OS ASPECTOS PROMOCIONAIS DO ESPAÇO CÚLTICO: UM ESTUDO DE CASO DO TEMPLO DE SALOMÃO

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: CONCEIÇÃO, JONATHAN GORDIM
Orientador(a): Oliveira, Roberto Joaquim de
Banca de defesa: Escudero , Camila, Follis , Rodrigo
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Metodista de Sao Paulo
Programa de Pós-Graduação: Comunicacao Social
Departamento: Comunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao Social
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1848
Resumo: The purpose of this work is to study and analyze the promotional campaigns used in the cultic space and its object of study is the New Temple of Solomon (NTS), which was conceived and built by the Universal Church of the Kingdom of God. Several characteristics that relate to or concern the NTS were raised; such as its location, construction, decoration, competing churches, use of sensorial marketing and the experiences and marketing techniques employed in the services and its construction will be seen in this case study. In addition to being the world headquarters of the IURD, the NTS is the largest denomination temple, and it is in its unique architecture that the great brand differentiation and strength of the IURD is demonstrated. The NTS emerges as a brand repositioning of the IURD and altering even its liturgy and worship that transcends its walls and influences by making the liturgy and worship of its faithful distributed in all the churches of the network appropriate in the new standard of the IURD, in Brazil or in the world. Looking at this object of study, we noticed the use of elements that used to be used mainly in large retail chains were implemented strategically in the NTS transforming this mega church into a Concept Store.
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In addition to being the world headquarters of the IURD, the NTS is the largest denomination temple, and it is in its unique architecture that the great brand differentiation and strength of the IURD is demonstrated. The NTS emerges as a brand repositioning of the IURD and altering even its liturgy and worship that transcends its walls and influences by making the liturgy and worship of its faithful distributed in all the churches of the network appropriate in the new standard of the IURD, in Brazil or in the world. Looking at this object of study, we noticed the use of elements that used to be used mainly in large retail chains were implemented strategically in the NTS transforming this mega church into a Concept Store.Este trabalho tem como objetivo estudar e analisar as investidas promocionais empregadas no espaço cúltico, e tem como seu objeto de estudo o Novo Templo de Salomão (NTS) que foi idealizado e construído pela Igreja Universal do Reino de Deus (IURD). Várias características, que se relacionam ou dizem respeito ao NTS foram levantadas; como a sua localização, construção, decoração, igrejas concorrentes, uso de marketing sensorial e de experiências e técnicas mercadológicas empregadas nos cultos e em sua construção serão vistos neste estudo de caso. Além de ser a sede mundial da IURD, o NTS é o maior templo da denominação, e é na sua arquitetura singular que é demonstrado o grande diferencial de marca e o poderio da IURD. O NTS surge como um reposicionamento de marca da IURD e alterando até a sua liturgia e adoração que transcende suas paredes e influencia fazendo com que a liturgia e adoração de seus fiéis distribuídos em todas as igrejas da rede sejam adequados no novo padrão da IURD, seja no Brasil ou no mundo. Olhando para esse objeto de estudo, percebemos o emprego de elementos que antes eram utilizados principalmente em grandes redes de varejo foram implementados de forma estratégia no NTS transformando esta mega igreja numa Concept Store.Submitted by Noeme Timbo (noeme.timbo@metodista.br) on 2019-06-04T19:40:54Z No. of bitstreams: 1 Jonathan Gordim Conceição2.pdf: 4854042 bytes, checksum: 893878c7cdfeefeb617764d12985177e (MD5)Made available in DSpace on 2019-06-04T19:40:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Jonathan Gordim Conceição2.pdf: 4854042 bytes, checksum: 893878c7cdfeefeb617764d12985177e (MD5) Previous issue date: 2019-03-18Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqapplication/pdfporUniversidade Metodista de Sao PauloComunicacao SocialIMSBrasilComunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao SocialTemplo de Salomão - Estudo de caso; Igreja Universal do Reino de Deus; Igreja - Marketing; Igreja - ComunicaçãoTemple of Solomon - Case study ; Universal Church of the Kingdom of God; Church - Marketing; Church - CommunicationCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOOS ASPECTOS PROMOCIONAIS DO ESPAÇO CÚLTICO: UM ESTUDO DE CASO DO TEMPLO DE SALOMÃOTHE PROMOTIONAL ASPECTS OF THE CULTSPACE: A CASE OF STUDY OF THE SALOMON TEMPLEinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis4333470630449360357500500600600-7662988059372876986-4056021055502874573-2555911436985713659info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTAinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAORIGINALJonathan Gordim Conceição2.pdfJonathan Gordim Conceição2.pdfapplication/pdf4854042http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1848/2/Jonathan+Gordim+Concei%C3%A7%C3%A3o2.pdf893878c7cdfeefeb617764d12985177eMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82165http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1848/1/license.txtbd3efa91386c1718a7f26a329fdcb468MD51tede/18482019-06-04 16:40:54.215oai:tahbit.umesp.edu.dti: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.metodista.br/jspui/http://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.bropendoar:2019-06-04T19:40:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
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