PUBLICIDADE E O POLITICAMENTE CORRETO: INTERDISCURSIVIDADES NA CONSTRUÇÃO SOCIAL DO SENTIDO
Ano de defesa: | 2015 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Metodista de São Paulo
|
Programa de Pós-Graduação: |
PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO
|
Departamento: |
Processo Comunicacionais
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/725 |
Resumo: | We realized that the traditional paradigms are now considered singular and dictatorial. On the other hand, sets out a new meaning whose north is the political correctness. Understanding the advertising as a socio-cultural product, this research is initially a bibliographic study, aimed the conceptualization and analysis of issues related to your theme. With this properly seized context, a pragmatic discourse analysis was performed on a corpus of advertisements aired between 2009 and 2014, on brazilian television through open format. Our investigation focused on the ways that elements postulated by politically correct thinking are being added to advertiser gender, in constructions of meaning. We could observe a rebuke trend of certain groups to advertising content that touch on very specific themes, with interpretations marked by a high degree of subjectivity; and what is being sought, oftentimes, through an empowerment permitted by our present context, is in fact the suppression of certain themes within the advertising communication. |
id |
METO_6eab26a3b1717045156b9817ce2535db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/725 |
network_acronym_str |
METO |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA |
repository_id_str |
|
spelling |
Tarsitano, Paulo RogérioCPF:16606095052http://lattes.cnpq.br/9706123951509221Gonçalves, Elizabeth MoraesCPF:16489456120http://lattes.cnpq.br/1270011884916244Giacomini Filho, GinoCPF:49061320002http://lattes.cnpq.br/4716383899113030CPF:36375694850Zanini, Gustavo Moreira2016-08-03T12:30:10Z2015-09-212015-02-27ZANINI, Gustavo Moreira. Advertising and the political correctness: interdiscursivities on the social construction of meaning. 2015. 121 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2015.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/725We realized that the traditional paradigms are now considered singular and dictatorial. On the other hand, sets out a new meaning whose north is the political correctness. Understanding the advertising as a socio-cultural product, this research is initially a bibliographic study, aimed the conceptualization and analysis of issues related to your theme. With this properly seized context, a pragmatic discourse analysis was performed on a corpus of advertisements aired between 2009 and 2014, on brazilian television through open format. Our investigation focused on the ways that elements postulated by politically correct thinking are being added to advertiser gender, in constructions of meaning. We could observe a rebuke trend of certain groups to advertising content that touch on very specific themes, with interpretations marked by a high degree of subjectivity; and what is being sought, oftentimes, through an empowerment permitted by our present context, is in fact the suppression of certain themes within the advertising communication.Ao que se percebe, paradigmas até então vigentes passam a ser considerados singulares e ditatoriais. Em contrapartida, estabelece-se uma nova acepção, cujo norte é o pensar politicamente correto. Entendendo a publicidade como um produto sociocultural, essa pesquisa inicialmente é bibliográfica visando à conceituação e análise de questões inerentes ao seu tema. Com este contexto devidamente apreendido, uma análise pragmática do discurso foi realizada em um corpus de anúncios publicitários veiculados entre 2009 e 2014, no meio televisivo brasileiro de formato aberto. Nossa investigação se concentrou nos modos com que os elementos postulados pelo pensamento politicamente correto vêm sendo incorporados ao gênero publicitário em construções de sentido. Pudemos observar uma tendência de repreensão de determinados grupos a conteúdos publicitários que tocam em temáticas muito específicas, com interpretações marcadas por um alto grau de subjetividade; e o que se busca muitas vezes, através de um empoderamento permitido por nosso contexto atual, é mesmo a supressão de determinadas temáticas dentro da comunicação publicitária. .Made available in DSpace on 2016-08-03T12:30:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Gustavo Moreira Zanini.pdf: 1290506 bytes, checksum: 41c7c0924876851a82287822dd335ffe (MD5) Previous issue date: 2015-02-27Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede.metodista.br/jspui/retrieve/2256/Gustavo%20Moreira%20Zanini.pdf.jpgporUniversidade Metodista de São PauloPÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃOUMESPBRProcesso ComunicacionaisPublicidadePoliticamente corretoConstrução social do sentidoIdentidadeAnálise do discursoAdvertisingPolitical correctnessSocial construction of significationIdentityDiscourse analysisCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOPUBLICIDADE E O POLITICAMENTE CORRETO: INTERDISCURSIVIDADES NA CONSTRUÇÃO SOCIAL DO SENTIDOAdvertising and the political correctness: interdiscursivities on the social construction of meaninginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTAinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTATHUMBNAILGustavo Moreira Zanini.pdf.jpgGustavo Moreira Zanini.pdf.jpgimage/jpeg1943http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/725/2/Gustavo+Moreira+Zanini.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52ORIGINALGustavo Moreira Zanini.pdfapplication/pdf1290506http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/725/1/Gustavo+Moreira+Zanini.pdf41c7c0924876851a82287822dd335ffeMD51tede/7252016-08-03 15:05:24.912oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/725Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.metodista.br/jspui/http://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:05:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
PUBLICIDADE E O POLITICAMENTE CORRETO: INTERDISCURSIVIDADES NA CONSTRUÇÃO SOCIAL DO SENTIDO |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Advertising and the political correctness: interdiscursivities on the social construction of meaning |
title |
PUBLICIDADE E O POLITICAMENTE CORRETO: INTERDISCURSIVIDADES NA CONSTRUÇÃO SOCIAL DO SENTIDO |
spellingShingle |
PUBLICIDADE E O POLITICAMENTE CORRETO: INTERDISCURSIVIDADES NA CONSTRUÇÃO SOCIAL DO SENTIDO Zanini, Gustavo Moreira Publicidade Politicamente correto Construção social do sentido Identidade Análise do discurso Advertising Political correctness Social construction of signification Identity Discourse analysis CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
title_short |
PUBLICIDADE E O POLITICAMENTE CORRETO: INTERDISCURSIVIDADES NA CONSTRUÇÃO SOCIAL DO SENTIDO |
title_full |
PUBLICIDADE E O POLITICAMENTE CORRETO: INTERDISCURSIVIDADES NA CONSTRUÇÃO SOCIAL DO SENTIDO |
title_fullStr |
PUBLICIDADE E O POLITICAMENTE CORRETO: INTERDISCURSIVIDADES NA CONSTRUÇÃO SOCIAL DO SENTIDO |
title_full_unstemmed |
PUBLICIDADE E O POLITICAMENTE CORRETO: INTERDISCURSIVIDADES NA CONSTRUÇÃO SOCIAL DO SENTIDO |
title_sort |
PUBLICIDADE E O POLITICAMENTE CORRETO: INTERDISCURSIVIDADES NA CONSTRUÇÃO SOCIAL DO SENTIDO |
author |
Zanini, Gustavo Moreira |
author_facet |
Zanini, Gustavo Moreira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Tarsitano, Paulo Rogério |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:16606095052 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9706123951509221 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Gonçalves, Elizabeth Moraes |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
CPF:16489456120 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1270011884916244 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Giacomini Filho, Gino |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
CPF:49061320002 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4716383899113030 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:36375694850 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zanini, Gustavo Moreira |
contributor_str_mv |
Tarsitano, Paulo Rogério Gonçalves, Elizabeth Moraes Giacomini Filho, Gino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Publicidade Politicamente correto Construção social do sentido Identidade Análise do discurso |
topic |
Publicidade Politicamente correto Construção social do sentido Identidade Análise do discurso Advertising Political correctness Social construction of signification Identity Discourse analysis CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Advertising Political correctness Social construction of signification Identity Discourse analysis |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
description |
We realized that the traditional paradigms are now considered singular and dictatorial. On the other hand, sets out a new meaning whose north is the political correctness. Understanding the advertising as a socio-cultural product, this research is initially a bibliographic study, aimed the conceptualization and analysis of issues related to your theme. With this properly seized context, a pragmatic discourse analysis was performed on a corpus of advertisements aired between 2009 and 2014, on brazilian television through open format. Our investigation focused on the ways that elements postulated by politically correct thinking are being added to advertiser gender, in constructions of meaning. We could observe a rebuke trend of certain groups to advertising content that touch on very specific themes, with interpretations marked by a high degree of subjectivity; and what is being sought, oftentimes, through an empowerment permitted by our present context, is in fact the suppression of certain themes within the advertising communication. |
publishDate |
2015 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-09-21 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-02-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-08-03T12:30:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ZANINI, Gustavo Moreira. Advertising and the political correctness: interdiscursivities on the social construction of meaning. 2015. 121 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/725 |
identifier_str_mv |
ZANINI, Gustavo Moreira. Advertising and the political correctness: interdiscursivities on the social construction of meaning. 2015. 121 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2015. |
url |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/725 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UMESP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Processo Comunicacionais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/725/2/Gustavo+Moreira+Zanini.pdf.jpg http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/725/1/Gustavo+Moreira+Zanini.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 41c7c0924876851a82287822dd335ffe |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.br |
_version_ |
1793259441883185152 |