EXPERIÊNCIAS COM CÍRCULOS RESTAURATIVOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO ESTADO DO AMAZONAS

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Lima, Cláudia dos Santos
Orientador(a): Heleno, Maria Geralda Viana lattes
Banca de defesa: Brisola, Elisa Maria de Andrade, Rezende, Manoel Morgado
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Metodista de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: PÓS GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
Departamento: Psicologia da saúde
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1346
Resumo: This study addresses the problem of violence at school. The choice of theme was due to the fact of violence in Brazilian public schools have been subject journal in the media in recent years, with devastating consequences that affect the formation of citizenship, especially when children and adolescents are involved. We used the method of qualitative research by wait to understand and describe the experiences of restorative circles whose objectives are: 1) Evaluate the security perception of students and public school State of Amazonas and know the types of violence with which they are faced; 2) identify and describe the socioeconomic profile of the families of participants of restorative circles; and 3) describe the experiences with restorative circles. 300 individuals participated in the research of a public school of the State of Amazonas, distributed in 248 students, 49 servers, being 148 male (49This study addresses the problem of violence at school.
id METO_6969199ec53371478bf0f4210e16d529
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1346
network_acronym_str METO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
repository_id_str
spelling Heleno, Maria Geralda VianaCPF:54712365896http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/index.jspBrisola, Elisa Maria de AndradeCPF:44444433338Rezende, Manoel MorgadoCPF:12345656856CPF:29131227287Lima, Cláudia dos Santos2016-08-03T16:34:30Z2014-05-132014-02-05http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1346This study addresses the problem of violence at school. The choice of theme was due to the fact of violence in Brazilian public schools have been subject journal in the media in recent years, with devastating consequences that affect the formation of citizenship, especially when children and adolescents are involved. We used the method of qualitative research by wait to understand and describe the experiences of restorative circles whose objectives are: 1) Evaluate the security perception of students and public school State of Amazonas and know the types of violence with which they are faced; 2) identify and describe the socioeconomic profile of the families of participants of restorative circles; and 3) describe the experiences with restorative circles. 300 individuals participated in the research of a public school of the State of Amazonas, distributed in 248 students, 49 servers, being 148 male (49This study addresses the problem of violence at school.Este estudo aborda o problema da violência na escola. A escolha do tema deveu-se ao fato de a violência nas escolas públicas brasileiras ter sido assunto diário na mídia nos últimos anos, com consequências devastadoras que afetam a formação da cidadania, principalmente quando crianças e adolescentes são envolvidos. Utilizou-se o método de pesquisa qualitativa por esperar compreender e descrever as experiências dos círculos restaurativos cujos objetivos são: 1) Avaliar a percepção de segurança de alunos e servidores de uma escola pública do estado do Amazonas e conhecer os tipos de violência com as quais se confrontam; 2) identificar e descrever o perfil socioeconômico das famílias dos participantes dos círculos restaurativos; e 3) descrever as experiências com os círculos restaurativos. Participaram da pesquisa 300 indivíduos de uma escola pública do Estado do Amazonas, distribuídos em 248 alunos, 49 servidores, sendo 148 do sexo masculino (49 por cento e 152 (51 por cento do sexo feminino, com idade média de (18,82) anos. Destes 210 (70 por cento ) solteiros, 33 (11 por cento ) casados, e mais 57 (19 por cento ) com outras situações conjugais. A escolaridade variava entre ensino fundamental incompleto (4 por cento ), ensino médio incompleto (83,9 por cento ) e mestrado completo (4 por cento ). Para coleta dos dados, utilizou-se um questionário com 11 itens, a escala sobre violência na escola com 8 itens e as técnicas dos círculos restaurativos. Trata-se, portanto, de uma pesquisa participante por ter utilizado, para coleta dados, as técnicas de observação participante e entrevista semiestruturada. Quanto aos resultados, observou-se uma correlação moderada e significativa entre as variáveis, percepção de segurança na sala de aula com a da escola (r=0,612; p<0,01). Conclui-se que existe evidência de violência nos diversos contextos estudados, sendo que a ocorrência de violência informada é maior nos arredores da escola: 127 (46,4 por cento ). Dos participantes, 160 (58 por cento ) sentem-se seguros. Entretanto, um percentual considerável, 94 (34,3 por cento ) responderam que não se sentem muito seguros. Quanto ao perfil socioeconômico, detectaram-se inúmeros problemas de natureza socioeconômicos e psicossociais, dentre os quais, os conflitos familiares, pobreza, ausência dos serviços públicos básicos ou dificuldades no acesso, o desemprego, analfabetismo, negligência contra crianças e adolescentes entre outros. Em relação às experiências com os círculos restaurativos, foram mediados quatro conflitos e instaurados os pré-círculos e os círculos: dois em decorrência do bullying praticado por meio de mensagens de celular, uma desavença entre dois alunos e um desentendimento entre professor e aluno. Todos os casos tiveram resultados satisfatórios.Made available in DSpace on 2016-08-03T16:34:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CSANTOSLIMA.pdf: 1291721 bytes, checksum: 1a98aee469539cbbaa6954de31beea09 (MD5) Previous issue date: 2014-02-05application/pdfhttp://tede.metodista.br/jspui/retrieve/2945/CSANTOSLIMA.pdf.jpgporUniversidade Metodista de São PauloPÓS GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIAUMESPBRPsicologia da saúdePsicologia da SaúdeJustiça restaurativaViolênciaAdolescênciaEducaçãoDesigualdade socialPsychology of HealthRestorative justiceViolenceAdolescenceEducationSocial inequalityCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAEXPERIÊNCIAS COM CÍRCULOS RESTAURATIVOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO ESTADO DO AMAZONASExperints with ristoratum circles in a public scool in the stat e of Amazonasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTAinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTATHUMBNAILCSANTOSLIMA.pdf.jpgCSANTOSLIMA.pdf.jpgimage/jpeg1943http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1346/2/CSANTOSLIMA.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52ORIGINALCSANTOSLIMA.pdfapplication/pdf1291721http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1346/1/CSANTOSLIMA.pdf1a98aee469539cbbaa6954de31beea09MD51tede/13462016-08-03 15:14:14.71oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1346Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.metodista.br/jspui/http://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:14:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.por.fl_str_mv EXPERIÊNCIAS COM CÍRCULOS RESTAURATIVOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO ESTADO DO AMAZONAS
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Experints with ristoratum circles in a public scool in the stat e of Amazonas
title EXPERIÊNCIAS COM CÍRCULOS RESTAURATIVOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO ESTADO DO AMAZONAS
spellingShingle EXPERIÊNCIAS COM CÍRCULOS RESTAURATIVOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO ESTADO DO AMAZONAS
Lima, Cláudia dos Santos
Psicologia da Saúde
Justiça restaurativa
Violência
Adolescência
Educação
Desigualdade social
Psychology of Health
Restorative justice
Violence
Adolescence
Education
Social inequality
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
title_short EXPERIÊNCIAS COM CÍRCULOS RESTAURATIVOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO ESTADO DO AMAZONAS
title_full EXPERIÊNCIAS COM CÍRCULOS RESTAURATIVOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO ESTADO DO AMAZONAS
title_fullStr EXPERIÊNCIAS COM CÍRCULOS RESTAURATIVOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO ESTADO DO AMAZONAS
title_full_unstemmed EXPERIÊNCIAS COM CÍRCULOS RESTAURATIVOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO ESTADO DO AMAZONAS
title_sort EXPERIÊNCIAS COM CÍRCULOS RESTAURATIVOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO ESTADO DO AMAZONAS
author Lima, Cláudia dos Santos
author_facet Lima, Cláudia dos Santos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Heleno, Maria Geralda Viana
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:54712365896
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/index.jsp
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Brisola, Elisa Maria de Andrade
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv CPF:44444433338
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Rezende, Manoel Morgado
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv CPF:12345656856
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:29131227287
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Cláudia dos Santos
contributor_str_mv Heleno, Maria Geralda Viana
Brisola, Elisa Maria de Andrade
Rezende, Manoel Morgado
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia da Saúde
Justiça restaurativa
Violência
Adolescência
Educação
Desigualdade social
topic Psicologia da Saúde
Justiça restaurativa
Violência
Adolescência
Educação
Desigualdade social
Psychology of Health
Restorative justice
Violence
Adolescence
Education
Social inequality
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
dc.subject.eng.fl_str_mv Psychology of Health
Restorative justice
Violence
Adolescence
Education
Social inequality
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
description This study addresses the problem of violence at school. The choice of theme was due to the fact of violence in Brazilian public schools have been subject journal in the media in recent years, with devastating consequences that affect the formation of citizenship, especially when children and adolescents are involved. We used the method of qualitative research by wait to understand and describe the experiences of restorative circles whose objectives are: 1) Evaluate the security perception of students and public school State of Amazonas and know the types of violence with which they are faced; 2) identify and describe the socioeconomic profile of the families of participants of restorative circles; and 3) describe the experiences with restorative circles. 300 individuals participated in the research of a public school of the State of Amazonas, distributed in 248 students, 49 servers, being 148 male (49This study addresses the problem of violence at school.
publishDate 2014
dc.date.available.fl_str_mv 2014-05-13
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-02-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-03T16:34:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1346
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1346
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv PÓS GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UMESP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Psicologia da saúde
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
bitstream.url.fl_str_mv http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1346/2/CSANTOSLIMA.pdf.jpg
http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1346/1/CSANTOSLIMA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
1a98aee469539cbbaa6954de31beea09
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.br
_version_ 1793259445965291520