AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA CONSTRUÇÃO DA EAD SOB UM ENFOQUE ETNOMETODOLÓGICO E MULTIRREFERENCIAL

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Nunes, Mônica Ferreira lattes
Orientador(a): Barbosa, Joaquim Gonçalves lattes
Banca de defesa: Alonso, Kátia Morosov lattes, Josgrilberg, Fábio
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Metodista de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1139
Resumo: The present study proposes an understanding of the interpersonal relationships between subjects involved in the construction and execution of the pedagogic Project of Distance Learning under an ethno methodological and multi-referential perspective of education.We propose identifying how relationships are established in Distance Learning, which its organizational agents are and how they interact in the organization of the work, since Distance Learning requires an array of professionals with different kinds of knowledge so as to achieve its goals. We used as reference Distance Learning Courses at UNESP and through the use of observation, reports, questionnaires and interviews, we intend to identify how subjects see and understand themselves in the process and how they understand and recognize other subjects in the development of activities of such course. Using as reference the steps taken in the elaboration and realization of a video-conference, we aim at recognizing the communication process within the group of technicians, managers, professors and learners in the organization, as well as analyzing connections and ruptures, the wide-range actions and the importance of its functions on a daily basis.(AU)
id METO_7eda6ca9ad37c59b2108af907ba7705d
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1139
network_acronym_str METO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
repository_id_str
spelling Barbosa, Joaquim GonçalvesCPF:12589541032http://lattes.cnpq.br/4049058992411561Alonso, Kátia MorosovCPF:23465412312http://lattes.cnpq.br/3326858103129656Josgrilberg, FábioCPF:54897651231CPF:04586538880http://lattes.cnpq.br/8220459825422135Nunes, Mônica Ferreira2016-08-03T16:16:13Z2011-04-082009-09-14NUNES, Mônica Ferreira. AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA CONSTRUÇÃO DA EAD SOB UM ENFOQUE ETNOMETODOLÓGICO E MULTIRREFERENCIAL. 2009. 263 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2009.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1139The present study proposes an understanding of the interpersonal relationships between subjects involved in the construction and execution of the pedagogic Project of Distance Learning under an ethno methodological and multi-referential perspective of education.We propose identifying how relationships are established in Distance Learning, which its organizational agents are and how they interact in the organization of the work, since Distance Learning requires an array of professionals with different kinds of knowledge so as to achieve its goals. We used as reference Distance Learning Courses at UNESP and through the use of observation, reports, questionnaires and interviews, we intend to identify how subjects see and understand themselves in the process and how they understand and recognize other subjects in the development of activities of such course. Using as reference the steps taken in the elaboration and realization of a video-conference, we aim at recognizing the communication process within the group of technicians, managers, professors and learners in the organization, as well as analyzing connections and ruptures, the wide-range actions and the importance of its functions on a daily basis.(AU)O presente trabalho propõe um entendimento sobre as relações interpessoais entre os sujeitos envolvidos na construção e execução do projeto pedagógico de Educação na modalidade a distância sob uma perspectiva etnometodológica e multirreferencial de educação. Propomos identificar como as relações se estabelecem no cotidiano da EAD, quais são seus agentes organizacionais e como estes se interagem na estruturação do trabalho, uma vez que a EAD exige uma complexidade de profissionais de diferentes saberes para a concretização de seus objetivos. Tomando como referência os cursos de educação a distância da UMESP, pretendemos, por meio de observação, relatórios, aplicação de questionários e entrevistas, identificar como cada agente se vê e se percebe no processo, e de que forma entende e reconhece o outro no desenvolvimento das atividades do referido curso. Utilizando como referência o percurso realizado na elaboração e operacionalização de uma teleaula desejamos reconhecer os processos comunicacionais entre o grupo de profissionais técnicos, dos gestores, dos docentes e discentes dentro da organização acadêmica, analisando suas conexões e rupturas, assim como a abrangência e importância de suas funções na prática diária.(AU)Made available in DSpace on 2016-08-03T16:16:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Monica Ferreira Nunes.pdf: 1360676 bytes, checksum: 4367ee7932ba22f4e8c80808aa03ac46 (MD5) Previous issue date: 2009-09-14application/pdfhttp://tede.metodista.br/jspui/retrieve/2767/Monica%20Ferreira%20Nunes.pdf.jpgporUniversidade Metodista de São PauloPÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUMESPBREducaçãoEducação a DistânciaEtnometodologiaMultirreferencialidadeRelações InterpessoaisTeleaulaDistance LearningEthno methodologyMulti-referentialityInterpersonal relationshipsVideo ConferenceCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA CONSTRUÇÃO DA EAD SOB UM ENFOQUE ETNOMETODOLÓGICO E MULTIRREFERENCIALinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTAinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTATHUMBNAILMonica Ferreira Nunes.pdf.jpgMonica Ferreira Nunes.pdf.jpgimage/jpeg1943http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1139/2/Monica+Ferreira+Nunes.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52ORIGINALMonica Ferreira Nunes.pdfapplication/pdf1360676http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1139/1/Monica+Ferreira+Nunes.pdf4367ee7932ba22f4e8c80808aa03ac46MD51tede/11392016-08-03 15:12:06.995oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1139Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.metodista.br/jspui/http://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:12:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.por.fl_str_mv AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA CONSTRUÇÃO DA EAD SOB UM ENFOQUE ETNOMETODOLÓGICO E MULTIRREFERENCIAL
title AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA CONSTRUÇÃO DA EAD SOB UM ENFOQUE ETNOMETODOLÓGICO E MULTIRREFERENCIAL
spellingShingle AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA CONSTRUÇÃO DA EAD SOB UM ENFOQUE ETNOMETODOLÓGICO E MULTIRREFERENCIAL
Nunes, Mônica Ferreira
Educação a Distância
Etnometodologia
Multirreferencialidade
Relações Interpessoais
Teleaula
Distance Learning
Ethno methodology
Multi-referentiality
Interpersonal relationships
Video Conference
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA CONSTRUÇÃO DA EAD SOB UM ENFOQUE ETNOMETODOLÓGICO E MULTIRREFERENCIAL
title_full AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA CONSTRUÇÃO DA EAD SOB UM ENFOQUE ETNOMETODOLÓGICO E MULTIRREFERENCIAL
title_fullStr AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA CONSTRUÇÃO DA EAD SOB UM ENFOQUE ETNOMETODOLÓGICO E MULTIRREFERENCIAL
title_full_unstemmed AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA CONSTRUÇÃO DA EAD SOB UM ENFOQUE ETNOMETODOLÓGICO E MULTIRREFERENCIAL
title_sort AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA CONSTRUÇÃO DA EAD SOB UM ENFOQUE ETNOMETODOLÓGICO E MULTIRREFERENCIAL
author Nunes, Mônica Ferreira
author_facet Nunes, Mônica Ferreira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Barbosa, Joaquim Gonçalves
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:12589541032
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4049058992411561
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Alonso, Kátia Morosov
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv CPF:23465412312
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3326858103129656
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Josgrilberg, Fábio
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv CPF:54897651231
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:04586538880
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8220459825422135
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Mônica Ferreira
contributor_str_mv Barbosa, Joaquim Gonçalves
Alonso, Kátia Morosov
Josgrilberg, Fábio
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a Distância
Etnometodologia
Multirreferencialidade
Relações Interpessoais
Teleaula
topic Educação a Distância
Etnometodologia
Multirreferencialidade
Relações Interpessoais
Teleaula
Distance Learning
Ethno methodology
Multi-referentiality
Interpersonal relationships
Video Conference
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Distance Learning
Ethno methodology
Multi-referentiality
Interpersonal relationships
Video Conference
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The present study proposes an understanding of the interpersonal relationships between subjects involved in the construction and execution of the pedagogic Project of Distance Learning under an ethno methodological and multi-referential perspective of education.We propose identifying how relationships are established in Distance Learning, which its organizational agents are and how they interact in the organization of the work, since Distance Learning requires an array of professionals with different kinds of knowledge so as to achieve its goals. We used as reference Distance Learning Courses at UNESP and through the use of observation, reports, questionnaires and interviews, we intend to identify how subjects see and understand themselves in the process and how they understand and recognize other subjects in the development of activities of such course. Using as reference the steps taken in the elaboration and realization of a video-conference, we aim at recognizing the communication process within the group of technicians, managers, professors and learners in the organization, as well as analyzing connections and ruptures, the wide-range actions and the importance of its functions on a daily basis.(AU)
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-09-14
dc.date.available.fl_str_mv 2011-04-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-03T16:16:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv NUNES, Mônica Ferreira. AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA CONSTRUÇÃO DA EAD SOB UM ENFOQUE ETNOMETODOLÓGICO E MULTIRREFERENCIAL. 2009. 263 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1139
identifier_str_mv NUNES, Mônica Ferreira. AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA CONSTRUÇÃO DA EAD SOB UM ENFOQUE ETNOMETODOLÓGICO E MULTIRREFERENCIAL. 2009. 263 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2009.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1139
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UMESP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
bitstream.url.fl_str_mv http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1139/2/Monica+Ferreira+Nunes.pdf.jpg
http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1139/1/Monica+Ferreira+Nunes.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
4367ee7932ba22f4e8c80808aa03ac46
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.br
_version_ 1793259444559151104