PAPÉIS SOCIAIS DOS TUTORES EM CURSOS DE LICENCIATURA EAD: UM ESTUDO SOBRE AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
Ano de defesa: | 2010 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Metodista de São Paulo
|
Programa de Pós-Graduação: |
PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
|
Departamento: |
Educação
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1151 |
Resumo: | This paper aimed to investigate the social representations that tutors have about their own performance in distance teaching degree courses. With the purpose of analyzing if the tutors recognize themselves as teachers who participate in the students education process, the field study had as subjects tutors who graduated in teaching and act in courses at the same level in this modality in a Private Institution of Higher Education in the Greater São Paulo area. The routes followed in this investigation are justified by the personal formative trajectory and by the experience spaces that are built in the everyday practice of this activity. A study on the available models of Higher Education distance learning in Brazil, a brief historical review about DL aspects in this country, an explanation about the model in which these tutors act and an approximation to the teaching profession Social Representations are approaches presented in this paper. With this work, we intended to contribute to education by improving the knowledge about the tutor who is responsible for assisting students in the virtual learning environment, considering the possibilities of expansion and democratization of education in the country. The results reveal that tutors tend to consider their occupation as one that is confounded with the essence of teaching professionality, an indication that shows the necessity of a deeper reflexion on these professionals function and actuation.(AU) |
id |
METO_8e64594026b5c040e8a6e43c29cc9f32 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1151 |
network_acronym_str |
METO |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA |
repository_id_str |
|
spelling |
Bahia, Norines PanicacciCPF:49852963032http://lattes.cnpq.br/5881924827893022Gilberto, Irene Jeanete LemosCPF:23153412003http://lattes.cnpq.br/4561982821271774Duran, Marilia Claret GeraesCPF:48965000230http://lattes.cnpq.br/9173949843431504CPF:05616869805http://lattes.cnpq.br/8911239615057205Pasqualini, Adriana Regina Borges2016-08-03T16:16:15Z2010-05-312010-03-22PASQUALINI, Adriana Regina Borges. PAPÉIS SOCIAIS DOS TUTORES EM CURSOS DE LICENCIATURA EAD: UM ESTUDO SOBRE AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS. 2010. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2010.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1151This paper aimed to investigate the social representations that tutors have about their own performance in distance teaching degree courses. With the purpose of analyzing if the tutors recognize themselves as teachers who participate in the students education process, the field study had as subjects tutors who graduated in teaching and act in courses at the same level in this modality in a Private Institution of Higher Education in the Greater São Paulo area. The routes followed in this investigation are justified by the personal formative trajectory and by the experience spaces that are built in the everyday practice of this activity. A study on the available models of Higher Education distance learning in Brazil, a brief historical review about DL aspects in this country, an explanation about the model in which these tutors act and an approximation to the teaching profession Social Representations are approaches presented in this paper. With this work, we intended to contribute to education by improving the knowledge about the tutor who is responsible for assisting students in the virtual learning environment, considering the possibilities of expansion and democratization of education in the country. The results reveal that tutors tend to consider their occupation as one that is confounded with the essence of teaching professionality, an indication that shows the necessity of a deeper reflexion on these professionals function and actuation.(AU)Este estudo teve por objetivo investigar quais as representações sociais que os tutores têm, sobre a própria atuação na educação a distância, em cursos de Licenciatura. Com o propósito de analisar se o tutor se reconhece como docente e participante no processo de formação do aluno o estudo de campo teve como sujeitos tutores com formação acadêmica em licenciaturas e que atuam em cursos do mesmo nível nessa modalidade, em instituição particular de Ensino Superior da Grande São Paulo. Os caminhos percorridos para tal investigação justificam-se na trajetória formativa pessoal e nos espaços da experiência que se constroem no cotidiano dessa atividade. Um estudo sobre os modelos disponíveis na modalidade a distância no ensino superior do país, um breve histórico sobre os aspectos da EAD no Brasil e uma explanação sobre o modelo no qual esses tutores atuam, além de uma aproximação com as representações sociais da profissão docente, são abordagens presentes neste trabalho, que pretendeu contribuir para a educação aprofundando conhecimentos sobre o tutor responsável pelo acompanhamento dos alunos nos ambientes virtuais de aprendizagem, considerando as possibilidades de ampliação, de alcance e democratização da educação no país. Os Resultados demonstram que há uma tendência de ser considerada, pelo tutor, uma atuação que se confunde com a essência da profissionalidade docente, numa indicação de que é necessária uma reflexão mais aprofundada sobre a função e a atuação desses profissionais.(AU)Made available in DSpace on 2016-08-03T16:16:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Texto Completo.pdf: 593566 bytes, checksum: 5889c9e151feb0aa950c640c28f8205e (MD5) Previous issue date: 2010-03-22application/pdfhttp://tede.metodista.br/jspui/retrieve/2790/Texto%20Completo.pdf.jpgporUniversidade Metodista de São PauloPÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUMESPBREducaçãorepresentações sociaistutoreducação a distânciaSocial Representationstutordistance learningCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOPAPÉIS SOCIAIS DOS TUTORES EM CURSOS DE LICENCIATURA EAD: UM ESTUDO SOBRE AS REPRESENTAÇÕES SOCIAISinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTAinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTATHUMBNAILTexto Completo.pdf.jpgTexto Completo.pdf.jpgimage/jpeg1943http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1151/2/Texto+Completo.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52ORIGINALTexto Completo.pdfapplication/pdf593566http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1151/1/Texto+Completo.pdf5889c9e151feb0aa950c640c28f8205eMD51tede/11512016-08-03 15:12:23.861oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1151Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.metodista.br/jspui/http://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:12:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
PAPÉIS SOCIAIS DOS TUTORES EM CURSOS DE LICENCIATURA EAD: UM ESTUDO SOBRE AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS |
title |
PAPÉIS SOCIAIS DOS TUTORES EM CURSOS DE LICENCIATURA EAD: UM ESTUDO SOBRE AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS |
spellingShingle |
PAPÉIS SOCIAIS DOS TUTORES EM CURSOS DE LICENCIATURA EAD: UM ESTUDO SOBRE AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS Pasqualini, Adriana Regina Borges representações sociais tutor educação a distância Social Representations tutor distance learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
PAPÉIS SOCIAIS DOS TUTORES EM CURSOS DE LICENCIATURA EAD: UM ESTUDO SOBRE AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS |
title_full |
PAPÉIS SOCIAIS DOS TUTORES EM CURSOS DE LICENCIATURA EAD: UM ESTUDO SOBRE AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS |
title_fullStr |
PAPÉIS SOCIAIS DOS TUTORES EM CURSOS DE LICENCIATURA EAD: UM ESTUDO SOBRE AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS |
title_full_unstemmed |
PAPÉIS SOCIAIS DOS TUTORES EM CURSOS DE LICENCIATURA EAD: UM ESTUDO SOBRE AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS |
title_sort |
PAPÉIS SOCIAIS DOS TUTORES EM CURSOS DE LICENCIATURA EAD: UM ESTUDO SOBRE AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS |
author |
Pasqualini, Adriana Regina Borges |
author_facet |
Pasqualini, Adriana Regina Borges |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bahia, Norines Panicacci |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:49852963032 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5881924827893022 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Gilberto, Irene Jeanete Lemos |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
CPF:23153412003 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4561982821271774 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Duran, Marilia Claret Geraes |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
CPF:48965000230 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9173949843431504 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:05616869805 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8911239615057205 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pasqualini, Adriana Regina Borges |
contributor_str_mv |
Bahia, Norines Panicacci Gilberto, Irene Jeanete Lemos Duran, Marilia Claret Geraes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
representações sociais tutor educação a distância |
topic |
representações sociais tutor educação a distância Social Representations tutor distance learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Social Representations tutor distance learning |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
This paper aimed to investigate the social representations that tutors have about their own performance in distance teaching degree courses. With the purpose of analyzing if the tutors recognize themselves as teachers who participate in the students education process, the field study had as subjects tutors who graduated in teaching and act in courses at the same level in this modality in a Private Institution of Higher Education in the Greater São Paulo area. The routes followed in this investigation are justified by the personal formative trajectory and by the experience spaces that are built in the everyday practice of this activity. A study on the available models of Higher Education distance learning in Brazil, a brief historical review about DL aspects in this country, an explanation about the model in which these tutors act and an approximation to the teaching profession Social Representations are approaches presented in this paper. With this work, we intended to contribute to education by improving the knowledge about the tutor who is responsible for assisting students in the virtual learning environment, considering the possibilities of expansion and democratization of education in the country. The results reveal that tutors tend to consider their occupation as one that is confounded with the essence of teaching professionality, an indication that shows the necessity of a deeper reflexion on these professionals function and actuation.(AU) |
publishDate |
2010 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2010-05-31 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-03-22 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-08-03T16:16:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PASQUALINI, Adriana Regina Borges. PAPÉIS SOCIAIS DOS TUTORES EM CURSOS DE LICENCIATURA EAD: UM ESTUDO SOBRE AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS. 2010. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1151 |
identifier_str_mv |
PASQUALINI, Adriana Regina Borges. PAPÉIS SOCIAIS DOS TUTORES EM CURSOS DE LICENCIATURA EAD: UM ESTUDO SOBRE AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS. 2010. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2010. |
url |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1151 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UMESP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1151/2/Texto+Completo.pdf.jpg http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1151/1/Texto+Completo.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 5889c9e151feb0aa950c640c28f8205e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.br |
_version_ |
1793259444596899840 |