We present the following main results from the categories constructed in the process of research: the understanding of the interviewed professionals about the research of the practice of themselves is limited and mistaken. We found a universe in which there is no the exercise of research of the practice, because the teachers are entangled in several seroius problematics, as explicited in our registers. We conclude affirming that, despite the researched professionals do not research the practice, we suggest that this is a possible action and that it is also materialize through continuous formation in service.(AU)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Metodista de São PauloEducaçãoBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOAlmeida, Danilo Di Manno deCPF:12348989232http://lattes.cnpq.br/3222432876274239Alves, Maria LeilaCPF:49525250550http://lattes.cnpq.br/8462136000577005Almeida, Laurinda Ramalho deCPF:02635853222http://lattes.cnpq.br/6318074054951173Abreu, Roberta Melo de Andrade2016-08-03T16:16:00Z2011-04-082008-03-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfABREU, Roberta Melo de Andrade. A PESQUISA DA PRÓPRIA PRÁTICA PEDAGÓGICA: UMA AÇÃO POSSÍVEL?. 2008. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2008.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1099porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:11:35Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1099Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:11:35Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv A PESQUISA DA PRÓPRIA PRÁTICA PEDAGÓGICA: UMA AÇÃO POSSÍVEL?
title A PESQUISA DA PRÓPRIA PRÁTICA PEDAGÓGICA: UMA AÇÃO POSSÍVEL?
spellingShingle A PESQUISA DA PRÓPRIA PRÁTICA PEDAGÓGICA: UMA AÇÃO POSSÍVEL?
Abreu, Roberta Melo de Andrade
Pesquisa
Pesquisa da prática
Formação
Professor pesquisador
Research
Research from practice
Formation
Teacher researcher
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A PESQUISA DA PRÓPRIA PRÁTICA PEDAGÓGICA: UMA AÇÃO POSSÍVEL?
title_full A PESQUISA DA PRÓPRIA PRÁTICA PEDAGÓGICA: UMA AÇÃO POSSÍVEL?
title_fullStr A PESQUISA DA PRÓPRIA PRÁTICA PEDAGÓGICA: UMA AÇÃO POSSÍVEL?
title_full_unstemmed A PESQUISA DA PRÓPRIA PRÁTICA PEDAGÓGICA: UMA AÇÃO POSSÍVEL?
title_sort A PESQUISA DA PRÓPRIA PRÁTICA PEDAGÓGICA: UMA AÇÃO POSSÍVEL?
author Abreu, Roberta Melo de Andrade
author_facet Abreu, Roberta Melo de Andrade
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Danilo Di Manno de
CPF:12348989232
http://lattes.cnpq.br/3222432876274239
Alves, Maria Leila
CPF:49525250550
http://lattes.cnpq.br/8462136000577005
Almeida, Laurinda Ramalho de
CPF:02635853222
http://lattes.cnpq.br/6318074054951173
dc.contributor.author.fl_str_mv Abreu, Roberta Melo de Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa
Pesquisa da prática
Formação
Professor pesquisador
Research
Research from practice
Formation
Teacher researcher
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Pesquisa
Pesquisa da prática
Formação
Professor pesquisador
Research
Research from practice
Formation
Teacher researcher
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O presente trabalho investigar como os professores das séries iniciais do ensino fundamental entendem o ato de pesquisar a própria prática; e cotejar as visões dos professores sobre pesquisa com o referencial teórico específico. Para dar concretude a esses objetivos utilizamos a abordagem qualitativa. Temos como público alvo desse estudo cinco professores de uma escola pública situada no Município de Salvador Bahia. Inicialmente, descrevemos brevemente o contexto histórico da pesquisa, seus fundamentos, bem como os do professor pesquisador, elencando definições de pesquisa, com falas e posicionamentos de teóricos que discutem o tema. Consta também de explanação sobre as categorias e subcategorias elegidas no decorrer das atividades de pesquisa realizadas em campo. Tais categorias emergem nas observações e entrevistas realizadas com gestores e professores da instituição pesquisada e por serem recorrentes nas falas desses sujeitos. Obtemos, a partir das categorias construídas no processo da pesquisa, como principais resultados: a compreensão dos sujeitos pesquisados sobre a pesquisa da própria prática é limitada e equivocada; o universo considerado é totalmente avesso ao processo de pesquisa da prática, pois os professores estão imersos num emaranhado de sérias problemáticas explicitadas em nossos registros de observação. Concluímos afirmando que, apesar dos professores pesquisados não realizarem a pesquisa da prática, a nosso ver, essa é uma ação possível e que se concretiza também através da formação contínua e em serviço.(AU)
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-03-14
2011-04-08
2016-08-03T16:16:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ABREU, Roberta Melo de Andrade. A PESQUISA DA PRÓPRIA PRÁTICA PEDAGÓGICA: UMA AÇÃO POSSÍVEL?. 2008. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2008.
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1099
identifier_str_mv ABREU, Roberta Melo de Andrade. A PESQUISA DA PRÓPRIA PRÁTICA PEDAGÓGICA: UMA AÇÃO POSSÍVEL?. 2008. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2008.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1099
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Educação
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Educação
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792601922104983552